Início » Mobile » As melhores novidades do Android O

As melhores novidades do Android O

Ainda sem nome definido, próxima versão do Android tem melhorias em bateria, notificações, áudio e mais

Por
21/03/2017 às 15h55

O Google lançou na tarde desta terça-feira (21) uma prévia do Android O, sucessor do Android 7.0 Nougat. Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, a próxima versão do sistema operacional móvel já traz boas novidades: ela chega com multitarefa mais econômico, central de notificações mais personalizável e uma série de refinamentos internos.

Menos bateria e mais desempenho

A grande novidade do Android O está no multitarefa, que vai reduzir o consumo de energia de programas que rodam constantemente em background e você nem percebe. Quando você tira uma foto, por exemplo, provavelmente o Google Fotos será acionado para fazer backup na nuvem, talvez um Dropbox ou OneDrive com upload automático também e, para finalizar, um aplicativo de galeria de fotos deve indexar a imagem.

Todos esses processos ativados em série acabam gastando muita bateria, especialmente se não forem otimizados. No Android O, o Google vai impor “limites automáticos” na forma como os aplicativos podem utilizar processamento e recursos de localização em background, diminuindo o gasto de energia e deixando mais memória livre para o usuário utilizar como quiser, o que também deve melhorar o desempenho do celular.

Ainda é muito cedo para falar em números, mas o Google diz que o novo multitarefa é uma “mudança significativa” no Android. Na prática, estamos falando de uma abordagem mais parecida com a do iOS — que sempre impôs limites mais rígidos que o Android no consumo de recursos em background.

Canais de notificações

A central de notificações do Android O será mais personalizável. No Android 7.0 Nougat, já é possível definir um nível de prioridade diferente para cada aplicativo: você pode permitir que o Telegram mande notificações, mas não gere nenhum som ou vibração, e liberar o Inbox para interromper sua concentração mesmo se o Não Perturbe estiver ligado, por exemplo.

Agora, cada aplicativo poderá ter “canais” de notificações. O Google exemplifica o novo recurso com um aplicativo fictício de notícias: você pode optar por receber alertas de notícias de tecnologia na central de notificações, mas bloquear as de política. Analogamente, seria possível permitir que o WhatsApp enviasse qualquer notificação de mensagem individual, mas bloquear todos os alertas de chats em grupo (fica a dica, WhatsApp).

Ícones mais padronizados, finalmente

Uma das primeiras coisas que qualquer usuário de iOS nota ao migrar para o Android é que os ícones são todos bagunçados: um é quadrado, outro é circular, outro é menor, etc. As interfaces de algumas fabricantes tentam “padronizar” os ícones (todos os atalhos na TouchWiz ficam em quadrados arredondados por padrão), mas isso acaba piorando o problema, já que os desenvolvedores não fornecem ícones adaptados.

O Android O vai suportar nativamente os “ícones adaptativos”, que podem ter diferentes formatos em diferentes dispositivos — não apenas no launcher, mas também no menu de configurações e nas janelas de compartilhamento, por exemplo. Além disso, os ícones podem ganhar animações simples, piscando ou girando na tela (espero que os desenvolvedores não abusem disso).

Você também gosta de gerenciador de senhas?

É uma boa ideia utilizar gerenciadores de senhas, mas o funcionamento desses aplicativos não é muito prático no Android: você precisa abrir o 1Password, LastPass, Dashlane ou outra alternativa, tocar no site desejado, copiar a senha para a área de transferência e depois colá-la no formulário de login.

Com a Autofill API, os usuários poderão selecionar um aplicativo de autocompletar quando quiserem preencher um formulário, assim como já é possível escolher um aplicativo de teclado. Você poderá preencher automaticamente um endereço, login ou senha, de maneira segura. Parece que a ideia do Dashlane deu certo!

Picture in Picture e suporte para múltiplas telas

Seguindo os passos do iOS, o Android suportará o recurso de Picture in Picture, isto é, você poderá assistir a um vídeo no YouTube no cantinho da tela enquanto conversa com outra pessoa pelo WhatsApp, por exemplo. O Android 7.0 Nougat ganhou o recurso que permite rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, então era questão de tempo até que o PIP também chegasse ao robô.

