Como restaurar o backup do WhatsApp para recuperar as conversas

Com o backup do aplicativo, é possível recuperar o histórico de conversas no seu aparelho atual ou em um novo celular; veja como fazer

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 3 meses
WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Restaurar o backup do WhatsApp permite ter de volta todas as conversas e mensagens disponíveis no seu aparelho. Esse recurso é interessante em caso de troca de smartphone ou até mesmo em caso de problemas com seu celular. Veja como recuperar a seguir.

Como restaurar um backup do Google Drive ou iCloud

Tempo necessário: 10 minutos

É importante lembrar que, antes de restaurar, é necessário fazer backup do WhatsApp e salvar o arquivo em na nuvem ou em outro dispositivo.

Se você quer recuperar o histórico de conversas em um novo aparelho Android, utilize o número telefônico e Conta Google usados no último backup. No caso do iPhone, é necessário iniciar uma sessão com seu ID Apple para acessar e ativar o seu iCloud.

O tutorial abaixo foi feito em um Android, mas o processo é semelhante em iPhones. Importante: se você está com o mesmo celular, desinstale e baixe o aplicativo novamente antes de seguir o passo a passo.

  1. Abra o WhatsApp

    Depois do download concluído, abra o WhatsApp; para prosseguir, toque em “Concordar e continuar”; Tela para concordar com os termos de privacidade do WhatsApp

  2. Informe seu telefone

    Insira o número do seu telefone com DDD e selecione “Avançar”;Tela para inserir seu número de whatsapp

  3. Encontre seu backup

    Automaticamente, o sistema irá procurar pelo último backup feito na sua conta; quando aparecer na tela, clique em “Restaurar” e aguarde alguns minutos;Encontrando o backup das suas conversas no WhatsApp

  4. Restaure suas conversas

    O WhatsApp exibirá quantas mensagens serão restauradas; para prosseguir, selecione “Avançar”.Último passo para recuperar as mensagens do WhatsApp

Depois disso, pode incluir seu nome (se quiser) em “Dados de perfil” e avançar a tela. Os arquivos de mídia serão restaurados em segundo plano e você conseguirá usar o aplicativo durante o processo. 

Restaurar um backup local

O backup local pode ser uma alternativa para quem quer fazer recuperação de dados em um celular novo. Nesse método, o usuário faz a transferência dos dados salvos usando um computador, um cartão SD ou um programa como o Smart Switch, que permite transferir dados de um Samsung para outro de forma mais rápida.

Use também um gerenciador de arquivos para te ajudar — se o dispositivo não tiver um instalado, faça o download na loja de aplicativos do seu sistema operacional.  Depois, é só seguir as instruções:

  1. Localize o backup no aparelho antigo
    Abra o seu gerenciador de arquivos e pesquise por “WhatsApp”. Clique em “Databases” e localize o backup — observe a data do documento para encontrar a cópia de segurança mais atualizada (ou de acordo com o período que está buscando);
  2. Transfira o arquivo para o dispositivo atual
    Copie o backup e cole na pasta “Databases” do novo aparelho. Se você tiver um cartão SD, pode passar o arquivo para o card e depois inseri-lo no celular desejado para finalizar a operação. Em caso de dois aparelhos Samsung, por exemplo, é possível usar o Smart Switch. Quem preferir, também pode copiar o arquivo em uma pasta do computador e depois conectá-lo ao novo dispositivo para colar;Captura de tela de como acessar os backups locais do WhatsApp no celular
  3. Restaure o backup do seu WhatsApp
    Instale o WhatsApp, abra o aplicativo e siga as instruções da tela para encontrar o backup local. Depois disso, toque em “Restaurar” para recuperar o histórico de suas conversas.

Como recuperar as conversas em um novo celular e número diferente

Você pode resgatar o histórico de mensagens do seu WhatsApp em um novo celular, desde que tenha o chip com o número antigo em mãos.

Assim, se você foi roubado, por exemplo, é importante entrar em contato com a operadora de telefonia celular para ter acesso a ele. Abaixo, veja como recuperar as conversas do seu WhatsApp com outro número.

Itens necessários

– O chip SIM atual, com número ligado ao WhatsApp;
– Um novo chip SIM com outro número, para o qual será realizada a migração;
– Dois aparelhos celulares, um para cada chip, que deverão ser usados simultaneamente.

