Início » Gadgets » Ozo: a câmera de realidade virtual da Nokia

Ozo: a câmera de realidade virtual da Nokia

Gadget é composto de oito sensores e oito microfones para a gravação de vídeo com realidade virtual

Jean Prado Por

nokia-ozo-1

A Nokia (sim, aquela parte que não foi comprada pela Microsoft) anunciou nesta quarta-feira (29) sua aposta para o mercado de realidade virtual. A câmera, chamada Ozo, é capaz de gravar vídeos que posteriormente serão reproduzidos em 360º.

A Ozo tem oito sensores que, sincronizados, produzem a imagem. Essa quantidade de câmeras faz com que o software não precise renderizar o vídeo posteriormente ao juntar várias imagens panorâmicas, o que deve deixar a imagem mais fidedigna e pronta para ser usada logo após a gravação.

nokia-ozo-3

Em relação ao áudio, também são oito microfones que compõem a faixa de som finalizada. A gravação é feita de maneira que haja diferenciação de um som atrás de você ou do seu lado, o que é chamado de "áudio 3D".

Diferente do que as imagens acima levam a pensar, a Ozo não é uma bola flutuante que faz a gravação de vídeo. Há uma base que reúne os outros componentes e provavelmente serve de suporte à câmera, como mostra o The Verge na imagem abaixo:

nokia-ozo-4

Segundo a Nokia, a Ozo pretende ser o novo padrão de "captura profissional, edição e reprodução de conteúdo de realidade virtual cinematográfico". Com a facilidade de gravação, não é difícil que o produto se espalhe rapidamente pela indústria da realidade virtual.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fausto Santos De Souza
Só pode ser sarcasmo. E ainda fala de iPhone. Meu Deus. Prefiro acreditar que foi uma piada do que crer que alguém realmente ache isto. Kkkk
rjlgarcia
O zoio que tudo vê!
ricardo garcia
O zoio que tudo vê!
Roger
claro, com todas as cameras e compondo a imagem final...é cada bocó...mddc
Roger Martins
claro, com todas as cameras e compondo a imagem final...é cada bocó...mddc
Patrick Avila
Muito loko .... o desenho eh horrivel ... feia pra caralho mas é muito legal .... tudo bem que o iphone ja grava assim em 360° mas blz ...
Bruno Guerreiro
Parece um ET narigudo, bem legal!


Agora é esperar para saber o preço disso ai, já até vejo isso fazendo sucesso entre fotógrafos/videomakers de casamento, se o valor for acessível para esses profissionais...
Maxnoob
Que legal... só falta voar e ter umas metralhadoras...:

https://www.youtube.com/watch?v=rEby9OkePpg
David
Google StreetView (y)
Ricardo - Vaz Lobo
Me lembrou um ET ou aquele carrinho tira-fotos do google.