Início » Internet » Facebook apresenta Busca Social para exibir informações e interesses de mais de 1 bilhão de pessoas

Facebook apresenta Busca Social para exibir informações e interesses de mais de 1 bilhão de pessoas

Busca Social pesquisa dados de pessoas, fotos, locais e interesses.
Versão de testes começa a ser liberada a partir de hoje.

Por
7 anos atrás

fotos-amigos-facebook-graph-search

O Facebook organizou hoje um grande evento nos EUA para apresentar a Busca Social, um novo motor de busca que pesquisa dados de mais de 1 bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões para exibir informações sobre relacionamentos, interesses e localizações dos usuários.

Na apresentação, Mark Zuckerberg fez questão de dizer que a Busca Social é “muito diferente” de um buscador tradicional. As respostas são exibidas diretamente para o usuário, de forma intuitiva — e não apenas links para as respostas, como acontece nos outros buscadores. Segundo o Facebook, o sistema respeita a privacidade de cada conteúdo publicado na rede social, logo, se você compartilhou fotos apenas com seus amigos, a busca exibirá essas imagens apenas para eles.

Você sabe quais são os filmes preferidos dos seus amigos? O Facebook sabe

Você sabe quais são os filmes preferidos dos seus amigos? O Facebook sabe

A Busca Social usa os dados inseridos pelos próprios usuários para permitir que você saiba quais amigos gostam de determinada série ou quem mora em certa cidade, por exemplo. Também é possível fazer pesquisas mais específicas e descobrir as fotos de um amigo tiradas antes de 2000 ou imagens captadas em Berlim no ano de 1989. É a ferramenta perfeita para stalkear pessoas.

Além de saber mais sobre seus amigos, também é possível fazer pesquisas que englobam os mais de 1 bilhão de usuários. No anúncio, o Facebook mostrou qual é a série que os engenheiros de software mais gostam. The Big Bang Theory, sem muita surpresa, ganhou. Entre os médicos, a preferida foi Grey’s Anatomy. A pesquisa também se estende a músicas e idiomas.

Se você sempre quis saber quais engenheiros de software moram em San Francisco e curtem esqui, seus problemas acabaram

Se você sempre quis saber quais engenheiros de software moram em San Francisco e curtem esqui, seus problemas acabaram

A pesquisa estará na barra superior do Facebook e aceita vários termos, como “amigos que moram na minha cidade”, “fotos da Torre Eiffel”, “restaurantes Indianos curtidos pelos meus amigos da Índia” e “filmes curtidos por pessoas que são diretoras de filmes”. Apesar de não ser o foco, a Busca Social também exibe informações da web, incluindo resultados mais objetivos, como previsão do tempo, por meio de uma parceria com o Bing.

Inicialmente, o recurso estará disponível apenas em inglês e pesquisará um grupo limitado de dados. Reproduções de músicas compartilhadas pelo Open Graph e publicações de usuários, por exemplo, não serão pesquisados nesta versão de testes. A Busca Social será liberada gradualmente e você pode se inscrever neste link para participar do beta, que começa hoje.