Início » Telecom » Qual o melhor DNS do Brasil? Veja como testar

Qual o melhor DNS do Brasil? Veja como testar

Por
3 anos atrás

Você tem um plano rápido de acesso à internet, mas percebe que, mesmo assim, a conexão fica mais lenta do que o tolerável, acertei? Se o problema for ocasional, dá para relevar, mas se ocorrer com frequência, é possível que a solução esteja na troca do DNS (Domain Name System). Felizmente, há várias ferramentas que te ajudam a encontrar qual o melhor servidor de DNS para a sua conexão. Uma delas é o Namebench, que você aprenderá a usar nas próximas linhas.

Internet mais rápida - DNS

Como um servidor de DNS rápido pode melhorar a conexão?

Se você der uma olhadinha no histórico do seu navegador, talvez se surpreenderá com a quantidade de sites acessados nos últimos dias. Isso sem contar serviços de streaming de áudio ou vídeo, servidores de games, apps de redes sociais, entre outros. Cada um desses sites ou serviços precisa de um endereço IP para ser localizado. O problema é que é impraticável ficar memorizando esses endereços.

É aí que entra em cena o servidor do DNS. Graças a ele, você digita uma URL como tecnoblog.net — um endereço fácil de recordar — e o navegador conseguirá localizar o IP do Tecnoblog, assim como de qualquer outro site que você procurar.

Isso é possível porque os servidores de DNS funcionam como gigantescas bases de dados que indicam qual é o endereço IP de cada site ou serviço online. Para que você possa acessar determinado site, o seu computador ou dispositivo móvel solicita aos servidores de DNS o IP associado àquele destino.

Via de regra, os servidores de DNS do seu provedor de internet é que são consultados. Mas, não raramente, eles podem estar sobrecarregados ou apresentar problemas de desempenho. A consequência é esta: a sensação de que a sua conexão ficou lenta, afinal, seu computador ou dispositivo móvel acaba levando mais tempo para obter respostas para as requisições de DNS. Você precisa, portanto, de um servidor de DNS mais rápido.

Como encontrar o melhor servidor de DNS?

O jeito mais de fácil de encontrar o serviço de DNS mais rápido para a sua conexão é usando uma ferramenta que testa vários servidores e, no final, indica quais obtiveram os melhores resultados. Para isso, vamos usar o Namebench, um pequeno e gratuito utilitário que o Google desenvolveu para esse fim.

Download - Namebench

Baixe o Namebench no site oficial. Aqui, vamos usar a última versão lançada para Windows, mas note que o software tem versões para OS X e Linux (o modo de funcionamento é o mesmo em todas). Feito isso, clique no arquivo baixado e pressione Extract. A interface da ferramenta é a seguinte:

Namebench

Ali, deixe as opções Include Global DNS providers e Include best available regional DNS services marcadas (o campo acima pode ficar em branco). A primeira realiza testes com servidores de DNS globais, enquanto que a segunda analisa servidores regionais. As opções Include censorship checks e Upload and share your anonymized results não precisam ser marcadas.

Também não é necessário mudar nada na parte inferior. Certifique-se apenas de deixar a opção Fast ativada em Health Check Performance (deixe Slow marcada só se a sua conexão for lenta ou muito instável). Por fim, clique em Start Benchmark. Os testes começarão. Tenha paciência: o procedimento pode levar vários minutos.

Namebench - resultados

Configurando o DNS

Ao final do teste, o Namebench exibirá os resultados em uma página HTML (normalmente guardada na pasta Temp do seu sistema, caso você queira acessá-la mais tarde). Tudo o que você precisa fazer agora é configurar o seu computador ou dispositivo móvel para usar os endereços dos servidores de DNS que apareceram nas primeiras posições.

Para isso, no Windows, vá em Painel de Controle » Centro de Rede e Compartilhamento » Alterar as configurações do adaptador. Clique com o botão direito do mouse no ícone da sua conexão e em Propriedades. Escolha Protocolo IP versão 4 e clique em Propriedades.

Configurando o DNS no Windows

Agora, habilite a opção Usar os seguintes endereços de servidor de DNS. No primeiro, coloque o endereço primário indicado no teste (no exemplo, 200.204.0.138); no campo abaixo, o segundo melhor servidor (aqui, 189.38.95.95). Clique em Ok para finalizar.

Configurando o DNS no Windows

Perceba que essa configuração funcionará apenas em seu computador. Mas você também pode informar os mesmos servidores de DNS em seu roteador Wi-Fi, beneficiando toda a rede. Para saber como fazê-lo, consulte o manual de instruções do seu roteador.

Se você notar melhora, é porque os servidores usados anteriormente estavam mesmo prejudicando a conexão.