Início » Software » Mais sobre o Windows 10: Spartan, Continuum, Cortana, Xbox e outros

Mais sobre o Windows 10: Spartan, Continuum, Cortana, Xbox e outros

Por
3 anos atrás

Os últimos anos não foram os melhores do Windows. De certo modo, as versões 8.x falharam em sua proposta de atender a dois segmentos – PCs e dispositivos com touchscreen -, razão pela qual sofrem críticas e rejeição até hoje.

Para dar a volta por cima, a Microsoft está focada no Windows 10. Em um evento realizado nesta quarta-feira (21), a companhia deu mais detalhes sobre como pretende fazer a versão ser bem aceita entre usuários de PCs e, de quebra, fazer o nome Windows ganhar mais relevância na área de mobilidade.

Eis um apanhado abordando resumidamente as principais novidades e características apresentadas.

Menu Iniciar

No início da apresentação, a Microsoft reforçou o que já sabíamos: o Menu Iniciar irá voltar, mas desta vez mesclando ícones em lista e as tiles (aqueles blocos) que fazem parte da tela de início do Windows 8.x.

Para quem está acostumado com uma tela inicial ocupando toda a interface, o novo Menu Iniciar poderá ser expandido e minimizado a qualquer momento.

Windows 10 - Menu Iniciar

Na prática, o recurso pouco mudou em relação ao que o Windows 10 Technical Preview já mostra. Para muita gente, isso significa que o novo Menu Iniciar não terá nada tão “revolucionário”, mas será bem-vindo mesmo assim.

Cortana

A assistente de voz que surgiu como a arma do Windows Phone para enfrentar o Siri da Apple e o Google Now foi confirmada para o Windows 10. Sim, isso significa que você poderá usar a assistente em seu PC.

Será possível dar instruções à Cortana tanto a partir de comandos de voz quanto via teclado. E a assistente não limitará sua atuação apenas à internet: ela poderá ser usada para procurar arquivos no computador e no OneDrive simultaneamente, abrir determinado aplicativo, enviar um e-mail sem necessidade de acesso ao site do serviço, entre outros.

Windows 10 - Cortana

Buscas online também serão uma tarefa para a Cortana. O background das pesquisas será o Bing, é claro, embora a Microsoft, curiosamente, sequer tenha mencionado o serviço na apresentação.

A princípio, a Cortana “falará” sete idiomas, mas ainda não está claro se o português é um deles.

Modo Continuum

O modo Continuum também foi abordado no evento. Trata-se, basicamente, de uma funcionalidade que faz a interface se adequar aos dispositivos que estamos utilizando. Se, por exemplo, você estiver usando um tablet com um teclado e desconectar o acessório depois de algum tempo, o Continuum detectará a mudança e passará a exibir um teclado virtual e a tela inicial em vez do Menu Iniciar.

A ideia é fazer com que o dispositivo possa alternar entre o uso de mouse, teclado e toques na tela com o máximo de fluidez.

Windows 10 - Continuum

Olha o Spartan aí

O browser que promete trazer uma nova experiência de navegação foi finalmente confirmado. O Spartan (ainda não se sabe se este nome será mantido) chegará um pouco depois do lançamento do Windows 10 – pode levar de três a cinco meses para ser disponibilizado -, mas virá mesmo com várias novidades.

Uma delas é um modo que tenta deixar as páginas com um visual mais agradável para leituras. Também haverá a possibilidade de guardar páginas para acesso posterior ou leitura offline, tal como já o fazem aplicativos como Instapaper e Pocket.

Será possível ainda fazer anotações no melhor estilo Evernote. Se você estiver lendo uma página e quiser destacar determinado parágrafo, poderá também selecioná-lo para inserir uma nota. Estes dados serão sincronizados automaticamente com sua conta no OneDrive e, se você precisar, podem ser compartilhados com colegas de trabalho, por exemplo.

E, sim, o Spartan será compatível com a assistente Cortana e contará com versão móvel.

Windows 10 - Spartan

Xbox

A Microsoft também quer que o Windows 10 se destaque em relação a jogos. Para isso, a plataforma terá mais integração com aplicações do Xbox. O usuário poderá iniciar chats com contatos do Xbox Live, comentar “jogatinas”, entre outros.

Se você pressionar as teclas Windows e G ao mesmo tempo, poderá gravar jogos em andamento, fazer capturas de telas e outras ações relacionadas. Estes recursos funcionarão com qualquer título rodando no Windows 10.

A parte mais interessante, no entanto, é a possibilidade de fazer streaming de games do Xbox One para um PC ou tablet com Windows 10. Além disso, o jogador poderá participar de disputas multiplayer em jogos disponíveis para ambas as plataformas (se você estiver no PC, poderá jogar com um amigo que está usando o Xbox One, por exemplo).

Outra informação que a gente já tinha, mas merece ser ressaltada: o Windows 10 contará com o DirectX 12, que promete desempenho até 50% superior em relação ao DirectX 11, além de menor exigência de energia.

Tablets, smartphones e aplicativos universais

Conforme esperado, a Microsoft revelou alguns detalhes sobre o Windows 10 para dispositivos móveis. O que se sabe é que a versão será específica para aparelhos com tela de até 8 polegadas e terá, como não poderia deixar de ser, interface baseada em tiles, mas com novidades.

Uma delas é um teclado virtual flutuante que deve ajudar na digitação com apenas uma mão. A área de notificações (Action Center) interativa – você pode responder a um SMS sem sair dali, por exemplo – é outra.

Windows 10 - smartphone

Com os chamados “aplicativos universais” (vide a imagem abaixo), o usuário poderá continuar no smartphone ou tablet atividades iniciadas no PC e vice-versa. Se funcionar bem, este será, certamente, um dos pontos altos da plataforma.

As ferramentas do Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.) se enquadrarão nesta categoria. E o melhor: virão instalados por padrão em tablets e smartphones. O pacote contará inclusive com um novo aplicativo de fotos que permitirá ajustes quase instantâneos nas imagens, assim como criação de álbuns.

Windows 10 - apps universais

A Microsoft promete liberar uma versão “preview” do Windows 10 para dispositivos móveis no próximo mês.

De graça para usuários atuais das versões mais recentes

Um dos anúncios mais especiais da apresentação é, certamente, a confirmação de que o Windows 10 será gratuito, pelo menos para boa parte dos usuários.

Caso use Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows Phone 8 ou Windows Phone 8.1, você poderá migrar gratuitamente para o Windows 10 durante o primeiro ano de disponibilização da versão.

Vale destacar que, uma vez que você tenha obtido o Windows 10 durante o período gratuito, poderá utilizá-lo como tal de maneira permanente, inclusive recebendo todas as atualizações.

windows_10_all

* * *

Os detalhes finais sobre o Windows 10 devem ser revelados em abril, quando acontece a conferência para desenvolvedores BUILD.

Para quem está testando o Windows 10 Technical Preview, uma atualização com alguns dos novos recursos será liberada na próxima semana.

Vale frisar que o Windows 10 não foi único assunto que a Microsoft abordou no evento. Um curioso dispositivo de realidade aumentada chamado HoloLens foi apresentado por lá. Saiba mais aqui.

  • Essa prévia do Spartan parece o Firefox rodando no Chrome OS. De resto, parece que Microsoft está ouvindo os usuários sobre a nova interface, além de melhorar a ideia de sistema híbrido, já que concorrência não deverá faltar. Vai ser concorrência de softwares pagos e de open-sources, mas esse preview mostra que a Microsoft não quer perder.

    • Ronaldo

      Na verdade, tirando frescuras, icones ou cores aqui ou ali, eu diria que é dificil fazer um navegador direrente dos navegadores atuais. O IE Metro do Windows 8 foi uma, e não foi bem sucedida.

      • Rodolpho Freire

        Mas por incrível que parece… pessoal que usa tablet, diz que ele é muito bom, bem otimizado para touch.

  • Rodolpho Freire

    Acho que só o básico foi informado, poderiam ter feito um artigo para cada ponto mencionado no evento… Nem menciona o Surface Hub e o HoloLens, sem contar alguns detalhes legais, como por exemplo o Skype integrado ao messenger de SMS nativo similar ao que já existe no iOS, ou as novidades do aplicativos Universais

    bom quem quiser mais detalhes sobre a apresentação
    http://www.windowscentral.com/windows-10

    @Alecrim Acho que você trocou os dispositivos nessa frase rsrsrs:

    (se você estiver no Xbox, poderá jogar com um amigo que está usando o Xbox One, por exemplo)

    Acho que tem que trocar Xbox por PC no começo ou no fim da frase.

  • R0gério

    Gostei muito da versão pra desktop. Ansioso pra atualizar!

    Já HoloLens não têm nada de holograma. É realidade aumentada já vista em outras oportunidades. Ficou legal e pode ter usos interessantes, mas longe de ser novidade ou algo revolucionário como querem vender. E basta lembrar aquele conceito de proteção das imagens do Xbox One que ocupava todo sala: só ficou no vídeo, nunca foi lançada. Sem falar em Milo e escaneamento de objetos com o Kinect 1 que não passaram de “vídeos conceituais”. Muita calma com a empolgação.

    Já a versão mobile… Deus, por que ainda insistem naquelas horríveis Live Tiles sem opção de mudar o Launcher?!

    • Acontece que o HoloLens é bem mais real que o Iluminiroom (como escreve isso?).
      Já deram para os jornalistas testarem.

