A parte não adquirida da Nokia não demorou muito para anunciar seu primeiro produto sem vínculo com a Microsoft: nesta terça-feira (18), a companhia apresentou o Nokia N1, um tablet com visual clean (e um tanto familiar) que roda Android 5.0 Lollipop e a versão beta do Z Launcher.

Nokia N1

O dispositivo tem características que lhe conferem algum destaque. Para começar, a sua tela, de 7,9 polegadas e proporção 4:3, conta com 2048×1536 pixels, painel IPS e proteção Gorilla Glass 3.

Em seu interior, há um processador quad-core Atom Z3580 de 2,4 GHz (64 bits), 2 GB de RAM, GPU PowerVR G6430, 32 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 5.300 mAh. O tablet também conta com câmeras frontal e traseira de 5 e 8 megapixels, respectivamente.

Nokia N1

A espessura do N1, de 6,9 mm, não decepciona, o mesmo valendo para o seu peso: 318 gramas.

O detalhe mais surpreendente fica na parte inferior do dispositivo: entre dois alto-falantes estéreo há uma porta USB 2.0 com conector do tipo C, aquele padrão reversível e compacto finalizado em agosto. Na conectividade, também há Wi-Fi 802.11ac com tecnologia MIMO e Bluetooth 4.0.

Nokia N1

As vendas do Nokia N1 começam em fevereiro de 2015. O primeiro mercado a ser atendido será a China. Por lá, a novidade terá preço equivalente a US$ 250. Depois, o produto chegará à Rússia e a outros mercados da Europa. Como a Microsoft ficou com as fábricas da Nokia, a produção do tablet caberá à Foxconn.

Para quem se pergunta, ainda não há informação de disponibilização no Brasil. Porém, a questão mais importante é: será que o N1 é um sinal de que logo mais a Nokia lançará um smartphone? É provável que não. Na semana passada, o CEO da companhia Rajeev Suri explicou que o retorno ao mercado de celulares é possível, mas só se outra empresa desenvolver o produto e, mediante um acordo de licenciamento, inserir a marca da Nokia no dispositivo. É algo que, até certo ponto, está sendo feito com o N1.

De qualquer forma, muita gente se mantém esperançosa na possibilidade de Suri estar apenas tentando desviar as atenções – segundo o contrato fechado com a Microsoft, a Nokia “clássica” estará livre para produzir smartphones a partir de 2016.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

alySSa #38

Nokia <3

Alyssa #5
Nokia <3
BubbleCool
Corrigindo, qualidade Foxconn, amigo. A verdadeira divisão que desenvolvia celulares e tablets da Nokia agora faz parte da Microsoft! Esse tablet aí, é de inteira responsabilidade da Foxconn, desde o seu desenvolvimento e distribuição, até o suporte, por isso, não acho que esse tablet sairá do mercado asiático, pois empresas chinesas costumam ser um pouco restritas...
BubbleCool
Mas é totalmente diferente o que a Apple e o que a Nokia fazem... a Foxconn apenas monta os dispositivos Apple, já a Foxconn é responsável por TUDO nesse tablet aí (desenvolvimento, distribuição, suporte...), ou seja, o nome Nokia ali é apenas uma maquiagem, pois afinal, quem preferiria comprar um tablet escrito Foxconn do que um Tablet escrito Nokia? Por favor, não se enganem a respeito disso.
BubbleCool
Vale lembrar, que toda a qualidade da antiga Nokia ficou na Microsoft, então não comprem esses novos Nokia que sairão achando que estão comprando um Nokia legítimo com toda aquela qualidade e seus recursos exclusivos (se bem que acho difícil alguém da América conseguir comprar, pois como esse tablet é todo desenvolvido pela Foxconn, ela cuida até do processo de distribuir e dar suporte, ou seja, vai ficar restrito a Ásia).
Lucasnnn
O povo ama Nokia mesmo falando que n9 era fluido nada ver.. talvez fosse dual core seria . isso é a prova que a empresa faliu porque quiz poderia ser TOP ai com smartphones se tivesse adotado o Android antes
lucian
Lucian oliveira, ola galera queria deixar claro o que compreendi sobre o enunciado, a nokia clássica, não desenvolveu o tablet foi outra empresa, assim como a clássica nokia não fabricará o tablet e sim outra empresa no caso foxconn ( quem mexe com informática sabe a reputação de suas placas) apesar de um belo Android e de uma tela bem resistente não acho que será um bom aparelho. Fica minha opinião.
Julian Leno
Por isso mantenho meu N9 intacto aqui comigo, é o aparelho mais incrível que já usei
Shariban
Habemus NOKIA.
Matheus

Nossa, bem parecido com o Ipad Air

mtfelipe
Nossa, bem parecido com o Ipad Air
Thiago
Cara... Então você não deve ter ouvido falar de apps como Tasker, Intelli3G e outros... Jamais você conseguirá automatizar um iPhone como quando se aprende a usar o Tasker. IPhone é bom sim, mas para usuário. Quem é aficcionado, usa Android pelas possibilidades de personalização que, obviamente, demandam conhecimento e aprendizado, coisas estas que as pessoas tendem a ter preguiça, afinal, celular é para Facebook e whatsapp né! SQN
Edu
Você está errado. :)
Edu
Já tive um android "top" e digo que sim, não é o melhor sistema. iOS é destruidor, mesmo! E eu entendo do que estou falando. Já passei por várias plataformas. A mais recente atualização do WP já esta melhor que androids.
Keaton
Tudo que eu gostaria de saber é: Roda Puzzle and Dragons? LOL (PAD aparenta ter problema em processador não-ARM. Porém não encontro uma pessoa para testar isso pra mim. :I )
Exibir mais comentários