Se você já acessou sua conta no Dropbox a partir do navegador, deve ter percebido que, ao clicar em um documento, só é possível editá-lo após baixá-lo em seu computador. Há mais uma opção a partir de hoje (5): abrir o material em um aplicativo correspondente de modo direto.

Desta forma, se você clicar em um arquivo com extensão .docx, por exemplo, o Dropbox o abrirá diretamente no Word instalado na máquina. Após salvar as alterações, o documento será sincronizado com a sua conta no serviço.

O acionamento imediato do software correspondente é possível porque, em vez de fazer download, o Dropbox utiliza a versão local do arquivo, desde que este esteja guardado na pasta do serviço, é claro. A sincronização com as nuvens impede a existência de versões distintas.

Dropbox

Além da praticidade, esta função pode ajudar o usuário a evitar a criação de várias cópias do arquivo: toda vez que a opção de download a partir da web é utilizada, o material é baixado mesmo que já exista no computador de destino; se a pessoa não ficar atenta, poderá acabar utilizando uma cópia antiga mais tarde.

A nova funcionalidade pode até parecer simples, mas os desenvolvedores do Dropbox não a implementaram antes por causa da complexidade envolvida – a empresa classificou o recurso como “tecnicamente desafiador”. O esforço deve valer a pena, entretanto: estima-se que metade dos usuários utilize o serviço via navegador com alguma regularidade.

A novidade exige a versão mais recente do cliente para desktop do Dropbox. Quem não quiser aguardar pela atualização automática pode baixá-la aqui. Ainda assim, pode demorar alguns dias para a opção aparecer em sua conta.

Com informações: VentureBeat

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernanda Guimarães
adorei a atualização dropbox é meu companheiro eterno.
Emerson Alecrim
Tem via extensão para Chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/application-launcher-for/lmjegmlicamnimmfhcmpkclmigmmcbeh/
Olnei A Araujo
Gostei, uso muito o Dropbox, e o que é melhor, funcionou muito bem com o LibreOffice.
daniel
Acho que é editar os documentos do Dropbox no Office para tablets(que é a versão que testei e sei que funciona). Não era no site do dropbox.
danielnbl

Acho que é editar os documentos do Dropbox no Office para tablets(que é a versão que testei e sei que funciona).

Não era no site do dropbox.

Luandersonn Airton
Acho que o Google Drive tem um recurso parecido, não? Outra coisa, não ia poder editar arquivos do Office no site do Dropbox em 2015?