Início » Antivírus e Segurança » A HP programou impressoras para recusarem cartuchos não originais

A HP programou impressoras para recusarem cartuchos não originais

Ao menos 14 modelos não aceitam mais cartuchos de terceiros desde o dia 13

Emerson Alecrim Por

HP - cartuchos

A sua impressora HP não está mais funcionando com tintas de outras marcas? Se a resposta for positiva, saiba que o problema não está acontecendo apenas com você: vários modelos da marca deixaram de funcionar com cartuchos não originais desde o dia 13. Não há nenhum defeito nesses equipamentos. A HP reconheceu que o bloqueio é uma decisão tomada deliberadamente.

O assunto só veio à tona porque a 123inkt.nl, empresa que distribui cartuchos de tintas alternativas na Holanda, passou a receber muitas queixas de clientes insatisfeitos com os produtos. Não demorou para a empresa notar um padrão: as reclamações começaram a surgir em 13 de setembro; além disso, as queixas envolviam apenas impressoras HP.

Outro detalhe suspeito é a mensagem de erro exibida pelas impressoras, a mesma em todos os casos. A 123inkt.nl decidiu então fazer testes com vários modelos. Nesse processo, os técnicos perceberam que o problema foi causado pelo firmware dos equipamentos. No passo seguinte, a empresa entrou em contato com a HP da Holanda, que disse não saber de nada.

Mensagem de erro

Nesse meio tempo, consumidores que contataram o suporte da HP receberam como resposta que o problema estava nos cartuchos não originais que eles estavam usando. Porém, com o número de queixas crescendo, não tardou para a HP mudar o discurso e reconhecer que a falha estava sendo causada por uma atualização de firmware.

Ainda desconfiada, a 123inkt.nl continuou com as investigações e descobriu que os modelos afetados não haviam recebido recentemente um update de firmware. Algumas das impressoras haviam sido atualizadas, mas em 22 de março deste ano com um firmware desenvolvido em 2015. Outras unidades, por não ficarem ligadas em rede, nunca haviam passado por um processo de atualização. Mesmo assim, todas pararam de aceitar cartuchos alternativos no último dia 13.

Diante disso, a 123inkt.nl concluiu que os firmwares antigos haviam sido programados para pararem de aceitar cartuchos de outras marcas a partir de 13 de setembro. Eis as impressoras afetadas até agora (algumas delas são comercializadas no Brasil):

  • HP Officejet Pro 6830
  • HP Officejet Pro 8610
  • HP Officejet Pro 8615
  • HP Officejet Pro 8620
  • HP Officejet Pro 8625
  • HP Officejet Pro 8630
  • HP Officejet Pro 8640
  • HP Officejet Pro 8660
  • HP Officejet Pro X451dn
  • HP Officejet Pro X451dw
  • HP Officejet Pro X476dn
  • HP Officejet Pro X476dw
  • HP Officejet Pro X551dw
  • HP Officejet Pro X576dw

Pressionada, a HP confirmou ao jornal holandês NOS que o firmware de vários modelos de impressoras foi atualizado para não aceitar cartuchos de terceiros a partir de uma data específica. A empresa justificou a decisão dizendo que a medida serve para proteger a inovação e a propriedade intelectual, além de reforçar a segurança de seus produtos.

Essa explicação deixou todo mundo calmo e satisfeito. Só que não. Tintas de impressoras são caras e, frequentemente, duram bem menos do que a gente considera razoável, o que explica a movimentação que o mercado de cartuchos alternativos tem.

Um dos modelos afetados

Diante disso, é de se esperar que fabricantes de impressoras adotem medidas para se resguardar, ainda que isso seja questionável. Nenhum bloqueio é proibido, mas é importante que o consumidor saiba desde o início das limitações ou, pelo menos, seja alertado com antecedência das mudanças.

Alterar as características do produto sem mais nem menos soa como uma forma de punir com prejuízo quem comprou cartuchos alternativos. Quem é que aceita se relacionar com uma empresa que age assim?