Ainda falando em vídeo, o Android O será otimizado para múltiplas telas. Isso deve ser útil para quem conecta o smartphone ou tablet a um ou mais monitores externos — você poderá mover um aplicativo entre as várias telas disponíveis, e os aplicativos poderão escolher em qual tela exibirão determinado conteúdo. A primeira coisa que pensei foi em um Continuum para Android. Será?

Som de qualidade

A Sony doou seu codec proprietário LDAC para o Android, o que deve melhorar a qualidade de áudio em fones de ouvido Bluetooth compatíveis. Enquanto o codec padrão transmitia músicas a um bitrate máximo de 328 kb/s e amostragem de 44,1 kHz (qualidade ligeiramente inferior a de um CD), o LDAC chega a 990 kb/s e amostragem de 96 kHz a 24 bits.

O Google também desenvolveu a AAudio API for Pro Audio, que será utilizada especialmente por aplicativos profissionais de som, que exigem áudio de alta qualidade e baixa latência. O Developer Preview traz uma versão inicial da API, que deve ser aprimorada nos próximos meses.

Outros refinamentos

Algumas novidades menores também estarão presentes no Android O:

  • Aplicativos de fotografia e afins poderão aproveitar melhor telas com suporte para ampla gama de cores (se o seu aparelho tiver uma);
  • Melhorias na navegação por teclado físico (as teclas direcionais e o Tab terão comportamentos mais previsíveis);
  • Wi-Fi Aware: permite conexão (e descoberta!) entre dispositivos mesmo que não haja nenhuma outra conexão de auxílio, como Wi-Fi ou celular;
  • WebView com multiprocessos por padrão: vai aumentar a estabilidade dos aplicativos que utilizam o WebView para exibir uma página da web dentro da interface;
  • Suporte a novas APIs do Java e otimizações no Android Runtime (ART), melhorando o desempenho dos aplicativos em até 100%.

Quando chega?

O Google está liberando nesta terça-feira (21) uma prévia do Android O para Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel, Pixel XL e Pixel C, além de emuladores. A empresa destaca em negrito que esta versão é somente para desenvolvedores, e que não deve ser utilizada por consumidores finais ou no dia a dia. Você pode baixar o Android O nesta página.

Um beta público do Android O, mais estável, deve aparecer nos próximos meses — provavelmente na época do evento para desenvolvedores Google I/O, que está programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de maio. E quando a versão final chega ao seu aparelho? Ninguém sabe: o Nougat ainda não atingiu nem 3% de penetração.

Será que ele vai se chamar Android 8.0 Oreo? Façam suas apostas.

  • Miguel Martins

    mudanças bem vindas e bem pensadas. pena que a penetração das novas versões do Android demoram a virar mainstream.

  • Renato Oliveira

    Eu nem me animo mais em ler features de novas versões do Android, o Nougat ainda nem chegou pro meu celular (isso pq a Lenovo prometeu até o final de 2016).

  • Breno

    Essa das animações dos ícones, sabendo utilizar é uma boa! Mas se abusar…. fico imaginando o caos q vai ser a tela.

    A MIUI tem isso e alguns ícones são show! O app de relógio por exemplo, no ícone já dá pra ver as horas.
    https://uploads.disquscdn.com/images/1af7caa2aba7c512e4e12336282b147e444f42542353c403c4032b6c34219d0e.png

    • Trovalds

      No iOS tem isso há tempos…

      • Bruno Guerreiro

        Mais precisamente desde o primeiro iPhone, hahaha!

      • Breno

        Sim, mas se n me engano, só suporta as animações q a Apple fez. Pelo menos nunca vi animação em apps de terceiros.

    • Jack Silsan

      Isso é bem Live Tile 😂

      • Isso é bem iOS, que tem desde sempre.

        • Jack Silsan

          Interessante

        • Breno

          Pena q no iOS só tem em alguns apps da Apple, né? Não suporta apps de terceiros.

          Ela deve ter fechado isso pra evitar uma home poluída. Mas deveria permitir qualquer um e deixar o usuário decidir se quer ou n ver animação de tal app.

    • Jefferson Rodrigues

      Essas funções só servem pra consumir mais bateria.

