Início » Telecomunicações » Anatel sofre ataque DDoS e tem sistemas derrubados

Anatel sofre ataque DDoS e tem sistemas derrubados

Sistemas de reclamações e homologação de aparelhos estão inacessíveis há mais de 24 horas

Paulo Higa Por

anatel-sede-agencia-nacional-telecomunicacoes-2

Os sistemas da Anatel estão instáveis há mais de 24 horas. A rede da agência regulatória sofre ataques de negação de serviço desde a noite de quarta-feira (20), com picos de tráfego de dezenas de gigabits por segundo, tornando inacessíveis o site da Anatel e diversos sistemas importantes, como o serviço de reclamações de usuários e de homologação de novos aparelhos.

De acordo com um participante da lista [caiu], que informa sobre quedas na internet brasileira, a maior parte dos ataques à rede da Anatel vem de IPs internacionais, indicando que uma botnet, provavelmente formada por computadores zumbis, está sendo utilizada para gerar tráfego nos servidores da agência. Sem capacidade para atender a todas as requisições maliciosas, os sistemas ficam inacessíveis.

anatel-fora

Os ataques ocorrem logo após a Anatel se manifestar favoravelmente à franquia na banda larga fixa. Na terça-feira (19), o presidente da agência, João Rezende, criticou quem passa o dia jogando online, porque “isso gasta um volume de banda muito grande”. Ele repetiu o argumento das operadoras e do superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, para defender os limites de consumo, afirmando que “quem consome menos paga por quem consome mais”.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o fim da banda larga fixa ilimitada

Leia maisFranquia na banda larga fixa: o que a lei diz?

A Anatel suspendeu na segunda-feira (18) os limites na banda larga fixa por 90 dias, exigindo que as operadoras cumpram determinadas regras antes de aplicar sanções aos usuários, como fornecer uma ferramenta de acompanhamento de consumo, destacar os limites de franquia em peças publicitárias com o mesmo enfoque dado ao preço e velocidade, e treinar os funcionários para instruir os consumidores sobre as novas regras.

Dica do Hugo Maestá no Twitter.

Tecnocast.zip 001 – Do not, my friends, become addicted to the internet

Gravamos uma edição especial do Tecnocast para discutir os limites na banda larga fixa. O modelo de negócio das operadoras está em risco, pois todos os seus serviços estão deixando de existir e migrando para dentro da internet. É fato que o usuário não pode pagar o pato, mas também não existe almoço grátis. O que fazer? Dê o play!

