Início » Celular » Nokia libera atualização Black, que adiciona suporte a pastas de apps e outras novidades

Nokia libera atualização Black, que adiciona suporte a pastas de apps e outras novidades

Lumia Black é compatível com todos os aparelhos da Nokia com Windows Phone 8

Paulo Higa Por

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (9) que começou a liberar a atualização Lumia Black para os smartphones da empresa com Windows Phone 8. Disponível inicialmente para o Lumia 1020 e Lumia 925, o Lumia Black adiciona diversas novidades, sendo a mais visível o suporte a pastas: agora você pode agrupar vários aplicativos em apenas um Live Tile na tela inicial.

O aplicativo Pasta de Aplicativos, que também funciona em aparelhos com a atualização Amber, de acordo com relatos, permite agrupar aplicativos ou configurações em uma pasta. Nele, basta nomear uma nova pasta e marcar os itens que você quer adicionar; depois, é só fixar a pasta na tela inicial como um Live Tile.

lumia-black-pastas

A atualização Lumia Black libera o Bluetooth LE para os aparelhos da Nokia com Windows Phone 8, permitindo que o usuário conecte o smartphone a um acessório compatível gastando menos bateria. Além disso, o Nokia Glance Screen, que exibe informações na tela mesmo com o aparelho no modo de espera, agora é capaz de mostrar dados do calendário, email, mensagens e até mesmo notificações de aplicativos, como Facebook, Twitter e WhatsApp.

Os Lumias com 1 GB de RAM ou mais suportam os aplicativos Nokia Refocus e Nokia Beamer. O Refocus deixa você tirar a foto primeiro e depois escolher qual elemento quer deixar em foco. O Beamer, por sua vez, permite compartilhar a tela do seu celular de maneira fácil: basta ter apenas um navegador compatível com HTML5. Com ele, você pode espelhar fotos e apresentações do PowerPoint em um computador ou até mesmo em um iPhone ou Android.

nokia-beamer

O Lumia 1020, Windows Phone com câmera de 41 megapixels que impressionou pela qualidade das fotos, ganha um novo algoritmo de oversampling, que promete deixar as imagens mais naturais e nítidas mantendo o nível de ruído baixo. Com o Lumia Black, o aparelho também poderá tirar fotos em RAW, algo que deve agradar aos fãs de fotografia. Fotos em RAW são cruas, sem retoques por software, e permitem fazer ajustes mais profundos posteriormente através de um software especializado, como o Photoshop.

wp_ss_20131205_0014

O aplicativo Nokia Camera, que no Lumia 1020 e Lumia 925 permite tirar fotos com efeitos e alterar configurações mais avançadas (tempo de exposição e ISO, por exemplo), estará disponível também para os outros aparelhos da linha Lumia. O mesmo acontecerá com o Nokia Storyteller, que cria uma espécie de álbum de acordo com a data e local em que as fotos foram tiradas; antes, ele era exclusivo do Lumia 1520 e do tablet Lumia 2520.

Outras novidades incluem a possibilidade de configurar um toque personalizado para cada contato, um botão para fechar aplicativos na tela de multitarefa (até que enfim!) e uma opção para bloquear a rotação da tela.

Inicialmente, o Lumia Black estará disponível para o Lumia 1020 e Lumia 925, mas a atualização será liberada para os demais aparelhos ao longo das próximas semanas. A Nokia diz ao Tecnoblog que, no Brasil, a liberação será feita em lotes durante o primeiro trimestre de 2014, inicialmente para os aparelhos desbloqueados. Esta página lista quais aparelhos estão com a atualização disponível.

Atualizado às 20h11 com o link para o app Pasta de Aplicativos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

lmoreiracorrea
Tenho um Lumia 520 que foi atualizado ontem, 08/05, para o Lumia Black. Ainda não chequei as novas funcionalidades.
Helen Ramalho
HAAHAHHAHAHA, ISSO É COISA DE PAULOO..
Marcia E Paulo Carvalho
muito bom falta um player de video e tocar mas alto e vibrar mas to no aguardo
Orley Lima
Qual o Android que você tinha, amigo? Quando foi que comprou seu WP 7.8?
Vinícius Barbosa
A Nokia liberou, mas quem desenvolveu foi a Microsoft, logo parabéns Microsoft por essa evolução! Tenho um Nokia Lumia 820 e consigo tirar ótimas fotos, apensar de ser bem exigente com fotos, e a câmera do 820 ajuda bastante! De fato, ficar sem receber atualizações no Smartphone é tenso, mas isso acontece em todas as empresas, com exceção da Apple, que mantem a atualização de seus aparelhos até o máximo.
Gleisson Silva
Comprar aparelho "recem lançado" é assim com todas as marcas. Se você tivesse comprado um com android 2.1 aconteceria o mesmo.
Raphael Lopes
Parabéns Nokia! Abandonando cada vez mais os celulares com Windows Phone 7.8!!!! Que descaso... se soubesse que seria assim, nem teria saído do Android!!!
Julian Leno
Com a GDR 3 Preview já tem essa função, muito útil por sinal!
Antonio Veras
Tá ai uma coisa que eu não consigo fazer. Tirar foto decente no Lumia 820. As do N8 são muito superiores.
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Nokia Beamer vai ser uma reestilização do Photobeamer? Porque ele já faz isso (reproduzir algo na tela de outro dispositivo) e funciona em aparelhos com 512MB de RAM.
Cobalto
Higa, só um detalhe: Pra utilizar as pastas é necessário instalar, além do Black (GDR3), também esse app aqui: http://www.windowsphone.com/en-us/store/app/app-folder/7d2e7de3-95e7-4143-8a9d-aedf8c3f901e
Wesley Riann
Fechar aplicativos *-* kk
Denis Padua
Vale lembrar que o app folder funciona com a Amber http://www.windowsphone.com/en-us/store/app/app-folder/7d2e7de3-95e7-4143-8a9d-aedf8c3f901e
Pedro Henrique Felicio Teles
Demorou mas, chegou! Agora é esperar( de novo)!