Início » Negócios » Tecnocast 050 – Investindo com Robôs

Tecnocast 050 – Investindo com Robôs

Por
14 semanas atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe agora!

Uma dos maiores desafios de qualquer investidor é ter sangue frio. Mais do que isso, continuar calmo em momentos de crise e incerteza. A teoria para ganhar dinheiro investindo é muito simples: compre na baixa e venda na alta. Mas na prática muita gente compra com base no histórico de rentabilidade (entra na alta) e acaba vendendo quando a situação econômica do país se complica.

050-tecnocast

Resolver isso com um robô é bem simples! Faça ele “ler” alguns livros com teorias consagradas no mercado e temos um engravatado virtual, capaz de tomar decisões técnicas, com pouca influência emocional. Digo pouca porque você ainda está no controle, então ele ainda não tem como te segurar caso você deseje sacar toda a grana em um momento ruim. Ainda não.

Hoje recebemos o Daniel Resende, da Vérios, uma corretora que desenvolveu o seu próprio robô de investimentos – Uéslei. O Daniel alimentou o robô com algumas teorias bem interessantes e é sobre essas teorias (e sobre o funcionamento do Uéslei) que a gente conversou hoje). Dá o play e vem com a gente!

Full disclosure: Eu e o Higa somos clientes da Vérios, mas este não é um episódio patrocinado. Convidamos o Daniel para conversar conosco porque conhecemos e confiamos no trabalho da gestora. Além disso, achamos muito interessante a tecnologia envolvida na operação e no Uéslei.

Para ouvir antes do episódio 050

Nesse episódio utilizamos alguns termos do mercado financeiro e nos aprofundamos um pouco mais no assunto. Se você se interessa pelo assunto mas ainda não está muito familiarizado com esse mundo, comece ouvindo o Tecnocast 042 – Independência Financeira. Outra ótima fonte de informação é o blog mantido pela equipe da Vérios.

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: tecnocast@tecnoblog.net

Extensão do Tecnoblog

testador-cupons-checando

Com a nova extensão do Tecnoblog para Google Chrome, você vai poder comprar  mais barato pela internet:

🤖 Testador de Cupons: Testa milhares de cupons de desconto e aplica automaticamente no carrinho de compras. São mais de 200 lojas monitoradas!

💰 Está Barato? Como a gente monitora centenas de lojas, conseguimos te falar se o produto em questão está barato, ou se está custando a “metade do dobro”, prática que é comum em datas específicas do e-commerce.

📝 Posts do Tecnoblog: Nessa aba você pode acompanhar os últimos posts publicados no TB, sem ter a necessidade de entrar no site o tempo todo.

Tecnogrupo

Participe da discussão! Acesse o grupo do TB no Facebook para debater sobre o tema desse episódio.

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

  • Souza

    Extensão show. E o Chrome está ótimo ultimamente.

    • Panino, o Manino

      Use Vivaldi.

      • Souza

        Coincidência ou não, instalei o Vivaldi ontem na hora do jogo do Brasil vs Bolívia.
        Ainda não posso dizer muita coisa. Vou testá-lo bastante.

  • Renan Rufino

    Excelente EP! Será um continuação do tema do 42 ? Ansiosíssimo para ouvir!

  • Andre

    Sério, eu peguei no sono duas vezes ouvindo hahaha. Vou salvar esse episódio para uso futuro.

    • Esse tá mais complexo, mesmo

    • Daniel Resende

      Mal aí Andre. Eu me perco muitas vezes. O Mobilon e Higa salvaram na edição. Acho que você nunca mais acordaria se tivesse ouvido todas as vezes que eu me enrolei e me perdi.

  • _KJ

    Mas afinal, por que Wesley (edit: Uéslei)? Ele é o safadão dos investimentos?
    Escutei todo o TC mas se falou, não peguei a parte da explicação.

    A ideia me parece ser muito boa, apesar de não entender como funciona este “mundo”, pois sou dos que não querem dedicar um tempo para estes investimentos, além da grana ser “curta” para dedicar este tempo, então deixo lá na poupança mesmo, mas não esperando rendimento, simplesmente por guardar.

    • Poupança perde pra inflação, então você está perdendo dinheiro. Investe pelo menos em Tesouro Selic (ouve o Tecnocast 042 que explica o básico).

      Por que um robô é foda?

      1. A maior parte do trabalho de um gestor é repetição: control + C / V em planilhas e contas matemáticas. Um robô faz o trabalho de milhares de gestores em alguns segundos. Menos gente == menos custo operacional == mais dinheiro pra você;
      2. O robô não sofre influência emocional. Ele vai seguir a programação dele, que foi feita com base em algumas teorias consagradas. E só.
      3. Ele sabe precisamente quando movimentar o dinheiro (rebalancear uma carteira).

      Assiste também esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=USVlXClHnwE

      • _KJ

        (Vou ver o vídeo assim que possível)

        Tudo que você explicou eu já tinha entendido, rs. Obrigado.
        Minha pergunta era muito mais superficial: O por que do nome em si.

        Escuto todos os TC, e na época cheguei a me cadastrar no Easynvest, mas ficou só por aí, justamente por desconhecer e não ter me interessado muito no trâmite na ocasião e dedicar o tempo.

        Confesso que o maior “medo” (entre muitas aspas) é se/quando precisar do dinheiro antes do planejado.

    • Daniel Resende

      KJ,

      Quando estávamos ensinando o que viria a ser o Uesléi, tinha algumas funções que não sabíamos como chamar. Algo como calcFirstDerivativesReturns ou calcDerivativeOfReturns. Nunca acertávamos o nome dela.

      Passamos a chamá-la de Ueslei das funções, pois ambas tinham muitas formas de se escrever.

      Isso acabou sendo a primeira personificação do robô e adquirimos muito carinho por ele. O Uéslei hoje é incrível!

      • _KJ

        Legal, legal! Obrigado por matar minha curiosidade.

        E sim, é genial o que vocês fizeram. Acharam padrões e automatizaram para decisões “perfeitas” em algo complexo para um humano fora do ramo administrar. Além de muita coragem e excelente trabalho para mexer com nada mais, nada menos que: dinheiro.

        Parabéns!

  • Willian Rochadel

    Opa, Grande Uéslei!
    Gostei do episódio, da discussão, em especial como a tecnologia agregou uma solução interessante.

  • Clayton Lotar

    Olá, sempre ouvi Tecnocast, inclusive sou professor de Ti e sempre recomendo para meus alunos, mas vejo que tem caído a qualidade, exemplo é esse Tecnocast, até acho interessante o tema “Investindo com Robô, mas ficar falando do que é rentável e o que não é, fala sério?! Canal de Tecnologia ou Economia, se os produtores desse canal tem investimentos, trate separado e não em um canal de tecnologia.