Após xixi de robô do Android na Apple, Google fecha editor de mapas

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 semanas
Deselegante
Deselegante

Quem diria? O Google reconheceu que não tem condições de editar as modificações feitas pelos usuários ao Google Maps e decidiu desativar a ferramenta conhecida como Map Maker. A medida foi adotada depois que surgiu na imprensa a história de uma modificação no mapa para mostrar o robô do Android urinando na marca da Apple. Uma situação desclassificante, para dizer o mínimo.

Uma mensagem no Map Maker informa que a ferramenta vai ficar temporariamente indisponível a partir desta terça-feira (12). Os responsáveis por ela dizem lamentar terrivelmente pelo que o apagão pode causar nos projetos de mapas dos usuários.

Basicamente, o Google está dizendo que não tem condições de verificar as alterações que os internautas fazem nos mapas. Pavithra Kanakajaran, do buscador, reconheceu no post em um grupo que os ataques – considerados por eles como spam – estavam aumentando.

A aprovação automática e a moderação foram suspensas enquanto eles pensam em novas formas de prevenir futuros incidentes como este.

Map Maker do Google está fechado por tempo indeterminado (Imagem: reprodução)
Map Maker do Google está fechado por tempo indeterminado (Imagem: reprodução)

Todas as modificações estão passando pelo processo manual de revisão. De acordo com a googler, é mais honesto vir a público admitir que quaisquer novas alterações iriam para uma espécie de buraco negro que só aumenta. Melhor, portanto, desativar as funcionalidade da ferramenta. Ao menos ela reconhece que se trata de uma decisão de curto prazo e muito difícil.

O mais curioso é ver uma empresa que revolucionou a internet com seus poderosíssimos algoritmos – desde o de busca, até mesmo Content ID, para detecção de conteúdo com direitos autorais no YouTube – desativar um sistema porque estes mesmos sistemas não dão conta de acompanhar a quantidade de trollagem que a internet propicia. Por mais que brincadeira com a Apple seja legal, ela está cadastrada em um sistema que, em tese, está aí para ajudar milhões de pessoas e deveria ser o mais apurado possível.

O Map Maker existe desde 2008 e sempre foi importante em especial nas nações em que as informações de localização são controladas por regulamentações governamentais. É bem verdade que existem agências especializadas em mapear as coisas para colocar no Google, mas não é assim em todos os territórios deste vasto mundão. Veio alguém e estragou a coisa toda.

Com informações: Guardian

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados