Início » Carro » Carros da Tesla terão tecnologia de direção autônoma (mas você terá que pagar para usá-la)

Carros da Tesla terão tecnologia de direção autônoma (mas você terá que pagar para usá-la)

Emerson Alecrim Por
Tesla Model S

Tesla Model S

Quando você acha que os carros autônomos estarão aptos de verdade a circular pelas ruas? Para Elon Musk e sua turma, esse cenário será realidade em um futuro bem próximo. É por essa razão que, a partir de agora, todos os carros fabricados pela Tesla serão equipados com tecnologia de condução autônoma, ainda que não seja possível usá-la de imediato.

Soa estranho, né? Como o veículo sai de fábrica com uma tecnologia que ainda não pode ser usada? Na verdade, o que a Tesla começou a disponibilizar é o hardware necessário para a autonomia do carro. O software em si ainda não está pronto para assumir o controle do automóvel. Por ora, o sistema pode apenas coletar informações que ajudarão a “lapidar” o modo autônomo.

Basicamente, esse hardware é composto por um conjunto de oito câmeras que capturam imagens de todo o entorno do automóvel (com alcance de até 250 metros), 12 sensores ultrassônicos para detectar objetos, um radar frontal que pode notar veículos à frente mesmo em condições de forte chuva ou neblina, além de um chip Nvidia Titan X para controlar tudo (embora nada impeça que outros chips possam ser incluídos no kit nas próximas atualizações).

Tesla Model X

Tesla Model X

Segundo Musk, esse pacote de especificações, chamado simplesmente de Hardware 2, é até 40 vezes mais potente que o conjunto anterior (o Hardware 1), que viabiliza o uso do Autopilot, o sistema de condução semiautônoma que a Tesla disponibiliza atualmente.

Com o Hardware 2, a companhia espera que os seus carros possam atingir o nível 5 de autonomia, a classificação máxima. Isso significa que o veículo poderá ser totalmente autônomo, ainda que, por questões de segurança e respeito às leis, uma pessoa tenha que estar presente no posto de motorista para atuar como supervisor.

Tal como já dito, todos os modelos comercializados pela Tesla daqui para frente receberão o hardware necessário para o nível 5, incluindo os atuais Model S e Model X. Só restará então aguardar que o software fique pronto para a condução autônoma finalmente estar disponível, certo? Mais ou menos. A Tesla está disponibilizando o hardware “gratuitamente”, mas a ativação do sistema envolve o bolso.

Tesla - câmeras

Donos do Model X e do Model S poderão ativar apenas o Enhanced Autopilot, uma versão melhorada do atual Autopilot que atua como um serviço de assistência ao motorista. O sistema poderá, por exemplo, ajustar a velocidade do carro de acordo com o tráfego na pista. Essa opção custará US$ 5 mil no ato da compra do veículo ou, para quem ativá-la mais tarde, US$ 6 mil.

O Enhanced Autopilot usará quatro das oito câmeras disponíveis. As outras quatro câmeras serão ativadas se a opção Full Self Driving Capability for adquirida. Esse sim é um sistema de condução autônoma e que, portanto, não requer um motorista. O pacote sairá por US$ 3 mil se adquirido no ato da compra do carro ou US$ 4 mil se ativado depois.

Aqueles que quiserem ativar os dois sistemas pagarão US$ 8 mil ou, se esperarem um pouco mais, US$ 10 mil. As atualizações serão liberadas gradativamente. O Enhanced Autopilot, por exemplo, deverá ser disponibilizado até o final do ano.

Como, além das questões tecnológicas, o sistema completo dependerá da aprovação de entidades regulatórias para funcionar, a Tesla não fala em prazos precisos. Mas a expectativa da empresa é a de que o nível 5 da tecnologia de direção autônoma seja alcançado até 2018.

Tesla Model 3

Tesla Model 3

Vale ressaltar que o Model 3 também contará com esses recursos, mas a produção do veículo está prevista apenas para o final de 2017.

Tesla Master Plan

046-master-plan

Imagine um futuro em que você não precisa mais desembolsar nem um centavo para comprar um carro. Em vez disso, seria possível conectar o veículo a uma rede como o Uber, e ganhar uma grana extra enquanto você está no seu outro trabalho — tudo com a ajuda da tecnologia de direção autônoma.

O futuro da Tesla é sobre energia limpa e carros autônomos elétricos (ou pelo menos é o que Elon Musk escreveu em seu plano diretor). Dá o play aí e fique por dentro do assunto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Walter Hugo Nishida Xavier da

Considerando a complexidade tecnológica, está é barato.

Para efeito de comparação, por US$ 3.200 no Chevrolet Cruze 2017 (nos States) você sai da versão L para a LT, que acrescenta: bússola, descanso de braço, tapetes, sistema de som com 6 alto-falantes, rodas 16", banco rebatível 60/40, controle de cruzeiro, LED DRL e rádio por satélite.
Não é só no Brasil que cobram caro por perfumaria automotiva.

Walter Hugo Nishida Xavier da
Considerando a complexidade tecnológica, está é barato. Para efeito de comparação, por US$ 3.200 no Chevrolet Cruze 2017 (nos States) você sai da versão L para a LT, que acrescenta: bússola, descanso de braço, tapetes, sistema de som com 6 alto-falantes, rodas 16", banco rebatível 60/40, controle de cruzeiro, LED DRL e rádio por satélite. Não é só no Brasil que cobram caro por perfumaria automotiva.
SiouxBR

Não esqueça que toda tecnologia no começo é absurdamente cara e conforme se populariza vai caindo de preço.

Além disso, mandar gente para Marte custa caro e alguém precisa bancar isso... ;)

SiouxBR
Não esqueça que toda tecnologia no começo é absurdamente cara e conforme se populariza vai caindo de preço. Além disso, mandar gente para Marte custa caro e alguém precisa bancar isso... ;)
Jairo ☠️

Se morasse nos States pagaria sossegado , o futuro chegou

jairo
Se morasse nos States pagaria sossegado , o futuro chegou
Caio Oliva

Tá mais pra comprar um macbook e um iPhone a parte, do que um pãozinho.

Model 3 é estimadp em 35 mil, sistema completo é 8 mil. Logo 22% do valor do carro é desse adicional, ou seja: longe de um pãozinho, hehe.

Caio Oliva
Tá mais pra comprar um macbook e um iPhone a parte, do que um pãozinho. Model 3 é estimadp em 35 mil, sistema completo é 8 mil. Logo 22% do valor do carro, o que se resume em um desembolso não tão amistoso, hehe.
João

Pra quem banca esses carros tais adicionais seria como comprar paozinho na esquina.

Joaomanoel
Pra quem banca esses carros tais adicionais seria como comprar paozinho na esquina.
Leandro Nascimento

A unica merda é que é tudo absurdo de caro... ai vem o lance, precisa ser caro assim? Não! Mas o preço é caro justamente por ser a unica empresa a ter tais recursos.

Leandro Nascimento
A unica merda é que é tudo absurdo de caro... ai vem o lance, precisa ser caro assim? Não! Mas o preço é caro justamente por ser a unica empresa a ter tais recursos.
Daniel Lucena

Só de ter a possibilidade de pagar por isso amigos.. Já vale!!!

Daniel Lucena
Só de ter a possibilidade de pagar por isso amigos.. Já vale!!!
Mauro Moraes

DLC-ar! =P Mas é algo justo. Não dá pra querer que todas as inovações sejam disponibilizadas gratuitamente, já que P&D consome MUITA grana.
É realmente impressionante a velocidade com que a Tesla (e empresas Musk) consegue inovar no mercado!

Exibir mais comentários