Início » Internet » Facebook está deixando mais difícil identificar posts editados

Facebook está deixando mais difícil identificar posts editados

Por
2 anos e meio atrás

Parece que o Facebook não quer que seus usuários saibam quando uma atualização de status foi editada. A companhia “escondeu” a identificação dos posts que foram modificados após terem sido publicados, sem dar razões para a mudança.

Anteriormente, caso a postagem tivesse sido alterada, aparecia a palavra “Editado” ao lado do horário da publicação, que também era um link para visualizar o histórico de edições. Agora, a única forma de saber se um post é realmente o original é clicando na seta no canto superior da publicação, indo no menu de opções que se abre, depois abrindo “Mais Opções” e, finalmente, acessando “Ver Histórico de Atualizações”. Ou seja: três cliques para ver algo que antes era visível no próprio post.

Segundo o VentureBeat, a mudança foi notada pela primeira vez em dezembro do ano passado, mais ou menos na mesma época em que Jack Dorsey, CEO do Twitter, comentou que a empresa estava pensando em implementar a função de editar tweets. Na ocasião, Dorsey também comentou que, apesar de necessária, a opção seria complicada de ser implementada na rede social.

No Facebook, a mudança parece já valer tanto para as versões desktop quanto mobile do site, independentemente de a conta ser verificada ou não. No entanto, a tag “Editado” continua aparecendo nos comentários modificados, tanto naqueles feitos em posts de usuários quanto no de páginas. Aliás, nas páginas, a mudança foi um pouco diferente. No feed principal, a tag “Editado” também não aparece. Porém, ao clicar no post modificado para ver mais detalhes, ela volta a ser exibida ao lado do horário de publicação.

Em tempos de notícias falsas e publicações controversas na redes sociais, dificultar a forma de identificar um conteúdo modificado não parece ser uma boa ideia. Muito pelo contrário: não dá para saber como isso pode impactar na forma como marcas, governos, celebridades e outras personalidades interagem com seu público na rede social — ou como elas podem tirar proveito desta situação.

De qualquer forma, ainda não está claro o motivo da alteração. O VentureBeat entrou em contato com a companhia sobre a mudança, mas até a publicação deste post, não havia recebido resposta.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.