Início » Mobile » Lenovo lança Moto G5 e Moto G5 Plus no Brasil

Lenovo lança Moto G5 e Moto G5 Plus no Brasil

Por
40 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Lenovo apresentou nesta terça-feira (7) a quinta geração do Moto G no mercado brasileiro. A nova linha de smartphones intermediários da fabricante chinesa traz corpo de alumínio, leitor de impressões digitais e hardware atualizado. Em relação à geração anterior, o Moto G5 e o Moto G5 Plus chegam com telas ligeiramente menores e algumas mudanças nas especificações internas.

Primeiras impressões: novo design, mesma proposta, algumas decepções

Moto G5

O Moto G5 é um pequeno downgrade em relação ao Moto G4 em termos de desempenho bruto: o Snapdragon 617 foi embora para dar lugar a um processador octa-core Snapdragon 430 de 1,4 GHz, com CPU levemente inferior. Ele possui tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels, 32 GB de armazenamento (com entrada para microSD) e 2 GB de RAM.

A bateria do modelo básico tem capacidade de 2.800 mAh (também inferior aos 3.000 mAh do antecessor), e ele vem com carregador de 10 watts na caixa. Quanto à câmera, ela tem os mesmos números da geração anterior: um sensor traseiro de 13 megapixels e lente com abertura f/2,0, e um frontal de 5 megapixels. Uma boa adição é o leitor de impressões digitais, característica anteriormente restrita ao modelo mais caro.

Moto G5 Plus

Já a variante Plus foca em fotografia. A câmera traseira do Moto G5 Plus tem sensor de 12 megapixels e uma lente com abertura bem maior, de f/1,7, sendo capaz de filmar em 4K a 30 quadros por segundo. Diz a Lenovo que, por meio da tecnologia Dual Autofocus Pixels, o foco está 60% mais rápido em relação ao modelo passado. É similar à técnica utilizada pelas câmeras do iPhone 7, Galaxy S7 e outros topos de linha.

O Moto G5 Plus brasileiro vem com 2 GB de RAM e 32 GB de espaço (expansível por microSD), além de TV digital HD. Em relação ao Moto G4 Plus, a tela IPS LCD diminuiu de 5,5 para 5,2 polegadas (1920×1080 pixels), enquanto a bateria continua em 3.000 mAh, com direito ao carregador TurboPower de 15 watts incluso na caixa. O processador é o Snapdragon 625, que já virou padrão na categoria.

Assim como o irmão mais acessível, o Moto G5 Plus tem conexão microUSB e um leitor de impressões digitais na parte frontal. O sensor agora suporta gestos: você pode acessar os aplicativos recentes deslizando para a direita, ou voltar à tela anterior fazendo o movimento contrário. Para acessar a tela inicial, basta dar um toque simples. E, ativando os gestos, é possível ocultar os botões virtuais do Android, economizando espaço na tela.

Quanto custa

O Moto G5 tem preço sugerido de R$ 999, enquanto o Moto G5 Plus será vendido por R$ 1.499. Ambos estarão à venda a partir de hoje no varejo e nas operadoras, disponíveis nas cores prata e dourado.

  • Artur Domingues

    2GB de RAM, o segredo pra acabar com as vendas de qualquer celular

    • Victor Danner

      Com android puro não precisa de 4GB de RAM, sem contar que este não é um celular do nicho de alto desempenho.

      • Artur Domingues

        Verdade, precisa 3. Motorola otimizava muito mal até o Moto G3, não sei como anda agora que a Lenovo já engrenou no negócio de verdade.
        É ridículo um smartphone de 1500 ter a mesma RAM que um de 600 – 800.
        Vibe K5 tinha Snapdragon 616, 2GB de RAM e tela Full HD e sempre girava em torno de 600 – 700. G4 Plus 617 e preço exorbitante perto do K5, agora o G5 repete isso.

        • Palmr

          Além de impostos, vemos também que há uma supervalorização da marca Moto. Por isso que o preço dos Vibe são mais baixos.