  1. Instale o WhatsApp no novo celular
    Insira o novo chip no smartphone que deseja recuperar o histórico de conversas e faça o download do WhatsApp;
  2. Vá em “Conta” no telefone antigo
    Abra o WhatsApp no celular que está usando atualmente. Na tela inicial do app, toque nos três pontinhos, no canto superior direito, e selecione “Configurações”; depois, vá em “Conta”;
    Como acessar "Contas" no WhatsApp
  3. Mude o número do WhatsApp no smartphone antigo
    Selecione a opção para mudar o número do WhatsApp e toque em “Avançar”. No campo superior da tela, digite o número atual do WhatsApp com DDD; no campo inferior, digite o número com DDD do novo chip SIM. Para finalizar, clique em “Avançar”;
    Como mudar o número no WhatsApp para restaurar conversas antigas
  4. Notifique seus contatos da mudança de número
    Essa etapa é opcional, mas pode facilitar a sua vida evitando que você avise pessoa por pessoa que está com número novo. Para tornar o processo automático, clique na chave ao lado de “Notificar contatos” e, em seguida, escolha entre “Todos”, “Com quem tenho conversa” e “Personalizado”. Depois, toque em “Ok”;
    Como notificar os contatos do WhatsApp sobre a mudança de número no celuluar
  5. Confirme a mudança no celular antigo
    O WhatsApp enviará um código de autenticação que chegará no celular novo, visualize e digite o número no smartphone antigo;
  6. Faça um novo backup no aparelho antigo
    Acesse a área de configurações, selecione “Conversas” e toque em “Backup de conversas” para vincular o histórico de mensagens ao novo número;
  7. Recupere as conversas do WhatsApp no novo celular
    Abra o aplicativo de mensagens e entre com o novo número no login. Assim que o WhatsApp detectar o backup, toque em “Restaurar” para iniciar a recuperação de dados e espere a conclusão do processo.
    Como recuperar as conversas do WhatsApp com um novo celular e número diferente

Quando a restauração de dados for concluída, as conversas antigas do WhatsApp, incluindo as mensagens de voz, terão sido migradas de um número para outro e a conta será desconectada do aparelho e número antigos.

Em vídeo: as formas de recuperar o backup do WhatsApp

Confira em vídeo o resumo das alternativas para restaurar o backup do WhatsApp no seu celular Android ou iPhone:

Como ver os backups que fiz

É possível ver tanto as cópias de segurança feitas no Google Drive quanto no iCloud. Veja:

Onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive

Siga o passo a passo abaixo pelo computador:

  1. Acesse o seu Google Drive
    Abra o site drive.google.com no seu navegador;
  2. Vá em “Armazenamento”
    Selecione a opção “Armazenamento” no menu lateral esquerdo;Armazenamento no Google Drive
  3. Acesse os backups
    Clique em “Backups” no canto superior direito da tela.Como ver o backup do WhatsApp no Google Drive

Onde fica o backup do WhatsApp no iCloud

O acesso às cópias de segurança feitas no iCloud é mais fácil do que vemos no Google Drive. É possível fazer pelo iPhone mesmo:

  1. Vá em “Gerenciar armazenamento” no iCloud
    Abra o iCloud no seu celular e clique em “Gerenciar armazenamento”;Gerenciar armazenamento no iCloud
  2. Veja o tamanho do seu backup
    Role a tela até WhatsApp Messenger; ao lado, mostrará o tamanho do seu arquivo. Se desejar, clique no nome do aplicativo.Como ver o backup do WhatsApp no icloud

Apesar de não aparecer o arquivo em si, você pode excluir o documento tocando em “Apagar dados”.

Perguntas frequentes

Por que o backup do WhatsApp no Google Drive sumiu?

De acordo com o WhatsApp, o Google apaga automaticamente backups que não foram atualizados nos últimos 5 meses. Por isso, o recomendável é que você configure o aplicativo para fazer a cópia de segurança com frequência.

Eu esqueci a senha do backup e agora?

Por questões de segurança, não será mais possível recuperar seu backup já que o WhatsApp não tem autorização para redefinir uma nova senha ou até mesmo restaurar uma cópia de segurança.

Posso recuperar as mensagens se eu não fiz backup?

Não. O WhatsApp só consegue restaurar as conversas com backups (em nuvem ou local).

Posso ler as mensagens do backup pelo Google Drive?

Não. Os backups salvos na nuvem são criptografados de ponta a ponta impedindo que as mensagens trocadas pelo WhatsApp sejam lidas em um local externo.

É possível recuperar conversas do WhatsApp de um número cancelado?

Não é possível restaurar mensagens antigas se a operadora cancelou seu número. Isso porque, após um período inativo, a empresa disponibiliza o número do chip antigo para outro cliente.

Dá para restaurar as mensagens do WhatsApp em outro celular sem o chip?

Não. O WhatsApp envia o código de autenticação sempre via SMS e não há possibilidade de enviar para outro canal, como e-mail, por exemplo. Ou seja, você precisa do chip no celular para concluir o processo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Antes de ser analista de conteúdo no Tecnoblog, escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados