Início » Carros » Carros da Audi informarão quanto tempo falta para o semáforo abrir

Carros da Audi informarão quanto tempo falta para o semáforo abrir

Por
09/12/2016 às 17h29
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Traffic Light Information

O semáforo acaba de fechar, justo hoje que você está com bastante pressa. Se tiver sorte, você estará diante de um semáforo que mostra os segundos faltantes para o sinal verde. Só que a maioria não é assim. Nessas circunstâncias, não seria ótimo se o painel do seu carro informasse por quanto tempo você terá que ficar parado ali? Bom, alguns modelos da Audi farão isso a partir de 2017.

É claro que o carro não fará adivinhação. Para saber quanto tempo o semáforo à frente ficará aberto ou fechado, o sistema do veículo receberá dados de uma plataforma chamada Traffic Light Information que contém esse e outros tipos de parâmetros.

Os segundos que restam para a abertura do semáforo aparecerão no painel do carro, que também poderá informar, por exemplo, qual a velocidade máxima daquela via. Isso significa que, para a tecnologia funcionar, o local precisa ter suporte a ela — alguém deve alimentar o banco de dados do sistema e, obviamente, a informação precisa ser enviada ao veículo de alguma forma.

Semáforo

A primeira cidade a contar com a tecnologia será Las Vegas, o que não chega a ser surpresa: há tempos que a região vem sendo preparada para suportar tecnologias disruptivas, como aquelas que promovem a conectividade necessária para a tal da internet das coisas.

Mas talvez você esteja se perguntando: realmente é tão importante assim saber quanto tempo falta para o semáforo abrir? E mais: que diferença isso faz se obter essa informação não forçará o sinal verde a aparecer mais rapidamente?

Bom, a própria Audi reconhece que, no máximo, esse sistema ajudará a reduzir o estresse do motorista, afinal, sabendo quantos segundos faltam, ele provavelmente não ficará dizendo a si mesmo “abre logo, abre logo” ou, ainda, pisando no acelerador (como se isso fosse “intimidar” o semáforo). Essa informação também pode ajudar o condutor a saber se há tempo suficiente para ultrapassar o sinal antes que a luz vermelha acenda.

Na verdade, o Traffic Light Information é apenas uma parte de um sistema que, em um futuro não muito distante, poderá otimizar o trânsito das grandes cidades. A ideia poderá não só reduzir os congestionamentos como permitir que determinados trechos sejam percorridos mais rapidamente.

Audi Q7

Audi Q7

Como expliquei aqui mesmo no Tecnoblog, esse futuro contará com semáforos inteligentes (que vão muito além de apenas exibir um contador) que, como tal, terão tempos de abertura e fechamento dinâmicos, ou seja, adequados à movimentação daquele momento.

Para tanto, os carros poderão trocar informações com centrais de controle de tráfego em tempo real. Essas centrais podem, entre várias outras funções, verificar a localização do carro e informar quando o semáforo à frente vai fechar ou abrir.

Em uma fase posterior, os veículos não conversarão apenas com centrais, mas também entre si, o que deve ajudar a otimizar ainda mais o tráfego e a prevenir acidentes.

Segundo a Audi, os primeiros modelos a contarem com o Traffic Light Information serão o A4 e o Q7 fabricados a partir do próximo ano.