Para amenizar a polêmica, a companhia explicou que as impressoras afetadas continuam aceitando cartuchos recarregados, desde que estes sejam originais, ou seja, tenham o chip de segurança da HP.

Uma solução de curto prazo apontada pela 123inkt.nl é a instalação de firmwares desenvolvidos antes de 2015. O problema é que esse não é exatamente um procedimento simples. Sem contar que pode dar bastante trabalho encontrar as versões antigas desses softwares.

Com informações: Myce

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Márcio
Estou tendo o mesmo problema com a minha impressora HP (J4660). A impressora alega que o cartucho está com problema, que não é original e bla bla bla. Não é original mesmo e orgulhosamente uso-o. Compro um cartucho alternativo e sempre que acaba a tinta mando recarregá-lo até o mesmo não prestar mais. E olha que faço mais de 10 recargas antes de ter que descartá-lo. Cada recarga que faço (tinta preta) custa 15,00 e com ela imprimo umas 200 páginas. Se eu for comprar o tal cartucho original da HP vou gastar uns 80,00 pra imprimir a mesma quantidade de páginas. E se eu quiser baratear mais ainda a recarga do cartucho eu compro um kit de recarga, assim cada recarga não vai sair mais do que 1,00 pra mim. Considerando tudo isso acha mesmo que vou comprar cartucho original HP? NUNCA! Minha impressora HP é a primeira e última, até mesmo pq não é uma marca boa, já tive problemas com ela (que não tem nada a ver com cartuchos) algumas vezes. E uma coisa que todo mundo deveria ter em mente é "as empresas fazem palhaçadas (seja produzindo um produto de má qualidade, seja cobrando muito caro por um produto, etc) pq sempre tem um tonto que aceita isso". Temos que aprender a BOICOTAR o que não presta e/ou é caro demais. Um produto pra ser bom não precisa ser caro. É caro porque os que produzem/vendem superfaturam. Só eles querem encher o rabo de dinheiro e dane-se para os outros. Boicotar, na minha opinião, é dar xeque-mate nesses exploradores. Pois diante de uma situação assim ou eles melhoram a qualidade dos produtos e baixam os preços ou fecham as portas (vão a falência). Talvez tenha coisas que não dá pra boicotar, mas muitas dá. Mas infelizmente as pessoas não boicotam porque não querem. Preferem reclamar de alguma situação, mas continuar sendo reféns dos que só enxergam o próprio nariz.
Daisa Silva Monteiro
minha impressora é uma hp deskjet 3636 ela nao reconhece o cartucho preto achei que o poblema era o cartucho comprei outro 664 original nao imprimi nada gosto dessa impressora até pela facilidade de uso mais com tantos poblemas que ela apresenta fiquei frustrada com essa compra.
Emerson D. Mussi
A hp agora está bloqueando o cartucho preto.Sua impressora começa a imprimir da uma parada e imprime só a cor sem o preto com cartuchos reciclados
Tâniat
detalhe: a tinta colocada no cartucho original hp é da própria marca hp q comprei em uma loja bem conceituada
Tâniat
comprei recentemente uma hp 3636 e a mesma não aceita nem mesmo os cartuchos originais recarregados. Um cartucho em modo rascunho não dá nem pra 40 folhas, e a cada troca tem q ser um novo. Se arrependimento matasse...
Alisson E Silva Barbosa Barbos
A minha, uma Ink Advantage 3516, ja esta assim... Muito bem, mudando pra Epson...
JOÃO CARLOS Goulart
Comprei, no ML, um cartucho preto recarregado e com mais tinta, no mês passado. Este mês substituí o cartucho preto original que acabou. Inicialmente imprimi algumas vezes, mas de repente a impressora acusou que o cartucho estava com falha. Tentei varia vezes resetar a impressora, limpar o cartucho, mas nada adiantou. Descobri então que a HP 3636 não tem reset. Sem alternativa, acabei então comprando, hoje, aqui em Criciúma, outro cartucho recarregado,mas com 6 ML de tinta. Ao instalar a impressora aceitou, apenas acusando que o cartucho não é original. No mais vou continuar imprimindo assim, pra ver no que vai dar..... Ah, cada cartucho preto recarregado me custou R$ 35,00. O do ML estou devolvendo para receber o dinheiro de volta.
manoel alves pereira
Me arrependo de ter adquirido uma HP 3636. No Brasil os cartuchos novos são muito caros e os reciclados a impressora recusa. A única solução será comprar outra mas que seja de marca diferente. HP nunca mais.
Reynaldo Mello
A minha multifuncional c4480 bloqueou mesmo com cartucho original!!!
Luan Franco
E todo mundo pode errar uma vez na vida.... por exemplo quem comprar produtos HP como eu , só que aprendo rápido não compro mais, não recomendo e degrado a imagem para todas as pessoas , assim que possivél, A HP deveria no minimo assim como as crianças aprender a crescer, e entender que a competição sempre existira, e que a deslealdade tem sempre um preço....
Lorival Persch
Só para complementar, a Multilaser não fabrica absolutamente NADA! Ela só embala produtos vindos da China, o que não quer dizer que são ruins, só quero dizer que ela não fabrica...
Helena Ferraz Lima
Eu tenho uma HP Deskjet advantage link 3636 e também está bloqueada! um desrespeito! Sem contar que bebe tinta demais, o cartucho não rende nada.
poerari
ola e verdade, gente não tenha duvida que vamos migrar para outro fabricante, ja estou em teste de outro modelo.
Vicente Jose
Queria ver vc comprar os 4 cartuchos da pro x477 à 470 paus cada um.
Carlos Hass
bem isso..
Mosaico Polimentos
A nova hp 8710 tb eh bloqueada.
Hugo Lioy
Boa tarde, tinha deixado um comentário sobre como trocar a cabeça de impressão da série L, mas pelo visto foi removido, aqui se pode trocar informações e conhecimentos?? ou é só para comentar o que um posta e aliás só posta o problema, não fala da solução que são os chips full 6.0 já atualizados nem que se encontra na internet....bom, nem vou falar como fazer pq vai ser removido mas da para reverter firmwares, bem fácil de fazer.
Hugo Lioy
Ou faz o que eu fiz, coloca um dispensser e adeus almofadas! mas limpei muitas fezes antes de fazer isso, por causa da garantia.no meu caso, mas ela nunca vai para assistência
Hugo Lioy
Po irmão é só tirar um parafuso na série L, 200,210, 355 e etc... tirar a espuma, lavar e secar na sombra e recolocar ..já fiz isso nem sei quantas vezes ma minha l355
Jota Jota
Será que não se poderia processar a HP por venda casada???? Causídicos do site podem ver isso, não?
Jota Jota
Concordo com Eduardo e Heles Resende, vamos detonar a HP simplesmente não comprando nada deles, bem como passando pra todo mundo nas redes sociais sobre essa sacanagem da HP. Vou comprar uma EPSON e ver se vale à pena. Pelo que li aqui parece que vale, mesmo com alguns problemas.
Heles Resende
HP NUNCA MAIS! caiu a qualidade, e não respeita o consumidor. Quando compro uma impressora quero que esta faça como eu desejo, cartucho recarregado, bulk ink, seja lá o que for, o fabricante não tem o direto de me cobrar pelo produto e depois vem me exigir de comprar apenas o cartucho deles por preço exorbitante. Vamos mudar pra outro fabricante e mostrar a força do consumidor brasileiro. Ou fazem produtos que nos atende, ou cai fora do mercado.
Petter
Bem por aí!
DougSampaNA
Exato, já tive Epsno, e tive este problema, porisso não compro mais esta marca; nem HP..HP se vc precisar de assistencia tecnica tem uma só numa cidade de 10 milhões de pessoas (são Paulo), não dá pra confiar numa marca que trata o pós venda desta forma (eu passei poor isso)! Vivemos a era das maquinas descartáveis; coisa de empresa safada msm..
Natthan Fruche Terzi
A epson é malandra, a tinta é recarregavel, mas umas tais de esponjas tem vida útil, pra trocar menos de R$ 180,00 numa autorizada vc n encontra, sem contar que o cabeçote de impressão pode entupir qdo a tinta acaba, pq enquanto tem tinta no reservatorio não entope, mas qdo acaba acho que entra ar no sistema e simplismente vc se fode. ja passei por isso.
lordtux
Olha a minha incluida no bolo.
marcus lahoz
Parei de comprar a HP a muito tempo. É uma empresa que não terá meu dinheiro, e depois dessa: menos ainda.
Fábio Gonçalves
Por essas e outras que mudei da HP pra Epson ecotank!
Jefferson Rodrigues
Como não faço muitas impressões pra mim ta bom. Só comprei para imprimir faturas.
Eduardo
100 páginas não dá pra nada! Só hoje eu imprimi 22 páginas para fins pessoais (não tenho empresa). Quando eu vou comprar impressora eu escolho o modelo pelo cartucho com mais ml.
Eduardo
Cartucho "pirata"? Pirata coisa nenhuma, simplesmente é um cartucho não produzido pela HP. A tinta possui formulação diversa e as empresas pagam impostos, portanto não tem nada de pirata, simplesmente é de outra marca! O consumidor comprou a impressora (não ganhou de graça), portanto, se ele quiser enfiar água no cartucho ou fazer arremesso a distância com a impressora, isso é problema dele!!! Já pensou se fosse proibido colocar no seu carro um óleo que não fosse fabricado pela GM, Honda, FIAT, etc.? Ou se você não pudesse comprar uma pastilha de freio da Boch pro seu carro, pagando 10x mais na concessionária? Isso não existe! Produto similar e produto pirata são coisas completamente diferentes!!! É simplesmente uma tentativa de exterminar a concorrência, para poder controlar o preço das tintas e obrigar a venda casada entre os seus produtos. Isso é ILEGAL!!!
Jorge Luis
nem acho caro. cerca de 40 reais é um preço justo para o que oferece. acredito que a epson tenha chegado em um modelo de negócio mais justo que o da HP. que fica te enganado com cartuchos baratos de 2ml de tinta e mais de 20 reais.
Alexandre Gemellaro
se for original não costuma borrar, algumas tintas alternativas também não borram, mas tem que se informar com o vendedor
Hagar
Isso tem a ver com a qualidade da tinta, não da impressão. Acredito que a tinta é a mesma das outras impressoras da Epson...
Jefferson Rodrigues
Se uma gosta de agua cair sobre a impressão, borra?
Allex Aguiar
então vou parar de comprar hp
Petter
O problema da Epson é que a cabeça de impressão fica na própria impressora, quando isso entope ou quebra (é relativamente comum de acontecer) você terá um lindo peso de papel (o concerto é muito caro).
Hagar
Sim.
Jefferson Rodrigues
A qualidade é boa?
Hagar
A impressora dele deve ser aquela com tanque, tenho uma também (a L355, com wifi) e a garrafinha de 70 mL dura muito (tenho a impressora a uns três anos e só troquei a preta três vezes) e custa R$ 45,00, em média...
Keaton
Ainda bem que a minha HP Ink Advantage 4646 não tem essas frescuras... contra: impressão torta, scanner porco, software do scanner porco, atola papel direto [e não são as folhas.. na Epson TX300F não entala, mas não tem cartucho a venda mais...]
Sergio Augusto
Qual é seu modelo de impressora, Luiz?
Marcogro
