Início » Brasil » Governo planeja distribuir conversores de TV digital para população mais pobre

Governo planeja distribuir conversores de TV digital para população mais pobre

Mais de 11 milhões de famílias podem se beneficiar do "Bolsa Novela"

Avatar Por

Não é segredo para ninguém que a TV digital brasileira está longe de decolar. Vem caminhando a passos muitíssimos lentos no que se refere à adoção por parte da população. Sorte a nossa que o Ministério das Comunicações, esperto que só, percebeu uma oportunidade para fazer política social: planeja distribuir os conversores de TV digital para todas as famílias participantes do projeto Bolsa Família.

A doação dos equipamentos está em estudo, conforme apurou a reportagem da Folha. O ministro Paulo Bernardo disse ao jornal paulistano que a deia é “acabar com a era do Bombril na antena”, em alusão a um dos principais atributos da televisão digital, o sinal que chega sempre por completo – ou o televisor não exibe nada na tela.

Ainda de acordo com o jornal, o projeto ganhou o apelido de “Bolsa Novela” dentro do ministério. Fora a doação dos conversores, o governo federal considera ainda facilitar o crédito e diminuir os impostos recolhidos sobre este tipo de produto. A mordida da Dilma e seus pares chega a 25% do preço cheio de um conversor.

Ana Paula Padrão em HD

Ana Paula Padrão em HD

A ideia de facilitar o acesso à TV digital tem a ver também com a instalação da internet 4G LTE pelas operadoras de telefonia móvel. Como você sabe, a Anatel fez o leilão e vendeu diversas faixas na frequência do 2,5 GHz. Agora, pelo que nos consta, o mesmo Ministério das Comunicações pensa em licitar a faixa dos 700 MHz que atualmente serve aos propósitos da televisão analógica.

Primeiro o governo precisa migrar uma base grande da TV analógica para o SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). Em seguida, fica mais fácil desligar o sinal analógico para, em seu lugar, ativar o 4G LTE. Os Estados Unidos adotaram a mesma faixa de 700 MHz para a telefonia móvel.

O site da Caixa Econômica Federal informa que o programa social Bolsa Família atende pelo menos 11 milhões de famílias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pardal
Ainda não vi ninguém esbravejando esse gasto. A imprensa não encabeçaria nunca um protesto desses e por isso fica por isso mesmo. É muita grana jogada fora.
Landaq
Não seria melhor aplicar todo esse dinheiro na melhoria da saúde, educação e segurança? Afinal tv não é prioridade para povo nenhum, muito menos para os brasileiros que estão a beira da falência. Até quando ficaremos calados?
Facebook User
TV digital pra ver os politicos corruptos mentir?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Facebook User
Esse governo deveria distribuir livros pra essa gente burra ler e não bolsa TV que nãotraz beneficio nenhum a cultura e mais um populismo do Governo
Juliana Cecília
Concordo plenamente
Saragy Oliveira
O que adianta melhorar a qualidade da imagem se temos a pior programação da TV aberta do mundo. O Governo deveria se preocupar com a qualidade de conteúdo e pegar assinatura de pacote basico da TV fechada para quem não pode, para ter uma programação de qualidade, no lugar de conversor digital.
Danilo Boros
Infelizmente em nenhum lugar do mundo existe transmissão de TV digital aberta em Full HD.
Mozart
Mas é justamente por isso que as emissoras não investem, não tem muitos clientes/telespectadores, p/ quê gastar milhões em esquipamentos, infra-estrutura, etc?? com a base de clientes aumentada, a partir da adesão dos brasileiros à tv digital, vai ficar mais viável para as emissoras investirem em expansão do sinal, equipamentos para gravar HD, investimento em conteúdo HD e até mesmo na interação (Ginga). Pode apostar, com esse incentivo do governo em doar conversores para a população, a coisa finalmente "desanda". O no final, nem é tão caro assim um conversor, é fácil ser encontrado por menos de R$100,00 e com a redução de impostos e incentivo na fabricação nacional, esse preço tende a cair. Acho mesquinharia e até mesmo inveja de quem não concorda com esse plano do governo, coisa de gente que quer que pobre não tenha nada. Muitos comentários aqui do blog me decepcionam, mas os homens são assim... fazer o quê?
Mozart
até nos eua foi assim, as pessoas demoraram a aderir a tv digital.
Mozart
Achei ótima essa iniciativa do governo. só assim para a tv digital ganhar popularidade, no fim ganha todo mundo. Quem já tem tv digital vai ganhar muito mais conteúdo, porque só assim p/ emissoras darem a devida atenção à tv digital, aumentando a base de telespectadores.
Alex
O governo não está nem ai. Ele só se importa em liberar a faixa para implantar o 4G e "surpreender" o gringos nos grandes eventos que irão acontecer. Mas pensando por outro lado, talvez AGORA as emissoras de TV agilizem o processo de implantação digital. Até porque, quanto mais o governo se movimenta para liberar a faixa, mais rápida será a extinção da rede analógica.
Rafael Leite de Freitas
A primeira coisa que deveriam fazer é aumentar o alcance da TV Digital, na minha cidade não tem sequer um canal em HD, já ouço promessas de que a InterTV (afiliada Rede Globo) vai chegar digital há uns dois anos e nada.
Alex
TV digital aqui em Maceió por exemplo, apenas a TV Gazeta HD (Rede Globo) é que reina. O sinal digital da TV Pajuçara HD (Rede Record) é uma porcaria. E o outro canal digital que tem aqui é a Rede Vida HD. Isso mesmo, só existe esses 3 canais digitais aqui em Maceió.
YanGM
Olha amigo, aqui em casa, a Rede Bobo, digo Globo, analógica sem antena pega com aquele chuvisco horrível enquanto que o canal digital, que passa a mesma programação, pega até sem antena alguma, apenas um pedaço de cabo coaxial conectado a TV. Quando falam que ou o sinal chega ou não chega, temos a sensação de que a analógica é melhor, mas na realidade é o oposto.
João Almeida
Cadê o joinha quando se precisa?
Exibir mais comentários