Início » Aplicativos e Software » Ubuntu chega a 1% de participação entre usuários do Steam

Ubuntu chega a 1% de participação entre usuários do Steam

Versão beta do Steam para Linux foi liberada no final do ano passado

Avatar Por

Lançado como beta público no final do ano passado, o Ubuntu já é usado por 1% dos jogadores do Steam. O gráfico abaixo faz parte do levantamento de hardware e software que a Valve realiza mensalmente. O relatório traz informações como a placa de vídeo, processador e sistema operacional usado pelos jogadores. Apesar do Ubuntu estar fracionado entre várias versões, a somatória no geral já atinge quase 1%.

Ubuntu Linux Steam Share

O número pode parecer pequeno, mas vale lembrar que o Steam para Linux ainda é beta e só foi aberto para o público recentemente. Embora a supremacia ainda seja do Windows 7, com a versão de 64 bits sendo responsável por mais da metade dos usuários, é um crescimento considerável para um beta com poucos jogos.

Além disso, como podemos ver, ainda existe uma última linha “Outros” na listagem. Isso pode significar outras distribuições Linux não reconhecidas oficialmente pela Valve ou até mesmo versões do Steam rodando com o Wine.

O levantamento da Valve é opcional, e os usuários da Steam decidem se querem ou não enviar seus dados para lá. De qualquer forma, os números raramente diferem da realidade.

Com informações: Ubuntu Vibes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Forbidden_404
Pera aí... Eu tenho o que jogar :D https://dl.dropbox.com/u/60504206/Screenshot%20from%202013-01-10%2016%3A59%3A40.png Isso sem contar os jogos que já saíram no HB e ainda não foram liberados na Steam, como Bastion, Super Meat Boy...
Guilherme Carlos
ano do linux = ano atual + 1
Douglas Chagas
Aguardo ansiosamente o dia que a minha biblioteca de jogos do Steam possa ser toda ela portada para o Ubuntu, assim eu poderei sair do Windows para sempre =D
TatoGomes
Fico feliz com o crescimento do Linux, em especial do Ubuntu, minha distro preferida. Continuo achando bastante improvável que chegue a ameaçar o Windows no ramo de desktops e note/ultrabooks (eu mesmo não me vejo usando o Ubuntu como único SO e confesso minha preferência pelo Windows), mas a diversidade é sempre bem vinda! P.S: Não sei se sou só eu, mas está completamente impossível logar e comentar pelo Chrome. Desisti e vim pro IE por falta de opção. Me ajuda aí, Tecnoblog! =D
EFG
Usuário do Linux nunca teve jogo de verdade e agora tudo mudou! Chegou o Steam no Linux... :p
Guilherme Macedo C.
2012 já foi, 2011 tbm. A cada ano Linux aumenta a participação em diversos segmentos, até dominando.
Kessler
Isso todo mundo sabe, mas os drivers para Linux são inutilizáveis para aplicações 3D, enquanto os de Windows rodam os jogos, mesmo que apanhando. E, como eu disse, elas não têm um share negligenciável e a tendência é aumentar.
olacir
Quem diria, 2013 prometendo pro linux, se faltavam games, é um problema a menos que começa a ser solucionado, ainda beta fechado, dalhe linux :)
Bruno Cabral
Pra mim 2012 foi o ano do Linux, pois foi quando o Steam veio para o Linux.
Vinicius Kinas
2012 2013 vai ser o ano do Linux! :P
Rafael Machado de Souza
Intel não conta. ela sempre tomou um laço da AMD e nVidia em GPU
Saint-Clair Stockler
Agora vai!
Bruno Cabral
Talvez não. O Steam reconhece que está sendo executado no Wine.
Kessler
E Intel? Não dá, infelizmente, para subestimar a Intel agora que ela enfia suas placas vagabundas em todos os Ultrabooks.
Guilherme Macedo C.
Intel e Nvidia tem drivers ótimos. Nvidia, que tinha drivers com desempenho idêntico, de acordo com testes do Phoronix, prometeu duplicar a performance para os próximos drivers estáveis.
Exibir mais comentários