Início » Computador » Próxima geração do Thunderbolt deverá ter velocidade de 40 Gb/s

Próxima geração do Thunderbolt deverá ter velocidade de 40 Gb/s

Emerson Alecrim Por

É provável que, se não fosse por sua adoção nos computadores da Apple, as portas Thunderbolt estivessem fadadas ao esquecimento, mas isso não quer dizer que a Intel esteja disposta a desistir da tecnologia: um documento vazado da companhia mostra que a próxima versão do padrão, o Thunderbolt 3 (codinome Alpine Ridge), já está em desenvolvimento e deverá alcançar taxas de transferência de até 40 Gb/s (gigabits por segundo).

Isso significa que a nova geração da tecnologia poderá transferir até 5 gigabytes por segundo. Se esta velocidade se confirmar, a Intel estará então praticando o "ritual" de dobrar a taxa máxima de transferência de dados a cada nova versão: o primeiro Thunderbolt trabalha com até 10 Gb/s; o atual Thunderbolt 2, anunciado em abril do ano passado, com 20 Gb/s.

Thunderbolt

As novidades não se restringem à velocidade. São grandes as chances de o Thunderbolt 3 vir acompanhado de um novo e mais compacto conector, que deverá ter não mais que 3 milímetros de espessura. Se isso acontecer, haverá incompatibilidade com o conector usado até agora no Thunderbolt, que é baseado no Mini DisplayPort. Ao menos um adaptador está previsto para permitir que dispositivos de gerações anteriores sejam conectados às novas portas.

Outra característica esperada para o Thunderbolt 3 é o seu uso para alimentação elétrica de dispositivos ou para recarga de baterias. Não é que já não seja possível fazê-lo: portas Thunderbolt atuais podem oferecer 10 Watts para estas finalidades, mas com a nova versão, este limite deverá aumentar para 100 Watts, potência suficiente para alimentar um HD externo ou um monitor mediano, por exemplo.

Também merece menção o suporte a conexões DisplayPort 1.2, USB 3.0, PCI Express 3.0 e HDMI 2.0, este último devendo trazer compatibilidade com telas que trabalham com resolução 4K. Há ainda o plano de reduzir o consumo de energia em até 50%.

Slide Intel - Thunderbolt 3

Em qual data o Thunderbolt 3 dará as caras? Em algum momento de 2015, quando a Intel lançar os chipsets Skylake. Até lá, as especificações da tecnologia poderão inclusive mudar: as informações sobre o Alpine Ridge vieram de um suposto slide interno da Intel que o site VR-Zone (página em chinês) teve acesso e, até o momento, não foram confirmadas (nem desmentidas) pela companhia.

Com informações: ExtremeTech

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Braz Moura Locateli
Quanto tempo a te termos como conectar uma placa de video via Thunderbolt? Ta achando seu Macbook air fraco? É só conectar ele em uma placa de video que fica tudo de boa. #crazy
Alberto Prado
Se eles conseguirem dobrar essa taxa de transferência para o dobro disso, antes da implementação de um padrão PCI-Express 4.0, já se pode pensa em uma "deskGPU" para notebook. Eu tenho muito interesse em uma solução do tipo.
Renan Amaral de Mendonça
Eu não botava muita fé antes nisso, mas agora se isso vier de fato a ser verdade, eu não acharia ruim isso virar um padrão.