Início » Aplicativos e Software » Google lança extensão que ajuda Chrome a economizar dados

Google lança extensão que ajuda Chrome a economizar dados

Por
4 anos e meio atrás

Sem fazer alarde, o Google lançou nesta semana uma extensão para Chrome chamada Data Saver que promete reduzir consideravelmente a quantidade de dados baixada pelo browser na navegação em sites. Em alguns casos, a economia chega perto de 50%.

A extensão está em fase beta. Talvez seja por isso que o Google não anunciou a novidade aos quatro ventos. Mas, apesar de não estar em fase final, o Data Saver parece funcionar bem. Pelo menos é a impressão que os testes para este post deixaram.

Não há segredo para o uso da extensão. Basta instalá-la, clicar em um botão e ela ficará imediatamente ativa. Dá para checar a quantidade de dados economizada clicando no ícone da ferramenta ao lado da barra de endereços.

Chrome Data Saver

Também não há mistérios em relação ao funcionamento: basicamente, o Data Saver direciona os dados de uma página a servidores do Google que, por sua vez, comprimem os itens que a compõem (HTML, arquivos CSS, código em JavaScript, entre outros) para então disponibilizá-la ao navegador. O macete só não funciona em sites com SSL ou acessados via modo anônimo.

A ideia não vem de agora. Desde 2013, as versões do Chrome para iOS e Android contam com uma função equivalente, mas que não é ativada por padrão. Para usá-la, você deve ir nas configurações do browser e habilitar a opção “Economia de dados”.

Tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, a funcionalidade pode ajudar o Chrome a exibir páginas mais rapidamente. Mas o atrativo principal é mesmo a economia no tráfego, uma mão na roda para quem precisa poupar dados para não estourar a franquia de um plano 3G ou 4G.

Quer testar? A extensão Data Saver (em português, Economia de dados) pode ser baixada na Chrome Web Store. Há mais informações nesta página de ajuda.

Com informações: VentureBeat