Início » Aplicativos e Software » Rumor do dia: atualização fará Windows 8.1 pular interface Metro após o boot por padrão

Rumor do dia: atualização fará Windows 8.1 pular interface Metro após o boot por padrão

Paulo Higa Por
6 anos atrás

No Windows 8.1, a Microsoft fez modificações para tornar mais agradável o uso do sistema operacional usando teclado e mouse, colocando o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela e uma opção para pular a tela inicial durante o boot, inicializando diretamente para a área de trabalho clássica. Agora, parece que essa última opção estará ativada por padrão.

windows-8-1-boot

O russo WZor, que já vazou várias informações de versões internas do Windows no passado, diz que uma compilação do dia 26 de janeiro do Windows 8.1 Update 1 traz a opção "Ir para área de trabalho, e não para tela inicial, quando eu entrar" ativada por padrão. Para acessar os Live Tiles, seria necessário clicar no botão Iniciar ou apertar a tecla Windows no teclado.

É verdade que a Microsoft pode mudar de ideia até o lançamento da atualização, mas só o fato de estar testando a mudança sinaliza que a empresa está ouvindo os usuários e que talvez não tenha sido uma boa ideia forçar a nova interface para quem ainda usa teclado e mouse. Eu não sei vocês, mas não consigo me lembrar da última vez que abri um aplicativo Metro, mesmo usando o Windows 8 desde antes do lançamento, em meados de 2012.

windows-8-1-desligar-update-1

A compilação atual do Windows 8.1 Update 1, segundo o WZor, também inclui um novo botão na interface Metro, ao lado da foto do usuário, para desligar o computador. Hoje, como não há mais menu Iniciar, uma das maneiras de fazer isso é acessando a barra de botões, clicar em Configurações, depois em Liga/Desliga e por fim Desligar. Também dá para clicar com o botão direito no botão Iniciar e acessar o menu Desligar, o que não é exatamente intuitivo.

Outras possíveis mudanças incluem um botão de busca na tela inicial e uma barra para fechar, dividir e minimizar aplicativos da Windows Store. Versões internas do Windows 8.1 Update 1 também dão a possibilidade de fixar atalhos para aplicativos Metro diretamente na barra de tarefas da área de trabalho.

Se os rumores estiverem certos, a Microsoft deve liberar o Windows 8.1 Update 1 ainda em março, pouco antes de revelar as primeiras informações oficiais sobre o Windows 9, durante a BUILD 2014, que acontece no começo de abril.

Com informações: The Verge.