Início » Celular » 99,1% dos smartphones vendidos são Android ou iPhone

99,1% dos smartphones vendidos são Android ou iPhone

A guerra de plataformas móveis acabou?

Paulo Higa Por

O duopólio das plataformas móveis atingiu um índice histórico nesta sexta-feira (19). O Gartner publicou um relatório mostrando que nada menos que 99,1% dos smartphones vendidos no mundo inteiro rodam Android ou iOS. Outros sistemas móveis, que tinham participação pequena, mas relevante, como Windows e BlackBerry, praticamente não saem mais das lojas.

Segundo o Gartner, foram comercializados 344 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2016. O Android não apenas continua líder de mercado, como aumentou sua fatia: 86,2% dos aparelhos vendidos rodavam a plataforma do Google, contra 82,2% no mesmo período de 2015.

apple-samsung-android-ios

Assim ficou o ranking de sistemas operacionais:

  1. Android: 86,2%
  2. iOS: 12,9%
  3. Windows: 0,6%
  4. BlackBerry: 0,1%
  5. O resto: 0,2%

Entre as fabricantes, a Apple perdeu espaço, com 12,9% de participação nas vendas, ante 14,6% no segundo trimestre de 2015. Quem se deu bem foi a líder Samsung, que elevou sua fatia para 22,3%. Segundo a consultoria, as linhas Galaxy J e Galaxy A estão competindo bem na China, o que contribuiu com o aumento geral nas vendas.

Aliás, os chineses dominam o ranking de fabricantes, ocupando três das cinco posições:

  1. Samsung: 22,3%
  2. Apple: 12,9%
  3. Huawei: 8,9%
  4. Oppo: 5,4%
  5. Xiaomi: 4,5%
  6. O resto: 46%

Os grandes responsáveis pelas vendas do Android são os aparelhos de baixo e médio custo, segundo a Gartner. Isso nos leva a outra reflexão: ainda existe um duopólio, mas para boa parte das pessoas estamos falando de monopólio, já que não existe iPhone básico. A concorrência entre Android e iOS é, especialmente no Brasil e outros mercados emergentes, uma falsa competição. Eles não brigam pelo mesmo público.

Nem a Microsoft parece muito interessada em preencher esse segmento: o único aparelho mais básico da geração atual foi o Lumia 650, anunciado em fevereiro, que não deu sinal de vida no Brasil e talvez nunca seja vendido por aqui. Na verdade, o que se percebe é que os Lumias em geral sumiram dos pontos de venda; o que ainda existe nas lojas é sobra de estoque.

Minha dúvida é se a guerra de sistemas operacionais móveis acabou e temos um vencedor declarado (como já aconteceu nos desktops) ou se isso é apenas uma trégua.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo - Vaz Lobo

Obrigado.

Osório

O maior erro foi fazer o Windows Phone 7 incompatível com o Windows Mobile, que tinha seu mercado. Aí ficou sem apps. Eu tinha WM, mas depois dessa desisti de comprar WP.

Mirai Densetsu
Enquanto a migração para Linux for uma "aventura", ninguém vai querer saber de pinguim.
Mirai Densetsu
Os outros 13,8% não foram vendidos.
Mirai Densetsu
Niantic anuncia que lançará Pokémon GO para Windows 10 mobile no ano seguinte ao Ano do Linux no Desktop.
Don Ramón
Se eu conseguir vender meu 1020 quando voltar para o Android, com certeza a participação do Windows Phone nestes números vai melhorar! rsrsrs
Antony
Com os BANs já acontecendo, quero ver quem se arrisca a utilizar esse client com uma conta já madura
Thiago Lopes
ai ai ai... Extorsão e alienação. Já viu as modificações de operadora que fazem em Androids para ficar te mandando propaganda? Já viu a Samsung socar propagando na central de notificação? Sabia que o Google é o maior vendedor de propaganda baseado no uso de usuário do mundo, e eles sabem disso usando seus dados? Faça me o favor, pessoal do iOS paga mais caro por que gosta, não está sofrendo extorsão, da mesma forma que usuário do Android não está tendo seu histórico roubado ou sofrendo com propaganda invasiva, eles aceitaram isso.
OlCal
Para computadores sim. Mas fica claro que se houvesse uma empresa de credibilidade que colocasse empenho em fazer do Linux o que a Google fez com o Android, eu acho que seria a mesma proporção do mundo mobile. Apple é cara e não é acessível para todos. Windows (para computadores) só usa quem não pode comprar Apple ou não quer se aventurar no Linux. Está tudo muito transparente, se houver alguma alternativa ao Windows Desktop, de alguma grande empresa com empenho, o Windows morre !
OlCal
Enquanto que 12,9% são usados para extorsão e alienação !
Tokusatsu Skynet
Muito bom artigo Confesso que quando vi o nascimento do Android, logo pensei que iria virar o "Linux dos Desktops" - mas parece que o Windows Mobile é que ficou com essa fama, agora no setor mobile. O IOS é um sistema fechado da Apple, mas que tem desenvolvimento de apps ja fixados e um publico que paga o preço que for so pra ter uma maçã (independente da qualidade). No caso dos Androids, independente das falhas, estamos numa fase onde o sistema ja esta mais que maduro, e aparelhos de Entrada, ja fazem "tudo" de maneira satisfatoria com uma vasta gama de apps ja consolidados Se o Android vai dominar esse setor assim com o Windows ainda mantem o monopolio nos desks, é diificl dar 100% de certeza - ainda acho que a Microsft nao vai deixar barato......mas, a questão é: fazer o povo "mobile" largar do Android e faze-los users de outro sistema, independente de ser superior ou não - esta ai o desafio! Symbian da Nokia, o Blackberry e tal se gabavam ate um tempo atras - e hoje viraram pó!
Keaton
O Tizen só apareceu mesmo quando a Samsung "inventou" ele. Antes, era mais uma dessas distros fantasmas que ninguém usa/conhece... espera, só conhecem o Tizen, porque usar mesmo... lol
Lucas Ribeiro
S7 - $679.99 6S - 699.99 20 dolares de diferença. PESSOAS DE ALTO PODER AQUISITIVO.
Rafael
Um moto x 1 de 2 anos rodaria melhor c outra rom que não a stock? Ou tá mto velho e é melhor trocar mesmo? Kkkkkkk
Jefferson Rodrigues
Não é isso que os precos dizem!
Exibir mais comentários