Início » Aplicativos e Software » Windows 10 terá função que faz o smartphone se comportar como um PC

Windows 10 terá função que faz o smartphone se comportar como um PC

Emerson Alecrim Por

Se você dá aulas ou realiza palestras regularmente, provavelmente se vê obrigado a carregar um notebook para rodar as suas apresentações. E se você pudesse usar um smartphone para esse fim contando com a mesma praticidade do laptop? Com o Continuum for Phones para Windows 10, isso será possível.

O recurso foi apresentado nesta quarta-feira (29) na conferência Build. A demonstração ficou a cargo de Joe Belfiore, o executivo da Microsoft que vem revelando ao mundo os principais atrativos do Windows 10.

A ideia é permitir, sempre que necessário, que você use um dispositivo móvel com Windows 10 de um modo que lembra o PC. Para tanto, tudo o que você precisará fazer é conectar o aparelho a um monitor ou projetor via HDMI.

Hoje, é perfeitamente possível conectar smartphones e tablets a telas maiores para, por exemplo, exibir slides a partir do dispositivo. Mas o Continuum for Phones tentará ir além: a ideia é fazer o conteúdo mostrado pelo sistema operacional e determinados aplicativos (essencialmente, aqueles considerados universais) se adequar ao espaço visual maior.

Só para exemplificar, a tela principal do smartphone - aquela com as Tiles - aparece no monitor ou projetor como se fosse o Menu Iniciar; o PowerPoint se expande para mostrar imagens maiores e mais opções.

Continuum for Phones

A adaptação faz o smartphone exibir imagens e disponibilizar recursos quase como se você estivesse mesmo usando um PC. A experiência fica ainda mais próxima se você conectar teclado ou mesmo mouse via Bluetooth ao aparelho.

Só não será possível contar com o recurso em todo e qualquer smartphone rodando Windows 10. O Continuum for Phones exigirá que o aparelho tenha compatibilidade com dual-screen. Talvez, especificações mais parrudas também venham a ser necessárias.

Se você acompanhou a campanha de financiamento do smartphone Ubuntu Edge, provavelmente achará a ideia familiar. Uma das propostas do aparelho era trazer uma função que o permitiria se comportar como um PC. No final das contas, o projeto fracassou e o Ubuntu para dispositivos móveis, embora tenha continuado, até hoje não conta com o recurso.