      • R0gério

        Os jornalistas também puderam experimentar o Milo na E3 e… Não estou dizendo que não lançarão ou que será inútil. Só que entre uma demonstração e o lançamento de fato, tem muita água pra rolar. Melhor ser concentrar no Windows 10 que é um produto bem mais “palpável”.

        • Ronaldo

          A diferença nesse caso é a integração com o Windows (1.5 bilhões de dispositivos compativeis) e o fato do Hololens não depender de nada externo. Ele por si já é hardware e contem o proprio software.

          • R0gério

            Sem dúvida, é um ponto a ser considerar. Mas lembre que o primeiro kinect também ganhou versão pra Windows o que deixaria disponíveis as funções mencionadas para toda essa quantidade de usuários. No final das contas “não pegou” e o kinect pra Windows foi até descontinuado, se não me engano. Quanto vai custar o Holo? Vão disponibilizar aplicações realmente interessantes no lançamento?
            Só o fato de marketearem como algo que não é (holograma), já me deixa com um pé atrás. Ficou mais parecendo que precisavam de algo realmente diferente pra apresentar num evento que mostrou pouca novidade quanto ao Windows 10, comparado à Preview já liberada. E até a Preview do Win10 pra mobile só no mês que vem. Holo veio pra dar relevância à apresentação que, do contrário, teria sido bem morna NMO.

          • Ronaldo

            Bom, eu vejo grandes diferenças entre o kinectic para windows (que dependia de um computador com Windows para rodar) e o holo, que é um hardware autônomo.
            De toda forma, é prematuro demais arriscar qualquer palpite sobre o futuro dele.
            Sobre a apresentação em si, opinião pessoal, em nenhum momento antes de hoje foi confirmado pela Microsoft que o preview estaria sendo distribuído a partir de hoje. Agora sim, eles oficializam um horizonte de data para apresentar o produto para a comunidade.
            Se pensar bem, é uma estratégia interessante:
            Anunciam oficialmente hoje um Windows 10 em desenvolvimento,
            Começam a distribuir os previews na primeira quinzena de fevereiro,
            Apresentam um ou dois novos aparelhos na MWC de março, com uma versão Emerald, pronta para receber o W10 em juntar (final da primavera como, eles já informaram hoje).
            O perfil do Nadella não e de fazer pirotecnia, talvez por isso alguns tenham tido a impressão de apresentação morna.
            Do Windows para Smartphone ficou bel claro que a MS esta ouvindo ad coisas de bom senso que os usuários pedem: Agrupando configurações, respostas mas próprias notificações, melhorias absurdas no Office, tiles interativas, enfim, tudo que foi pedido esta sendo colocado no sistema.

          • R0gério

            Ainda assim, a integração com o Windows 10 é um ponto forte, como você mesmo disse. Então não deixa de haver semelhanças com o Kinect, ao meu entender. E usei o Kinect como exemplo porque ele se destacava dos concorrentes existentes na época e foi um de sucesso inegável pra MS. Comparar com o Zune é que não dá.
            Ainda acho que a apresentação ficou devendo. O desenvolvimento do Windows não foi anunciado neste evento. Já se sabia há meses de várias das características até da versão mobile. Apenas oficializar algo líquido e certo, além de amplamente divulgado anteriormente, é muito pouco, ao meu ver.
            Quanto à versão mobile especificamente, vi pouca novidade em relação ao que a própria MS já havia revelado e, sinceramente, achei pouco empolgante. Uma possibilidade bem maior de customização seria uma bela maneira de também ouvir o público. Experimentei um Lumia 520 e achei um aparelho de custo-benefício inigualável (na época), mas o sistema era uma tristeza. Parecia inacabado, além de visualmente “pouco agradável”, pra dizer o mínimo. Mas a segunda observação já é uma opinião bem pessoal, claro.
            Gostaria de ver o Windows virar uma alternativa mais interessante ao Android, igualmente oferecendo um leque maior de dispositivos, comparado à Apple. Então vou continuar acompanhado, apesar de minhas expectativas estarem bem baixas no momento.
            Já quanto ao Windows 10 pra desktop, não vejo pontos negativos. Tem tudo pra ser a melhor versão do sistema.

          • Kinect para Windows não foi descontinuado.

            Apenas a primeira versão, do Xbox 360 que saiu de linha. A do Xbox One tá normal…

            E a Adobe anunciou até parceria sobre isso:

            https://www.youtube.com/watch?v=PlLR9ANGsOo

            E tem outro vídeo da conferência onde anunciam ao vivo as coisas. Só olhar no canal da Adobe.

          • R0gério

            Vitor, a principal fonte de conteúdo pro kinect seria o XBOX. E ainda assim o primeiro pra X360 teve sua versão pra Windows descontinuada. Imagina agora que a própria MS tornou o novo kinect opcional, quase jogando pra debaixo do tapete. Não duvido que essa parceria com a Adobe tivesse sido assinada antes de descartarem o dispositivo do XB1. Só o tempo mostrará se os desenvolvedores vão manter interesse no dispositivo.
            Quanto ao Holo, só estou dizendo que no momento não me empolgou por haver muitas incertezas NMO. Li hands on bastante positivas, mas ao mesmo tempo confirmavam que o dispositivo era bem diferente daquele mostrado na apresentação. De novo, o HoloLens, neste estado, serviu mais pra criar hype em um evento que não atendeu à expectativa que eu tinha. Melhor me concentrar no Windows 10 desktop que parece sensacional.

          • O foco é meio diferente. No X1 é sobre jogos. No PC parece ser mais profissional.

          • R0gério

            Assim como kinect 1 pra Windows. Falavam até em aplicações médicas pra ele. E mesmo tendo gente já desenvolvendo pro dispositivo ele flopou. Dá uma lida nessa matéria do Engadget:

            http://www.appy-geek.com/Web/ArticleWeb.aspx?regionid=3&articleid=35107947

            Apesar de ter gente no site bem animada com o dispositivo, o autor do artigo divide comigo certas dúvidas quanto a ele realmente ser (ou se tornar) tudo aquilo que estão alardeando agora. Ele faz um pequeno resumo do histórico da MS (e dá pra incluir outras empresas) quanto a apresentação de tecnologias que nem sempre vingaram.

        • Mas o foco do Windows 10 é estar em todos os cantos.
          E a Microsoft é uma empresa também que adora e quer estar em todos os cantos… =P

  • Alisson Silva

    Essa busca nativa fixada na barra de tarefas + Cortana + o fato de o sistema ser liberado de graça vai aumentar consideravelmente a fatia de mercado do Bing.

    • E o pior é que a Cortana/Bing principalmente nos EUA, UK e China (!!!) é excelente.
      Google deveria ficar com medo depois dessa. rs

      • Ronaldo

        Por que voce acha que o Google começou com esse papel de cuzões apontando as falhas zero day do Windows ? TÃO SE CAGANDO NAS CALÇAS.

        • Nossa, faz todo o sentido agora oh.

          Vai ver eles fazem espionagem industrial e já estavam por dentro de todos os planos. Bem observado jovem!

          • Ronaldo

            Bom, não identifiquei de foi irônico ou não, mas o fato é que estão cagando mas calças mesmo. Tirando a bosta do email e o buscador, o resto só da agua ou da prejuízo. Vide Wave, Glass, Plus, Orkut, etc, etc, etc. E o que não da prejuízo, da mais lucro para a Microsoft do que para o próprio Google (vide 1 bilhao em royalties pagos pela çançung à Microsoft)…

          • Não foi ironia não, até te dei um voto positivo!

          • Ronaldo

            Tranquilo, é que seu nick não ajudou kkkkkk 😃

      • Anakin

        Nem tanto assim, o mercado mobile está crescendo, e creio eu que vá passar o de desktop, a MS tinha que focar no mobile, coisa que achei que falaram muito pouco.

        • Não focaram nada em especifico. Era tudo mais focado no ecossistema em si e a integração.
          Mas, não. Desktop ainda é extremamente importante.

          • mhenriquecd

            o mobile ja passou o desktop a muito tempo, hoje aparelhos Android vendem mais que aparelhos com sistemas da Microsoft e Apple juntos

          • Sim. Pois as pessoas não ficam trocando de computador todo dia.
            Até quem é hardcore com PC não troca PCs todo ano. No máximo, aumentam memória, nova placa de vídeo, um processador mais recente, etc.

            Hoje um computador com hardware simples serve para a grande maioria das pessoas que só acessam a internet, etc. Não há o por que comprar novo PC.

      • phpedrosof

        Quem tiver o preview do windws 10 não precisará comprar a licença? Mesmo não tendo uma licença do windows 7,8.1?

        • Bruno Vieira

          Vai precisar sim. O preview não é considerado um Sistema Operacional completo, logo só quem está nessas versões citadas estará apto a receber a atualização gratuita.

        • Também estou curioso quanto a isso….

        • Antonio Consante

          Aproveitando o comentário dele… Tenho um notebook que tem Windows 7 Starter “original”. Será que poderei atualizar para alguma versão do Windows 10?

    • Denis Padua

      Tô doido pra remover essa busca nativa na barra de tarefas, principalmente porque a cortana não funciona aqui.

      • Rodolpho Freire

        E quem disse que não irá funcionar?

      • Wesley

        Mas é possível esconder a barra de buscas, é só clicar com o botão direito e escolher Search Only Icon, ou Remove Both, isso estava presente nas ultimas builds liberadas

        • Denis Padua

          Isso eu sei, porém a caixa de busca do botão iniciar sumiu.

  • Thiago Xavier

    E esse óculos na ultima imagem?

  • Marcos Almeida

    Porque que toda vez que eu vejo a imagem de Minecraft em meio á outros jogos com gráficos belíssimos fico com a sensação de que há algo errado? Acho que só faz sentido pra quem é fã.

    • Eu acho esplêndido que numa era de “graphicwhorismo fotorrealístico” esse consiga ser um dos jogos mais populares. Nunca joguei nem tenho interesse, mas a direção de arte tem que atender à proposta do jogo, e se é diferente do mundo real não significa que é feio (muito pelo contrário, em boa parte dos casos).

      • Edmilson_Junior

        Minecraft fica naquela categoria de jogos que não se tem interesse inicial para jogar mas quando começamos, sobrevivemos, fazemos nossa primeira casinha quadrada e pensamos “Isso poderia ficar melhor” dá aquela vontade de melhorar, aumentar, caçar e criar os animais, plantar para ter tudo melhor e ir buscar uns minerais, volta, acha que está longe e prepara um sistema de trilhos, acha que o sistema a carvão é lento e melhora os trilhos e quando vê está jogando 8h sem parar. Isso quando não resolve mudar completamente o jogo original e adicionar magia, tecnologia ou até mesmo pokemons! Ser um real treinador pokemon, encontrando, lutando, capturando e etc. Tudo isso nos provando que o jogo pode ser divertido mesmo sem os melhores gráficos. Sim eu sou fã 😀

        • phpedrosof

          Nossa… Deu até vontade de experimentar hahaha
          Vou usar minha namorada de cobaia. No Windows Phone é a mesma coisa do pc?

          • Edmilson_Junior

            O do WP eu acho mais limitado simplesmente por não ter a combinação ágil teclado + mouse e acho que não dá para instalar mods, eu amo mods. Atualmente uso 17 mods, coisas pequenas como um mapa ou mostrar dados da armadura, novos tipos de ferramentas e até coisas grandes como criaturas marinhas, coisa que não existe no jogo original. Ter a opção de querer mudar totalmente o jogo e fazer isso copiando e colando um arquivo, que pode ser removido da pasta “mods” e o jogo ficar como o original sem problemas é muito prático. Eu recomendo experimentar primeiro no desktop :D. Se digitar minecraft no google imagens vai ver como o povo empolga construindo coisas.

  • Glauber Silva

    Essa foto do smartphone com uma imagem de fundo, cobrindo a tela toda e não só as tiles transparentes, é do evento?? Será que vai ter esse recurso mesmo? Estou perguntando porque vi em algum site uma imagem conceito do que seria o WP10 e era bem parecida com essa.

    • No Xbox já é assim, então faz sentido eles unir tudo.
      E, no evento tava meio diferente, mas acho que vão deixar várias opções de personalização para não ter mimimi.

    • Brunno Fernando

      É sim, a foto está no site da Microsoft. http://news.microsoft.com/windows10story/

      • Rafael Gomes Rocha

        Adorei isso! Já estava gostando muito do visual do WP, agora matou de vez.

        • Olacir Oliveira

          Verdade, essa ideia do background sem live tile transparente, ótima mudança, da pra mudar por exemplo, o branco, agora, quando se usa o tema ‘claro’

          • Glauber Silva

            Exatamente. Eu tive um Lumia 520, depois fiquei alguns meses com um iPhone 4S e agora voltei pro WP com um Lumia 925. Pra mim aquela maneira de organizar os ícones em grid, que o Android e iOS fazem, já é muito datada. A única coisa que me incomodava no visual do WP era essa imagem de background só aparecendo nas tiles. Tomara que mude mesmo!

          • Olacir Oliveira

            Wp e suas live tiles unicas, um grande diferencial, é meio que uma ‘marca’ da plataforma já, agora com esse background igual ao ue já é usado na versão x86, excelente.

  • 2015 o ano do Windows.

    Oh wait!

    • mhenriquecd

      O windows já não tem um monopolio no desktop , você ainda quer que ele domine outras plataformas ?
      e ai, bill gates ja comeu teu c* hoje ?
      ele pode ta fazendo isso com vc, comigo não vai fazer

      • Josué Junior

        Microsoft teve culhões o que a Apple não teve coragem de fazer…

      • A pior coisa que pode acontecer, na internet, é você encontrar alguém que não entenda SARCASMO.

    • Yuri da Silva

      2015 ano do GNU/Linux.

  • Senju Hashirama

    Parabéns para a Microsoft, simplesmente arrasou, eu já imaginava que o W10 seria gratuito, pois é impossível vingar um novo sistema operacional sem matar o W7, deveria ter uma atualização pra quem usa XP também.