A saída mais vantajosa pro consumidor é a Epson Eco Tank. Assim que puder vou comprar uma. Tenho uma multi HP, cada cartucho é uma esfolada no bolso...
F. S.
Existe uma diferença essencial em tu comprar um aparelho que não aceita cabos de terceiros (tu pode simplesmente não comprar) e tu comprar uma aparelho que aceita e do dia pra noite (literalmente) ele deixar de aceitar.
Eduardo Alvim
Enquanto as bandejas de papel da Epson forem aquelas verticais, deixando o material exposto à umidade, não consigo cogitá-las.
Paulo Boa Sorte
HP enfiando no rabo dos consumidores sem lubrificante.Não vale reclamar quando estiver a beira da falência.
Jefferson Rodrigues
Mas deve ser uma impressão boa. Tenho uma ink jet. Comprei dois cartuchos por R$ 27,90. Eles prometem 100 paginas.
LekyChan
não irão, essas epson são mais caras, justamente pois vc vai demorar mais para fazer a 1 recarga, assim eles não perdem tanto
Jefferson Rodrigues
Funciona, sim! Eles usam uma maquina para isso. Mas acredito que essa tinta danifique a impressora com o tempo. Só dá pra recarregar umas três ou quatro vezes.
Amarildo
A divisão de impressoras da Samsung foi comprada pela HP, então deve seguir pelo mesmo caminho. Qual das seguintes marcas é melhor para impressora multifuncional a laser? Epson ou Brother?
Bruno ?
Acho que isso ai não funciona, ja tentei encher um HP 60 Preto e nao encheu nem 0,5ML, no cartucho esta escrito que não é recarregável, mas não sei se é esse o problema ou a pessoa que encheu que fez assim.
Bruno ?
Pelo menos se o cartucho fosse mais barato, mas 1 HP 60XL Preto da minha impressora custa ridículos R$ 150~180 em lojas conhecidas, o que inclui a própria HP Store.
Jefferson Rodrigues
Nunca vi e nem ouvi falar. Na minha cidade, tem umas lojas que enche o toner usado da HP com tinta. Basta levar o cartucho para eles recarregarem, mas a qualidade da tinta é ruim. Principalmente a colorida.
Johnny Walker Junior
Não há como uma companhia impedir que sejam projetados cartuchos que não sejam da própria marca de serem fabricados, isto é concorrência, não pirataria, pois nesta modalidade envolveria estar utilizando de um direito que não lhe pertence para fabricar qualquer coisa, uma patente por exemplo.
Johnny Walker Junior
Não são piratas, são alternativos, na maioria das vezes fabricados pela Multilaser. Aliás, fabricante é que não falta, só temos a agradecer, se não fosse isto os toners nunca cairiam de preço.
Johnny Walker Junior
HP hoje em dia eu não compraria uma impressora dela, cheia de crapware desnecessários, depois que se instala o software da impressora você tem de desinstalar estas porcarias. E outra, a qualidade dos drivers e da própria impressora caiu consideravelmente, prefiro ir de Epson.
Jefferson Rodrigues
Quero saber a original.
Lucas Mota
Quando comprou já sabia disso
Victor C.
depende do cabo. Tinha um iPhone 5c (que dei pro meu pai) e funciona com o cabo xing ling de 3 metros que comprei no aliexpress até hoje. Mas tem outros xing ling tambem (de menor qualidade) que bloqueiam depois de um tempo
Renan Dias Serrou
Não e pirataria, se fosse assim se vc compra um carro e troca uma peça não original era pirataria...
Thiago Sabaia
se for comprar a original é caro, agora a alternativa você acha por R$ 25 cada cor/1L.
Flavio
otarios somos nozes... ./ , deixa as Epson's com Ecotank ficarem mais baratas...
Jefferson Rodrigues
Concordo com você sobre a qualidade da pirata. Já usei tinta de baixa qualidade e preço e não compensa.
Jefferson Rodrigues
Onde se compra esses cartuchos piratas?
Jefferson Rodrigues
Quanto custa cada garrafa?
Jefferson Rodrigues
