No computador, estamos acostumados a passar boa parte do tempo acessando vários sites diferentes. No smartphone, o foco é mais em aplicativos, o que vem mudando ao longo do tempo por conta dos web apps — páginas da web que imitam um aplicativo, seja com um ícone em sua home screen, com o envio de notificações, ou uso dos sensores (GPS, por exemplo) do seu dispositivo.

Ainda que uma separação entre web e aplicativo seja bem visível, o Google está querendo mudar isso com testes no Chrome Canary para Android. Em uma atualização no projeto de Progressive Web Apps, que integra mais os web apps ao Android, o Google anunciou novidades interessantes que dão mais “cara de aplicativos” a sites da web.

Agora, quando um usuário adicionar um web app à tela inicial, ele também aparecerá na gaveta de aplicativos. O comportamento também será parecido, como mostra o gif abaixo, já que você pode arrastar o ícone para cima e ver informações como uso de dados e notificações, assim como um app comum. Observe que a tela de carregamento também é igual a de um aplicativo nativo do sistema.

Outros ajustes menores foram feitos para integrar melhor o web app. Se você tocar e segurar nas notificações de um aplicativo web, por exemplo, terá acesso às configurações de notificação do Android — e não aos ajustes do Chrome, como acontece hoje. Sem contar que agora o web app pode abrir um link que vem de outro aplicativo, assim como o app Twitter abre quando você clica num link do Twitter. Legal, né?

Como explica o Android Police, para testar a ferramenta, basta baixar o Chrome Canary no Google Play, abrir chrome://flags, procurar por #enable-improved-a2hs e ativar a opção. Depois é só reiniciar o aplicativo e abrir um desses Progressive Web Apps listados aqui. Quanto tempo até esse recurso chegar no Chrome estável?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bill barsch

Eu sempre quis que os sites substituíssem os apps, hoje em html nós temos possibilidade de gravar dados locais em cache, acessar a câmera, até o microfone, sites tem códigos experimentais para emitir notificações para o usuário, etc, eu só não acreditava que as grandes empresas de tecnologia iriam facilitar que os sites sejam apps pois isso iria fazer com que as app stores fossem desnecessárias. É um avanço magnífico! Torço para que não existam mais apps e sim web apps pela simples facilidade de desenvolvimento e não necessidade de downloads e atualizações. E pra quem acha que sites não abrem sem conexão com a internet: SIM eles abrem sim, o html appcache faz essa mágica faz anos.

bill barsch
Eu sempre quis que os sites substituíssem os apps, hoje em html nós temos possibilidade de gravar dados locais em cache, acessar a câmera, até o microfone, sites tem códigos experimentais para emitir notificações para o usuário, etc, eu só não acreditava que as grandes empresas de tecnologia iriam facilitar que os sites sejam apps pois isso iria fazer com que as app stores fossem desnecessárias. É um avanço magnífico! Torço para que não existam mais apps e sim web apps pela simples facilidade de desenvolvimento e não necessidade de downloads e atualizações. E pra quem acha que sites não abrem sem conexão com a internet: SIM eles abrem sim, o html appcache faz essa mágica faz anos.
Dusqis Surupis

Opa...
Tava pensando em começar a desenvolver um app pessoal porque achava mais facil.
Mas pelo que estou vendo, o ideal mesmo é continuar no ambiente web e usar essa técnica apenas pra expandir o serviço.
Pelo jeito a web tende a crescer.
Achei excelente.

Deison Ribeiro
Opa... Tava pensando em começar a desenvolver um app pessoal porque achava mais facil. Mas pelo que estou vendo, o ideal mesmo é continuar no ambiente web e usar essa técnica apenas pra expandir o serviço. Pelo jeito a web tende a crescer. Achei excelente.
Nicolas_RS

Um homem a frente do seu tempo kkkkkk principalmente em usar mão de obra de escravos.

Nicolas_RS
Um homem a frente do seu tempo kkkkkk principalmente em usar mão de obra de escravos.
Emerson Ângelo

Esse era o pensamento de Jobs ao lançar o primeiro Iphone e a proposta do finado OS mobile da Mozila.

Emerson Ângelo
Esse era o pensamento de Jobs ao lançar o primeiro Iphone e a proposta do finado OS mobile da Mozila.
Marsupial radical

Já tentei! Ele é meio meh. Falta muita coisa, efalta integrações com outras coisas, como algumas extensões que não abro mão.

Marsupial radical
Já tentei! Ele é meio meh. Falta muita coisa, efalta integrações com outras coisas, como algumas extensões que não abro mão.
Souza
Nossa! Lembrando aqui da matéria do FireOS que tinha/tem a proposta de rodar tudo em Web... Enfim, eu quero onde for possível que os apps sejam assim, Web Apps.
Souza
Eu prefiro e muito que fossem a maioria dos aplicativos assim. hoje já prefiro "salvar" um atalho do sitem como "aplicativo" no sistema sempre. No desktop já faço isso há anos. Espero que nesse caso da matéria seja tipo mesmo um aplicativo nativo mas que rode boa parte ou totalmente na nuvem. Os riscos de "vírus" diminuiriam absurdamente. Até porque a maioria dos aplicativos que usamos roda na nuvem mesmo. Só que o aplicativo tem lá sei quanto uns 200 mega. Cruzes...
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Exatamente como funciona o Workspace do Elite x3, e também o Nextbit Robin.
Isso só dá certo na civilização

Jack Silsan
Exatamente como funciona o Workspace do Elite x3, e também o Nextbit Robin. Isso só dá certo na civilização
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Quer dizer que eu poderei usar a versão web do Disqus quase como um um app no Android? Se sim, bacana

Exibir mais comentários