A nova extensão do Tecnoblog está pronta

Baixe Agora!
x
Início » Brasil » Novelas da Globo já têm cenas gravadas em 4K e 8K

Novelas da Globo já têm cenas gravadas em 4K e 8K

Por
3 anos atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe agora!

Enquanto ainda aguardamos a chegada do sinal HD em todas as residências do país, a Rede Globo já realiza testes de vídeo com filmagem 4K e até 8K em alguns programas da emissora, como A Grande Família, Tapas e Beijos e Joia Rara, a próxima novela das seis.

As produções citadas são filmadas em 4K, que tem quatro vezes mais resolução que a Full HD, mas passam por masterização e pós-produção em HD antes de chegar às TVs brasileiras.

Já a filmagem em 8K  tem resolução de 7680 por 4320 pixels, 16 vezes mais que a Full HD, e é aplicada na novela das oito que está no ar hoje, Amor à Vida.

5_2055-alt-8k - Tamanho

Seu uso é bem curioso: a trama se passa em São Paulo, mas é gravada no Rio de Janeiro, no Projac. Então, o chroma key (aquele fundo verde que pode ser trocado na edição por qualquer cena) é substituído por cenas gravadas de São Paulo em 8K.

O resultado disso são até 30 TB de dados que precisam trafegar em cabos coaxiais de cobre pelo Projac. Em um ambiente restrito é possível, mas, para a implantação do 8K em larga escala, será preciso usar fibra ótica para dar conta da velocidade de tráfego dos dados, que pode chegar a 200 Gb/s. A boa notícia é que já há uma infra-estrutura de fibra ótica sendo implantada no país e ela poderá ser utilizada para isso.

A Rede Globo, em parceria com a emissora japonesa NHK, tem estudado o desenvolvimento da tecnologia 8K. Ela deve ser implantada nos televisores do Japão em 2016 via satélite e, se tudo der muito certo, chega na mesma época ou com pouco atraso para nós. Vale citar que todo esse acompanhamento não tem apoio do governo, pelo menos por enquanto.

Quanto ao 4K, Raymundo Barros, o diretor de engenharia de entretenimento da TV Globo, afirma ao O Globo que é uma etapa intermediária em direção à outra resolução, deixando claro que a meta não é ela, mas a 8K.

Além da resolução enorme, que faz com que os pixels sejam invisíveis e, portanto, dão uma a sensação de imersão bem maior (se as TVs 4K quase parecem uma janela, imagine as 8K), a resolução 8K dá suporte a áudio 22.2 canais de áudio. Por isso, a NHK está desenvolvendo uma TV que tem 116 alto-falantes e permite aproveitar todos os canais sem precisar de mais aparelhos.

Além das novelas, outros testes já foram realizados por aqui: no Carnaval deste ano, a NHK gravou imagens do Rio de Janeiro e dos desfiles em 8K e as utiliza para demonstrar a tecnologia numa televisão de 85 polegadas. Segundo a Folha de S. Paulo, nessa demonstração os 22.2 canais permitem ouvir perfeitamente os momentos em que os carros alegóricos se aproximam e se afastam.

Para ver pessoalmente, precisamos aguardar os próximos anos para ver como a tecnologia evolui e torcer para que a implantação do 8K seja menos demorada que a do HD.

Mais sobre: , , ,
    • Flávio de Souza

      Enquanto isso o Jornalismo da Globo continua empacado em 480p de resolução.
      Lamentável!!!

    • André Noia

      Enquanto isso as TVs por assinatura (SKY, NET, GVT etc) comprimem ao máximo as imagens dos canais em HD. O que era pra ser nitidez vira um imenso blur em tonalidades de pele e detalhes como cabelos, cílios e afins.
      A questão é saber onde enfiar tanta resolução para trafegar nos satélites abarrotados de hoje. A GVT TV, por exemplo, está rebolando para colocar os 9 canais obrigatórios restantes – que são em resolução PADRÃO – porque simplesmente não tem espaço em satélite. Já é perceptível a compressão acima da média afetando os demais canais.

      • Mas a GVT usa um satélite velho e o substituto acabou virando pó no lançamento.
        Além disso, DTH por natureza vai ter mais compressão que meios terrestres por que não é tão simples aumentar a capacidade(só com um satélite novo).
        Acho que 4K só vai ser popular com H.265, que usa uma compressão mais eficiente, que não ocupe tanto espaço a mais que uma transmissão HD atual.

      • fabilouco8000

        Desde quando a Net comprime a imagem? As únicas quebfazem isso são as TVs via satélites, compara a imagem de uma TV via fibra óptica no caso a Net, com a da Sky, a Sky os canais HD parecem um SD horrível, enquanto na Net é ótima.

    • trovalds

      A Globo testou o Full HD em parceria com NHK também antes, tinha tudo pronto MAS o (des)governo e alguns “órgãos” da sociedade resolveram inventar um padrão novo, derivado do padrão japonês. Daí tivemos esse atraso de anos e ainda sequer temos adesão ao sistema atual. Aliás, inventaram tanta moda que um tal de GINGA (a desculpa pra não adotar o padrão japonês “puro”) sequer é compatível com a maioria dos modelos de TV atuais com conversor E não tem nenhuma aplicação funcionando comercialmente em cima.

      E como dito aí pelo colega André Noia, os satélites de comunicação já estão congestionados com o que existe atualmente. Agora imagina se os 8K são adotados sem firula nenhuma…

      • dionisiogiz

        O padrão brasileiro de TV digital é o melhor do mundo. É o único que consegue, no mesmo espaço do canal analógico, colocar 2 canais em 1080i simultâneos, ou 4 em 720p, ou até mesmo 8 em 480p (por razões políticas e de mercado, esse tipo de compartilhamento no Brasil só é permitido às TVs educativas e públicas).

        E ele também é um sucesso, pois foi adotado em praticamente toda a América do Sul e em alguns países da América Central, garantindo um amplo mercado para quem quiser fabricar os televisores e conversores compatíveis com o padrão.

        O Ginga realmente é um fracasso e pra mim é irrelevante. Ele não tira o brilho do padrão. O que está atrapalhando é a lentidão das emissoras em se digitalizarem. Em São Paulo todas as emissoras já estão transmitindo em digital e a maioria em HD, mas em muitas capitais e especialmente em cidades do interior temos no máximo 3 emissoras com programação digital.

        • jonnyken

          Mas ai que por isso que chama investimento. Eles gastam rios de $$$, desenvolvem o padrão, patenteia e ganha o quíntuplo depois.

          (ou perde tudo, se o governo resolver bater o pé)

        • dionisiogiz

          A Sony já lançou no Brasil uma TV de 4K de 55 polegadas, a XBR-55X905A, que custa a partir de R$ 11.500 nas lojas. Preço excelente, se a gente contar que a mesma TV (equivalente) custa US$ 5.000 nos Estados Unidos.

          Não vale a pena comprar porque não existe praticamente nenhum conteúdo nessa resolução ainda, mas daqui a uns 3 anos, quando inventarem o sucessor do Blu-Ray (já fala-se em discos com 300 GB), essas TVs já estarão muito mais baratas e acessíveis, e qualquer entusiasta que hoje tem uma boa TV Full HD poderá comprar esses modelos 4K.

          E depois de mais uns 5 anos, surgirão as 8K, e assim sucessivamente…

      • fabilouco8000

        Você deve ser mais um daqueles pseudo-cults que criticam mas quando passou Avenida Brasil não perdeu um capítulo, pra se ter uma ideia a programação da Globo é tão ruim que serviu de exemplo para as emissoras americanas, além da Globo ser a segunda maior emissora do mundo. Compare as nossas novelas com as séries, as qualidades das novelas globais são super parecidas.

        • Realmente, algumas novelas da Globo possuem uma trama boa. Poderiam investir em filmes (creio que já fazem isso, se não me engano). Assim popularizar os diretores Brasileiros lá fora.

        • fabilouco8000

          Não vão usar só do governo, e mesmo que usasse o povo adora ver novela que são ótimas produções.

      • maxikd

        aí eu me pergunto se conseguirei perceber a diferença nessas TVs (além do preço).

        • fabilouco8000

          Você é cego? Me desculpe mas a diferença é gritante, só sendo cego pra não ver.

            • David Diniz

              Troco uma TV de 8k por uma conexão de internet com pelo menos 300Mbps de velocidade SIMÉTRICO. Televisão é a coisa mais INÚTIL que foi inventada.

              • Uhum, aí você vai ler notícias no G1, que é da Globo…

            • Wellington Gabriel de Borba

              TV Digital brasileira é um fiasco, a maioria dos brasileiros não possuem aparelhos compatíveis. Os que possuem não sabem que precisam instalar um novo equipamento de recepção e fica revoltado porque a televisão não funciona em casa como funciona na loja. Fora que prometeram transferência de tecnologia e uma fábrica nacional de chips. Não temos nada disso.

              De quem é a culpa eu não sei, mas só sei que não tenho nenhum fetiche por essas super resoluções, pelo menos em transmissão aberta. O que rola mesmo é popularizar a TV paga e a concorrência tratar de abaixar os preços e implantar novas tecnologias. É bom que diminui o poder das emissoras abertas nacionais com seus lixos televisivos e incentiva a produção de programas de melhor qualidade por produtoras independentes às quais elas nunca deram espaço.

              • fabilouco8000

                O problema é que o pessoal tem TV de última geração pensa que é só ligar a TV, sintonizar no canal analógico e já está assistindo em HD.

            • Jorge Henriques

              Realmente as imagens ultimamamente esta’ muito pastosa sem brilho pouca iluminacao?sinto ate’ saudades das cameras analogicas Phillips.

            • Sara Martines

              Nossa!, vai mudar toda minha vida, porque a globo vai filmar o carnaval do rio em 8k pela NHK, vou ser milionária por isso, pra mim tanto faz, não assisto mesmo!!!

              • F A

                Não assiste, mas comenta. Logo, de certa forma a notícia mexe com você. Nem que seja para você desdenhar. Agora cuidado com o ditado popular: Quem desdenha, quer …

            • F A

              A diferença é que em vez de você ver uma imagem em 8K, você vai simplesmente ficar postando dizendo que para você não muda nada.

            • F A

              Já tem TV 4k por 4k. Agora compra quem quer e quem tem grana.

            • F A

              É muito mais fácil ver diferença em imagem do que ouvir diferenças em sons.

            • F A

              O dinheiro é privado.

            • F A

              Mais um pseudo-intelectual que não deve ter mulher. Usa óculos, barbinha PT, adesivo do Guevara, assiste um filme curta alternativo do leste-europeu, é contra o capitalismo, mas adora ter iPhone.

            • F A

              Olha a cara de preocupação dela.

            • F A

              Então por ser sonho, na sua opinião nem devem testar a tecnologia? Se fosse assim, hoje ainda estaríamos com TV preto e branco.

            • F A

              No começo uma plasma 42 custava 30k. E aí?

            • Sara Martines

              O FA, VOCÊ ESTA AQUI PARA DEFENDER A GLOBO?, A NOTICIA NÃO MEXE COMIGO NÃO, SE QUER ME CONHECER MELHOR QUE EU PRÓPRIA, EU ESTOU DESDENHANDO MESMO, E NÃO QUERO COMPRAR NÃO, AGORA PENSE O QUE VOCÊ QUISER CADA UM É DONO DO PRÓPRIO PENSAMENTO, HÁ E NÃO QUERO MAIS DISCUTIR, FALE O QUE VOCÊ QUISER, NÃO VOU FALAR MAIS NADA , AI JÁ É DAR MUITO CRÉDITO…

            • Pedro Mendes

              sem televisão vc não ve poha nenhuma do sistema do computador

            • Pedro Mendes

              mano.tv 4k ja tem de 42 polegadas,eu tenho uma de 60 plasma,paguei R$4000.fui na loja achei uma 4k 55 polegadas 3d LED por R$6000.
              comparando uma tv led 3d 60 polegadas 3d fullHD por R$6000 da muita diferença!!!

            • Pedro Mendes

              diferença!!mas é claro,pega uma resolução de 720×480 vs 1920vs1080.
              na minha sala vai até 65 polegadas o full hd,ja com uma 4k pd cre que vai até 80 polegada de boa sem nenhuma falha na imagem ou defeito

            • Pedro Mendes

              como eu disse!!!na minha sala vai até 65 polegadas o full hd,ja com uma 4k pd cre que vai até 80 polegada de boa sem nenhuma falha na imagem ou defeito sendo até melhor q o fullhd