    • A questão do XP é técnico mesmo.
      Não é possível fazer “upgrade” sem perder nada. Tipo atualização OTA.

    • Brian Lima

      O problema de atualizar os pcs que rodam o XP é o hardware, o XP roda em pcs com 256mb de ram, meu celular tem 8 vezes isso! A MS só traria problemas com isso.

      • Michel Vieira Pinto

        Nessa situação sim.

        Mas tem gente que tem máquina que rodaria perfeitamente o W7 e ainda roda o XP por amor!
        Essas pessoas aí merecem a morte! kkkkkkk

        Não merecem ganhar de graça o w10 de jeito nenhum.
        Se não trocou o xp até pelo excelente w7… jamais vai trocar pelo w10!

  • Kadu Gaspar

    1. Quem tem Windows 7 ou 8 OEM também poderá migrar gratuitamente para o Windows 10?
    2. Isto vale também para as versões Home Basic e Starter ou só as mais completas?
    3. Estas são perguntas ainda sem respostas?

    • Emanuel Schott

      Provavelmente vale pra todas as versões.

    • Ronaldo

      É prematuro chutar qualquer resposta, mas pelas declarações do Nadella, o foco da MS agora é vender serviços. Então, se voce tem uma versão Starter, Basic, Profissional, OEM ou não, tanto faz. O Windows 10 é de graça….

      • Kadu Gaspar

        Tomara que seja assim (e faz muito sentido diante dessa nova direção da Microsoft). Estava esperando uma promoção no estilo do lançamento do Windows 8 (por R$ 70 na época, e que me arrependo até hoje por não ter comprado), mas gratuito é ainda melhor.

      • Willian Cima

        No primeiro ano sim, grátis.

        • Ronaldo

          Em que momento falaram de primeiro ano gratis, perdi essa parte?

          • Willian Cima

            “Caso use Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows Phone 8 ou Windows Phone 8.1, você poderá migrar gratuitamente para o Windows 10 durante o primeiro ano de disponibilização da versão.”

          • Eduardo Wandscheer

            Depois de um ano da disponibilização, ninguém poderá fazer o upgrade. Terá que pagar. Agora dentro de um ano é FEE!

          • Rodolpho Freire

            Também se em 1 ano você não fizer a atualização mesmo sendo de graça.. é porque você não quer.

  • Ronaldo

    Prevejo um MIMIMI do caralho pelo fato do Office vir instalado por padrão.

    E, wtf Tecnoblog, vários sites internacionais chamam o HoloLens de ponto alto da apresentação hoje, e vocês citam: “… Um curioso dispositivo de realidade aumentada chamado HoloLens foi apresentado por lá” ! Tudo bem que tem um link, mas…

  • Edmilson_Junior

    Gostei de tudo oque li, uso o 7 e migrarei para o 10 “sem medo”. Gostei da gratuidade para versões mais antigas, permite a homogeneidade dos sistemas e vai facilitar o povo sem medo. A única coisa que tenho algum receito é a retrocompatibilidade com softwares mais antigos, eu jogo volta e meia Starcraft, o original de 1998 e não sei se ele depende do DOS para algo ou de alguma coisa que será abandonada.
    Espero as informações mais completas sobre o Windows 10 nos Windows Phones, que perderam o Phone no nome, se serão atualizados como prometido. A versão atual já me agrada bastante mas ter o mais novo é sempre bom.

  • Olacir Oliveira

    Conferência foi excelente, Windows 10, realmente, a Microsoft ta indo bem, Menu Iniciar pra quem não se adaptou, Cortana, o Spartan com suas adições, Apps modern atualizados, Windows Phone agora acertaram no fundo de tela inicial, stream do Xbox pro PC, agora é esperar ver tudo isso na versão final..

  • Guest

    Po, Windows 10 ta lindo, Cortana mais inteligente e Spartan realmente muito bom. Porém, de resto tem nada de novo, é a Microsoft correndo atrás.

    OS X e iOS ja tem integração a muito tempo, da pra atender telefone, enviar sms até através do imessage, coisa que a MS simplesmente deixou pra lá no WP, não vi função parecida, alias falaram muito pouco do mobile.

    Apps responsivos o google apresentou esse conceito junto com o Material Design, faz pra um que serve para todos, ou seja, nenhuma novidade.

    X Box One + Windows, se ninguem lembra é exatamente o conceito da Steam Machine + Steam, também nenhuma novidade, Valve ja tinha essa carta.

    Hololens é muito bonito, mas não vejo pessoas criando projetos com ele, vejo elas visualizando, porque haja treinamento pra ter uma precisão boa, e convenhamos, realidade aumentada ja ta ai faz tempo, ou seja, nada de novo também.

