Depois de ficar algumas semanas disponível como “preview”, o Office para tablets Android chegou à versão final. Assim como no pacote para iPad (lançado em 2014), a novidade é gratuita e, além de visualização de arquivos, permite edição básica.

Ao contrário das versões para desktops, os apps do Office para Android devem ser instalados separadamente. No Google Play, os links são estes: Word, Excel e PowerPoint. É baixar, fazer login com sua conta Microsoft e começar a usar.

Word para Android

Com estas ferramentas, o usuário pode criar documentos, utilizar modelos pré-prontos, realizar formatações, montar gráficos, entre várias outras ações. A interface dos aplicativos lembra suas respectivas versões para desktop, mas, ao mesmo tempo, se mostra otimizada para telas sensíveis a toques, como não poderia deixar de ser.

Excel para Android

A visualização dos arquivos também foi bem cuidada. O modo de leitura do Word, por exemplo, ocupa a tela de forma a coibir distrações e permite inserções de notas ou destacamentos no texto; no PowerPoint, a fluidez das apresentações agrada bastante.

Caso o usuário necessite de recursos mais avançados, deverá assinar o Office 365 para acessá-los.

Word, Excel e PowerPoint não estão sós: a Microsoft também lançou hoje (29) uma versão do Outlook para Android (e outra para o iOS). Chama atenção o fato de o aplicativo ter interface inspirada no Material Design (saiba mais sobre o assunto no Tecnocast 12).

O Outlook para Android é compatível com Gmail, Yahoo Mail, Exchange, Outlook.com, entre outros serviços de email. Também é possível integrá-lo a calendários, ferramentas para armazenamento de arquivos nas nuvens (incluindo Dropbox, Google Drive e, claro, OneDrive) e por aí vai.

Outlook para Android

A explicação para tamanha distinção em relação aos demais aplicativos do Office está, pelo menos em parte, nas origens da versão: o Outlook é baseado no Acompli, uma intuitiva ferramenta de email e produtividade para Android e iOS que a Microsoft adquiriu no último bimestre de 2014.

Para usar Word, Excel e PowerPoint em seu tablet, é necessário contar com Android 4.4 ou versão mais recente. Já o Outlook funciona em dispositivos com Android 4.0 ou superior.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Tavares Santos

No meu Galaxy Tab S não consigo utilizar pois pede insistentemente para que eu tenha uma assinatura do office 365 para realizar edições e salvar arquivos. Alguém com esse mesmo problema?

João Paulo Jucá
- Fiz a atualização do Tablet para Kitkat 4.4.2 com uma ROM alemã (que é oficial, não torna o tablet "pirata"). - Mesmo depois de atualizar ainda aparecia incompatível. - Achei um apk do Office Word na net, transferi para o tablet e instalei. Veio em inglês e não quis usar, pois é para o meu pai. - Quando abri de novo o Google Play todos os programas para Office estavam disponiveis "magicamente". O link para atualização da ROM (deve ser feito com muito cuidado, veja o video inteiro e sem pular): https://www.youtube.com/watch?v=YNcW0ofEWQs
Jairo ☠️

O foco da MS mudou, agora vendem serviços e como a base do WP é insignificante , apenas 3% do share apos 5 anos, eles não tem outra alternativa .

jairo
O foco da MS mudou, agora vendem serviços e como a base do WP é insignificante , apenas 3% do share apos 5 anos, eles não tem outra alternativa .
Sr. WB

Abominável. Eu no lugar da Microsoft não lançaria nada para Android! Nunca...

Erivelton Freitas
Abominável. Eu no lugar da Microsoft não lançaria nada para Android! Nunca...
Sergio Fagundes
Cara comprei tudo no mercado livre. Só procurar por mouse e teclado bluetooth.
Diego Nascimento

Onde vc comprou o teclado e o mouse? Tô querendo pro meu tablet tbm.

Diego
Onde vc comprou o teclado e o mouse? Tô querendo pro meu tablet tbm.
Sergio Fagundes
Um detalhe, que acho importante comentar. Usando mouse as ações são um pouco diferentes de usar touch. Vai perceber que usando mouse vai agir mais como o office para desktop que um office touch. Achei muito legal esse tratamento que a M$ fez no Office para android(não sou fã da M$ mas quando eles fazem algo legal tem que ser dito).
Emerson Alecrim
Que legal, Sergio! Vou fazer o teste assim que descolar algum tempo :)
Sergio Fagundes
Instalei o Cyanogenmod no meu tab2 e coloquei o office nele, usei um mouse e um teclado bluetooth e um adaptador para poder colocar pendrive (m pequeno hub usb+card slots). Agora levo ele para a faculdade. Ficou show de bola.
Louis
Acho que o Android tem muitos aplicativos que não dá nem para sonhar no iPad. Fora que o CyanogenMod traz funções bem específicas e interessantes como utilizar botões virtuais (e com isso você desativa os botões físicos da Samsung), passar músicas com os botões físicos, root nativo, um ótimo navegador, personalizações na barra de tarefas, suporte a temas (tem uma quantidade enorme de temas gratuitos e que vão renovar o visual do tablet sem deixá-lo pesado), dentre outros. Fora que alguns aplicativos no Android fazem toda a diferença e nem existem em outros sistemas, como o LMT (aplicativo de botões virtuais no estilo "circle pie" que permite uma personalização extrema e que não consigo viver sem) ou bloqueador de propagandas. Na parte de jogos melhorou bastante e agora o conteúdo de mídia tem várias opções. Nem vou falar da facilidade de integração entre aplicativos e transferência porque isso é o mais gritante. Enfim, acho que vale a experiência e você pode antes realizar um backup, baixar a ROM oficial no SamMobile e se não gostar pode facilmente voltar.
Emerson Alecrim
O CyanogenMod é mesmo bem bacana. Já considerei usá-lo no Tab 2, mas venho adiando este plano por um simples motivo: quase não tenho usado mais o tablet. Sinto que o Android ainda está carente de apps que possam realmente aproveitar telas maiores. O iPad continua levando muita vantagem neste aspecto.
Louis
CyanogenMod é sempre um opção e normalmente existem ROMs MUITO atualizadas para eles. E acho que vale a pena, pois são bem mais leves que essas ROMs antigas da Samsung. Fiz parte do programa Beta para Android e a Microsoft teve bastante cuidado em ouvir a opinião dos usuários. Entretanto, ainda não baixei a versão oficial e confesso que não gostei do tamanho gigante que estavam esses programas, por sinal, o Office para Windows tem tido um tamanho fora do normal para um programa desse tipo (por mais leve e rápido que ele possa ser).
Exibir mais comentários