  • Henrique Queirós

    Nem me animo. o 7 vai demorar um século para ficar disponível, quanto mais o resto…

  • Vitor Reis

    Android Ovomaltine

    • Rod

      Oreo

      • Don Ramón

        Ovo de Páscoa

    • Jack Silsan

      Depois que me decepcionei com a não escolha do Neapolitan, prefiro não arriscar rsrs

    • Ricardo – Vaz Lobo

      Homer’s Donut

    • Keaton

      Nah, Ontbijtkoek é bem melhor. Ou talvez Oblaat, Oliebol ou Ozark pudding… sei lá. :p
      Mas gosto da minha primeira opção.

    • Felipe

      Aí o McDonald’s compra a licença do Ovomaltine e passa a se chamar Android Crocante

  • Trovalds

    Você, como usuário de Android, lê algumas das novidades da próxima versão e pensa: será que vou ter grana pra comprar o próximo smartphone com a nova versão do Android? Porque atualização que é bom só se você for sortudo em possuir (ou conseguir importar um) Nexus ou Pixel.

    • Henrique Queirós

      Conseguir importar consegue, mas quando chega a taxa de 60%…..

      • Trovalds

        Se fossem só os 60%… inclua aí o ICMS (varia de Estado a Estado) E se for mais de US$ 500 você morre ainda em R$ 250,00 no Importa Fácil dos Correios.

        • Henrique Queirós

          Importei uns 3, e, no cálculo geral mesmo, só cobraram entre 60 e 70% mais a taxa de 12 reais

        • Henrique Queirós

          670, 700, e 550 respectivamente. Acabei ficando com o Ulefone Power mesmo, mas foi “só” 60% em cima do valor original

    • Antony

      Num site de tecnologia, é esperado que as pessoas tenham no mínimo a curiosidade de como personalizar seu telefone com ROMs e mods. Só pra dar um exemplo, tive um Motorola Defy (saiu de fábrica com o 2.1) e o suporte da comunidade o levou até o Kitkat (4.4)

      • Marcelo Arakaki Guimarães

        Em partes.. meu Zenfone 5 por exemplo perde o GPS em todas as ROMS alternativas (testando no android 6 e 7), por isso preferi sofrer no android 5.0 porque não quero ficar sem o Waze.

        • Jefferson Rodrigues

          Isso se chama bug e não consertam porque não querem.

          • Marcelo Arakaki Guimarães

            Nada a ver. Não tem GPS porque a Asus não liberou o fonte do módulo de GPS, portanto não tem como portar pro CM ou Lineage ou o que seja.

            O trabalho que estão fazendo no Android 7.0 pro ZF5 está formidável, mas falta este detalhe que pra mim faz toda a diferença.

          • Jefferson Rodrigues

            Eu já fiquei sem GPS em ROM costomizavel porque ela tava com bugs. Depois, os caras corrigiram.

      • Jefferson Rodrigues

        O meu aparelho tem ROM da CM até o N, mas todas as versões cheias de bug. Os caras corrigirem um e surge outro. Preferi ficar no KK mesmo.

        • Antony

          Depende de cada comunidade, mas um “norte” pra quando for tomar essa decisão é ver se já existe versão oficial da CM para a ROM, que precisa passar por algum processo de homologação entre eles pra saber se pode ser um daily driver

          • Jefferson Rodrigues

            A minha era não oficial.

          • h1ghland3r

            Tá explicado pq tinha bugs. Não oficial é para early adopters que realmente querem testar a rom, reportar os erros até que a rom atinja um status de oficial.

          • Julio da Gaita

            a cyanogem sempre soltava nightlies diárias e de tempos em tempos soltava uma milestone ou outro nome pra rom estável. As nightlies serviam justamente pra isso pra comunidade testar e apontar os bugs..

          • Jefferson Rodrigues

            Não é nada disso. O meu aparelho é o Gran Prime. A ROM é feita por dois nerds desocupados. Kkk Por isso que é tão ruim.

        • Julio da Gaita

          tava usando as nightlies não é? Dae não dá pra reclamar né parça…

      • Fábio

        Concordo com as roms customizadas. Mas a pauta que o rapaz levantou não se refere a isso, e sim, a displicência nas atualizações de aparelhos Android.
        Hoje, com o lançamento do Android O, não temos 20% de aparelhos rodando o nouggat.
        É vergonhosa essa fragmentação.
        … Root, recovery, custom rom, custom kernel… Isso é para uma minoria.
        E nem poderia ser usada como argumento para cagada que são as atualizações do Android.

        • Henrique Queirós

          20%? TEM NEM 5

          • Fábio

            Kkk fui otimista. Na verdade acho que tem 3%

        • Antony

          Concordo com o problema da fragmentação, mas ele levantou realmente a ideia de ter de comprar um novo celular para aproveitar as novidades da última versão, o que não é necessário pra consumidores mais atentos e mais curiosos. Eu sempre vou atrás das informações sobre um aparelho no XDA antes de realizar uma compra. Mas como você disse, ainda é nicho (mas não precisa ser)

        • Ed. Blake

          Acho que só eu e você temos maturidade pra compreender o argumento dele. Enquanto a pauta é suporte e pós-venda do sistema/fabricante o pessoal tá insistindo em LineAge, Cyanogen e custom ROM.

      • Ed. Blake

        Imagina que seu carro está na garantia, o fabricante descobre que uma peça deve ser melhorada por questões de segurança e quando você questiona se será feito recall ou a garantia irá lhe prover a peça, a fabricante diz: Compre o modelo do ano que vem ou compre a peça e instale você mesmo em casa. Já tem manual na internet.

        Custom ROM é isso. Eu sou apaixonado por mod e uso CM desde a versão 9, mas ainda acho putaria o celular da minha mãe, lançado em 2014, ainda estar rodando android L 5.0 ou o da minha avó, lançado em 2013, nunca ter sito atualizado. Tem Android Nougat pra eles no XDA, mas não acho que elas vão querer aprender o significado das palavras bootloader, root, rom, Recovery e depois aprender a mexer com eles pra poder rodar um software.

        Ps. Ambos os aparelhos dos exemplos são tops de linha e custaram caro.

        • Antony

          Ao comprar esse carro, você já sabia que não fariam recall e comprou mesmo assim? Porque se o recall fosse algo importante pra mim (e é) eu estudaria comprar um modelo que tivesse essa garantia do fabricante por algum tempo, como um carro Nexus/Pixel por exemplo, ou compraria o carro que em que a comunidade tem facilidade em lhe ensinar a trocar as peças. Porém entendo seu lado, e acho um problema sério que o Google ainda não encontrou uma solução, muito devido ao modelo aberto em que cada fabricante faz o que quer.

    • Ismael Pini Gonzales

      Tenho um LG G2 e estou no 7.1.1…

    • Washington Marques

      Ou comprar um oneplus 3T, a empresa tem sido bem rápida pra integrar as novas versões do Android bem rapidinho para seus devices ^_^

    • Minha pergunta é: “Vou ter grana para comprar um iPad novo com a versão mais nova do iOS?”. Tenho um iPad 3 de cinco anos atrás que vai morrer no iOS 9.3.5, a Apple não vai mais atualizar e eu não tenho outra opção. Com isso a Apple está fazendo o Safari se tornar o novo Internet Explorer, visto que ele não é atualizado pela loja.
      Também tenho aqui um Galaxy SII de seis anos atrás rodando perfeitamente o Android 7.1.1. Sistema operacional de código aberto é outra coisa 🙂

      • Lucas

        Que ótimo, minha mãe vai poder atualizar o Galaxy SIII dela! Ela só precisa ter uma noção avançada de computação e correr o risco de inutilizar o celular dela, mas isso é apenas um detalhe 🙂

        • Jeffersom

          nem é tão difícil instalar rom assim só seguir um tutorial que não passa de 10 linhas na maioria dos aparelhos, provavelmente ela nem deve querer atualizar

          • Lucas

            Ou poderia haver um modo em que o usuário faz do próprio celular com 2 ou três toques, mas parece que isso nunca é uma opção.

            Pior que ela adora notificações na tela bloqueada

        • Há vários tutoriais em português com imagens e vídeos, focando nos leigos mesmo. Com paciência e seguindo passo-a-passo, qualquer um consegue. Eu brinco com as ROMs de celulares Android há sete anos (desde o HTC Desire) e nunca tive um aparelho inutilizado por isso — ou melhor, tive o SIII que possui vício de fábrica. A NAND do SIII morre depois de poucas dezenas de flashes, infelizmente. Ele está aqui zerado, esperando eu importar outra placa mãe para revivê-lo.

      • Trovalds

        Código aberto em qual país? Aqueles 40% que consistem basicamente no kernel Linux que é altamente modificado que o consórcio não pode fechar por causa da GPL senão já tava fechado faz tempo?

        E no iOS eu tenho 3 anos de atualizações OFICIAIS do fabricante, nada de gambiarra que é lançada pra uns 20 aparelhos e olhe lá. Os outros milhares de modelos ficam… isso, a ver navios mesmo. Eu tenho aparelho Android que não tem ROM custom e tá preso no 4.x até hoje. Adivinha: não funciona nenhum aplicativo que eu tenho costume de usar. Próximo argumento, por favor.

        • Antony

          Você não vai colocar algo como iOS >>>> Android aqui não é?
          Quanto ao código do Android, é aberto sim senhor, o que não é aberto são as ferramentas do Google e os drivers de cada fabricante. Mas o SO em si, é sim. Me mostre uma fonte confiável que diga o contrário, se não tiver, por favor pare de disseminar asneiras

          • Trovalds

            É mesmo, é? Por que então você não tem um celular com o Android UP-TO-DATE se o SO é open source e TEORICAMENTE você pode ir lá, ter acesso aos fontes e fazer a build pro seu aparelho sem depender de fabricantes ou mesmo de ROMs de terceiros?

            Desculpa, ainda não me convenceu.

          • Antony

            Desculpa, mas vc sabe realmente o que é opensource? No opensource vc deixa o código disponível a quem interessar. Nesse caso, caso você tenha conhecimento sobre o assunto, você pode sim ir lá e desenvolver uma versão do Android para seu aparelho, é assim que muitas builds diferentes nascem. Agora se você está esperando cair do céu essas atualizações, devido a tua noção de “opensource”, amigo, fica no iOS mesmo.

          • Trovalds

            Você quer mesmo falar de open source usando Windows… tá “serto”. Só uma dica pra ti: LFS, pesquise. Exercício de masoquismo mas gera um bocado de aprendizado sobre Linux e open source DE FATO.

          • Antony

            Usando Windows? Uso no trabalho, não em casa. E usar software closed source não me exime de apoiar e utilizar opensource. Quanto a LFS, utilizo Linux desde 98 amigo, não venha querer pregar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra

          • Trovalds

            Difícil argumentar com fanboy. Beijo, não me liga.

            PS: Apple, 3 anos de atualizações do iOS, mandou lembranças.

            PPS: sou fanboy do (finado) WP, que era muito mais sistema. Rodava em aparelho de R$ 250 sem engasgar.

          • Antony

            Mandando lembranças da Apple, se assumindo fanboy de WP, e pedindo pra conhecer projetos de conhecimento comum? Te falta argumentação, amigo.

          • Julio da Gaita

            claramente ele está defecando pela boca, todo esse textão e nego não deve nem ter instalado Custom Rom ou coisa parecida. Perde tempo não brother..

          • Paulo Henrique

            Estou aqui de boas utilizando o LineageOS no redmi 2 ~celular de 500~700 reais~ com o android 7.1.1 e o ultimo security patch tranquilamente.
            Se você souber o aparelho que pega não vai ter problemas com custom rom.

          • Ed. Blake

            Eu acho que faltou foi você aprender interpretação de texto. Releia novamente os comentários. A argumentação dele é completamente válida.

          • Trovalds

            Argumentos eu já expus todos e você não rebateu nenhum. Apenas peguei a onda do mimimi e surfei na crista.

          • Ed. Blake

            Eu entendo perfeitamente o seu ponto e concordo.

            O pós venda do Android é lamentável e a única coisa que o Google faz para combater a obsolescência é vender um aparelho(s) próprio, caro cheio de falhas de projeto de hardware (Nexus/Pixels).

