Início » Celular » Google muda forma de backup das fotos no celular

Google muda forma de backup das fotos no celular

Sai de cena o Google+

Por
4 anos e meio atrás

O Google modificou a forma de fazer o backup das fotos no seu celular. Diretamente a partir do app do Drive, os arquivos serão enviados para a nuvem. A novidade anunciada hoje já é vista, mais uma vez, como o buscador abandonando recursos nativos do Google+ em favor de algo mais, digamos assim, próximo da nossa realidade.

Google Drive ganha fotos do Google+

Google Drive ganha fotos do Google+

Os aplicativos para Android, iOS e versão web foram atualizados para exibir a opção de “Google Photos” (Google Fotos em português) na interface do Google Drive. Não será necessário ir até o Google+ e abrir a seção de fotos para ter acesso às suas imagens e vídeos. A partir do Drive, portanto, o usuário poderá gerenciar as fotos, junto com os demais arquivos.

No blog oficial da plataforma na nuvem, o gerente de produto Josh Hudgins disse que o Google+ Fotos vai continuar ajudando a armazenar, editar e compartilhar as fotografias. “Mas se você quiser organizar todas as suas pastas em um só lugar, o Drive está aí para ajudá-lo”.

Essa era uma bronca antiga deste que vos escreve, um assinante do Google Drive (para ter mais armazenamento). Sempre tive a impressão de que minhas fotos da câmera do celular iam para uma rede social. Um perigo para compartilhar coisas indevidas! E nem estou falando de conteúdo impróprio para menores de idade, mas sim do risco de abrir álbuns de fotos familiares ou amigos para todo mundo online por engano. Felizmente, o Google percebeu que isso não é legal. Outras concorrentes, como Dropbox e Microsoft, já têm a mesma pegada: criar uma pasta e jogar as fotos lá. Não custa o Drive fazer o mesmo.

A dúvida que fica é em relação ao aplicativo do Google Drive para computadores. Pelo menos aqui na minha máquina não apareceu uma pasta de fotos. Nos anúncios feitos hoje, o buscador também nem sequer cita a integração das fotos e Google Drive com os PCs. No mínimo estranho. É de se esperar que expliquem melhor como isso vai funcionar.

Atualização às 19h48: O leitor Renan Maia Fernandes comentou sobre como essa interface se apresentou para ele. De fato, uma pasta Google Fotos é criada dentro do Drive. Por ora, mantenho o artigo com essa redação. A ideia é testar o recurso mais a fundo para fazer ao menos um “primeiras impressões”.

Fico com a impressão de que o Google ainda não jogou a pá de cal que faltava no Google+ Fotos. O recurso é deveras interessante, mas enquanto rede social. Misturar uma forma de mídia com o meu HD virtual e na nuvem, no meu entender, continua sendo um erro.

Google Drive para iPhone tem atualização para habilitar AutoBackup

Google Drive para iPhone tem atualização para habilitar AutoBackup