Início » Celular » As melhores novidades do Android 8.0 Oreo

As melhores novidades do Android 8.0 Oreo

Nova versão do Android tem melhorias em bateria, segurança, notificações, áudio e mais

Paulo Higa Por

O Google lançou o Android 8.0 Oreo, sucessor do Android 7.0 Nougat. O sistema chega com um multitarefa mais econômico, central de notificações mais personalizável e uma série de refinamentos internos.

Menos bateria e mais desempenho

A grande novidade do Android 8.0 Oreo está no multitarefa, que vai reduzir o consumo de energia de programas que rodam constantemente em background e você nem percebe. Quando você tira uma foto, por exemplo, provavelmente o Google Fotos será acionado para fazer backup na nuvem, talvez um Dropbox ou OneDrive com upload automático também e, para finalizar, um aplicativo de galeria de fotos deve indexar a imagem.

Todos esses processos ativados em série acabam gastando muita bateria, especialmente se não forem otimizados. No Oreo, o Google vai impor “limites automáticos” na forma como os aplicativos podem utilizar processamento e recursos de localização em background, diminuindo o gasto de energia e deixando mais memória livre para o usuário utilizar como quiser, o que também deve melhorar o desempenho do celular.

Ainda é muito cedo para falar em números, mas o Google diz que o novo multitarefa é uma “mudança significativa” no Android. Na prática, estamos falando de uma abordagem mais parecida com a do iOS — que sempre impôs limites mais rígidos que o Android no consumo de recursos em background.

A empresa também fez otimizações no sistema para torná-lo mais rápido. O tempo de boot, por exemplo, pode cair pela metade nos smartphones Pixel. Os aplicativos também serão beneficiados: segundo o Google, o Planilhas tem o dobro de desempenho no Oreo, mesmo sem nenhuma otimização específica para o sistema.

O Android também vai ganhar uma versão otimizada para smartphones de baixo custo. Chamado de Android Go, ele tem kernel otimizado para funcionar bem mesmo em aparelhos com 512 MB de RAM. A economia de dados do Chrome é ativada por padrão, e o YouTube possui um recurso para baixar vídeos e assistí-los offline posteriormente, sem gastar sua franquia de internet móvel. Saiba mais sobre o Android Go.

Segurança

Os aparelhos com Oreo terão um recurso chamado Google Play Protect. Ele aparece na aba de atualizações do Google Play, escaneando os aplicativos instalados no seu smartphone a procura de malwares. O Android já fazia a verificação em segurança em plano de fundo; agora, isso ficará mais visível para todos os usuários.

Atualizações mais rápidas

O ritual já é clássico: o Google anuncia uma nova versão do Android e então todo mundo torce para ter o seu smartphone atualizado. Só que muitas vezes o update não vem. Nos aparelhos confirmados para a atualização, frequentemente ela só aparece depois de meses de espera. Mas o Project Treble pode mudar isso: ele modulariza o Android para tornar as atualizações mais rápidas.

Atualmente, liberar uma atualização de sistema exige dois passos principais. Companhias como Qualcomm e MediaTek devem atualizar controladores e outros recursos para que os chips que já estão no mercado se tornem compatíveis com o novo sistema. Só depois o software é repassado aos fabricantes, que devem então implementar a interface, ajustar apps, otimizar o desempenho e por aí vai.

Como é e como será

Com a modularização do Oreo, as fabricantes de smartphones e as empresas de processadores poderão trabalhar simultaneamente na nova versão, economizando tempo (e diminuindo a espera dos usuários).

Canais de notificações

A central de notificações do Oreo será mais personalizável. No Android 7.0 Nougat, já é possível definir um nível de prioridade diferente para cada aplicativo: você pode permitir que o Telegram mande notificações, mas não gere nenhum som ou vibração, e liberar o Inbox para interromper sua concentração mesmo se o Não Perturbe estiver ligado, por exemplo.

Agora, cada aplicativo poderá ter “canais” de notificações. O Google exemplifica o novo recurso com um aplicativo fictício de notícias: você pode optar por receber alertas de notícias de tecnologia na central de notificações, mas bloquear as de política. Analogamente, seria possível permitir que o WhatsApp enviasse qualquer notificação de mensagem individual, mas bloquear todos os alertas de chats em grupo (fica a dica, WhatsApp).

Ícones mais padronizados, finalmente

Uma das primeiras coisas que qualquer usuário de iOS nota ao migrar para o Android é que os ícones são todos bagunçados: um é quadrado, outro é circular, outro é menor, etc. As interfaces de algumas fabricantes tentam “padronizar” os ícones (todos os atalhos na TouchWiz ficam em quadrados arredondados por padrão), mas isso acaba piorando o problema, já que os desenvolvedores não fornecem ícones adaptados.

O Android 8.0 vai suportar nativamente os “ícones adaptativos”, que podem ter diferentes formatos em diferentes dispositivos — não apenas no launcher, mas também no menu de configurações e nas janelas de compartilhamento, por exemplo. Além disso, os ícones podem ganhar animações simples, piscando ou girando na tela (espero que os desenvolvedores não abusem disso).

Você também gosta de gerenciador de senhas?

É uma boa ideia utilizar gerenciadores de senhas, mas o funcionamento desses aplicativos não é muito prático no Android: você precisa abrir o 1Password, LastPass, Dashlane ou outra alternativa, tocar no site desejado, copiar a senha para a área de transferência e depois colá-la no formulário de login.

Com a Autofill API, os usuários poderão selecionar um aplicativo de autocompletar quando quiserem preencher um formulário, assim como já é possível escolher um aplicativo de teclado. Você poderá preencher automaticamente um endereço, login ou senha, de maneira segura. Parece que a ideia do Dashlane deu certo!

Picture in Picture e suporte para múltiplas telas

Seguindo os passos do iOS, o Android suportará o recurso de Picture in Picture, isto é, você poderá assistir a um vídeo no YouTube no cantinho da tela enquanto conversa com outra pessoa pelo WhatsApp, por exemplo. O Android 7.0 Nougat ganhou o recurso que permite rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, então era questão de tempo até que o PIP também chegasse ao robô.

Ainda falando em vídeo, o Android 8.0 será otimizado para múltiplas telas. Isso deve ser útil para quem conecta o smartphone ou tablet a um ou mais monitores externos — você poderá mover um aplicativo entre as várias telas disponíveis, e os aplicativos poderão escolher em qual tela exibirão determinado conteúdo. A primeira coisa que pensei foi em um Continuum para Android. Será?

Som de qualidade

A Sony doou seu codec proprietário LDAC para o Android, o que deve melhorar a qualidade de áudio em fones de ouvido Bluetooth compatíveis. Enquanto o codec padrão transmitia músicas a um bitrate máximo de 328 kb/s e amostragem de 44,1 kHz (qualidade ligeiramente inferior a de um CD), o LDAC chega a 990 kb/s e amostragem de 96 kHz a 24 bits.

O Google também desenvolveu a AAudio API for Pro Audio, que será utilizada especialmente por aplicativos profissionais de som, que exigem áudio de alta qualidade e baixa latência. O Developer Preview traz uma versão inicial da API, que deve ser aprimorada nos próximos meses.

Outros refinamentos

Algumas novidades menores também estarão presentes no Oreo:

  • Aplicativos de fotografia e afins poderão aproveitar melhor telas com suporte para ampla gama de cores (se o seu aparelho tiver uma);
  • Melhorias na navegação por teclado físico (as teclas direcionais e o Tab terão comportamentos mais previsíveis);
  • Wi-Fi Aware: permite conexão (e descoberta!) entre dispositivos mesmo que não haja nenhuma outra conexão de auxílio, como Wi-Fi ou celular;
  • WebView com multiprocessos por padrão: vai aumentar a estabilidade dos aplicativos que utilizam o WebView para exibir uma página da web dentro da interface;
  • Suporte a novas APIs do Java e otimizações no Android Runtime (ART), melhorando o desempenho dos aplicativos em até 100%;
  • Ícones de aplicativos terão uma pequena bolinha no canto quando tiverem notificações não lidas, um recurso que já existe no iOS e em várias personalizações do Android;
  • Por meio de aprendizagem de máquina, o Android O vai reconhecer quando você estiver selecionando um endereço ou número de telefone, tornando a cópia dessas informações mais prática.

Quando chega?

O Google começou a disponibilizar nesta segunda-feira (21) a versão final do Android 8.0 Oreo no Android Open Source Project (AOSP). O sistema operacional ainda está em testes pelas operadoras e será liberado gradualmente para Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel, Pixel XL e Pixel C.

Segundo o Google, fabricantes como Essential, General Mobile, Nokia, Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony já estão trabalhando em smartphones com Android 8.0 Oreo.

Publicado originalmente em 21 de março de 2017. Atualizado em 21 de agosto de 2017 com o nome oficial do Android 8.0 Oreo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Neto Lima
https://goo.gl/ofa4ic
Neto Lima
https://goo.gl/HU4Rem
Neto Lima
https://goo.gl/oUfpg5
Neto Lima
https://goo.gl/8o7f4T
Neto Lima
https://goo.gl/P54oZy
Neto Lima
https://goo.gl/jVjrTT
Neto Lima
https://goo.gl/rFxXTK
Neto Lima
https://goo.gl/QpoB9q
Neto Lima
https://goo.gl/iuRZSG
Neto Lima
https://goo.gl/TZaicc
Neto Lima
https://goo.gl/orSQm9
Neto Lima
https://goo.gl/5s2T4Q
Neto Lima
https://goo.gl/s4a2p2
Neto Lima
https://goo.gl/uZXum8
Neto Lima
https://goo.gl/99rN4Q
Neto Lima
https://goo.gl/1tAKTa
Neto Lima
https://goo.gl/TV9UTJ
Neto Lima
https://goo.gl/MUtMyu
Neto Lima
https://goo.gl/jYC4Gm
Neto Lima
https://goo.gl/rKNWWc
Neto Lima
https://goo.gl/D5kVwT
Neto Lima
https://goo.gl/NU4TBw
Neto Lima
https://goo.gl/mxm662
Neto Lima
https://goo.gl/kyV553
Neto Lima
https://goo.gl/LnK8F4
Neto Lima
https://goo.gl/mnmjqh
Neto Lima
https://goo.gl/9DmxMj
Neto Lima
https://goo.gl/jwvecD
Neto Lima
https://goo.gl/eU7fwH
Neto Lima
https://goo.gl/khuXwg
Neto Lima
https://goo.gl/bsnfta
Neto Lima
https://goo.gl/FynM8k
Neto Lima
https://goo.gl/WLrbMH
Neto Lima
https://goo.gl/7EBF9v
Neto Lima
https://goo.gl/E8amyt
Neto Lima
https://goo.gl/MzZPjv
Neto Lima
https://goo.gl/9La7XD
Neto Lima
https://goo.gl/Ka7X6b
Neto Lima
https://goo.gl/rgZNnq
Neto Lima
https://goo.gl/ob3aqe
Junior
Atualizei hoje o meu G5S Plus! De momento to curtindo!
conteudoanimal
chegou só hoje .... setembro 2018 .... demora mais acontece kkkk
Ricardo Rosa
Estou com um Xiaomi Redmi 5 Plus que paguei os melhores 800 contos da minha vida em relação custo x benefício, já tive IOS (todo fechado e gerenciado pelo iTunes lixo) tive um Windows Phone (sem vários aplicativos oficiais) ou seja, Android é vida ainda mais nesse aparelho, atualizou sozinho (oficialmente) para a Oreo👌
Thiago Ribeiro
Errrrrrou
Ananias Carvalho
Rapaz tenho um z2 play e até agora nada de atualização 🤔🤔🤔🤔
Jose Roberto da Si6
Palhaçada esperando até hj a atualização do meu moto G5 para o Oreo e nada, até quando heim Lenovo ou Motorola
Elisbeth Messias
Atualizar o android 8.0 j5 metal Samsung https://uploads.disquscdn.c...
Elisbeth Messias
Atualizar o android 8.0 j5 metal Samsung
Gabriel Solani
E não é doce o Nougat?
Samuel Vieira
Meu xiaomi mi 6 atualizou pro Android 8, e vim aqui pra procurar as novidades, na realidade não chegou nada de novo nele. A Miui na minha opinião deixa a central de notificações e a central de multitarefa pior. Além do picture in picture não está funcionando no YouTube. Caraaaa......
Jadson Charles Pawlowski
Overscroller
mord4z
Eu era desse jeito quando usava iPhone... oh wait, eu continuo assim no android.
Creio que a maioria dos usuários sejam assim, tudo o que queremos é que o negócio funcione e não nos dê raiva nem trabalho, afinal de contas compramos essas traquitanas pra termos menos trabalho.
Roberto Machado
"Analogamente, seria possível permitir que o WhatsApp enviasse qualquer notificação de mensagem individual, mas bloquear todos os alertas de chats em grupo (fica a dica, WhatsApp)."

O WhatsApp permite silenciar as notificações de grupo por padrão. É possível também habilitá-las somente pros grupos que desejar por meio das notificações personalizadas.
ial
Sobre a padronização dos ícones, o padrão circular foi uma péssima escolha. Tô usando uma launcher que já está exibindo pra alguns apps e é muito feio. Imagine a gaveta de apps cheia dessas coisas.
Keaton
Toda vez que o Android muda algo na interface padrão, o Nova Launcher fica mais feio...
Naum Tenho
Nao entendo nada de root, soh sei baixar o programinha q faz o root e rootear o celular... mas no caso da samsung q parece q o knox sabe q vc fez root mesmo se vc tirar o root (eu li isso em algum lugar nao sei onde) tem alguma coisa q da pra fazer pra usar o root sem dar merda na garantia?
Joseph Arimateias Diniz
Ainda não entendi esse multi-tela. Ele vai se conectar com a tela via o que?Quase ninguém lança mais aparelhos com MHL ou SimplePort. Vai ser via Cast da vida? Vai exigir um dock (um retrocesso na minha opinião) ou algum hardware específico?Muitas dúvidas.
Rodrigo Bonassa
meu Moto G1 está com o LineageOS 7.1.2 funcionando liso, não jogo Mario Run, nem uso para jogar, consome muita bateria, Netflix funciona sem problemas, não fiz root nele, não fiz nenhuma gambiarra, e está funcionando liso.
Tiago Celestino
Me pergunto se a Mondelez International vai lançar uma versão comemorativa do Oreo?
jacob
Exatamente. Há tempos que é assim, desde o KitKat não sai nenhuma atualização realmente relevante, só perfumaria cosmética. O Marshmallow que prometia ser a próxima maravilha, ao invés de melhorar, transformou meu Moto X2 em uma carroça. Quando saiu a notícia de que o Nougat não iria vir pro meu aparelho, ao invés de ficar xingando aos quatro cantos, fiquei aliviado. Pelo menos pior do que tá não fica.
Arthur Soares
Caguei pro nome... desde que o próximo seja Android Paçoca
gust4v8
gente abestalhada
Neto
Concordo contigo Ed. O pessoal usa como argumento que todos os celular que usam android são expert para fazer custom rom. Eu por exemplo não sei o que é, nem me interesso em saber e não quero fazer. Pois sou um usuário comum e quero meu SO atualizado pelo fabricante. Assim como qualquer outra coisa (carro, TV, computador...) o usuário comum não quer saber das entranhas do celular. Eu comprei o meu motomaxx no lançamento (paguei 2 mil e pouco), hoje ele ta com o android 6.01, tenho inveja da minha irma que esperou um pouco e comprou um iphone 6.
Neto
Claro, a maioria das mães sabem o que é android, atualização do sistema, sistema operacional....
LekyChan
isso pois logo depois lançam novos SoCs que gastam mais bateria kkk
Jonathas Lacerda
Fail
pedroca
errrrrrrrrrrrrrrou
FABIO NEVES
É engraçado como vamos mudando com o tempo.
Eu me entusiasmava com cada lançamento de uma nova versão do Android, com as Custons que seriam lançadas, com a expectativa de receber o update oficialmente no meu celular ( E não recebê-las rs ).
Hoje não passo de um usuário que quer apenas usar o telefone.
Transformei-me naqueles que preferem que a fabricante atualize o aparelho sem que tenhamos que recorrer a gambiarras. Não customizo mais os ícones, não quero mais saber de launchers com centenas de funções e etc.
Apesar de estar no Android desde o J.BEan, sinto que meu perfil está cada vez mais parecido com aquele que a Apple quer: Plug and Play. Ligar o aparelho e usar.
FABIO NEVES
Sobre a bateria, a promessa anual de melhorias que quase nunca são percebidas.
Igor
"Wi-Fi Aware: permite conexão (e descoberta!) entre dispositivos mesmo que não haja nenhuma outra conexão de auxílio, como Wi-Fi ou celular;"
Vai ter como conectar no chromecast audio sem ter uma rede wifi?
Zanac_Compile
Ressuscitaram teu bate boca, mas o povo fanático não pode ver alguém falar um defeito do super sistema melhor do universo, que ficam tudo loucos e vem um povo cair em cima melindrados ! Quanta frescura, nunca vi tamanho fanatismo quanto no Android.
Lucas Henrique
Muita coisa ai a TouchWiz já tinha
MacielLucas
Vai chegar ao moto g5 ?
SR 71 Pássaro Preto
Kkkk
Anthony Fernando
Kkkk
Anderson
A porra vem com vontade! Não estou ansioso, pois já passei dessa fase. Agora é aguardar a chegada do novo SO da Google.
Elton Paulo
sei que cheguei tarde, mas agora que eu preparei a pipoca kkkkkk
leoleonardo85
Essa proteção da Play Store, o meu Moto Z Play já tem.
Abraão Caldas
O tenso é ficar fazendo gambiarra para as coisas funcionarem.
betacaroteno
Mimimi iOS x Android. Daqui a pouco falam que só vai rodar com simcards do Tim Beta, comprados com Nubank.
Daniel Rodrigues
Errooou..
Eddy
Boa!
_KJ
Boa!
Pedro Cavalieri
HAUUHAUHAHUAHAUAHUAUHAUHAHUAHU

