blackberry-q5-colorido

A BlackBerry mostrou ontem, na BlackBerry Live, mais um smartphone com o novo BlackBerry 10. O BlackBerry Q5 é um aparelho mais acessível com teclado físico voltado para países em desenvolvimento, como o Brasil. A empresa ainda revelou que vai liberar o BlackBerry Messenger, plataforma de mensagens instantâneas até então exclusiva do BlackBerry, para Android e iOS.

Com preço menor e corpo colorido, o Q5 foge um pouco do mercado corporativo para atrair o público em geral, algo que a BlackBerry vem tentando fazer com os novos aparelhos – na coletiva de lançamento do Z10 em São Paulo, a empresa destacou bastante o BlackBerry Balance, um recurso que separa os dados pessoais e profissionais com criptografia, permitindo que um funcionário use o smartphone do trabalho em qualquer ocasião de maneira segura.

O teclado foi desenvolvido para você teclar “com rapidez, precisão e o mínimo de esforço”. Ele não possui mais aquelas faixas prateadas entre as linhas de teclas do teclado, comuns em aparelhos da geração passada. Segundo o Terra, por dentro há um processador dual-core de 1,2 GHz, 2 GB de RAM, 8 GB de armazenamento (com entrada para microSD) e câmera de 5 MP. A tela de 3,1 polegadas possui resolução de 720×720 pixels.

O BlackBerry Q5 estará disponível em quatro cores: branco, preto, vermelho e rosa. Ele será vendido na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e América Latina, a partir do segundo semestre, ainda sem preço definido.

No lançamento do BlackBerry Z10 em São Paulo, João Stricker, diretor geral da BlackBerry no Brasil, adiantou que a empresa anunciaria seis smartphones com 4G para o mercado nacional em 2013, então provavelmente ainda teremos uma versão sem teclado físico do Q5 (Z5?) e mais dois modelos, com e sem teclado físico, em outra faixa de preço.

Os atuais proprietários de BlackBerry poderão se comunicar com usuários de Android e iPhone a partir do terceiro trimestre. O aplicativo do BBM será distribuído gratuitamente e inicialmente será bem limitado: só será possível enviar mensagens de texto e participar de grupos. Os recursos mais legais, como chamada em vídeo e voz, devem ser liberados “ainda este ano, sujeitos à aprovação pela Apple App Store e Google Play”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jonas Rocha
Infelizmente ainda não chegou nem o o celular Q5 (o qual estou esperando ansiosamente para trocar meu velho 8520 rs) e nem a liberação do BBM para o google play. Apesar que o Q5 parece que sai no próximo trimestre, alguém confirma?
Jonas Rocha
Infelizmente ainda não chegou nem o o celular Q5 (o qual estou esperando ansiosamente para trocar meu velho 8520 rs) e nem a liberação do BBM para o google play. Apesar que o Q5 parece que sai no próximo trimestre, alguém confirma?
Thanara Corrêa
que aparelho estranho
portela.thiago
Não tenho como não concordar... chega de elitizar iPhones e Galaxys S"x"
Gustavo R.
Thumbs up!
Wagner Lanzelotti Filho
Cansado dessa história de "smartphones para países em desenvolvimento". O que os países em desenvolvimento precisam é preço justos nos smartphones de qualquer categoria e ter a verdadeira opção de escolha.
Rafael Machado de Souza
mas vai demorar pra tudo isso concretizar. acho q deveriam ter lançado o app a varios meses atras.
Tiago Coimbra de Araújo
HEheheheh o Q5 parece bem legal, provavelmente será meu segundo smartphone... Pois o principal certamente será um Z10 :D. Com BBM multiplataforma, acho que o Whatsapp vai precisar incrementar, senão senão... Como usuário Blackberry, que utiliza tanto o BBM quanto o Whatsapp, acho o BBM infinitamente superior em todos os aspectos. Parabens a Blackberry.
Diego Nei, MBA, PMP®
BBM para Android e iOS significa que as 3 plataformas vão poder fazer chamas de áudio e vídeo entre si (via WiFi e dependendo do plano, pela rede da operadora), compartilhar a tela dos aparelhos e claro... mandar mensagens de texto, anotações de voz, compartilhar listas/calendários/contatos, criar grupos, e trocar arquivos. Agora me diga qualquer outro messenger que oferece isso tudo. E o App vai ser free viu...
Alex Portugal
se custar um preço interessante, porque não? afinal esse BB 10 fico bem legal, mas prefiro esperar uma versão assim mais básica sem teclado.
elvis ricardo
Gostei ! parece bem interessante !