Início » Carros » Carros da Audi informarão quanto tempo falta para o semáforo abrir

Carros da Audi informarão quanto tempo falta para o semáforo abrir

Por
41 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Traffic Light Information

O semáforo acaba de fechar, justo hoje que você está com bastante pressa. Se tiver sorte, você estará diante de um semáforo que mostra os segundos faltantes para o sinal verde. Só que a maioria não é assim. Nessas circunstâncias, não seria ótimo se o painel do seu carro informasse por quanto tempo você terá que ficar parado ali? Bom, alguns modelos da Audi farão isso a partir de 2017.

É claro que o carro não fará adivinhação. Para saber quanto tempo o semáforo à frente ficará aberto ou fechado, o sistema do veículo receberá dados de uma plataforma chamada Traffic Light Information que contém esse e outros tipos de parâmetros.

Os segundos que restam para a abertura do semáforo aparecerão no painel do carro, que também poderá informar, por exemplo, qual a velocidade máxima daquela via. Isso significa que, para a tecnologia funcionar, o local precisa ter suporte a ela — alguém deve alimentar o banco de dados do sistema e, obviamente, a informação precisa ser enviada ao veículo de alguma forma.

Semáforo

A primeira cidade a contar com a tecnologia será Las Vegas, o que não chega a ser surpresa: há tempos que a região vem sendo preparada para suportar tecnologias disruptivas, como aquelas que promovem a conectividade necessária para a tal da internet das coisas.

Mas talvez você esteja se perguntando: realmente é tão importante assim saber quanto tempo falta para o semáforo abrir? E mais: que diferença isso faz se obter essa informação não forçará o sinal verde a aparecer mais rapidamente?

Bom, a própria Audi reconhece que, no máximo, esse sistema ajudará a reduzir o estresse do motorista, afinal, sabendo quantos segundos faltam, ele provavelmente não ficará dizendo a si mesmo “abre logo, abre logo” ou, ainda, pisando no acelerador (como se isso fosse “intimidar” o semáforo). Essa informação também pode ajudar o condutor a saber se há tempo suficiente para ultrapassar o sinal antes que a luz vermelha acenda.

Na verdade, o Traffic Light Information é apenas uma parte de um sistema que, em um futuro não muito distante, poderá otimizar o trânsito das grandes cidades. A ideia poderá não só reduzir os congestionamentos como permitir que determinados trechos sejam percorridos mais rapidamente.

Audi Q7

Audi Q7

Como expliquei aqui mesmo no Tecnoblog, esse futuro contará com semáforos inteligentes (que vão muito além de apenas exibir um contador) que, como tal, terão tempos de abertura e fechamento dinâmicos, ou seja, adequados à movimentação daquele momento.

Para tanto, os carros poderão trocar informações com centrais de controle de tráfego em tempo real. Essas centrais podem, entre várias outras funções, verificar a localização do carro e informar quando o semáforo à frente vai fechar ou abrir.

Em uma fase posterior, os veículos não conversarão apenas com centrais, mas também entre si, o que deve ajudar a otimizar ainda mais o tráfego e a prevenir acidentes.

Segundo a Audi, os primeiros modelos a contarem com o Traffic Light Information serão o A4 e o Q7 fabricados a partir do próximo ano.

  • Achei útil demais informar o limite de velocidade, aí digamos que o máximo seja 100km/h, daí o cara passa disso, então o carro notifica o motorista a diminuir a velocidade, resultando em menos multa, menos acidentes…

    • Reinaldo Santos

      Então podia o carro limitar a velocidade do veículo e não apenas informar o limite.

      • William Martins

        Acho perigoso o próprio carro fazer isso. Imagina que você tá lá andando e pa, do nada o carro da uma segurada. Pode assustar o motorista.

        • João

          Não acho que seria uma “segurada” e sim ir desacelerando com o tempo saca? Ir diminuindo com calma.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Aí numa emergencia vc precisa pisar mais pra ultrapassar ou desviar de algo e o carro segura…

        • Reinaldo Santos

          Onde eu moro isso já acontece, o motorista dirige como se estivesse no filme Velozes e Furiosos, vê um radar a frente, se assusta e freia.

      • Islan Oliveira

        Aí você tá numa rua de noite e tem um carro te seguindo, você pisa no acelerador pra escapar e o carro segura, resultado: você se fode.

  • Bruno Martins Santana

    Seria ainda melhor se um serviço de GPS adicionasse esta função ….Como um Waze da Vida…

    • Victor C.

      é entao, faria mais sentido do que terem que adicionar informações sobre todos os semáforos aparentemente manualmente

  • Vitor Alves Lima

    Em Goiânia se tornará inutil, muito sinais mostram a contagem regressiva. Pelo que percebi diariamente estão trocando os outros que não são.

  • Arley Martins

    Pena que nos brasileiros em sua esmagadora maioria jamais vai conseguir comprar um Audi com essa tecnologia, meu primo que é entregador de pizza a noite e encanador durante o dia nos USA anda de GOLF GTI…..tecnologia ótima mais acredito que não vou estar vivo até isso fica popular no Brasil…..

    • R Severo

      Sabe o que eu acho engraçado no povo que vai trabalhar fora do Brasil, é que no pais deles não trabalham tanto. Quando estão no brasil só ficam com 1 emprego e reclamam ainda de grana. Fora que, aqui no Brasil nunca trabalhariam em “sub-emprego” (faxina, motoboy, atendente do Mcdonalds). Se fizessem o mesmo aqui, arrumassem dois empregos não iria melhorar? Falo isso porque já morei fora, e tinha nego que morava na mesma casa que eu, saia para trabalhar as 7 da manha e só voltava pra casa meia noite ou 1 da madruga, mal dormia e ja ia trabalhar de novo. Trabalhavam igual a cavalo para mandar grana pra mulher e filhos aqui no Brasil, que não trabalhavam e viviam do dinheiro que o cavalo mandava de fora.

      • Arley Martins

        Conheço pessoas que trabalharam em 2 empregos, e só ia em casa pra dormi e continuaram na M….. A diferença de um pais para outro é que em nosso pais pagamos muito por pouco, devido aos impostos altíssimos para manter os políticos que estão envolvidos em lava jatos da vida. Um exemplo básico sem conversões real e dolar: 10 reais aqui compra 2,63 litros de gasolina aditivida enquanto nos USA com $1,98 dolar se compra um galão de gasolina premium(aditivada), este galão tem 3,78 litros de gasolina, e indo um pouco mais alem, uma pessoa que trabalha no mc donalds la ganha em media 10 dólares a hora, enquanto aqui em SP ganha 6,50 reais a hora. Estes valores estou falando com a data de hoje deste post, pois conheço pessoas que moram aqui no brasil e la nos USA. Viu qual a diferença mesmo tendo 2 empregos no brasil a pessoa não consegue comprar o que quer e la nos USA consegue. A diferença de poder de compra é muito grande.

  • Victor C.

    Mas aqui no brasil eu vejo direto semaforos que informam o tempo restante para abrir