Início » Aplicativos e Software » Rumor do dia: atualização fará Windows 8.1 pular interface Metro após o boot por padrão

Rumor do dia: atualização fará Windows 8.1 pular interface Metro após o boot por padrão

Paulo Higa Por

No Windows 8.1, a Microsoft fez modificações para tornar mais agradável o uso do sistema operacional usando teclado e mouse, colocando o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela e uma opção para pular a tela inicial durante o boot, inicializando diretamente para a área de trabalho clássica. Agora, parece que essa última opção estará ativada por padrão.

windows-8-1-boot

O russo WZor, que já vazou várias informações de versões internas do Windows no passado, diz que uma compilação do dia 26 de janeiro do Windows 8.1 Update 1 traz a opção “Ir para área de trabalho, e não para tela inicial, quando eu entrar” ativada por padrão. Para acessar os Live Tiles, seria necessário clicar no botão Iniciar ou apertar a tecla Windows no teclado.

É verdade que a Microsoft pode mudar de ideia até o lançamento da atualização, mas só o fato de estar testando a mudança sinaliza que a empresa está ouvindo os usuários e que talvez não tenha sido uma boa ideia forçar a nova interface para quem ainda usa teclado e mouse. Eu não sei vocês, mas não consigo me lembrar da última vez que abri um aplicativo Metro, mesmo usando o Windows 8 desde antes do lançamento, em meados de 2012.

windows-8-1-desligar-update-1

A compilação atual do Windows 8.1 Update 1, segundo o WZor, também inclui um novo botão na interface Metro, ao lado da foto do usuário, para desligar o computador. Hoje, como não há mais menu Iniciar, uma das maneiras de fazer isso é acessando a barra de botões, clicar em Configurações, depois em Liga/Desliga e por fim Desligar. Também dá para clicar com o botão direito no botão Iniciar e acessar o menu Desligar, o que não é exatamente intuitivo.

Outras possíveis mudanças incluem um botão de busca na tela inicial e uma barra para fechar, dividir e minimizar aplicativos da Windows Store. Versões internas do Windows 8.1 Update 1 também dão a possibilidade de fixar atalhos para aplicativos Metro diretamente na barra de tarefas da área de trabalho.

Se os rumores estiverem certos, a Microsoft deve liberar o Windows 8.1 Update 1 ainda em março, pouco antes de revelar as primeiras informações oficiais sobre o Windows 9, durante a BUILD 2014, que acontece no começo de abril.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gn.laureano
o que falta pra interface metro da microsoft alavancar é o sistema de abas entre apps, simulando um navegador... por exemplo... abre os apps do facebook e do calendário, quando tiver dois apps metro abertos ao mesmo tempo deveria surgir uma barra superior com os dois apps, fixa, fica mais fácil alternar entre eles, facilitando assim o uso. Eu tenho tanta ideia para essas empresas... Se eu soubesse programar de forma decente eu mesmo faria um S.O.
Marcvs Antonivs
Uso alguns aplicativos como radios, previsão de tempo e só. Instalei varios de noticias, Facebook, jogos, etc, mas não uso praticamente nada. Acho o 8.1 muito bonito, bem interessante mesmo. Tenho ele num iMac e tb, quase não entro no Mavericks, por incrivel que isso possa parecer. Mas, analisando friamente, ao fim e ao cabo a Microsoft errou ao criá-lo para desktop. Em desktops o touch não vai pegar (tente imaginar vc com os braços estendidos, melando sua tela de gordura ou chocolate!! Não rola) portante esses dois sistemas num só não vai funcionar. Estou louco pra ver como a Microsoft vai sair dessa. Sim porque o proximo update não sera, afinal de contas, algo assim tão novo. Os dois sistemas ainda estarão lá, comunicáveis, mas de costas um pro outro e, o que é pior, um deles praticamente sem uso. Minha intuição me diz que isso não vai durar muito tempo.
carlos sidnei
Quando comecei a usar o windows 8, fui procurar o skype p/ baixar e o site do skype identificava o windows 8 e só permitia a instalação do skype em tela cheia, como se eu não tivesse mais nada p/ fazer da vida...p/ baixar a versão desktop precisei procurar no google... Depois fui dar uma olhada nos apps do windows, não vi nada de util, exemplo, o app do itaú, não permitia fazer praticamente nada, o app do mercadolivre era uma piada sem graça e alguns outros mesma tosquisse, abre em tela cheia e você não faz mais nada, fica só naquele app. Ai surgiu as primeiras atualizações do windows 8, dizendo que agora a tela de bloqueio tinha isso e tinha aquilo...poxa, ninguém usa esse windows p/ trampar não?!?!? Ai veio o botão iniciar...ufaaaaaa finalmente...opa perai, não é bem um iniciar, ele tem o mesmo efeito do botão windows do teclado, ou seja, não resolveu nada...Nesse meio tempo eu não conseguia encontrar algumas coisas na pesquisa do windows, não conseguia saber onde foi parar o ultimo programa que instalei, fui obrigado a fixar tudo que eu precisava na barra de tarefas, então um belo dia, fui fazer a instalação da primeira atualização (em cima da previews version), deu erro, exibia um aviso que eu teria que reinstalar todos os programas novamente, falei, quer saber!!! formatei e instalei o windows 7, isso vai fazer uns 6 meses, voltei a ser feliz, uso o note p/ trabalhar e atende muito bem tudo que preciso...
Anderson Almeida
MetroTube, Netflix, Vevo, Clima Bing, Xbox Music...
Renan Brait
Acho que a microsoft faz questão de ajudar a pouca utilização da metro! eles podiam ter lançado o office para essa interface!!
Anderson Antonio Santos Costa
Será q a MS estaria desistindo da interface Modern???Ou está integrando-a ao Desktop???
Elton V. Silva
E o Windows 8 vai ficando cada vez mais embolado das ideias. Uma coisa legal da Apple é isso, não misturam as coisas, e ainda assim fica tudo harmônico, limpo, sucinto. Sistema operacional de desktop e notebook é uma coisa, e de tablet e smartphone é outra. Apenas aceitem.
Paulo Costa
Leonardo Domingues é mais uma questão de saber usar a interface
Alisson Silva
Parecia ser legal quando apareceu o Windows 8 colocando computadores e tablets no mesmo patamar, com a mesma experiência de uso, mas hoje vejo que quem usa mouse e teclado precisa ter um sistema dedicado a isso, assim como quem usa aparelhos móveis precisa ter outro tipo de experiência. Deve ser por isso que a maioria das pessoas quando estão no PC usam praticamente só a interface antiga. Computadores com telas sensíveis não pegaram, ninguém que tem um mouse e um teclado quer ficar passando os dedos na tela. A Interface Modern deveria ficar restrita aos dispositivos móveis.
Leonardo Domingues
Só usei o do Facebook até hoje, mas acho bem melhor deixar uma aba fixa no Chrome com o FB aberto.
Paulo Costa
eu uso internet explorer, o musica e mais um 2 app sem contar da facilitação que ela oferece para abrir app na área de trabalho em si, ela é útil se bem utilizada
Leonardo Domingues
"Eu não sei vocês, mas não consigo me lembrar da última vez que abri um aplicativo Metro, mesmo usando o Windows 8 desde antes do lançamento, em meados de 2012." Somos 2, gosto do Metro, mas até hoje não vi um aplicativo que fosse melhor usar nele e não na interface classica.
William Lima Crisostomo
Classic Start Menu é a melhor solução para quem usa o Windows 8.1 no desktop. Aqui uso ele e nunca vejo qualquer vestígio de metro UI interface