Início » Aplicativos e Software » Canonical lança versão final do Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr)

Canonical lança versão final do Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr)

Por
5 anos atrás

Você já sabe: assim como outubro, abril é o mês de lançamento de uma nova versão de uma das distribuições Linux mais populares da atualidade, o Ubuntu. Não é desta vez que vai ser diferente: a Canonical liberou nesta quinta-feira (17) a versão final do Ubuntu 14.04 LTS (codinome Trusty Tahr). De quebra, variações como Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu também foram atualizadas.

LTS é a sigla para Long Term Support e indica que esta versão tem ciclo suporte ampliado de nove meses para cinco anos e concentra esforços maiores dos desenvolvedores para manter a estabilidade e a qualidade do sistema operacional durante todo este tempo. O codinome faz alusão a este aspecto: Trusty Tahr significa algo como “cabra de confiança”. Estamos diante de um lançamento importante, portanto, apesar de a tradução livre soar engraçada.

Ubuntu 14.04 LTS

O Ubuntu 14.04 LTS não chega com nada muito inovador, mas suas novidades, de modo geral, agradam. A versão conta com kernel 3.13 (que apresenta melhor desempenho com SSD, por exemplo), Xorg 15.0.1, Firefox 28, Rhythmbox 3.0.2 (player de áudio), Empathy 3.8.6 (cliente para mensagens instantâneas) LibreOffice 4.2 e a nova versão do gerenciador de pacotes APT (que chegou à edição 1.0 depois de 16 anos), entre vários outros softwares.

Na parte visual, o Unity continua lá, firme e forte, desta vez trazendo uma tela de bloqueio renovada, novos ícones, temas principais que eliminam a borda das janelas e a possibilidade de fazer mais ajustes no tamanho dos elementos gráficos da interface, por exemplo.

Compatibilidade com o HiDPI é outra novidade. Isso significa que o Ubuntu 14.04 pode lidar com telas com resolução ou densidade de pixels maior. Por outro lado, a distribuição perdeu o suporte ao Ubuntu One, mas não poderia ser diferente: o serviço será descontinuado em 1º de junho.

Disponível em 32 e 64 bits, o Ubuntu 14.04 LTS pode ser baixado gratuitamente no site oficial da distribuição. É possível encontrar outras opções de download – como torrents – nesta página. Para quem quiser conferir os atrativos da distribuição antes do download, a dica é acessar este tour online.

Como informado no início do post, os demais “sabores” do Ubuntu também foram atualizados, todos igualmente em LTS:

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.