Início » Aplicativos e Software » É assim que os desenvolvedores levarão apps do Android para o Windows 10

É assim que os desenvolvedores levarão apps do Android para o Windows 10

Paulo Higa Por

Uma das novidades internas mais importantes do Windows 10 é o suporte a apps portados do Android e iOS. Com os projetos Astoria e Islandwood, os desenvolvedores poderão levar ao sistema operacional da Microsoft seus softwares já produzidos para as plataformas concorrentes, potencialmente resolvendo o principal problema do Windows nos smartphones.

Mas como isso vai funcionar?

Aparentemente, as coisas serão mais fáceis do que você imagina, pelo menos segundo o vídeo que a Microsoft divulgou no último final de semana. Roda o VT:

Todo o processo começa com uma ferramenta online da Microsoft, que analisa o APK e informa ao desenvolvedor as mudanças sugeridas para que o aplicativo funcione bem no Windows. Normalmente, a ferramenta recomendará que o ícone seja alterado (para ficar harmonizado com o Live Tile) e que APIs específicas do Google Play Services sejam substituídas por equivalentes da Microsoft.

astoria-4

Mas alterar o código do aplicativo para substituir as APIs do Google pelas da Microsoft deve dar um trabalhinho, certo? Na verdade, a Microsoft facilitou bastante esse processo: no caso de um aplicativo que faça uso de mapas, por exemplo, basta substituir uma única linha de código (a que faz referência ao Google Maps) e o aplicativo simplesmente passará a usar o Bing Maps, aceitando as mesmas instruções.

astoria-5

Para certos recursos dos apps, não será necessário alterar nada no código. É o caso de anúncios, estatísticas, compras in-app e notificações — a Microsoft entenderá o código desenvolvido para Android e o traduzirá para Windows 10. O próprio vídeo mostra o exemplo de um app com o tradicional botão de compartilhamento do Android. No Windows 10, o mesmo código faz o sistema exibir uma tela equivalente.

astoria-1

astoria-2

astoria-3

Os apps para Windows 10 portados do Android poderão ser desenvolvidos e testados nas IDEs mais comuns, incluindo IntelliJ, Android Studio e Eclipse, tanto no Windows quanto no OS X.

Agora vai?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Lima
Também acho
Gustavo Bachur
A própria matéria que voce postou tem o seguinte trecho....

"A coisa boa do Dart é que os devs poderão criar aplicativos “Universais” que poderiam (teoricamente) funcionar em qualquer sistema operacional e não apenas no Android."

