Início » Celular » Microsoft pode estar perto de abandonar os nomes "Nokia" e "Windows Phone"

Microsoft pode estar perto de abandonar os nomes "Nokia" e "Windows Phone"

Emerson Alecrim Por

Indícios de que a Microsoft deixará de usar o nome "Nokia" em seus dispositivos continuam surgindo. O mais recente deles vem do site GeeksOnGadgets, que afirma ter tido acesso a documentos da empresa que relevam esta intenção. Além de "Nokia", outra denominação em via de ser abandonada é "Windows Phone".

O desuso de "Nokia" é previsto há tempos, afinal, é natural que a Microsoft queira fortalecer seu próprio nome no segmento móvel. Durante uma rodada de perguntas e respostas feita em abril deste ano, o ex-CEO da Nokia e agora executivo da Microsoft Stephen Elop chegou inclusive a dizer que a marca não será utilizada por muito mais tempo.

Lumia 730 / 735

Lumia 730: talvez o último a ostentar a marca Nokia

Como a Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto, não se sabe quando "Nokia" será descartado de vez, mas a transição parece já ter começado: recentemente, a companhia deixou de utilizar a denominação em alguns aplicativos famosos da marca. "Nokia Camera", por exemplo, em breve será conhecido como "Lumia Camera".

Neste sentido, é possível que os recém-revelados aparelhos 730 e 830 sejam os últimos a ostentarem a marca “Nokia”. Os próximos modelos exibirão apenas o nome "Lumia", provavelmente.

Mas é a denominação "Windows Phone" que surpreende. Por que a Microsoft a abandonaria depois de tanto esforço para destacá-la? É possível que a empresa não esteja satisfeita com o longínquo terceiro lugar que a plataforma ocupa no mercado.

A mudança de nome seria apenas um dos vários esforços para posicionar melhor a Microsoft no segmento móvel, portanto. O novo nome, segundo os documentos vazados, será apenas "Windows".

Windows Phone 8 - palco

Esta ideia faz sentido se a companhia tiver mesmo intenção de criar uma plataforma unificada, isto é, capaz de atender a vários tipos de dispositivos. Porém, se o plano for pegar carona na popularidade do Windows no desktop, dá para questionar facilmente esta estratégia.

Assim como no caso de “Nokia”, não há posicionamento oficial da Microsoft sobre o possível abandono do nome “Windows Phone”. Se estas mudanças forem mesmo promovidas, fica a certeza: não é na administração de Satya Nadella que a Microsoft quebrará a tradição de implicar com os nomes de seus produtos.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rocha Supermercado
O Lumia 535 ja está com o nome MIcrosoft, já tá meio estranho pra mim, preferia q fosse Nokia
Luan Borges

É só não comprar celular da Positivo ou da CCE então

odnlo

Então foi por isso que a HTC lançou o ONE M8 for Windows, não for Windows Phone.

Danilo Santos
Então foi por isso que a HTC lançou o ONE M8 for Windows, não for Windows Phone.
Sergio Fagundes
Eu não compraria um telefone da marca que trava meu computador. mas da Nokia com certeza (na verdade desde que larguei meu startac sempre usei nokia).
Ígor Moreira
No acordo assinado e divulgado, a Nokia (leia-se: Here e Network) só poderão fabricar aparelhos moveis daqui a 10 anos. Então... Não veríamos tão cedo de qualquer forma.
Rodolpho Freire

A apple possue 2 sistemas diferentes (iOS e OSX) com serviços unificados... que era o que acontecia com o Windows Phone 7 (criado com base no WinCE) e o Windows normal... Hoje tanto o windows phone 8 quanto o windows utilizam o mesmo kernel.. a proposta do 9 é unificar de vez o sistema.. desse modo em vez de complicar para os programadores.. irá facilitar e muito, pois a proposta é criar um App que vai rodar no celular, tablet, pc (como janela), e até xbox... Então se vai ser tudo a mesma coisa.. porque então não simplesmente chamar Windows

Rodolpho Freire
Então... mas se você ver o preview do win9 os apps metro (que são a proposta dos universair) vão funcionar em janelas que viabiliza o uso no desktop.
Eliézer José Lonczynski
Uma pena que não veremos smartphones com a marca Nokia tão cedo então.. :(
Vitor Mikaelson
Ok. Viva num universo paralelo.
Pedro Maich
1. A Apple é desde o momento que falei que é a minha opinião. 2. Eu não falei que a Apple unifica sistemas. 3. Deixa de ser chato.
Vitor Mikaelson
Desde quando a Apple é "melhor empresa na unificação das plataformas"? A Apple integra serviços, e não sistema de verdade. Aliás, a MS não integra, ela unifica.
Vitor Mikaelson
Você não entendeu. Agora no Windows 9, a MS vai abandonar os apps comuns e investir apenas em Modern Apps. Por exemplo, os rumores dizem que o Windows Media Player vai embora. Até por que, para que dois players? Duas calculadoras? etc Os Modern Apps vão rodar como programas comuns na área de trabalho, mas mesmo assim, serão universal.
Vitor Mikaelson
Só há um problema: A Nokia vendeu as fábricas dela para a Microsoft.
Vitor Mikaelson
Aqui no Brasil e Índia, a marca Nokia tem grande força. Mas em alguns outros como Canada e EUA, eles quase que odeiam a nokia. rs
Exibir mais comentários