Justíssimo!
Eddy
Printei.Ehr, vim pra avisar que não deu =(
_KJ
Printei.
Ehr, vim pra avisar que não deu =(
Programador Front-End
errow
Paulo Calixto
errow
Miguel Angelo
Poxa meu tablet samsung galaxy s2 está atualizando agora pro nougat enquanto já estão quase lançando outro android... assim não dá... chatiado.....
Eric Alvaro
"A primeira coisa que pensei foi em um Continuum para Android. Será?"

SIM! Eventualmente sim!
Alberto Prado
Olha, falando especificamente do Xperia.
Eu ainda tenho um Xperia Play e sempre gostava de experimenta roms nele para aumenta a performance dos jogos.
E sempre via no tópicos muitas roms para o mini tb. Salvo engano chegaram de lança até uma custom do Cyanogen Marshmallow pra ele.
Dá uma olhada no XDA, certeza que você vai acha algo.
Trovalds
Feliz você.
Marcelo R
...só maquiagens, enquanto não lançarem uma versão que lave, passe, e cozinhe pra mim...vou continuar com o meu T2 Ultra Dual esquecido no Lollipop...
Anthenor Júnior
Mas eu ja tenho, por isso nao preciso comprar.
Trovalds
Então compre um com Snapdragon. Mediatek totalmente sem chance.
Artur Domingues
Pra que falar tanto palavrão?
Pedro Cavalieri
Você tem razão, tinha me esquecido do KitKat.
Anti feminazi
Coisa que não entendo em android é isso, a google trás várias novidades como essas, mas em muitos aparelhos não é usado pq tem sua própria interfase. Se não fosse permitido as empresas criarem interfases e seguirem a risca o da google, atualizações viriam mais rápido e todas as novidades seriam aproveitadas.
A meu ver, é ai que o IOS vence.
Gabriel Antonio
comprou o ipad 3 quando lançou, em 2012, então um tablet android ,de 2012, com custom rom seria funcional hoje em dia? Sinceramente, creio que o ipad com ios9 tá melhor
Anthenor Júnior
Não conhece Magisk né, Hide Root funcionando perfeitamente, Mario Run e Pokemon rodando perfeitamente aqui, não uso Netflix mas único app q não roda é o Ourocard do BB. Mesmo se não rodasse, prefiro ficar sem Mario Run (PFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF) do que sem root.
Exibir mais comentários