Se ele pode ser portado pro IOS porque não seria portado para o Windows, a MS tem dinheiro e equipe pra isso
Keaton
Interessante... a Microsoft deu uma ferrada nas cores do aparelho do android só para passar a falsa impressão que o Nexus 6 tem uma tela pior que o 1520. (bem o oposto do que acontece na realidade)
Tales Cembraneli Dantas
Cara, a essa altura do campeonato não há nada que a Google ou a Apple possa fazer, a não ser desenvolver também uma ferramenta que faça o mesmo para as suas plataformas... acredito que o futuro é um desenvolvimento único e todas as plataformas usarão ports
Tales Cembraneli Dantas
pelo contrário, sendo o port muito mais fácil de fazer, os apps devem ser atualizados simultaneamente pelos desenvolvedores, ou seja a W10 será sempre o primeiro a ser atualizado junto com mais uma plataforma (android ou IOS), mas sempre uma das outras duas ficará esperando mais um pouco
Tales Cembraneli Dantas
Qual o motivo de não faze-los? para um desenvolvedor, quanto mais longe for seu programa, melhor... quando vc desenvolve um programa, vc não esta fazendo este para a Google ou para a Apple, e sim para os usuários...
Marcelo Madeira
A Microsoft está conseguindo ir muito bem com essa nova estratégia. Parabéns!
AndreHBuss
Gentem, ficou claro que vai rodar isoladamente né? Só pergunto pq acho que algumas pessoas não entenderam essa questã :D O APP tem que levar um tapinha no código e mesmo que ele tenha pegadinha do malandro não vai conseguir usar por estar isolado. Tchammmmmmmmmm ehehheeh :D
kadu
Li a matéria mas não acho que isso atrapalhe muito a Microsoft.
Kadu Gaspar
Li a matéria e não acho que isso atrapalhe muito a Microsoft.
kadu
Facebook também. Mas todo sistema tem suas guidelines e a regra é respeitar, até porque manter um padrão é bom para o sistema e o usuário.
Kadu Gaspar
Facebook também. Mas todo sistema tem suas guidelines e a regra é respeitar, até porque manter um padrão é bom para o sistema e o usuário.
Henrique Ranel
como acessa a pagina de analise de apk?
João Silverado
A antiga acho q sim. Mas essa tá mto melhor. A antiga era como o comunismo na USSR. Levavam 5 anos para se reunirem e decidir os novos rumos que a nação deveria tomar. Mta demora.
Stainer Silva
Com essa ideia surge a universalização dos App´s assim como faz Microsoft faz com Office para Windows Phone/IOS/Android e outras App´s.
Stainer Silva
Com essa ideia surge a universalização dos App´s assim como faz Microsoft faz com Office para Windows Phone/IOS/Android e outras App´s.
TheJunior Ade
esse Dart pelo que me lembro já não era um projeto muito novo não... Eu tinha ouvido/visto algo a respeito ano passado, mas obviamente o Google deve estar tentando dar um "migué" em cima dos anúncios da MSFT
Eliézer José Lonczynski
/Build 2015/
Tiago Celestino
Bem interessante. Será que eles não estão trabalhando com a Google e com Apple para ter uma ferramenta tão interessante assim?
Noah Cezario
porém ainda vai levar um tempo até que os devs estejam habituados com a nova linguagem =)
Thiago Lima
http://www.windowsteam.com.br/google-lanca-nova-linguagem-de-programacao-para-concorrer-com-novidades-da-microsoft/
Thiago Lima
a google já começou a dificultar. http://www.windowsteam.com.br/google-lanca-nova-linguagem-de-programacao-para-concorrer-com-novidades-da-microsoft/
se isso se concretizar a Microsoft vai ter que se rebolar.
Thiago Lima
pior que tem como dificultar. ja criaram uma maneira. http://www.windowsteam.com.br/google-lanca-nova-linguagem-de-programacao-para-concorrer-com-novidades-da-microsoft/
Vitor Mikaelson
E Spotify.
Matheus Gonçalves
Se for assim, sim. Agora vai! Tomara!
Kazz
A fonte e os ícones seriam relativamente simples (imagino inclusive que a fonte seja automática, já que o app por padrão usa a fonte do sistema em que ele roda) mas o problema são as diretrizes e padrões de design, que diferem totalmente das outras plataformas.

Acho que da mesma forma que os primeiros webapps tinham uma cara "porca" e "barata", esses aplicativos portados para outras plataformas passarão essa mesma impressão (falando em termos visuais e de experiência do usuário, não e performance).
Master Chief
Onde está escrito isso?
Infinity_web_br
Onde está escrito isso?
Vitor Mikaelson
Sim. Mas nunca é demais oferecer mais escolhas ao usuário. =P
Master Chief
Não tem como impedir.
Infinity_web_br
Não tem como impedir.
Eliézer José Lonczynski
Snapchat e Instagram são dois exemplos de apps que não tem padrão dos sistemas.
Denis Padua
No Nokia X não era parecido? Você enviava o apk e substituía os serviços do Google pelos da Nokia/Microsoft.
Kawe Antônio
Realmente no vídeo parece que a conversão dos apps é bem simples. No aguardo do W10 for Phones para ver como os apps se comportarão, não quero me decepcionar pelo hype do memento.
Vader
certamente, seria mais prático.


mas você há de convir que a grande parte das pessoas que usam o Instagram, por exemplo, usam as ferramentas de edição dentro do próprio app (que, por sinal, tem ficado cada vez melhores nas últimas atualizações).
Kawê A.
Realmente no vídeo parece que a conversão dos apps é bem simples. No aguardo do W10 for Phones para ver como os apps se comportarão, não quero me decepcionar pelo hype do memento.
Vitor Mikaelson
Eu gostaria de acessar Instagram no PC. =P
Às vezes edito fotos no PC e preciso passar pro celular pra poder enviar. Ficaria mais fácil se já tivesse no PC e eu apenas clicasse em "Compartilhar".
Vader
não vejo isso como uma vantagem para todos os apps. qual o interesse de rodar Snapchat e Instagram, por exemplo, em um desktop?