    A Conferência foi linda, mas, todos os concorrentes apresentaram suas ideias, MS vai la e repete, assim é extremamente fácil, mas parabéns ao mercado que ganha novos produtos, mas essa galera dizendo que MS mitou, convenhamos, nada de mito né, tudo foi praticamente dado

    • Anakin

      Comentei exatamente isso da Valve, eles dormiram no ponto porque até hoje eu quero comprar o raio das Steam Machines e eles não terminam kkk

      • Edvan Suzarth

        — Anakin agora voce poderá jogar seus gamers de Android e PC na tela de sua TV por streamers com o Razer Forge TV.
        — Descrição:

        O Forge TV é um microconsole da Razer exibido na CES 2015. O
        aparelho consegue rodar jogos da Google Play, além de exibir filmes,
        músicas e fazer streaming de jogos do PC. O dispositivo tem um
        processador quad-core e 16 GB de armazenamento interno, além de 2 GB de
        RAM. Suas medidas são 10,5 X 10,5 X 1,7 cm e ele possui o Android 5.0
        como sistema operacional. O preço sugerido para venda no país é R$ 499
        sem o joystick , mas ainda não há previsão de lançamento no país.
        — Testaram o Razer Forge TV
        — Materia completa aqui: http://goo.gl/MOQtHL

      • mhenriquecd

        tambem estou esperando as Steam Machines, mas a previsão vai ser para meio de 2015, e vamos ter uma resposta definitiva em março na GDC

    • Rodolpho Freire

      Apps responsivos é diferente de apps universais, a proposta do app universal da microsoft não é simplesmente ser responsivo, mas sim o mesmo app estar disponivel em todas as plataformas windows 10, celular, tablet, PC, xbox, surface hub, hololens. O que realmente ficou interessante é que pra quem usa Windows Phone, os apps universais anunciados estão bem melhores que a versão atual no sistema acho que por isso está sendo bem comentado.

      Sobre a steam machine concordo que idéia pode ser da Valve, mas será mesmo que a microsoft não inovou? a Valve anunciou a Steam Machine mas ainda não finalizou o projeto, até fim do ano a Microsoft já terá o xbox streaming funcionando, há quanto tempo ela já não esta trabalhando nesse projeto, sem anunciar ao público?

      Sobre o iOS ai sim concordo que a Microsoft está correndo atrás, aliás acho bom.. idéias boas são sempre bem vindas, gostei a ideia do Skype integrado ao Mensagens do windows phone, com o funcionamento similar ao iMessage.

      Se comparar MS com as outras empresas poucas foram realmente as inovações, mas se comprar MS agora com MS de um tempo atrás, as coisas estão melhorando bastante. Acredito que Satya Nadela foi uma excelente escolha como CEO.

      • Leonardo Lima

        Só lembrando que a integração no hub messages, exista desde a versao 7.0 do Windows phone, onde eram integrados SMS, Facebook e Messeger. Por algum motivo foi removido e agora está de volta com o Skype.

        Quanto a integração, realmente o OSX e iOS possuem uma integração, mas a MS foi além, é um OS e não dois integrados. Windows 10 é só o começo de tudo, onde a MS vai dar de mão beijada aos devs mais de 1 bilhão de usuários, e a cosia vai começar a andar.

      • E nem acho que a Microsoft correu atrás do iOS neste quesito. Desde o WP7, o Mensagens era integrado com o Facebook e MSN. No 8.0 era integrado com o Skype se não me engano. Daí no 8.1 eles tiraram!!!
        No UserVoice do WP tem muitos pedidos reclamando sobre isso. 🙂

    • Wellington

      Esqueceu de mencionar que tudo o que citasse são produtos de 4 empresas diferentes, inclusive a Google e a Apple sendo concorrentes no Mercado Mobile, o que a Microsoft anunciou doi grandioso pelo fato de tudo ser desenvolvido pela mesma empresa numa mesma plataforma, onde em teoria deve funcionar tudo junto. Concluindo, a grandiosidade do evento foi a variedade de funções na mesma plataforma e não o anuncio de novos produtos, sem falar que a Microsoft não anunciou nenhuma vez que iria mostrar novidades, a unica confirmação dela foi que ia apresentar o Windows 10.

    • karllos

      É verdade, qualquer idiota numa garagem faz um dispositivo de “realidade aumentada” e um sistema operacional.

    • Josué Junior

      Na verdade ninguém cria nada; uma coisa deriva da outra! TUDO até agora foi assim! Senta, pega sua pipoca e ralaxa…

  • Mateus Malaquias

    Ainda não terminei de ver toda a a conferência, mas ao meu ver, tirando o tal do Holo que estou muito com um pé atrás de que isso de fato vai vingar no mercado, já que a Google tirou o seu glass do mercado recentemente. Pelo que deu pra ver da conferência ate agora foi a Microsoft anunciando que estava atrás das concorrentes e que esta trabalhando para se igualar a elas. Agora é ver o que de diferente em relação as demais a Microsoft vai conseguir fazer virar tendência, afinal uma empresa desse porte tem que criar tendências e não só pegar as dos outros para si.