zip

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Fortaleza
Só li o header e o footer porque estou ocupado. Mas falando em caixa, sinto dizer que tenho que voltar pra ela porque é de onde vivo, e não fazendo protesto sem noção. Se querem brincar, vão pro ZapZap nos seus respectivos grupos, mas para comentários técnicos (ainda que irônicos ou animados) reservem algo melhor. Mania de brasileiro de achar que todo lugar é canto pra bagunça.
carlos moraes
comparação ponderada, o fato concreto é que a manifestação de pessoas através da internet é repeitada de alguma forma, sejam elas em um aplicativo de milhões, sejam através de um comentário de protesto, cada um com seu peso é claro. Tudo depende da sensibilidade de quem recebe essa informação, é preciso capacidade para minerar e decifrar toda informação jogada na rede, e quem está atento e é capaz de garimpar o que está por trás de um mero comentário tem informação preciosa nas mãos. Algumas pessoas menos capazes não vão compreender nunca e quanto mais limitadas mais agressivas ficam pois suas convicções são a única verdade, para algumas pessoas só existem dois lados, o lado do que compreendem e o lado errado, essas pessoas não possuem a sensibilidade correta para perceber o que está por trás de uma sátira ou um comentário ou demonstração de insatisfação com algum serviço e por não compreenderem ficam tecendo criticas destrutivas e sem fundamentos, por outro lado em muitos casos a demonstração de insatisfação popular massiva é atentamente analisada por inúmeros órgãos e pela mídia seja ela tendencios ou não, e em alguns casos geram resultados, com certeza não são capazes de mudar o mundo de forma significativa, mas tem potêncial de mudar pequenas o que para mim é o suficiente uma vez que o custo de tecer algum comentário na internet é mínimo. abra a mente jovem, o mundo vai bem além dessa caixa que você vive.
Ricardo Fortaleza
Quem compara um ReclameAqui com um bando de comentários "sem noção" realmente dmeve não ter os pés bem no chão. Mania de internauta de achar que faz parte das mudanças do mundo. Claro que muitas foram via Internet, mas nem tudo que rola na Web muda o mundo, como nem todo App vale milhões (mais ou menos na mesma proporção). Você já ouviu falar de coisas "com noção" e coisas "sem noção", né? Agora se vai querer esticar esta conversa super profunda comparando laranja com banana, vá em frente. Sozinho. Entrei nesta seção porque estava procurando informações técnicas, e me deparei com este monte de doidim dizendo besteira e ainda se achando. Mas como disse, a culpa é integralmente minha. Deveria ter ignorado ests absurdos como faço com 99% das "informações" que vejo fora do ambiente especializado.
carlos moraes
Sugiro que de uma "estudadazinha" sobre reclamações e protestos mudarem o mundo, principalmente protestos na internet, fato comprovado por projetos como o Reclame Aqui e outros mais. Uma das formas mais efetivas é justamente a imagem negativa que protestos massivos principalmente através da internet podem causar, e muitas coisas são modificadas em função disso. Mas o senhor sabe tudo e é fechado e reacionário demais, não espero que compreenda.
carlos moraes
A propósito, sei bem como funcionam esses ataques uma vez que sou programador a 15 anos sendo oito deles na plataforma web, conheço o suficiente de segurança pois faz parte das minhas atribuições, no entanto conhecimento não representa uma permissão, e esses ataques representam crimes e não compactuo com nenhuma forma de crime, acredito em outros meios para mudar as coisas.
Ricardo Fortaleza
Tá certo. Então continuem com a comédia, o protesto e os sonhos porque quem tá no lugar errado sou eu que não tenho o quê fazer. Fiquem com a força, porque o mundo é de vocês. Eu desejaria sorte pra mudarem o mundo só reclamando e comentando, mas nem precisam disto. Rs.
carlos moraes
é apenas tua forma de ver as coisas, não dê tanta importância as próprias opiniões e talvez consiga ver as coisas sob uma outra ótica. não se trata a contribuir com um ataque de negação de serviço ou fazer parte de algo, e sim uma forma satírica de protestar contra os abusos que estão a beira de serem praticados por esse cartel. óbviamente, se o senhor não fosse tão literal, teria percebido que meu comentário foi uma sátira e provocação concordando com o protesto. Permitir a instalação de um virus e backdoors em meu computador para oferecer auxílio a hackers espalharem ataques é tão ridículo quando o senhor considerar meu comentário como uma intenção verdadeira. como eu disse e repito, não tem como ser tão estúpido para acreditar que meu comentário é reflexo de uma intenção real, o senhor não passa de um caçador de polêmica.
Ricardo Fortaleza
A saideira: quem sabe, faz, quem não sabe, ensina.
Ricardo Fortaleza
Mas afinal, quem por aqui tem algo sério pra fazer mesmo, né? Rs.
Ricardo Fortaleza
Nem uma coisa nem outra, pois com tanto Zé Doidin dizendo que "faz e acontece", como eu discutiria algo? Agora, se for arrogância reclamar de uma meninada que pensa que tem algum poder "informático sobrenatural" e precisa de um semancol pra acordar, que seja. Na verdade, se fossem realmente meninos eu nem comentaria nada, porque também já fui "miudim" e sei que até uma certa idade alguns sonhos são naturais. Entretanto, vindo de uns marmanjos que veêm um ataque de força bruta e já se acham parte do time, é brincadeira, né? Vale o velho ditado que deveria ser uma regra para que cada um entenda o seu papel ou procure evoluir (antes) para melhorá-lo: não vá o sapateiro além das sandálias.
carlos moraes
Me dei ao trabalho de ler alguns de seus outros comentários, não passa de um agitador, caçador de polêmicas, não agrega nada faz críticas sem fundamentos e sem embasamento, deve ser carente e está a procura de atenção ou de alguém pra conversar, lamento mas não caio nesse tipo de jogada que está usando provavelmente para aparecer e ter audiência. Abração e boa sorte porque se depender de talento ta com problemas.
carlos moraes
Não entendi esse teu comentário Ricardo, cheio de indiretas e arrogância, tem interesse em uma discussão sobre algum assunto ou só tá querendo aparecer com esse ar de superioridade?
Ricardo Fortaleza
Eu tô vendo quem é o zumbi da história. Amigão, dá uma "estudadazinha" antes de postar algo parecido. Novamente tem menino querendo atacar com conversa de gente grande.
Ricardo Fortaleza
Bando de meninos querendo falar como gente grande. Que piada.
Ricardo Fortaleza
"Nós" quem? Até parece que você sabe fazer alguma coisa. KKKKKKK. Você está do lado de quem segue, amigão. Não se iluda.
Exibir mais comentários