quando o app é universal para dispositivos com até 7" (que é o real calcanhar de Aquiles do Windows), ok, entendo. e para os outros?
Vitor Mikaelson
Apps do Android é apenas no Windows Mobile.
Apps do iOS é Windows Mobile e Desktop.
Vitor Mikaelson
Daí só usar versão do iOS. =P
Vitor Mikaelson
A única coisa que Google poderia fazer é impor mais a Play Services aos devs.
Vitor Mikaelson
Super fácil. Mas isso foi apenas uma demonstração. rs
Eu sei que apps do iOS trocam a fonte automaticamente que eu saiba quando "converte".
Marcos Oliveira
UMA VANTAGEM: roda tanto no Windows Mobile como no Desktop! É um sistema só!
Marcos Oliveira
Direitos eu não digo, mas poderiam dificultar a migração, pra proteger a reserva de mercado.
De qualquer forma, os colegas abaixo esclareceram a questão. Travas como a que eu sugeri poderiam ser um tiro no próprio pé!
Ponto para a Microsoft e para os devs macumbeiros deles, porque o trabalho não foi nada fácil!!!
fatalhck
Galera isso já existe com vários Frameworks cross plataforms, Xamarin,Titanium,etc... O código é seu, você só deve respeitas as convenções de cada plataforma e pronto.
kadu
Acho que não. Eles só recebem o dinheiro, ficam com uma parte e repassam o resto pro dev
Kadu Gaspar
Acho que não. Eles só recebem o dinheiro, ficam com uma parte e repassam o resto pro dev
Trovalds
Daí esbarra em APKs com APIs de fabricante (Sony e HTC, por exemplo) e...


Sim, um grande passo pros desenvolvedores.
Thiago
Ah sim. Mas a questão dele, pelo que eu entendi, é quando essa assinatura é gerida pela loja, apesar de que eu não sei se existe esse tipo de ação por parte da play
kadu
Não é que é difícil, mas como o market share do Windows Phone é baixo, não vale o esforço. Mas sendo tão fácil quanto a Microsoft está prometendo, o esforço passa a valer a pena, já que é mínimo, mesmo com market share baixo.
Kadu Gaspar
Não é que é difícil, mas como o market share do Windows Phone é baixo, não vale o esforço. Mas sendo tão fácil quanto a Microsoft está prometendo, o esforço passa a valer a pena, já que é mínimo, mesmo com market share baixo.
kadu
Depende do desenvolvedor. Quando você assina alguns serviços (Deezer, Netflix, Spotify) você pode usar em diversas plataformas, então você pode fazer a assinatura do Deezer no Android e usar no Windows.Assinatura é diferente de compra.
Kadu Gaspar
Depende do desenvolvedor. Quando você assina alguns serviços (Deezer, Netflix, Spotify) você pode usar em diversas plataformas, então você pode fazer a assinatura do Deezer no Google e usar no Windows.

Assinatura é diferente de compra.
Felipe Teodoro
exato, parece que só os app de ios vão ser convertidos para universais, ou seja, desenvolvedores portem os app só do ios.
famoraes
Não faz sentido. Pra portar o App você precisa ter o app na plataforma Android/iOS. Nenhuma das duas estariam perdendo dinheiro pois o app já estaria em ambas as lojas. E também não faz sentido pro ser um código fonte de terceiros, nenhuma das duas tem controle sobre isso. A questão da trava também não existe. Se você "travar" a portabilidade, bom, ai nenhum desenvolvedor vai conseguir desenvolver app nenhum, por que a microsoft só "reprograma" seu app pro ambiente windows, ela faz o serviço de um programador, só que automaticamente.
Fabiano Moraes
Não faz sentido. Pra portar o App você precisa ter o app na plataforma Android/iOS. Nenhuma das duas estariam perdendo dinheiro pois o app já estaria em ambas as lojas. E também não faz sentido pro ser um código fonte de terceiros, nenhuma das duas tem controle sobre isso. A questão da trava também não existe. Se você "travar" a portabilidade, bom, ai nenhum desenvolvedor vai conseguir desenvolver app nenhum, por que a microsoft só "reprograma" seu app pro ambiente windows, ela faz o serviço de um programador, só que automaticamente.
Manoel
Sim.
Rodolpho Freire
Pode até ser hype no momento, mas o Candy Crush Saga é um teste de port do iOS, e funciona muito bem no meu lumia 520.
Rodolpho Freire
Acredito que facilita a atualização também.. é só gerar o apk atualizado, e ajustar o que precisa ser ajustado novamente (isso falando de forma rudimentar).

O ideal seria ter um branch do aplicativo do android com as alterações para loja do windows, e apenas ir commitando nesse branch as atualizações do branch principal.
Jairo ☠️
No aguardo....por enquanto muito hype..
jairo
No aguardo....por enquanto muito hype..
Thiago Lopes
Acho que isso não fazer diferença para grande desenvolvedoras. Isso é para ajudar os pequenos que não têm dinheiro nem tempo para desenvolver para três sistemas. Já os grandes é pirraça mesmo, e vão continuar pirraçando. Agora, quando a Windows Store lotar de desenvolvedores independentes, os grandes vão ter que correr atrás.
strogo9
Eu não entendo nada de programação, mas seria muito difícil ao menos trocar o ícone de compartilhar, do Android para o Windows? Ao menos os icones e as fontes deveriam ser trocadas na hora de portar o app.
Ai meus caroços
Eu não entendo nada de programação, mas seria muito difícil ao menos trocar o ícone de compartilhar, do Android para o Windows? Ao menos os icones e as fontes deveriam ser trocadas na hora de portar o app.
Vader
humm, verdade.


não quero parecer hater do WP (como já fui taxado por ai rs), mas essa é uma estratégia que pode não funcionar (claro, como tudo nessa vida). um exemplo é o Instagram. o app já existe e não é atualizado há mais de um ano. isso é um risco - os apps serem portados e esquecidos.

EDIT: não ficou claro para mim se essa ferramenta vai facilitar também a portabilidade dos novos recursos implementados em outras plataformas.
Arlys Souza
Sim, só que mesmo assim, é necessário criar algo do zero.
Agora os usuários vão cobrar tipo: Ei, fulano. Cadê o app pra Windows 10, já que agora é só portar???
Vader
os usuários já cobram, se eu não me engano.
Vader
eu tenho a mesma sensação quando um app novo do Facebook é lançado somente no iOS - são tantos, que no final das contas eu também não instalo nem por curiosidade.


talvez por isso eles nem desenvolvam o app oficial no WP (que fica a cargo da MS, salvo o engano).
Anakin
também ja me perguntei isso, mas deve ser só questão de recursos mesmo, se tem grana pra desenvolver dois apps, eles fazem android e iOS, mas partindo de apps pequenos eu entendo, o que eu não entendo são empresas grandes fazerem isso, não é falta de recurso, é simplesmente boicote ou pirraça. Da mesma forma que o facebook lança alguns exclusivos pra iOS, na hora eu fico puto, depois até esqueço que lançou e acabo nem testando.
Arlys Souza
Não é difícil, era apenas má vontade mesmo. Podendo converter, talvez essa resistência se quebre um pouco. Acho que a cobrança virá dos próprios usuários do sistema.
Vader
isso me faz indagar: é tão difícil assim criar um app para o Windows Phone hoje?
Thiago
Se você fez sua assinatura pela google play, aí claramente já era né! Vai ter que assinar de novo pela microsoft.
Se você comprou um app pra iPhone você pode usar no Android? Nope.
kadu
Exato. A MS vai suportar compras e assinaturas in-app. É a mesma coisa que o Spotify, por exemplo, que é por assinatura e tem versões pra iOS e Android.
Kadu Gaspar
Exato. A MS vai suportar compras e assinaturas in-app. É a mesma coisa que o Spotify, por exemplo, que é por assinatura e tem versões pra iOS e Android.
kadu
Sendo fácil como a Microsoft está fazendo parece, acho que é muito provável. Principalmente com a loja do Windows sendo integrada.
Kadu Gaspar
Sendo fácil como a Microsoft está fazendo parece, acho que é muito provável. Principalmente com a loja do Windows sendo integrada.
kadu
Como a maioria dos apps populares do Android tem versão pra iOS, acho que o primeiro não chega a ser um grande problema.
robson laranjeiras
Que eu tenha entendido, "para certos recursos dos apps, não será necessário alterar nada no código. É o caso de anúncios, estatísticas, compras in-app e notificações — a Microsoft entenderá o código desenvolvido para Android e o traduzirá para Windows 10. O próprio vídeo mostra o exemplo de um app com o tradicional botão de compartilhamento do Android. No Windows 10, o mesmo código faz o sistema exibir uma tela equivalente."


