Em meu primeiro post no Tecnoblog, relatei que a Microsoft havia perdido um processo judicial no Reino Unido movido pela operadora de TV Sky Broadcasting Group (BSkyB) que a acusava de uso indevido da marca “SkyDrive”. Era de se imaginar que a turma de Redmond fosse acionar seu time de advogados para recorrer ou tentar um generoso acordo financeiro, mas hoje veio a surpresa: a Microsoft desistiu do nome.

No processo, a BSkyB alegou que o uso do termo “sky” pela companhia comandada por Steve Ballmer não é apropriado, uma vez que consumidores podem não conseguir diferenciar os serviços das duas empresas. A captura de imagem abaixo, que mostra aplicativos da Sky (serviço de TV da BSkyB) e do SkyDrive no Xbox, foi uma das provas apresentadas:

Apps Sky e SkyDrive lado a lado no Xbox

Apps Sky e SkyDrive lado a lado no Xbox

Ao dar causa ganha à BSkyB, a justiça britânica proibiu o uso do nome SkyDrive pela Microsoft em toda a União Europeia. Para que pudesse se defender, a companhia teve direito a uma nova audiência realizada hoje, mas não obteve sucesso.

Para não piorar as coisas, a Microsoft fechou um acordo com a BSkyB em que se compromete a trocar o nome do seu serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens não apenas na Europa, mas no mundo todo. Faz sentido: usar dois nomes para o mesmo serviço só causaria mais confusão.

Em troca, a companhia britânica concordou em dar um prazo razoável para que a mudança ocorra da maneira menos impactante possível aos usuários. Nenhuma das partes revelou detalhes, mas sabe-se que o acordo envolveu também compensação financeira (possivelmente por parte da Microsoft) e outros compromissos.

@SadSkyDrive

E, não, ainda não há informação de quando a mudança ocorrerá, tampouco qual será o novo nome do SkyDrive. Alguma sugestão?

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wanbergs Perciano da Silva
Manipulação Master – Creme dermatológico usado no combate à acne 100% eficaz. Livre-se das bolinhas vermelhas, manchas e inflamações na raiz do pêlo. Mais [email protected] ou add [email protected] no facebook fone 79 3041-6055. Garantimos a devolução do dinheiro, Caso não haja satisfação do cliente. Acredite no avanço da ciência! Tenha uma pele limpa e invejável
goo_dsd
Já já o Skype muda de nome. Acho que a Microsoft vai usar a astucia e vai mudar só uma letra no nome, ex: Skidrive ou então acho bacana se usa-se a palavra SKY em outro idioma. Exemplo: CéuDrive haushuas.
Marcelo LP
Cloud tem a apple que o usa o iCloud, MS drive como já citado seria bom e até windows Drive, por que não? Mas parece que eles querem deixar no nome, que é um drive "nas nuvens ou no céu ou no espaço ", não sei porque tanta neura, como já dito o google não tem esta frescura e esta indo bem.
Rogério A. Morais
SkypeDrive
Paulo Henrique C. Andrade
Já havia me acostumado. :(
@kadugaspar
Cloud Drive é MUITO genérico, não sei como vocês gostaram disto.
@kadugaspar
Microsoft Drive. Não vejo opção melhor. Achei quase todas as sugestões daqui ruins (Azure Drive, Office Drive, Xbox Drive, XDrive, WinDrive, tudo ruim na minha opinião).
Maurício Rodrigues
Cloud Drive vai dar briga com outras empresas que usam armazenamento em nuvem, certo isso.
Elton Alves Do Nascimento
MS Drive ou Cloud Drive são as melhores opções, ao meu ver, mas acho que "MS Drive" é perfeito por identificar bem o serviço e não correr mais o risco de ser barrado. vai que alguém embaçada com a palavra "Cloud". A Google usa "google drive" mesmo e tá feliz.
portela.thiago
Fala isso pra Adobe e o seu AdobeAir
portela.thiago
hahahahha.. eu ri dessa reprimida.. ahhaha
portela.thiago
Não é só Sky, é BSkyB...
Fábio Barros
"WinDrive" parece bom...
Fábio Barros
Raphael Hannesberg Aqui é ZONA, pode tudo...
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Cara, isso de marca registrada é piada. Registram um nome pra lá de genérico "Sky" (que para quem não sabe, é "céu" em inglês) (e "Broadcasting Group" é praticamente uma extensão à la LTDA) e ainda querem proibir os outros de usar?! Pra piorar o judiciário ainda apoia essas bizarrices. E a gente achando que lá fora as coisas eram "melhores"... Sem contar que são empresas de serviços completamente distintos.
Exibir mais comentários