Uma das novidades internas mais importantes do Windows 10 é o suporte a apps portados do Android e iOS. Com os projetos Astoria e Islandwood, os desenvolvedores poderão levar ao sistema operacional da Microsoft seus softwares já produzidos para as plataformas concorrentes, potencialmente resolvendo o principal problema do Windows nos smartphones.

Mas como isso vai funcionar?

Aparentemente, as coisas serão mais fáceis do que você imagina, pelo menos segundo o vídeo que a Microsoft divulgou no último final de semana. Roda o VT:

Todo o processo começa com uma ferramenta online da Microsoft, que analisa o APK e informa ao desenvolvedor as mudanças sugeridas para que o aplicativo funcione bem no Windows. Normalmente, a ferramenta recomendará que o ícone seja alterado (para ficar harmonizado com o Live Tile) e que APIs específicas do Google Play Services sejam substituídas por equivalentes da Microsoft.

astoria-4

Mas alterar o código do aplicativo para substituir as APIs do Google pelas da Microsoft deve dar um trabalhinho, certo? Na verdade, a Microsoft facilitou bastante esse processo: no caso de um aplicativo que faça uso de mapas, por exemplo, basta substituir uma única linha de código (a que faz referência ao Google Maps) e o aplicativo simplesmente passará a usar o Bing Maps, aceitando as mesmas instruções.

astoria-5

Para certos recursos dos apps, não será necessário alterar nada no código. É o caso de anúncios, estatísticas, compras in-app e notificações — a Microsoft entenderá o código desenvolvido para Android e o traduzirá para Windows 10. O próprio vídeo mostra o exemplo de um app com o tradicional botão de compartilhamento do Android. No Windows 10, o mesmo código faz o sistema exibir uma tela equivalente.

astoria-1

astoria-2

astoria-3

Os apps para Windows 10 portados do Android poderão ser desenvolvidos e testados nas IDEs mais comuns, incluindo IntelliJ, Android Studio e Eclipse, tanto no Windows quanto no OS X.

Agora vai?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Lima
Também acho
Gustavo Bachur
A própria matéria que voce postou tem o seguinte trecho.... "A coisa boa do Dart é que os devs poderão criar aplicativos “Universais” que poderiam (teoricamente) funcionar em qualquer sistema operacional e não apenas no Android." Se ele pode ser portado pro IOS porque não seria portado para o Windows, a MS tem dinheiro e equipe pra isso
Keaton
Interessante... a Microsoft deu uma ferrada nas cores do aparelho do android só para passar a falsa impressão que o Nexus 6 tem uma tela pior que o 1520. (bem o oposto do que acontece na realidade)
Tales Cembraneli Dantas
Cara, a essa altura do campeonato não há nada que a Google ou a Apple possa fazer, a não ser desenvolver também uma ferramenta que faça o mesmo para as suas plataformas... acredito que o futuro é um desenvolvimento único e todas as plataformas usarão ports
Tales Cembraneli Dantas
pelo contrário, sendo o port muito mais fácil de fazer, os apps devem ser atualizados simultaneamente pelos desenvolvedores, ou seja a W10 será sempre o primeiro a ser atualizado junto com mais uma plataforma (android ou IOS), mas sempre uma das outras duas ficará esperando mais um pouco
Tales Cembraneli Dantas
Qual o motivo de não faze-los? para um desenvolvedor, quanto mais longe for seu programa, melhor... quando vc desenvolve um programa, vc não esta fazendo este para a Google ou para a Apple, e sim para os usuários...
Marcelo Madeira
A Microsoft está conseguindo ir muito bem com essa nova estratégia. Parabéns!
AndreHBuss
Gentem, ficou claro que vai rodar isoladamente né? Só pergunto pq acho que algumas pessoas não entenderam essa questã :D O APP tem que levar um tapinha no código e mesmo que ele tenha pegadinha do malandro não vai conseguir usar por estar isolado. Tchammmmmmmmmm ehehheeh :D
kadu

Li a matéria mas não acho que isso atrapalhe muito a Microsoft.

Kadu Gaspar
Li a matéria e não acho que isso atrapalhe muito a Microsoft.
kadu

Facebook também. Mas todo sistema tem suas guidelines e a regra é respeitar, até porque manter um padrão é bom para o sistema e o usuário.

Kadu Gaspar
Facebook também. Mas todo sistema tem suas guidelines e a regra é respeitar, até porque manter um padrão é bom para o sistema e o usuário.
Henrique Ranel
como acessa a pagina de analise de apk?
João Silverado
A antiga acho q sim. Mas essa tá mto melhor. A antiga era como o comunismo na USSR. Levavam 5 anos para se reunirem e decidir os novos rumos que a nação deveria tomar. Mta demora.
Stainer Silva
Com essa ideia surge a universalização dos App´s assim como faz Microsoft faz com Office para Windows Phone/IOS/Android e outras App´s.
Exibir mais comentários