Ou seja, o Windows 10 vai fazer uma espécie de emulação dessas funções.
Arlys Souza
Pela Microsoft...
Kadu Gaspar
Como a maioria dos apps populares do Android tem versão pra iOS, acho que o primeiro não chega a ser um grande problema.
kadu
Acho que não há o que o Google possa fazer, nem a Apple. O desenvolvedor simplesmente pega o código que ele escreveu, faz algumas alterações e publica na loja do Windows, Google e Apple não estão como intermediários nisso.É como se o desenvolvedor estivesse desenvolvendo uma versão do seu app para outra plataforma (coisa mais comum é ter o mesmo app pra diferentes plataformas), a diferença é que ele não começa do zero.
Kadu Gaspar
Acho que não há o que o Google possa fazer, nem a Apple. O desenvolvedor simplesmente pega o código que ele escreveu, faz algumas alterações e publica na loja do Windows, Google e Apple não estão como intermediários nisso.

É como se o desenvolvedor estivesse desenvolvendo uma versão do seu app para outra plataforma (coisa mais comum é ter o mesmo app pra diferentes plataformas), a diferença é que ele não começa do zero.
Artemilson Reis
Se um app for migrado do Android, por exemplo, cuja cobrança de assinatura é feita pelo Google, ela passará a ser feita como?
kadu
Qual é o problema? Não entendi sua dúvida
Kadu Gaspar
Qual é o problema? Não entendi sua dúvida
kadu
Isso tem muito potencial pra resolver o problema de apps do Windows Phone, penso que é uma solução sensacional, facilita muito a vida do desenvolvedor. O problema que continuo vendo é que o Windows vai ficar sem padrão de design para aplicativos, seus apps vão ficar com cara de Android e iOS. Isso eu acho ruim, mas é o preço a se pagar né...
Kadu Gaspar
Isso tem muito potencial pra resolver o problema de apps do Windows Phone, penso que é uma solução sensacional, facilita muito a vida do desenvolvedor. O problema que continuo vendo é que o Windows vai ficar sem padrão de design para aplicativos, seus apps vão ficar com cara de Android e iOS. Isso eu acho ruim, mas é o preço a se pagar né...
Artemilson Reis
E quanto a apps pagos e assinaturas...?
TheJunior Ade
Concordo sobre o possível acordo, mas duvido que a Google vá fazer alguma coisa a respeito: android é open source, oq deve ser um impedimento pra qualquer coisa que possa sair de Mountain View pros lados do indiano e suas janelas
robson laranjeiras
Bem lembrado.
TheJunior Ade
app html5 já dava pra fazer 1 e usar no Android, iOS e WP faz uma cara (cordova/photegap/titanium taê pra isso)
Vader
os devs estarão dispostos a realizar a migração dos apps?
Vader
mas eu acredito que essa ferramenta seja para quem já possui um app pronto e deseja portá-lo para o Windows, não?
Arlys Souza
Google não tem NENHUM direito sobre aplicativos de terceiros. Se eu criei um app, eu posso fazer o que eu quiser com ele.
Marcos Oliveira
A pergunta que fica é:
Apple e Google estão gostando dessa história???
Porque eu só consigo imaginar que houve um acordo entre os três. De outro modo, o Google (principalmente) pode começar a colocar algum tipo de trava que impeça essa "migração".
Sei que é difícil, pois estamos falando dos códigos-fontes dos devs, mas se representa perda de receita para Mountain View, eles fariam! (o mundo mudou, não? "don't be evil... sqn")
Eliézer José Lonczynski
Duas colocações importantes:
1-Apps portados do Android não serão Apps universais, pra isto será necessário desenvolver de forma nativa para Windows 10 ou portar do iOS;
2-Aplicações gráficas (jogos?) terão perda de desempenho de até 10% (jogando pra cima).
Weuller Faria
A Microsoft morreu, eles disseram... a saída do Balmer foi muito boa pra empresa do Tio Bill....
Luzimar Neto
Artigo muito bem feito.
ViewtfulJoe
agora vai sim. até me empolguei de fazer app. acho que app html5 então é mais fácil ainda
Leandro Ruel
agora vai sim. até me empolguei de fazer app. acho que app html5 então é mais fácil ainda