Início » Internet » Agora você pode medir distâncias no Google Maps ligando pontos no mapa

Agora você pode medir distâncias no Google Maps ligando pontos no mapa

Emerson Alecrim Por
5 anos atrás

Nesta semana, o Google Maps ganhou uma funcionalidade simples, mas tão útil que deveria ter sido mais divulgada pela empresa - o máximo que houve foi uma nota discreta no Google+. De qualquer forma, cá estamos nós para isso: trata-se da possibilidade de calcular a distância entre dois ou mais pontos com poucos cliques do mouse.

O funcionamento é simples: basta visualizar qualquer localidade na versão web do Google Maps, clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto inicial da medição, escolher a opção "Medir distância" e, em seguida, clicar com o botão esquerdo sobre o local de destino. A distância é fornecida em metros e quilômetros, além de pés e milhas.

Medindo distâncias no Google Maps

Medindo distâncias no Google Maps

É possível fazer medições bastante precisas porque a funcionalidade é capaz de ligar vários pontos: assim que você clicar sobre o primeiro local de destino, pode continuar clicando em outros. Cada novo trecho é somado ao anterior. Se você errar, basta clicar novamente sobre o ponto para anulá-lo ou simplesmente arrastá-lo para o local correto.

Há muita utilidade neste recurso: você pode planejar o melhor trajeto para uma caminhada, o caminho mais curto para chegar ao trabalho de carro ou estimar o tempo que você vai ter que andar de uma estação do metrô até um estabelecimento nas redondezas, por exemplo.

As medições não se limitam a locais próximos: pode-se medir distâncias entre pontos do mapa independentemente do nível de aproximação. Se você o fizer entre dois continentes, por exemplo, verá inclusive que o Maps "dobrará" a linha para acompanhar a curvatura do planeta.

Sim, mentes férteis também gostarão da novidade

Sim, mentes férteis também gostarão da novidade

Pelo o que constatamos, a novidade está funcionando nas versões do Google Maps para todos os idiomas, inclusive português. Note, no entanto, que os apps móveis do serviço ainda não contam com o recurso. Sequer sabemos quando contarão, uma vez que o Google não deu qualquer estimativa.

E se você ficou com a impressão de já ter visto esta funcionalidade antes, saiba que pode ter razão: na versão anterior do Google Maps era possível ativar um recurso semelhante a partir das opções do Labs.

Com informações: The Next Web

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.