Início » Aplicativos e Software » Microsoft libera versão final do Office para tablets Android

Microsoft libera versão final do Office para tablets Android

Outlook também ganha versão para a plataforma

Por
5 anos atrás

Depois de ficar algumas semanas disponível como “preview”, o Office para tablets Android chegou à versão final. Assim como no pacote para iPad (lançado em 2014), a novidade é gratuita e, além de visualização de arquivos, permite edição básica.

Ao contrário das versões para desktops, os apps do Office para Android devem ser instalados separadamente. No Google Play, os links são estes: Word, Excel e PowerPoint. É baixar, fazer login com sua conta Microsoft e começar a usar.

Word para Android

Com estas ferramentas, o usuário pode criar documentos, utilizar modelos pré-prontos, realizar formatações, montar gráficos, entre várias outras ações. A interface dos aplicativos lembra suas respectivas versões para desktop, mas, ao mesmo tempo, se mostra otimizada para telas sensíveis a toques, como não poderia deixar de ser.

Excel para Android

A visualização dos arquivos também foi bem cuidada. O modo de leitura do Word, por exemplo, ocupa a tela de forma a coibir distrações e permite inserções de notas ou destacamentos no texto; no PowerPoint, a fluidez das apresentações agrada bastante.

Caso o usuário necessite de recursos mais avançados, deverá assinar o Office 365 para acessá-los.

Word, Excel e PowerPoint não estão sós: a Microsoft também lançou hoje (29) uma versão do Outlook para Android (e outra para o iOS). Chama atenção o fato de o aplicativo ter interface inspirada no Material Design (saiba mais sobre o assunto no Tecnocast 12).

O Outlook para Android é compatível com Gmail, Yahoo Mail, Exchange, Outlook.com, entre outros serviços de email. Também é possível integrá-lo a calendários, ferramentas para armazenamento de arquivos nas nuvens (incluindo Dropbox, Google Drive e, claro, OneDrive) e por aí vai.

Outlook para Android

A explicação para tamanha distinção em relação aos demais aplicativos do Office está, pelo menos em parte, nas origens da versão: o Outlook é baseado no Acompli, uma intuitiva ferramenta de email e produtividade para Android e iOS que a Microsoft adquiriu no último bimestre de 2014.

Para usar Word, Excel e PowerPoint em seu tablet, é necessário contar com Android 4.4 ou versão mais recente. Já o Outlook funciona em dispositivos com Android 4.0 ou superior.