Canonical libera Ubuntu para smartphones no dia 21

Sistema poderá ser testado no Galaxy Nexus e no Nexus 4

Joel Nascimento Jr
Por
• Atualizado há 2 semanas

A distribuição mais popular do Linux poderá ser testada no seu smartphone ainda nesta semana. A partir do dia 21 de fevereiro, a Canonical vai disponibilizar a versão Touch Developer Preview do Ubuntu para smartphones, com interface adaptada para telas menores. O sistema será distribuído online e durante a Mobile World Congress, evento da indústria móvel que acontece no fim do mês em Barcelona.

ubuntu-phone

Se você é desenvolvedor ou entusiasta e se interessou no Ubuntu, saiba que é necessário ter um Galaxy Nexus ou um Nexus 4 para instalar o sistema operacional – sim, você terá que matar um pobre Jelly Bean inocente para brincar de Ubuntu. Para os privilegiados que estiverem na Mobile World Congress, a própria Canonical estará dando suporte de instalação para quem quiser começar a testar seus aplicativos para a plataforma.

Esta será a primeira aparição do misterioso Ubuntu 13.10, um ousado passo da Canonical para integrar todas as plataformas (smart TVs, smartphones, tablets e desktops) em um único sistema operacional, que convergirá para a mesma experiencia seja qual for o dispositivo usado.

A prévia do SDK (ferramenta para criação de aplicativos) e um guia com as diretrizes de design já foram liberados – este último é uma excelente forma de conhecer o que vem por aí. A versão mobile está prometendo ser muito elegante e, principalmente, original. A Canonical está com uma proposta bem refinada e 2014 provavelmente não será o ano do Linux, mas eu apostaria algumas fichas no ano do Ubuntu.

O Ubuntu para smartphones Touch Developer Preview estará disponível neste link a partir desta quinta-feira.

Vídeo: veja o Ubuntu Phone em ação

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados