Confirmado: Google se une a montadoras para levar o Android ao painel dos carros

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

Dando sentindo aos rumores que apareceram no final de 2013, o Google anunciou nesta segunda-feira a criação da Open Automotive Alliance (OAA), um grupo de trabalho que surge com a audaciosa missão de levar o Android ao painel dos automóveis, pelo menos dos modelos mais sofisticados.

Quando os primeiros burburinhos sobre o assunto surgiram, somente a Audi era apontada como parceira certa do Google nesta empreitada, mas a montadora alemã não foi a única a se afiliar: GM, Honda e Hyundai também figuram como membros da OAA, e o espaço está aberto para outras companhias interessadas.

Sabendo que o aspecto do hardware também é importante neste tipo de iniciativa, a Nvidia não perdeu tempo: não só se juntou ao grupo como também já manifestou interesse em colocar o seu recém-anunciado SoC Tegra K1 nos veículos que rodarem Android, o que não quer dizer que chips de fabricantes como Qualcomm e MediaTek estão descartados, vale frisar.

audi-r8

A proposta pode parecer excêntrica em um primeiro momento, mas quem é que não gostaria de utilizar de maneira mais prática os apps de mapas, músicas ou comunicação de seu smartphone enquanto dirige? Muita gente já faz isso atualmente, mas é consenso que desviar a atenção para o dispositivo diante do volante é perigoso – dependendo das circunstâncias, o risco existe mesmo quando os comandos são dados por voz.

Mas a questão da segurança é apenas a ponta do iceberg. Com o exército de desenvolvedores para Android que existe por aí, dá para vislumbrar inúmeras aplicações para a proposta: aplicativos que encontram o posto de gasolina mais próximo, que traçam rotas de acordo com informações do trânsito, que ajudam a estacionar o veículo e assim por diante.

Não é só o Google que sabe do potencial da ideia. A OAA é tida como uma resposta – talvez atrasada, mas só um pouco – ao iOS in the Car, uma ideia semelhante apresentada pela Apple em junho de 2013 e que também conta com o apoio das montadoras mencionadas aqui, entre outras.

A expectativa do Google é a de que os primeiros automóveis com Android integrado cheguem às estradas no final de 2014 (o mesmo devendo valer para o iOS). Não é algo muito futurista, portanto, mas é prudente não esperar nada realmente maduro para antes de dois ou três anos.

Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados