Início » Celular » Loja de músicas da Nokia começa a perder DRM

Loja de músicas da Nokia começa a perder DRM

Avatar Por

Grandes lojas online de músicas já não usam mais o arcaico sistema de proteção de direitos autorais, o DRM. A iTunes Music Store, a Amazon MP3 Store e muitas outras desistiram de tentar restringir em quais dispositivos seus clientes podem ou não ouvir seus arquivos compradas legalmente. E a Ovi Music, loja da Nokia, está seguindo o mesmo caminho.

As lojas da Rússia e Índia foram as primeiras a se libertarem do DRM, mas segundo um anúncio da Nokia em dezembro do ano passado, outros mercados podem ser os próximos e a empresa atua em 22 países diferentes vendendo músicas. No entanto, usuários do serviço Comes With Music, que podem baixar músicas de graça durante 1 ano por terem comprado um aparelho Nokia, continuarão precisando baixar arquivos com DRM até o fim do período marcado em suas contas. Nada mais lógico, já que ele é similar a um serviço de assinatura.

Caso o mercado brasileiro esteja na lista de mudanças, a Nokia Ovi Music poderá ser a primeira mais uma loja de músicas online brasileira a vender arquivos sem o DRM. Entrei em contato com a assessoria de imprensa da Nokia Brasil perguntando sobre essa possibilidade, mas até o momento da publicação desse post não houve resposta. [Engadget]

[Atualização às 09:51]: O leitor Márcio informou nos comentários que a Coolnex já está vendendo músicas no formato MP3 sem DRM faz algum tempo. E não é que o progresso realmente chegou no Brasil?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Silva
Yep. A Nokia tem um aplicativo próprio.
Juarez Lencioni Maccarini
Na Coolnex ou na Nokia? Suponho que seja na Coolnex, correto?
Rafael Silva
Uma coisa que notei ao testar o serviço: meu número do cartão de crédito foi transmitido SEM criptografia. Uaderréu?
Rafael Silva
Márcio, pelo que vi nos termos de uso da Coolnex, ainda há algumas músicas com DRM sendo vendidas. De qualquer maneira, vou verificar e atualizo o post. Obrigado!
Márcio
Só para informar, a Coolnex também vende músicas sem DRM (aliás, exclusivamente sem DRM), então a Nokia não seria a primeira loja online a vender MP3 sem DRM por aqui. No mais, estou à espera deste serviço!