      • Maxnoob

        Diz isso pro meu moto g4 plus que trava e quase tem um avc quando abro soundcloud, whatsapp e o twitter.

        • Seu G4 Plus deve estar com problema.
          O meu eu deixo twitter, chrome (fb), telegram, whatsapp E Fire Emblem aberto e consigo trocar entre os apps tranquilamente, o FE nem precisa recarregar, só o chrome que dá um refresh na página, mas ele faz isso até quando tá rodando sozinho e é posto em segundo plano por muito tempo.

          • Maxnoob

            Tá não. Já ví isso, o aparelho que é ruim mesmo

    • Bruno ✔

      Como se o consumidor comum ao menos soubesse o que é RAM.

      • Artur Domingues

        RAM é uma daquelas coisas que eles não sabem o que é mas sabem que quanto mais melhor. Ex núcleos dos processadores, quando povão vê octa core já sai babando como se fosse a melhor coisa.

      • ram pra eles é sinônimo de sapo.

      • Alberto Prado

        Não sabem o que é Ram, mas sentem a lentidão com o Facebook, Messenger, Whats, Insta, Snapchat abertos ao mesmo tempo.

  • Douglas Pires

    Paciência gente, a Nokia está chegando, e vai estuprar essas fabricantes com seus Smartphones capados. Como pode um downgrade?! Mesmo sendo pequeno. Gostava mais da Motorola quando era da Google.

    • Antony

      “A Nokia vai estuprar geral” – Stephen Elop pra diretoria da MS
      Brincadeiras à parte, a Nokia vem pra ser um player pequeno, ao menos por algum tempo. A HMD está anos atrás da concorrência.

      • Douglas Pires

        Cara, anos atrás da concorrência em que sentindo?! Como assim não entendi.😂 Pelo o que eu andei pesquisando, a HMD tem uma equipe bem capacitada, formada por alguns bons veteranos da Nokia, e além disso, eles vão trabalhar nos bastidores somente, isso é, a marca que vai estar evidenciada nos aparelhos, sobre os “lofotes” é a Nokia, que para mim, e acredito que para muitos também é sinônimo de durabilidade e confiabilidade, características que faltam na maioria hoje em dia, como esse LENO G5, quer dizer, NOVO G5, ops.. MOTO G5, entre outros. Então, na minha opinião, sendo a essência da Nokia e levando em consideração a nostalgia também, eles vão sim chegar violando c#s por aqui. Vai ser r#la dura na cara de todo mundo. 😂😂 E sim eu sou fã da Nokia mas não fanboy. = )

        • Antony

          A equipe altamente capacitada da Nokia está atrás em um detalhe importante: Android. Você já viu os lançamentos deles? São bons aparelhos, mas algum deles tem algum diferencial? Claro que existem os saudosistas, que são fãs da marca, mas isso é um nicho. Os consumidores reais vão levar isso em consideração, mas também vão levar em consideração o fracasso que foi o Windows Phone, com a marca Nokia. E vão levar em consideração as características específicas de cada marca, que hoje a Nokia não possui, no Android.

          • Douglas Pires

            Vi sim. O design ta bacana.. Quanto ao diferencial, é que é Nokia né cara?! É aquilo de confiabilidade e durabilidade que eu disse, acredito que a maioria vai prezar isso, ainda mais tendo em vista esses intermediários capados e duvidosos como esse ai que a gente tem hoje em dia. Quanto ao “fracasso”, qualquer um que tenha bom senso sabe que o problema não era a Nokia em si, mas sim o sistema da MS. De qualquer forma respeito sua opinião mas continuo com a minha, otimista.

    • Rodrigo

      Se a Nokia chegasse com celulares de 4,5 polegadas, por exemplom, até poderia considerar o seu comentário, mas chegando com mais do mesmo, duvido muito.

    • Desv

      Nokia xing ling

      • Douglas Pires

        Certo dia um “empresario” cansado do constante descaso e prejuízo de suas 4 acompanhantes de luxo, chamadas: Sam (que se achava e era bem esquentadinha), Otom (que se transvestia) GL (a mais ou menos) e Ellpa (que invejava Sam e só tinha fama), resolveu contratar outra, de nome Aikon, que era mundialmente conhecida por sua experiencia e confiabilidade. Embora alguns ainda tivessem preferencia pelo o que Otom os “oferecia” ou o que Sam lhes ludibriava, Nokia, traria um bem mutuo, pois sua alta influência provavelmente faria as outras melhorarem. = )

      • Douglas Pires

        aikon** 😂

  • Renan Maia Fernandes

    USB-C?

    • Felipe Ventura

      É microUSB, corrigimos no texto. Valeu pelo toque!

      • Fred

        Vocês sabem se tem previsão de lançar a versão com 64GB de armazenamento e 3GB ou 4GB de RAM no Brasil (Moto G5 Plus XT1687 64GB 3GB RAM e
        Moto G5 Plus XT1687 64GB 4GB RAM)?
        Obrigado!

    • aqui no brasil, se tivesse usb-c pularia pra 2k o preço.

  • Complicado esses preços aqui…o com snap 625 que era pra ser 999. E falo com isso com muita boa vontade, pois os snaps 625 importados custam na média 500. Mas o povão tá pouco se lixando pra tudo isso e provavelmente comprarão com força.

  • Renan Maia Fernandes

    Eu nem entro mais em questão de preço, mas acho que a Motorola/Lenovo veio com uma configuração meio desbanceada no G5 Plus, porque na faixa de preço ou na categoria de mercado que ele se coloca é a única opção com 2GB de RAM, A5 2017 tem 3GB e o ZenPhone com 4GB, mesmo ele usando Android puro, essa quantidade de RAM não agrada.

    • Alberto Prado

      Além de ser um futura desculpa para não receber o Android 9.0

    • sem contar que o zenfone 3 é muito superior. já tive um moto g 4 plus mas o zenfone arrebenta o g4 plus facil.

  • O verso do inverso

    Não vejo sentido nenhum em trocar um G4 pelo G5. Pelos números, seria até estupidez.

    • Rod

      Pois é. Downgrade legal no processador..

      • Gabriel Ghefter

        Concordo. Só não pode se esquecer que ele está mais barato também. Agora está em um meio termo entre o Moto G4 Play e Moto G4, fora os ótimos 32GB pra essa faixa de preço.

      • André G

        Só é downgrade se trocar o G4 Plus pelo G5

    • Anderson

      É uma estratégia de marketing para atender aquelas pessoas que preferem ter a sensação de adquirir um aparelho mais atual, pelo menos no nome.

  • Thales Francisco

    A TV digital ainda depende daquelas anteninhas toscas??

    • Felipe Ventura

      Basicamente, sim. É possível usar a TV digital sem a antena que encaixa na entrada para fone de ouvido, mas não pega quase nenhum canal sem ela.

    • Jefferson Rodrigues

      Meu Deus! Ainda tem TV digital em smartphone? Isso é tão 2008. Kkkkk

      • Thales Francisco

        pra muita gente isso ainda é uma feature importante, e antes eram só o G play… minha mãe tava querendo sair do G 2 pro G 4 Play pq da TV… agora tem o G 5 Plus que é bem melhor

  • Leonardo Rocha Dias

    Vi em outro site que a diferença entre o SoC Snapdragon 617 e Snapgragon 430 é pequena fora os 300 MHz de diferença no clock. O 430 tem GPU Adreno 505 enquanto o 617 tem Adreno 405.
    Fonte: https://www.qualcomm.com/news/snapdragon/2015/09/14/snapdragon-617-and-430-build-mid-tier-high-end-features

  • Tom

    Podia ser o melhor da categoria, mas tinham que colocar 2gb de RAM e micro USB para tornar só mais um no meio.

  • O G5 Plus não melhorou muito pra aumentar 300 reais, né?

    • Gabriel Ghefter

      Ué, mas não aumentou. O preço de lançamento é o mesmo dá versão anterior.

  • Rod

    O Plus podia ser 5″ também, além de ter bordas menores.

  • Tecnoblog, decifrem por favor o que é uma tela TFT IPS

    (Assim consta no site da propria motorola)

  • Trovalds

    Faça downgrade e mantenha o preço. Parabéns, Lenovo.

    Desse jeito fica difícil adotar um Android.

    • Gertrudes, a Lhama

      Tá difícil adotar qualquer um hoje em dia…

      • Trovalds

        Eu gosto do iOS, mas pagar o que pedem no iPhone SE é complicado. Android não me faz feliz mas eu fico tentando adotar um e cada notícia dessas me desanima mais.

        • Gertrudes, a Lhama

          Eu curto muito o Android, mas tem que ser um bem feito.

          Adorava o meu da Sony, porém me surgiu a oportunidade de fazer um upgrade e ainda ganhar dinheiro em cima (comprando um Xiaomi e vendendo ele), e agora simplesmente não tem nada no mercado nacional que valeria a pena pra mim.

          O iPhone agora é menos caro do que era uma vez(na verdade a concorrência que ficou mais cara), mas continua não valendo a pena. O que mudou agora é que são pouquíssimos que valem.

        • Jorge Luis

          Eu gosto do meu iphone SE. Tem desempenho de gente grande, bateria de gente grande e câmera de gente grande. O pessoal reclama do tamanho e do design aproveitados do 5s. Mas esse último critério é subjetivo. Ah, e o preço não é tão alto(pra mim foi melhor pq peguei lá fora).

  • Jhoni Beneti

    Tecnoblog.. Vale mencionar no texto da matéria que eles são a próva d’água!

    • André G

      Apenas a respingos d’água, não pode ser submergido.

      • Jhoni Beneti

        Putz, no pré-lançamento venderam essa feature.
        Agora to vendo realmente que não tem proteção!! Vish, menos um motivo pra comprar.

  • Danilo Schreiner

    Quem comprar esse também concorrerá ao sorteio para ser agraciado com a famosa Tela fantasma do Moto G4 ? A Lenovo deve ao menos ter resolvido isto.

    • Flavio Amorim

      Tbm tens aquele problema da tela tremer enquanto ta carregando ?

      • Danilo Schreiner

        Na verdade tenho um S7, mas já vi vários amigos reclamando desse problema no Moto G4 plus, inclusive esse que você citou da tela tremer.

    • Pedro Brito

      Tenho um Moto G4 e isso foi resolvido na atualização do android 7.0 o/
      Era um saco n conseguir usar o celular enquanto estava carregando por conta desse bug.

  • Desv

    Único ponto positivo do plus foi ter diminuido a tela. E o G5 normal ganhando full hd, que em 5″ fica com ppi excelente.

  • betones

    2gb de ram no plus? Passo.

  • Tô fora!

    • Roque Lourenço de Oliveira

      Eu idem

  • David Diniz

    Ou seja: É trocar 6 por meia dúzia…

  • Marcelo Arakaki Guimarães

    Sério mesmo que o Zenfone 3 é tão melhor que o G5 Plus? Eu por exemplo, prezo muito por atualizações, e sei que a Asus é muito pior que a Motorola/Lenovo neste sentido.

    Ao que conste: tenho um antigo Zenfone 5 que mesmo com 2GB de Ram roda tudo bem tranquilo, mas que infelizmente ainda está no Android L porque o GPS não funciona em nenhuma custom ROM.

  • Elerson Carvalho

    O Soc Snapdragon 617 apesar de ter uma CPU de maior frequência, ele perde para o Snapdragon 430 em GPU. Em testes o Snapdragon 430 mostrou uma pequena vantagem sobre o Snapdragon 617 no quesito desempenho. A GPU conseguiu equilibrar um pouco a balança, e garantiu melhor consumo energético ao Snapdragon 430.

