HP vai remover bloqueio de cartuchos genéricos em impressoras (ou quase isso)
Certas impressoras da HP passaram a recusar cartuchos não originais desde 13 de setembro
Certas impressoras da HP passaram a recusar cartuchos não originais desde 13 de setembro
A HP gerou polêmica ao liberar uma atualização de firmware que fazia determinados modelos de impressoras pararem de funcionar com cartuchos não originais. O “recurso de segurança” era uma espécie de bomba-relógio, que foi distribuída em 2015, mas programada para funcionar somente a partir do último dia 13 de setembro. No entanto, a HP anunciou nesta quarta-feira (28) que está voltando atrás — ou quase isso.
Em comunicado, a HP afirma que “um pequeno número de consumidores foi afetado” pela atualização, e que vai liberar uma nova versão que retira o bloqueio aos cartuchos genéricos. O detalhe é que essa atualização será opcional, portanto, os consumidores terão que procurar e fazer o download do firmware manualmente para que suas impressoras voltem a funcionar com os cartuchos que sempre funcionaram.
Os modelos de impressoras afetados, vários deles vendidos também no Brasil, são os seguintes:
Desde o dia 13 de setembro, impressoras que eram abastecidas com cartuchos genéricos começaram a exibir uma mensagem de erro, informando que os suprimentos “estavam faltando ou danificados”. O usuário era impedido de imprimir até que trocasse o cartucho por um original da HP.
Na época, a HP admitiu o bloqueio, afirmando que a medida foi tomada para proteger sua propriedade intelectual e reforçar a segurança de seus produtos. Além disso, para amenizar o problema, a empresa ressaltou que as impressoras continuavam aceitando cartuchos recarregados ou até remanufaturados, desde que fossem originais (ou seja, tivessem o chip de segurança da HP).
Se você tem uma impressora da HP que parou de funcionar com cartuchos genéricos da noite para o dia, acesse esta página para conferir mais detalhes sobre a atualização. A HP prometeu que o novo firmware estará disponível “dentro de duas semanas”.