Comprei dois cartuchos originas da HP por R$ 27,90 cada. Não achei ruim! Só comprei para imprimir faturas do cartão de credito.
Trovalds
Tiro no pé. Não pode usar produto paralelo? Então vamos pra concorrência. Isso aí vai é render processo por tentativa de monopólio. A MS e a Apple já tiveram dores de cabeça com a UE, agora pelo jeito vai ser a vez da HP.
David
Isso que é uma filha da putagem. Os consumidores irão simplismente encontrar uma forma de burlar isso, e na próxima compra a HP será descartada como opção.
Leon
HP. Mais uma pra minha lista de empresas que devo passar longe. O número está aumentando... : /
Felipe
Só cartuchos de terceiros? Aqui em casa eu tinha uma que era dos EUA, e quando comprei cartuchos brasileiros era incompatível. Mesmo modelo de impressora, a BR usa cartucho diferente da dos EUA. Perdi o dinheiro de um cartucho novo, e ou comprava outra ou esperava alguém pra comprar tinta lá fora.
jairo
Interessante , desconhecia este fato , se virar moda.........pobre dos consumidores
PPKX XD ?????????
Pode culpar o Android tb então, vai tentar usar um cabo USB A - USB C vagabundo nos Androids novos, se funcionar vai fritar o seu PC e o aparelho
PPKX XD ?????????
Obsolescência programada de concorrentes...
tuneman
A John Deere já tentou fazer isso. Proibiu que os donos de seus tratores fizessem modificações.
habib
semana passa minha a impressora do trabalho começou falah a tinta (hp pro8610). pensei que o cartucho tive se ruim . agora entendi porque.
Jose X.
só que não é pirataria, é tudo legal...
Jose X.
fuck hp
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Meus cabos da iLuv e da Amazon Basics (esse foi $6) funcionam de boa, a ? só exige que o cabo seja certificado pra ter o mínimo de qualidade, mas tem gente que quer usar cabos genéricos de $0,69 centavos em aparelhos caros e depois reclamar que a garantia considerou mau uso e não quis cobrir o conserto.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Por isso gosto da minha Epson, a tinta vem na garrafinha e não tem essas preocupações, e a tinta original é barata então nem compensa a pouca economia da alternativa pois só tenho que comprar tinta a cada 18 meses ? O que pagava num cartucho de 7ml pra Canon eu compro uma carrafa de 70ml da Epson que dura um ano tranquilamente ?
Arlindo Pereira
A Apple programou seus telefones para não aceitar cabos de terceiros e tá tudo certo... :P
Leooo
Tenho em casa uma HP 3636, o cartucho original custa 35,00, o piratão custa de 20,00 a 25,00 e a tinta é uma porcaria, prefiro pagar os 35,00 e não ter dor de cabeça, já no trabalho tem uma HP mfp m125a, o tonner original custa 150,00 o piratão 40,00, prefiro pagar 40,00 já que a durabilidade é a mesma e a qualidade da impressão não muda quase nada, se o original custasse uns 60,00 compraria ele tranquilamente, e creio que não só eu faria isso, ou seja, se a estratégia fosse diferente ganhariam mais dinheiro e diminuiriam tranquilamente a pirataria. Sobre o bloqueio, já já encontram uma solução, a pirataria volta e tudo volta a ser como antes.
jairo
Baita sacanagem , será que isto é legal? Afinal que, è o proprietário da impressora!
Pedro Verri
Minha impressora é uma destas na lista de modelos afetados, mas ainda não recebi nenhuma mensagem de erro, ainda bem! Sei que a HP teve seus motivos para fazer isso, mas é um movimento horrível contra seu consumidor! Os produtos originais são super caros, principalmente no Brasil, e as vezes temos que recorrer aos paralelos
Diogo Nóbrega
Apenas esperando que a União Europeia envie aquele processinho pra HP...