Depois do cofundador da Valve declarar que o Windows 8 era um desastre para o mundo dos games, a empresa parece ter dado mais um passo na briga: ao acessar a página de download do Steam no Windows, o usuário vê uma mensagem convidando-o a testar o Steam para o Linux e até mesmo um link para download do Ubuntu 12.04 LTS.

Screen Shot 2013-01-22 at 11.30.19 AM

Valve comprando briga

O aviso, que até então só aparecia se você acessasse a página a partir do Linux, agora também aparece para usuários do Windows. No texto, a Valve anuncia que o Steam está disponível também para o Linux, deixando claro o aumento no número de jogos disponíveis e também ao grupo de membros que pode dar um suporte aos marinheiros de primeira viagem. Além disso, há também um link para baixar o Ubuntu 12.04 LTS, a única versão (até o momento) suportada pela Valve.

O Steam para Linux foi liberado ainda como beta no final de 2012 e em pouco mais de um mês conseguiu atingir 1% de participação entre os usuários do programa. Claro que o aviso pode apenas ser uma forma de anunciar a compatibilidade do programa (ou até mesmo um bug na identificação do sistema operacional do usuário), mas a Valve parece estar realmente interessada em fazer o que puder para que os usuários migrem do Windows para o Linux. Agora, se isso vai fazer alguma diferença, é difícil saber.

Com informações: Ubuntu Vibes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Belfort
Paro se usar o Steam, mais não largo o Windows.
Carlos Eduardo Clímaco Barbosa
Olha, se você quiser você pode simplesmente fazer dual-boot e usar o Linux junto com o Windows, alternando entre os dois dependendo do objetivo e preferência. É o que eu pretendo fazer no meu PC assim que possível, só ainda não fiz porque estou esperando o download do Steam OS.
Thanara Corrêa
Steam é o que há!
Marcio Neves Machado
O dia que puder jogar algo que não seja um punhado de jogos indies e jogos da própria Valve, eu penso a respeito. Até lá, fico com o Windows onde posso jogar os Batman, os LEGOS, os Assassin's Creeds, o Sleeping Dogs, o Dishonored, o Spec Ops: The Line, os Hitman, os Tomb Raiders, ...
Vinícius
Eu uso aqui numa boa, tive problemas na máquina virtual, no pc são mil maravilhas! Não troco o Windows 8 por nada! Mentira, troco num mac
Henrique Jordão Dos Santos
Meu BO2, BO, MW2,MW3, COD4, L. A. Noire, GTA, Darksiders entre outros vai funcionar la????
diego oliveira
É um pouco de preconceito e costume mesmo. As pessoas não sabem oque é editor de texto e sim WORD, a microsoft fez muito bem seu trabalho em popularizar computadores e seus softwares. No linux ou OSx existem ótimos editores de texto, mas acabamos as vezes tendo que utilizar WORD ou EXCEL porque a microsoft coloca um "caracter" ou "item" especial em seus arquivos e não conseguem ser totalmente interpretados pelos outros softwares. Eu falei que ia migrar 100% do linux quando tivesse dota2, mas você me lembrou do FM2013 que também tenho. Vou ter que esperar um bucado ainda. Quem fale em problema de drivers de video, a nvidia disponibiliza drivers em linux há muitos anos já, e não diferem para o windows. O único problema é a porcaria do DIRECTX da microsoft.
Fernando Rotermund
Eu concordo com a Valve, não tão exageradamente, mas concordo. O Ubuntu, uma distribuição do Linux, esta madura o suficiente para o mercado começar a explorar. Alias o Linux não é mais como antigamente. Hoje em dia ele faz tudo o que o Windows faz e muito mais. Mas a culpa agora é dos fabricantes de software que não estão fazendo nada para Linux. Veja a Adobe ou a Corel, porque não fizeram uma versão dos seus programas para Linux ainda. O Linux é uma plataforma gratuita, mas os programas não precisam necessariamente serem gratuitos e o mercado deveria explorar mais isso. O mundo Linux esta bem saudável e esperando pacientemente que os grandes fabricantes de Softwares levantem a bunda de suas cadeiras confortáveis e decadentes do mundo Windows e tomem uma atitude.
TatoGomes
O único jogo do Steam que eu jogo é o Football Manager 2013 (que vale muito as 70 dilmas cobradas por ele). Não seria esse o motivo para eu mudar. Para falar a verdade, eu já até tentei mudar. Eu instalo quase todas as versões do Ubuntu e já cheguei a testar algumas outras. Mas sei lá, tem alguma coisa que não me atrai lá. Parece que é sempre uma versão genérica do Windows, com programas também genéricos. Com certeza é preconceito meu, mas não tem jeito. Quem sabe um dia eu mudo... Continuo tentando! =D
ricardo
Pode ter certeza de que isso não vai arrastar todos os usuários do Windows para o Ubuntu, mas já é um grande motivo para aqueles que ainda estavam indecisos migrarem de vez. Logo, 2013 não será o ano do Linux em desktops, mas já dá sinais de que grandes avanços estão por vir.
ricardo
O único navegador que identifica o SO como Ubuntu é o Firefox que já vem instalado nele. Qualquer navegador instalado posteriormente não faz distinção entre as distribuições Linux.
diego oliveira
Pesquisei agora que falou, parece bem legal. Assim que der vou testar.
Ricardo Variso
Diego nao so quero adotar como ja ate escolhi a versao que vou usar assim que portarem mais jogos e o Ubuntu studio 12.04 nao sei se voce conhece. Tem todos programas especificos pra audioe video e fotografia tudo ja nele. A ideia e largar o windows,no max ter o xp pra rodar games antigos....mas so isso mesmo. Como gosto muito de audio e video pra mim essa versao e perfeita e leve. Abrcs
Ricardo Variso
Na realidade Emerson nao xinguei...xingar xinguei em off.Pelo fato de ter perdido todos os programas que tinha instalado fora o hd fisico.Por sorte era um hd pequeno que ate entao nao tinha problemas nele e nem a maquina.Eu estava com o windows 7 instalado como host,e o windows 8 como maquina virtual.A minha maquina nunca deu tela azul acredite se quiser.Esse windows 9 foi baixado com serial da propria microsoft,como sou estudante universitario tenho esse beneficio.Instalei ele no oracle virtual box o mesmo que eu uso pra emular outros sistemas operacionais e nao tive esse problema. Espero que voce entenda o meu ponto de vista.. Abrcs
diego oliveira
Pelo que vejo a maioria aqui adotaria o gnu/linux, isso é bem legal.
Exibir mais comentários