    Não gostei do design do novo Moto G5, os videos que vi da MWC as bordas laterais estavam muito grandes, mas preciso vê-lo pessoalmente.
    A versão plus é bem interessante, é uma opção a mais para quem busca um smartphone com bom desempenho, mas por R$ 1.499,00 o Zenfone 3 se torna uma melhor opção.

    • Anderson

      O ruim do Zenfone é o fato de não possuir assistência técnica em todos os estados, a exemplo das Bahia, onde moro, e as modificações no Android.

      • Elerson Carvalho

        Eita, sério man, não sabia deste detalhe, uma pena viu, já que o Zenfone 3 possui um conjunto bem superior ao Moto G5+ e por R$ 200,00 a menos (em alguns casos esta diferença pode chegar a R$ 400,00). Moro em MG e até hoje só tive um único problema com Asus que foi resolvido em uma semana.
        Em relação ao Android Modificado, não tenho problema algum em usar uma UI, desde que o smartphone tenha um hardware que o suporte e torne a transição de animações e abertura de apps bem fluída, mas cada um tem o direito de escolher o que mais lhe agrada.

        ^^

        • Anderson

          Concordo contigo, irmão. De fato, cada um pode escolher aquilo que mais lhe agrada.
          Quanto ao que falei sobre a assistência técnica, posso confirmar por experiência própria. Em 2015, um ex colega de trabalho, me pediu para comprar um Zenfone para ele, na internet. Compra realizada e produto recebido, dentro de poucos meses ele se viu obrigado a encaminhar o celular para a assistência técnica, em SP, três vezes, pense aí. No fim das contas, ele optou por receber o dinheiro pago de volta e com correção.

          • Elerson Carvalho

            No lugar do seu ex colega de trabalho eu teria feito o mesmo, dinheiro na mão.
            A Asus precisa expandir sua área de assistência, são casos assim que prejudicam a expansão da empresa no território Brasileiro.

  • Jefferson Rodrigues

    A bateria é colada?

  • Jefferson Rodrigues

    A galera não entende como funciona o mercado? As fabricantes fazem merda propositalmente. Pois, no próximo lançamento, ela tende a melhorar algo do anterior e piorar em outras coisas. É uma forma de fazer o usuário nunca estar satisfeito e elas ganharem uma grana, é claro!

  • Tami

    Não entendo muito,mas achei nada ver diminuírem o TAM.da tela.

  • Hugo Silva

    Que bosta hein!!??

  • Allison Barros

    Parei de ler no 2GB de ram

  • Daniel Maciel de Lima

    Acho que eles tiraram algumas coisas e acrescentaram outras e o preço está bom, acabamento em alumínio, câmera com design parecido com a do Moto Z, e a memória do G5 de entrada ficou boa, mas do G5 plus poderia ser 64gb e 3gb de ram aí estava legal. Tenho um A5 (6) e com 2gb de ram roda tranquilo e com Android puro não deve ser problema mas poderia ser melhor. Acho G5 bom e o G5 plus poderia ser melhor.

  • Bruno Ferreira

    Comprei esse Moto G5 e estou começando a me arrepender, hoje o aparelho simplesmente parou de realizar / receber ligações, tenho rede móvel 4G normal, envio e recebo SMS normalmente porém da hora de ligar…Já abri uma reclamação com a Motorola e estou aguardando alguma posição, enquanto isso estou usando o aparelho antigo (ainda bem que ainda não me desfiz). Apesar de estar pouco tempo com o aparelho (10 dias), no quesito desempenho, não tenho o que reclamar porém só essa dor de cabeça de ficar sem linha já me faz querer devolver o aparelho…Se alguém estiver passando pelo mesmo problema dá uma luz aí, já vi relatos similares de outros modelos da marca. Qualquer novidade postarei aqui.
    https://uploads.disquscdn.com/images/7cc25550989d8764c519f34f12bebfdee80b42a35f3f3b7ec4c95e034a6dd9d8.jpg

  • Marcos Silva

    Alguém se informar se o modelo Americano de 4 Gb funciona no Brasil ?