Nvidia anuncia Shield, console de games que suporta 4K e roda Android TV

Emerson Alecrim
• Atualizado há 9 meses

Além do Mobile World Congress, esta semana marca a realização da Game Developers Conference. Esse último evento serviu de palco para a apresentação do Shield, console da Nvidia que, além de rodar jogos, conta com Android TV para reproduzir vídeos e outros tipos de conteúdo.

Nvidia Shield

O nome talvez lhe soe familiar. Em 2013, a Nvidia usou a denominação Shield em um console portátil que não é exatamente sinônimo de sucesso. Um tablet também recebeu esse nome, mas, novamente, não teve muito destaque. É difícil saber se o novo projeto terá uma história diferente, mas, ao menos pelas especificações, dá para enxergar algum potencial aí.

Para começar, o console é equipado com o “superchip” octa-core Tegra X1. Anunciado no início do ano, o componente possui GPU de 256 núcleos e até o dobro de desempenho do Tegra K1.

Há também 3 GB de RAM e 16 GB para armazenamento interno de dados expansíveis com microSD de até 128 GB. Na conectividade, há duas portas USB 3.0, saída HDMI, Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1.

Nvidia Shield

A Nvidia assegura que, com essa configuração, o Shield consegue dar conta de vídeos em 4K e, claro, dos jogos, inclusive alguns mais pesados. Entre os títulos que estarão disponíveis estão Ultra Street Fighter IV, Grid 2, Alan Wake, Bordelands e a franquia Lego. O console também poderá rodar games presentes (ou que estarão) no Google Play, como Crysis 3, Resident Evil 5 e Limbo.

Muitos dos títulos específicos para o Nvidia Shield virão da Grid Game Streaming, como o nome entrega, uma plataforma de transmissão de jogos. O serviço tem dois modos de funcionamento. O primeiro reproduz games em 720p e 30 fps. O segundo, “premium”, o faz em 1080p e 60 fps.

A parte de vídeos é garantida pelos serviços compatíveis com o Android TV, como Netflix, YouTube e Google Play Movies. Há até um controle opcional próprio para a função de TV, o Shield Remote. Além das funções básicas (volume, pausa, etc.), o acessório vem com microfone para captar comandos de voz e conexão para fones de ouvido.

Shield Remote

O Nvidia Shield será lançado em maio, começando pelos Estados Unidos, com preço sugerido de US$ 199. O pacote inclui cabos e um Shield Controller. Joysticks adicionais (até quatro podem ser conectados) estarão à venda por US$ 59,99. O Shield Remote ainda não tem preço definido.

Até o momento, não há informação sobre disponibilização no Brasil.

Com informações: GigaOM

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.