Início » Aplicativos e Software » BlackBerry anuncia smartphone Q5 e abre BlackBerry Messenger para Android e iOS

BlackBerry anuncia smartphone Q5 e abre BlackBerry Messenger para Android e iOS

Paulo Higa Por
6 anos e meio atrás

blackberry-q5-colorido

A BlackBerry mostrou ontem, na BlackBerry Live, mais um smartphone com o novo BlackBerry 10. O BlackBerry Q5 é um aparelho mais acessível com teclado físico voltado para países em desenvolvimento, como o Brasil. A empresa ainda revelou que vai liberar o BlackBerry Messenger, plataforma de mensagens instantâneas até então exclusiva do BlackBerry, para Android e iOS.

Com preço menor e corpo colorido, o Q5 foge um pouco do mercado corporativo para atrair o público em geral, algo que a BlackBerry vem tentando fazer com os novos aparelhos – na coletiva de lançamento do Z10 em São Paulo, a empresa destacou bastante o BlackBerry Balance, um recurso que separa os dados pessoais e profissionais com criptografia, permitindo que um funcionário use o smartphone do trabalho em qualquer ocasião de maneira segura.

O teclado foi desenvolvido para você teclar “com rapidez, precisão e o mínimo de esforço”. Ele não possui mais aquelas faixas prateadas entre as linhas de teclas do teclado, comuns em aparelhos da geração passada. Segundo o Terra, por dentro há um processador dual-core de 1,2 GHz, 2 GB de RAM, 8 GB de armazenamento (com entrada para microSD) e câmera de 5 MP. A tela de 3,1 polegadas possui resolução de 720x720 pixels.

O BlackBerry Q5 estará disponível em quatro cores: branco, preto, vermelho e rosa. Ele será vendido na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e América Latina, a partir do segundo semestre, ainda sem preço definido.

No lançamento do BlackBerry Z10 em São Paulo, João Stricker, diretor geral da BlackBerry no Brasil, adiantou que a empresa anunciaria seis smartphones com 4G para o mercado nacional em 2013, então provavelmente ainda teremos uma versão sem teclado físico do Q5 (Z5?) e mais dois modelos, com e sem teclado físico, em outra faixa de preço.

Os atuais proprietários de BlackBerry poderão se comunicar com usuários de Android e iPhone a partir do terceiro trimestre. O aplicativo do BBM será distribuído gratuitamente e inicialmente será bem limitado: só será possível enviar mensagens de texto e participar de grupos. Os recursos mais legais, como chamada em vídeo e voz, devem ser liberados “ainda este ano, sujeitos à aprovação pela Apple App Store e Google Play”.