Início » Celular » Google muda forma de backup das fotos no celular

Google muda forma de backup das fotos no celular

Sai de cena o Google+

Avatar Por

O Google modificou a forma de fazer o backup das fotos no seu celular. Diretamente a partir do app do Drive, os arquivos serão enviados para a nuvem. A novidade anunciada hoje já é vista, mais uma vez, como o buscador abandonando recursos nativos do Google+ em favor de algo mais, digamos assim, próximo da nossa realidade.

Google Drive ganha fotos do Google+

Google Drive ganha fotos do Google+

Os aplicativos para Android, iOS e versão web foram atualizados para exibir a opção de “Google Photos” (Google Fotos em português) na interface do Google Drive. Não será necessário ir até o Google+ e abrir a seção de fotos para ter acesso às suas imagens e vídeos. A partir do Drive, portanto, o usuário poderá gerenciar as fotos, junto com os demais arquivos.

No blog oficial da plataforma na nuvem, o gerente de produto Josh Hudgins disse que o Google+ Fotos vai continuar ajudando a armazenar, editar e compartilhar as fotografias. “Mas se você quiser organizar todas as suas pastas em um só lugar, o Drive está aí para ajudá-lo”.

Essa era uma bronca antiga deste que vos escreve, um assinante do Google Drive (para ter mais armazenamento). Sempre tive a impressão de que minhas fotos da câmera do celular iam para uma rede social. Um perigo para compartilhar coisas indevidas! E nem estou falando de conteúdo impróprio para menores de idade, mas sim do risco de abrir álbuns de fotos familiares ou amigos para todo mundo online por engano. Felizmente, o Google percebeu que isso não é legal. Outras concorrentes, como Dropbox e Microsoft, já têm a mesma pegada: criar uma pasta e jogar as fotos lá. Não custa o Drive fazer o mesmo.

A dúvida que fica é em relação ao aplicativo do Google Drive para computadores. Pelo menos aqui na minha máquina não apareceu uma pasta de fotos. Nos anúncios feitos hoje, o buscador também nem sequer cita a integração das fotos e Google Drive com os PCs. No mínimo estranho. É de se esperar que expliquem melhor como isso vai funcionar.

Atualização às 19h48: O leitor Renan Maia Fernandes comentou sobre como essa interface se apresentou para ele. De fato, uma pasta Google Fotos é criada dentro do Drive. Por ora, mantenho o artigo com essa redação. A ideia é testar o recurso mais a fundo para fazer ao menos um “primeiras impressões”.

Fico com a impressão de que o Google ainda não jogou a pá de cal que faltava no Google+ Fotos. O recurso é deveras interessante, mas enquanto rede social. Misturar uma forma de mídia com o meu HD virtual e na nuvem, no meu entender, continua sendo um erro.

Google Drive para iPhone tem atualização para habilitar AutoBackup

Google Drive para iPhone tem atualização para habilitar AutoBackup

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luisa Chantal Reis
Olá. Não estou conseguindo fazer o back up e sincronização no meu pc com windows 10. Eu baixo o app do google, ele instala e fecha a janela. Não executa.... Já era assim no tempo do picasa...onde estou errando?
Lua M
Por favor, o Google Fotos renomeia os arquivos upados de acordo com a data em que a foto foi tirada igual o Dropbox?
Ana Vieira Di
Gente, minha duvida é a seguinte: Se eu fazer backup pro Fotos, as outras pessoas verão o conteúdo? Não acho informações sobre isso ... to preocupada
Ru
Como excluir fotos duplicadas e fotos do picada no celular
Danilo Previdelli
E como fazer backup de uma pasta em especifico? Mesmo selecionando somente a pasta da CAMERA, as imagens recebidas pelo Whatsapp são enviadas do mesmo jeito.
Jean Felix
Graças a Deus vou poder desinstalar o Google+ do meu celular. Só o mantinha por causa do upload automático, mas nos últimos dias já estava transferindo as fotos pra uma pasta que eu criei no Drive - que aparecia nas fotos do Google+ também, de qualquer forma.
marcos_5000
Gosto bastante do Google+ Photos, mas acho um pouco bagunçado. Adoraria saber quais fotos que estão nos Destaques eu publiquei e quais só foi feito o backup. Pelo menos como está eu não consigo identificar. :P
IBack CloudBackup
Muito Show Thas =) Tbm pra backup - http://www.iback.com.br
Geraldão das Rívias

Pelo que entendi ele ainda fica dependente da aplicação do G+. Esse backup automático ainda não é configurado pelo próprio aplicativo do Drive, ou estou falando besteira?

Só pra acrescentar, fiz um teste aqui movendo a pasta "Google Fotos" do diretório raiz e continua funcionando numa boa. O mesmo vale caso queiram renomeá-la. Ah, e assim como no G+, os vídeos também são armazenados.

Abraço. o/

Thayllan
Pelo que entendi ele ainda fica dependente da aplicação do G+. Esse backup automático ainda não é configurado pelo próprio aplicativo do Drive, ou estou falando besteira? Só pra acrescentar, fiz um teste aqui movendo a pasta "Google Fotos" do diretório raiz e continua funcionando numa boa. O mesmo vale caso queiram renomeá-la. Ah, e assim como no G+, os vídeos também são armazenados. Abraço. o/
ArtFowl
Assinei recentemente o drive justamente pra ter mais espaço. Meu um ano de dropbox 50GB venceu e não queria pagar um tera. Esse negócio das fotos ficarem estilo rede social também tem me incomodado bastante. Ainda não consegui parar pra organizar e migrar tudo do meu dp pro drive, mas já tinha notado isso. As fotos de backup não vão pro meu pc de forma sincronizada (como acontecia no dp, pasta "Camera uploads"). Zuado.
David

Eu geralmente tento chutar quem é o editor só pelo título. hahaha

David Rabelo
Eu geralmente tento chutar quem é o editor só pelo título. hahaha
Bruno
Eu tbm achava desnecessario ter o app do google+ para poder salvar todas as minhas fotos, ate que enfim o google ouvi as reclamações
R0gério
Quanto mais separem os serviços do Google Plus, melhor. Não uso e nem quero usar aquilo.
Exibir mais comentários