    • mhenriquecd

      Microsoft não anunciou nada de novo, ate este oculos de realidade aumentada ja existe,so correndo atras da concorrencia
      acho so estranho que nas conferencias da apple geral critica por não mostrarem nenhuma Inovação, só mostram melhorias dos produtos existem ultimamente.
      ja a microsfot faz pior , so copia e ninguem reclama de não haver inovação (de verdade )

      • João Silverado

        Cara, seus comentários não valem, nunca, mesmo que você tenha razão. É igual à pessoa que sempre mente e quando falava a verdade alguma vez, ninguém acredita. Vc sempre critica tudo e qualquer coisa que venha da Microsoft. Então nem perca seu tempo.

      • Guest

        Cara, não bem assim,
        1º criticam a apple pq ela sempre esteve a frente da tecnologia com grandes inovações e produtos surpreendentes, mas desde o Iphone 5 que não conseguem mais criar nada de novo.
        2º A Microsoft não esta copiando o Holo de lugar nenhum,, ele tem seu própio modelo, sistema, funcionalidade, etc. Até agora eu não vi nada igual, então, não estão cópiando de lugar nenhum, apenas fazendo sua própia versão de um produto

    • João Silverado

      O Holo realmente usa realidade aumentada e que já existe. Mas o que dá pra fazer com esses óculos, é criar produtos 3D (Softwares de CAD como Solid Works, Catia, etc) diretamente no ambiente em que o produto se destina. Empresas de jogos tbm poderão usar isso para modelagem 3D. Mas claro, partindo do pressuposto que o objeto virtual fica estável como na apresentação e que a manipulação dele realmente é, digamos, ergonômica, sem travas nas mãos.
      Outra coisa que estava pensando, relacionado à jogos. Se dois ou mais desses óculos conversarem entre si, poderiam fazer jogos de realidade aumentada para mais de um jogador. Isso ainda ñ existe. Seria algo melhor do que os jogos existentes em smartphone.

  • fernandohr

    Hoje em dia temos muitas vantagens de ter Windows original. Na época do grande reinado do Windows XP não era nada assim.

    Desde que comprei meu notebook com Windows 7 professional eu não compro mais Windows

  • Michael Felipe

    Parece que dessa vez a Microsoft acertou…

  • Felipe Carelles

    Imagina esse w10 no meu lumia 1320 😀 ….. este ano de 2015 será muito bom para a microsoft, espero que ela saiba aproveitar !

  • tiagonevesss

    Depois de atualizar pro Windows 10 receberei uma chave para realizar uma possível formatação no futuro?

  • Cas

    Cortana, Spartan…é impressão minha ou isso ta muito misturado com Halo? Parece uma tentativa de agradar a “Geração Halo” e fazer-los querer usar o windows 10, garantindo assim pelomenos 2,5 milhões de usuários, assim que o windows 10 sair. Isso soa tao retardado, idiota e insano que provavelmente vai dar certo o_O

  • Pelo o visto a MS vem aprendendo muito com essa nova gestão.

  • Bruno Campos

    Na verdade a Windows sempre sera a lider em sistemas operacionais, isso nunca haverá duvidas, o que estão fazendo é apenas expandir o mercado que está em crescimento, de tablets e smartphones, não é dominação de outras plataformas, é expansão e vinculação dos sistemas, porém hoje, poucas pessoas se importam ou sabem mexer em sistemas operacionais moveis; não é que compram mais Android, é que o Android é pertencente a maiorias dos tablets e smartphones que muitas vezes são comprados apenas pela fabricante do aparelho e depois de se acostumares, acabam permanecendo nas mesma plataforma por comodidade, o que a Windows esta fazendo com o Windows 10 é ajudar essas pessoas a usarem seus celulares, tablets e computadores de uma mesma forma. e isso é o que vai fazer a diferença na hora de se adquirir outras plataformas, tirar uma foto com seu celular e ela já estar com uma copia no seu computador e vice-versa, vídeos, as cores do seu celular, papeis de parede, senhas de conexão, e isso já acontece com o Windows 8.1 e Lumia que pouca gente sabe como usar, por isso essa negação e repulsa em questão ao 8.1.

  • Edson Da Silva Bezerra

    A microsoft é como a Skynet, brevemente vai lançar o primeiro protótipo de uma linha de androides que serão o ápice da culminância da inteligência artificial que se tornará independente e acabará com os seres humanos. http://megafilmeshd.net/series/as-cronicas-de-sarah-connor.html

  • Ricardo Tillmann

    oi