Tomara que, no Windows 10, a ideia finalmente vingue.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Junior Santos ?
Parece que vai se tornar realidade em breve! Vem Windows Mobile! :D Vem Surface Phone!
Sergio Fagundes
Você falou, cópia melhorada. Acontece que não houve cópia melhorada. Eles pegaram cópia de um monte de coisa e colocaram num aparelho só. Só que ao invés de ser algo realmente bom foi algo mais parecido com um pato. Voa, nada, anda mas nada disso fazia bem, só que tinha marketing e uma legião de fanáticos pra sustentar. Tanto eles não tem a menor noção do que fizeram que diz ai qual a revolução que fizeram após o lançamento do iphone? Computadores x86_64 usando um freebsd modificado? Um aparelho pra ligar na tv e assistir netflix depois que surgiu um monte de minipcs e arduinos? Uma coisa tenho que dar a mão a palmatória e isso a apple merece reais créditos. Eles conseguiram mudar a forma de consumir conteúdo e isso realmente foi algo revolucionário. Só que a partir do momento que apenas por eles que isso poderia ser feito, pisaram na bola e perderam o trem.
Marco Paluan
se vc não quer que sua ideia seja copiada não a exponha pois a partir do momento que vc a divulga o conhecimento passa a ser publico.... ...A copia é a maior forma de elogio... Madona... Copiar não é ruim, desde q se faça uma copia melhorada.... eu vi o Japão começando a produzir cópias baratas pra depois se tornar na potência tecnológica q é hj. (a China fez o mesmo)
Allan Santiago
O Windows Mania atualizou a matéria, e segundo eles todos os aparelhos com Miracast vão suportar esse recurso! o/
Allan Santiago
O site Windows Mania atualizou a matéria, e segundo eles TODOS os aparelhos com Miracast (do Lumia 630 ao 1520) vão suportar esse recurso! :D
Allan Santiago
Eles atualizaram a matéria há poucas horas atrás. Agora sim estou animado com esse recurso! :)
Breno Ribeiro
Calma cara: Segundo o Windows Mania todos os aparelhos que possuem Miracast suportarão o recurso. Do modesto 630 até o 1520. http://www.windowsmania.com.br/2015/05/02/atualizacao-x1-continuum-conheca-os-smartphone-que-terao-suporte-a-nova-funcao/
Manoel Antônio
Microsoft, para de tanto mistério, lança logo esses produtos e toma meu dinheiro! Q se foda a Canonical, seu Edge, quem lançou primeiro e quem critica a MS por lançar isso agora.
Kassiano Santos
O melhor é ver gente achando RUIM esse recurso, porque empresa X ou Y já teve essa ideia. Me poupem. Ideias boas estão ai para serem reproduzidas e nesse caso, melhoradas. O Umbutu Edge necessitava de um Dock, já ao que parece, o COntinuum não precisará. Além do mais, acho que a Apple e Andoid devem copiar as coisas boas do WP, o WP deve copiar as coisas boa do Android e Apple, e etc. Isso sempre ocorreu, sempre ocorrerá e sabem quem ganha? NÓS. Então acordem seus trouxas e deixem de se estapiar por empresas, elas que se resolvam com seus problemas e nós com os nossos que, a não ser que você seja um desenvolvedor do Umbutu Edge, não é da sua conta! Abs
Manoel Barros De Oliveira Mano
Basta comprar um cabo e um adaptador ? hdmi,Android.
Manoel Barros De Oliveira Mano
O Android faz isso a muito tempo!
Thiago Carvalho Petrolini
O smartphone mostrado no vídeo é um Lumia Icon, ou seja, um 930.
Thiago
Roubar é uma frase interessante no mundo corporativo atual... Se rouba algo que É de alguém. Se era da MS, existia uma patente que demanda royalties, correto? O que a Apple teve foi a idéia, tanto que depois da idéia dela, a Google zerou o android que ela estava modelando e começou de novo e a MS ficou comendo grama por muito tempo, vendo amargar seu Windows Mobile ir pro espaço. Babaca... Fanboy... Manter o nível da discussão é um bom começo, você não acha?
Sergio Fagundes
E detalhe roubou o tablet também... Nossa M$ não tinha condições de colocar no mercado né por isso que não deu certo... ou será porque não tinham babacas na época pra ficar babando ovo de empresa que não dá a menor pelota pra fanboy?
Sergio Fagundes
Então apple é a empresa mais foda do mundo porque roubou o smartphone da M$...
Di Almeida
E a Canonical já havia anunciado algo parecido para o Ubuntu Phone há pelo menos três anos...
Thiago
mimimi não adianta nada. O mundo é capitalista. De nada adianta uma idéia excelente se você não tem recursos para jogar ela no mercado primeiro. Que eu me lembre, a Motorola foi a primeira que teve uma idéia parecida com essa com o Atrix e nem por isso foi pra frente, tanto que abandonou a idéia nos smartphones subsequentes.
jairo
É MS , terá que lançar um smartphone parudo .....
Alysson Silva
Já falaram que esse recurso requer hardware novo que os telefones atuais não possuem.
jairo
Eu diria....ter dinheiro para fazer.
Sergio Fagundes
Só que a canonical fez, mas como não tem cheat de dinheiro infinito pra fazer marketing pra trouxa babar em cima não foi pra frente.
Afonso Almeida
Data de lançamento do ubuntu 16.04 caso você esteja mal informado, abril de 2016, os caras estão fazendo e fazendo muito até o xorg os caras abandonaram/ reescreveram.
Thiago
A pequena e ínfima diferença entre falar e fazer...
Afonso Almeida
Ridículo a Canonical já tinha anunciado essa funcionalidade anos luz antes para o ubuntu 16.04 ai a microsoft vai lá e cópia a ideia dos caras e todo mundo fica achando o máximo.
Luis Carlos Rodrigues
Querem nos obrigar a comprar um smart W10 top...vão conseguir. Pra que continuar no Android? - Tio Bill, converte meu G3 pra Windows também?
Marcos Vinícius
Seria muito triste se o 930 não ganhasse esse recurso, mas aí vai ter o 940...kkkkkkkkkk
Allan Santiago
Perfeito! Uma pena que provavelmente os Lumias da geração x30 não vão ganhar esse recurso.
Keaton
Gostei. A idéia é excelente, quero ver a execução da mesma.
Cortana
Sempre acreditei nesta empresa.
Alex Oliveira
Indiano indo pras cabeças!