Início » Celular » Nokia N1: um tablet com Android 5.0 e USB reversível

Nokia N1: um tablet com Android 5.0 e USB reversível

Emerson Alecrim Por

A parte não adquirida da Nokia não demorou muito para anunciar seu primeiro produto sem vínculo com a Microsoft: nesta terça-feira (18), a companhia apresentou o Nokia N1, um tablet com visual clean (e um tanto familiar) que roda Android 5.0 Lollipop e a versão beta do Z Launcher.

Nokia N1

O dispositivo tem características que lhe conferem algum destaque. Para começar, a sua tela, de 7,9 polegadas e proporção 4:3, conta com 2048x1536 pixels, painel IPS e proteção Gorilla Glass 3.

Em seu interior, há um processador quad-core Atom Z3580 de 2,4 GHz (64 bits), 2 GB de RAM, GPU PowerVR G6430, 32 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 5.300 mAh. O tablet também conta com câmeras frontal e traseira de 5 e 8 megapixels, respectivamente.

Nokia N1

A espessura do N1, de 6,9 mm, não decepciona, o mesmo valendo para o seu peso: 318 gramas.

O detalhe mais surpreendente fica na parte inferior do dispositivo: entre dois alto-falantes estéreo há uma porta USB 2.0 com conector do tipo C, aquele padrão reversível e compacto finalizado em agosto. Na conectividade, também há Wi-Fi 802.11ac com tecnologia MIMO e Bluetooth 4.0.

Nokia N1

As vendas do Nokia N1 começam em fevereiro de 2015. O primeiro mercado a ser atendido será a China. Por lá, a novidade terá preço equivalente a US$ 250. Depois, o produto chegará à Rússia e a outros mercados da Europa. Como a Microsoft ficou com as fábricas da Nokia, a produção do tablet caberá à Foxconn.

Para quem se pergunta, ainda não há informação de disponibilização no Brasil. Porém, a questão mais importante é: será que o N1 é um sinal de que logo mais a Nokia lançará um smartphone? É provável que não. Na semana passada, o CEO da companhia Rajeev Suri explicou que o retorno ao mercado de celulares é possível, mas só se outra empresa desenvolver o produto e, mediante um acordo de licenciamento, inserir a marca da Nokia no dispositivo. É algo que, até certo ponto, está sendo feito com o N1.

De qualquer forma, muita gente se mantém esperançosa na possibilidade de Suri estar apenas tentando desviar as atenções - segundo o contrato fechado com a Microsoft, a Nokia "clássica" estará livre para produzir smartphones a partir de 2016.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus
https://goo.gl/3EFXFZ
Matheus
https://goo.gl/Szqw7t
Matheus
https://goo.gl/XVkMh6
Matheus
https://goo.gl/AtXVjm
Matheus
https://goo.gl/79SivA
Matheus
https://goo.gl/XHNej6
Matheus
https://goo.gl/aFupir
Matheus
https://goo.gl/oqDK5n
Matheus
https://goo.gl/oNtz5e
Matheus
https://goo.gl/722iXP
Matheus
https://goo.gl/2rVRtw
Matheus
https://goo.gl/6TembE
Matheus
https://goo.gl/RD2bEp
Matheus
https://goo.gl/CBHtS2
Matheus
https://goo.gl/eovXXt
Matheus
https://goo.gl/UfEind
Matheus
https://goo.gl/orXxyC
Matheus
https://goo.gl/5xLmy6
Matheus
https://goo.gl/vuVhZ4
Matheus
https://goo.gl/xYQpYo
Matheus
https://goo.gl/1gFbtJ
alySSa #38
Nokia <3
Alyssa #5
Nokia <3
BubbleCool
Corrigindo, qualidade Foxconn, amigo. A verdadeira divisão que desenvolvia celulares e tablets da Nokia agora faz parte da Microsoft! Esse tablet aí, é de inteira responsabilidade da Foxconn, desde o seu desenvolvimento e distribuição, até o suporte, por isso, não acho que esse tablet sairá do mercado asiático, pois empresas chinesas costumam ser um pouco restritas...
BubbleCool
Mas é totalmente diferente o que a Apple e o que a Nokia fazem... a Foxconn apenas monta os dispositivos Apple, já a Foxconn é responsável por TUDO nesse tablet aí (desenvolvimento, distribuição, suporte...), ou seja, o nome Nokia ali é apenas uma maquiagem, pois afinal, quem preferiria comprar um tablet escrito Foxconn do que um Tablet escrito Nokia? Por favor, não se enganem a respeito disso.
BubbleCool
Vale lembrar, que toda a qualidade da antiga Nokia ficou na Microsoft, então não comprem esses novos Nokia que sairão achando que estão comprando um Nokia legítimo com toda aquela qualidade e seus recursos exclusivos (se bem que acho difícil alguém da América conseguir comprar, pois como esse tablet é todo desenvolvido pela Foxconn, ela cuida até do processo de distribuir e dar suporte, ou seja, vai ficar restrito a Ásia).
Lucasnnn
O povo ama Nokia mesmo falando que n9 era fluido nada ver.. talvez fosse dual core seria . isso é a prova que a empresa faliu porque quiz poderia ser TOP ai com smartphones se tivesse adotado o Android antes
lucian
Lucian oliveira, ola galera queria deixar claro o que compreendi sobre o enunciado, a nokia clássica, não desenvolveu o tablet foi outra empresa, assim como a clássica nokia não fabricará o tablet e sim outra empresa no caso foxconn ( quem mexe com informática sabe a reputação de suas placas) apesar de um belo Android e de uma tela bem resistente não acho que será um bom aparelho.
Fica minha opinião.
Julian Leno
Por isso mantenho meu N9 intacto aqui comigo, é o aparelho mais incrível que já usei
Shariban
Habemus NOKIA.
Matheus
Nossa, bem parecido com o Ipad Air
mtfelipe
Nossa, bem parecido com o Ipad Air
Thiago
Cara... Então você não deve ter ouvido falar de apps como Tasker, Intelli3G e outros... Jamais você conseguirá automatizar um iPhone como quando se aprende a usar o Tasker. IPhone é bom sim, mas para usuário. Quem é aficcionado, usa Android pelas possibilidades de personalização que, obviamente, demandam conhecimento e aprendizado, coisas estas que as pessoas tendem a ter preguiça, afinal, celular é para Facebook e whatsapp né! SQN
Edu
Você está errado. :)
Edu
Já tive um android "top" e digo que sim, não é o melhor sistema. iOS é destruidor, mesmo!

E eu entendo do que estou falando. Já passei por várias plataformas. A mais recente atualização do WP já esta melhor que androids.
Keaton
Tudo que eu gostaria de saber é: Roda Puzzle and Dragons? LOL
(PAD aparenta ter problema em processador não-ARM. Porém não encontro uma pessoa para testar isso pra mim. :I )
Breno Ribeiro
Pois é, entre Android e WP eu escolheria o MeeGo. HUE.
A fluidez daquele N9 era incrível, na boa. Mas sinto falta mesmo do Symbian. Sou usuário do WP 8.1, é um sistema bom, fluido e estável, mas ainda faltam algumas coisas como o OTG que já existiam no N8 em 2010. Pena que a Nokia focou em hardware, e esqueceu de dar uma atenção no software, principalmente no aspecto "Loja".
Jedielson Almeida
Smartphones *
Jedielson Almeida
Um smartphone com a construção de hardware Nokia, Câmera do L1020 e com Android: meu sonho! *-*
Josiel Hen
que lindo esse ipad, não, pera...
Murilo Aquino
E esse iPad mini com selo Nokia e rodando Android, minha gente? Não sei vocês, mas eu passo.
Guilherme C.
Se tivessem levado o MeeGo pra frente já seria algo incrível.
Guilherme C.
Tablets no Brasil tem isenções. O preço não abaixa pq aqui o lucro das empresas é coisa de outro mundo.
Gabriel Brito
Parece um excelente tablet. Mas temos que lembrar que a Nokia "que todo mundo gosta" (ou seja: tudo que fez a Nokia ter a fama que tem hoje com o público em geral) está na Microsoft.
Victor
Só eu estou achando que isso ai é um Ipad mini ?
Eliézer José Lonczynski
Sim por isso elogiei, parece ter a qualidade iPad dos tablets com um preço de 150 dólares a menos.
Black Cat
Já tive IOS e Android, não troco o Android por nada, quando uso ios me sinto em 2010 de tão enfadonho que é.
Senju Hashirama
Já tive IOS e Android, não troco o Android por nada, quando uso ios me sinto em 2010 de tão enfadonho que é.
Andriw
Finalmente um Nokia que possui aplicativos...
Guilherme C.
Android pra ARM é a maior plataforma. Android pra x86 tem muitas limitações comparativamente.
Thiago
Se você tiver um Galaxy XYZKW Quad-chip com TIM pré-pago, realmente... caso tiver um aparelho decente, sua afirmação é inválida. (existe também o fator "saber mexer com celular/entender computação na jogada"... senão vc é apenas um usuário).
Jonas S. Marques
Ao menos nas specs o tablet parece ser excelente;
Walter Hugo Nishida Xavier da
Bem menos. Um iPad Mini 2 custa R$ 1.399,00 na loja da Apple.
Um LG G Pad V500 possui Snapdragon 600 com uma tela um pouco pior e hoje dá pra encontrar por R$ 600 com facilidade.
Outra coisa, a Nokia não costuma cobrar o ágio absurdo que a Apple/Sony cobram, então caso esse tablet seja lançado no Brasil, provavelmente vai vir a um preço bem acessível.
*Torcendo*
Fernando Camilo
Gente, cadê o Surface Mini?
Próxima comercial da MS: Surface x N1
mhenriquecd
Foxcomm fabrica aparelhos para muitas outras empresas, inclusive Apple
mhenriquecd
Logo vamos ter também smartphones da Nokia com Android, mais ou menos daqui a 1 ano
Isso porque o contrato com a Microsoft termina no final de 2016
Edu
O melhor e todo mundo usa uma vírgula! Muitos usam por ser mais barato, apenas. Preferir tenho certeza que prefeririam o melhor, e Android não é o melhor.
Walter Hugo Nishida Xavier da
Anuncia um iPad Mini com Android ainda por cima. hue.
Guilherme C.
Arquitetura x86. Passo.
Luan Oliveira
Nada a ver, mesmo que você não queira, o Android é a melhor e maior plataforma, todo mundo usa e prefere, esse tablet vai vender igual água se for à menos de 1000.
Luan Souza
Nada a ver, mesmo que você não queira, o Android é a melhor e maior plataforma, todo mundo usa e prefere, esse tablet vai vender igual água se for à menos de 1000.
Leandro Nascimento
Se desde o começo a Nokia tivesse feito aparelhos Lumia com Android, ela seria IMBATÍVEL!!! Não teria pra XAMXUNG, Motorola, LG nem ninguém... ela seria a maior concorrente da Apple e com certeza não teria sido vendida à Microsoft.
Eliézer José Lonczynski
Belo tablete da Foxconn, um iPad em conta.
Alisson Santos
Sim, o dia chegou, mas os dispositivos não serão exatamente Nokia. Pelo menos não como antes. Provavelmente alguma empresa chinesa sem nome vai licenciar a marca.
Alisson Silva
Sim, o dia chegou, mas os dispositivos não serão exatamente Nokia. Pelo menos não como antes. Provavelmente alguma empresa chinesa sem nome vai licenciar a marca.
Ygor Nascimento
Infelizmente, de "Nokia" esse tablet só tem o nome :(
Alisson Santos
Eu pensei que tablets eram incluídos na categoria 'dispositivos móveis', na qual a Nokia é proibida de comercializar até 2016.
Alisson Silva
Eu pensei que tablets eram incluídos na categoria 'dispositivos móveis', na qual a Nokia é proibida de comercializar até 2016.
Roberto
Nokia com Android é uma realidade o/ pelas especificações esse tablet parece muito bom, poderia chegar ao Brasil.
Arthur Medeiros
Nossa, que espetacular! No momento em que as vendas de tablets caem e os phablets vão tomando conta, a Nokia aparece e anuncia um... tablet.
ArthurMedeiros
Nossa, que espetacular! No momento em que as vendas de tablets caem e os phablets vão tomando conta, a Nokia aparece e anuncia um... tablet.
Helio Osako
Dispositivo Nokia com Android... sempre soube que esse dia chegaria!
Eles ensaiaram muito o desenvolvimento com Android no Nokia X e no Z Launcher, tava na cara que isso iria acontecer.
Danilio Costa Silva
O design é bem próximon do Ipad mini, mas acho que é justamente por ele concorrer diretamente com ele, que eles utilizaram um design unibody, além é claro da já esperada qualidada Nokia, eu gostei do preço, se vier para o Brasil em 2015 não deve passar de 1499,00, mesmo com nossa absurda carga tributária, talvez até mais barato já que a Foxcom já tem fábrica aqui.