Uma atualização no Facebook Messenger para Android e iOS trouxe uma novidade que pode ser muito útil: mensagens de voz. Agora, é possível enviar mensagens curtas de voz para seus amigos direto do seu smartphone, de forma a evitar que você digite uma grande quantidade de texto na tela do celular.

É bem simples enviar uma mensagem de voz: basta clicar no ícone + e selecionar a opção “Gravar voz”. A gravação é realizada pelo próprio aplicativo e tem limite máximo de um minuto. É necessário ficar segurando o botão enquanto fala.

facebook-messenger-ptt

Não é uma função extremamente inovadora: aplicativos como Voxer realizam exatamente a mesma coisa, apesar de ser um aplicativo dedicado a isso. Até mesmo o WhatsApp permite enviar mensagens de voz, mas o Facebook tem a vantagem de ser bem mais abrangente e possuir mais usuários que todos esses serviços.

Você pode receber e ouvir essas mensagens no Facebook pelo computador, mas não enviá-las. Vale lembrar que, no computador, é possível realizar chamadas de voz e vídeo através de uma parceria firmada pela rede social com o Skype, que atualmente pertence à Microsoft.

Vale lembrar que o Facebook está trabalhando para que pessoas que não utilizam a rede social possam aproveitar o Facebook Messenger usando o número do celular como identificação — é exatamente o que o WhatsApp faz. Além disso, é possível substituir o aplicativo de SMS do seu celular pelo próprio Facebook Messenger, o que o torna uma verdadeira suite de comunicação. Não duvido que em breve a rede social lance chamadas de voz com a tecnologia VoIP, que seria mais um passo para dominar o mercado de comunicação móvel.

A atualização é gratuita e já está disponível para download na Play Store e na App Store.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo
Em Rom CM7 e GB do atrix não funciona o envio de voz. Alguém sabe se falta alguma lib? En ROMs CM9 em diante funciona normal.
Flavio Viana
O app oficial para WP é proprietário da MS. Ou seja, dependemos dela. :( Mas ainda acho ele bem melhor que a maioria dos apps, que simplesmente carregam a página e adicionam atalhos aqui e ali...
Hyago Santana Ottoni
Só o APP do Windows Phone que não é atualizado...