Início » Celular » Nokia libera atualização Black, que adiciona suporte a pastas de apps e outras novidades

Nokia libera atualização Black, que adiciona suporte a pastas de apps e outras novidades

Lumia Black é compatível com todos os aparelhos da Nokia com Windows Phone 8

Paulo Higa Por

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (9) que começou a liberar a atualização Lumia Black para os smartphones da empresa com Windows Phone 8. Disponível inicialmente para o Lumia 1020 e Lumia 925, o Lumia Black adiciona diversas novidades, sendo a mais visível o suporte a pastas: agora você pode agrupar vários aplicativos em apenas um Live Tile na tela inicial.

O aplicativo Pasta de Aplicativos, que também funciona em aparelhos com a atualização Amber, de acordo com relatos, permite agrupar aplicativos ou configurações em uma pasta. Nele, basta nomear uma nova pasta e marcar os itens que você quer adicionar; depois, é só fixar a pasta na tela inicial como um Live Tile.

lumia-black-pastas

A atualização Lumia Black libera o Bluetooth LE para os aparelhos da Nokia com Windows Phone 8, permitindo que o usuário conecte o smartphone a um acessório compatível gastando menos bateria. Além disso, o Nokia Glance Screen, que exibe informações na tela mesmo com o aparelho no modo de espera, agora é capaz de mostrar dados do calendário, email, mensagens e até mesmo notificações de aplicativos, como Facebook, Twitter e WhatsApp.

Os Lumias com 1 GB de RAM ou mais suportam os aplicativos Nokia Refocus e Nokia Beamer. O Refocus deixa você tirar a foto primeiro e depois escolher qual elemento quer deixar em foco. O Beamer, por sua vez, permite compartilhar a tela do seu celular de maneira fácil: basta ter apenas um navegador compatível com HTML5. Com ele, você pode espelhar fotos e apresentações do PowerPoint em um computador ou até mesmo em um iPhone ou Android.

nokia-beamer

O Lumia 1020, Windows Phone com câmera de 41 megapixels que impressionou pela qualidade das fotos, ganha um novo algoritmo de oversampling, que promete deixar as imagens mais naturais e nítidas mantendo o nível de ruído baixo. Com o Lumia Black, o aparelho também poderá tirar fotos em RAW, algo que deve agradar aos fãs de fotografia. Fotos em RAW são cruas, sem retoques por software, e permitem fazer ajustes mais profundos posteriormente através de um software especializado, como o Photoshop.

wp_ss_20131205_0014

O aplicativo Nokia Camera, que no Lumia 1020 e Lumia 925 permite tirar fotos com efeitos e alterar configurações mais avançadas (tempo de exposição e ISO, por exemplo), estará disponível também para os outros aparelhos da linha Lumia. O mesmo acontecerá com o Nokia Storyteller, que cria uma espécie de álbum de acordo com a data e local em que as fotos foram tiradas; antes, ele era exclusivo do Lumia 1520 e do tablet Lumia 2520.

Outras novidades incluem a possibilidade de configurar um toque personalizado para cada contato, um botão para fechar aplicativos na tela de multitarefa (até que enfim!) e uma opção para bloquear a rotação da tela.

Inicialmente, o Lumia Black estará disponível para o Lumia 1020 e Lumia 925, mas a atualização será liberada para os demais aparelhos ao longo das próximas semanas. A Nokia diz ao Tecnoblog que, no Brasil, a liberação será feita em lotes durante o primeiro trimestre de 2014, inicialmente para os aparelhos desbloqueados. Esta página lista quais aparelhos estão com a atualização disponível.

Atualizado às 20h11 com o link para o app Pasta de Aplicativos.