Identificar sequências de caracteres retorcidos e coloridos no meio de uma imagem será coisa do passado, pelo menos no que depender do Google. Nesta quarta-feira (3), a companhia apresentou oficialmente uma nova e muito mais amigável versão do sistema reCAPTCHA.

Os mecanismos de Captcha atuais são utilizados para impedir que “bots” se cadastrem ou vasculhem sistemas online. Muitos deles podem preencher formulários de contato, por exemplo, e encher os canais de atendimento de empresas com spam. Ao informar corretamente os caracteres presentes em uma imagem, o usuário prova que o seu acesso é legítimo.

O problema é que sistemas do tipo costumam causar transtornos. Quem é que já não se aborreceu depois de ter tentado acertar códigos de Captcha várias vezes? Sem contar que não é de hoje que estas implementações podem ser burladas – bots e scripts ficaram mais sofisticados com o passar do tempo.

A atualização que o Google anunciou hoje é um “noCaptcha”, ou seja, um mecanismo que simplesmente dispensa o usuário de identificar e digitar códigos. Tudo o que a pessoa precisa fazer é clicar em uma caixa de seleção.

novo reCAPTCHA

Esta nova abordagem é mais sofisticada do que parece. É claro que bots podem registrar cliques para enganar o serviço, mas um sistema de inteligência artificial faz uma análise de navegação no melhor estilo “antes, durante e depois” do clique para determinar se a ação foi, de fato, executada por uma pessoa.

Em dispositivos móveis ou quando o clique não for suficiente, o reCAPTCHA pode pedir ao usuário que resolva um rápido desafio, como identificar em um conjunto de fotos quais exibem um gato.

Verificação com imagens

O novo reCAPTCHA vem sendo testado há algum tempo em serviços como Snapchat, Humble Bundle e WordPress (você pode vê-lo aqui). Os resultados obtidos até agora são convincentes, mas o Google alerta que o Captcha não deverá ser abandonado tão cedo. Se o sistema continuar desconfiado da legitimidade de um acesso, poderá exigir do usuário a tradicional digitação de um código, por exemplo.

Desenvolvedores interessados na nova proposta poderão obter mais detalhes no site oficial do reCAPTCHA.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Paulo
Fica bem mais amigável agora comparado ao sistema anterior.
Gabriel_Queiroz
Então quer dizer que a google ja terminou de digitalizar livros e identificar as casas?
Lucas Dias
Ufa, finalmente alguém pensou em algo para mudar isso!
Tiago Celestino
Proposta interessante.
Lucio717
agora nesses captchas de numero de casa, direto e reto me aparecem uns que são só um borrão, fico só rindo
Keaton
Tinha outro sistema de captcha parecido com esse. Mas agora não me vem o nome...
danielneves
Eu já tinha notado e usado isso no humble bundle mês passado, achei interessante. Usei duas vezes. Na primeira só foi clicar, na segunda precisei resolver um captcha eu acho
danielneves
É, mas depois de um bom tempo eles nem precisavam mais disso, conseguiam fazer com que essas imagens pudessem ser lidas sem a ajuda de humanos.
Rafael Machado de Souza
sim! eram os captchas com 2 palavras. a primeira era o captcha real e a segunda era pra ajudar a digitalizar livros. teve tambem outra que ajudava a identificar a numeração de imoveis do street view.
Guilherme
Isso daí não tem a ver com o Google pesquisa que fica fazendo os usuários identificarem coisas para criar uma base de dados e utilizar como algoritmo? Assim como diziam do tradicional recaptcha que eles estavam armazenando dados de como identificamos as letras e criar um algoritmo(ou robô) que pode "ler" imagens?
Silvio Ney
Fiz algo parecido, dá pra entender um pouco como é um "arrasto" humano e um "arrasto robotizado". Colocando um efeito de "arrasto" do ponto atual do mouse ao "check" atrapalha um bucado na verificação desse tipo. A sorte é que, como eles anunciaram, esse é um dos meios de descobrir se é um humano ou não...apenas um dos meios. :)
Bruno Guerreiro
Eu tinha visto isso funcionando dia desses, em algum site por ae... fiquei curioso para saber qual a taxa de sucesso desse algoritmo deles. Como sou dev, fui ver que mágica eles faziam e percebi que uma das coisas é monitorar o "arrasto" que o ponteiro do mouse faz ao entrar na caixinha cinza em direção ao checkbox. Eles devem ter chegado em alguma forma de entender quando esse movimento não é natural... bem interessante!
Breno
Hmmm, por isso fiquei na sensação de já ter visto isto e fiquei naquela... Como assim vai lançar se já vi isso daí?! E foi no humble bundle que eu informei q n sou um robô
PKX
Bundle Humble?
Alisson Silva
Uma vez eu fui excluir um perfil numa rede social e o captcha exibido foi "Big Idiot".