            Com Android, ou você assume postura de ‘usuário-comum’ que não se importa com versão ds sistema, falhas de segurança, novidades e etc ou gasta dinheiro trocando de aparelho todo ano ou desbloqueia seu gerenciador de boot e aprende a garimpar forums pra usar versões customizadas e atualizadas por conta própria do sistema (O que não é viável/recomendável/amigãvel para a maioria).

            No quesito pós-venda a Apple ainda é imbatível não importa o argumento.

          • O cara é fanboy de WP (assumido, raro) e vocês ainda tão perdendo tempo respondendo. Ajuda aí, glr.

          • Trovalds

            Ajudar a que? Ninguém até agora rebateu nenhum dos meus argumentos de forma convincente. Só mimimi isso mimimi aquilo. Se você acha que o Android é a 8a. maravilha do mundo, isso não é problema meu. Mas uma coisa é certa e está clara desde sempre: o consórcio Android com o marketing da Samsung conseguiu o que queria: tornar a concorrência praticamente impossível. E quem sai no prejuízo é o consumidor que se quiser ter SO up-to-date tem que trocar de aparelho a cada lançamento de versão nova OU ter um aparelho que tenha chance de ser contemplado pelo LineageOS ou CyanogenMod. Apple nem falo mais porque é a mesma coisa que falar mal de mãe por aqui. Ou seja: você fica nos menos de 1% de mercado que o Android domina atualmente. O resto? Quem é o resto?

          • h1ghland3r

            Esse Trovalds só passou foi vergonha discutindo contigo.

        • Seja qual for o motivo da existência do Android Open Source Project, o fato é que graças a ele tivemos Cyanogen e hoje, Lineage OS, seu sucessor. Longe de gambiarras, são projetos muito bem gerenciados. Sempre usei nos meus aparelhos que já não eram suportados oficialmente e todos continuam funcionando perfeitamente bem. Há ainda devs que compilam e lançam de forma independente no XDA, aumentando ainda mais a lista de possibilidades para um aparelho “morto” pela fabricante.

          Infelizmente o mesmo não pode ser dito da Apple, não é? Comprei o iPad 3 na época do lançamento pois as apps para tablet no Android ainda estavam engatinhando, enquanto no iOS já eram lindas e funcionais. É ótimo que o iOS ofereça 3 anos de atualizações oficiais, mas depois disso, o aparelho fica como meu iPad, sem possibilidade de atualização pois o sistema é fechado. As apps vão sendo atualizadas para suportar o iOS mais novo e suas APIs, enquanto tornam-se algumas vezes incompatíveis com versões mais antigas do sistema, limitando as possibilidades de uso do aparelho. Enquanto aqui eu serei obrigado a comprar um iPad novo por R$2.500 (o modelo mais barato) para poder usar o iOS mais atual novamente, se fosse um tablet Android eu provavelmente poderia atualizar usando o Lineage, sem custo algum. O pior é que meu iPad ainda é ótimo: a tela é “Retina”, tem 64GB, 3G/4G, etc. Assisto Netflix e leio meus PDFs nele sem problema algum, mas até quando essas apps serão compatíveis com o iOS 9.3.5?

          Tu tens todo o direito de gostar da Apple e preferir seus produtos, afinal, quanto maior a diversidade, melhor para nós consumidores, não é? Agora, exaltar um sistema fechado e criticar de forma injusta um sistema open source, aí não dá.

          • Trovalds

            Em nenhum momento defendi a Apple. Ideia mais deturpada. Apenas expus fatos: Apple suporta o iOS por 3 anos, isso é um FATO. Não estou defendendo e não estou especulando a respeito. Quanto à questão de versão de aplicativo, vai do desenvolvedor se ele quer manter ou não compatibilidade com uma versão antiga do SO. Quanto à ROM de terceiros: podem ser organizados, comprometidos, etc. MAS de todos os aparelhos Android que tive ou tive contato, nenhum deles foi agraciado com uma ROM personalizada. Eles só focam nos flagships e olhe lá. Enquanto isso os outros 99% do mercado ficam à mercê dos fabricantes, que no máximo liberam as atualizações que o consórcio Android obriga. Não vou pagar acima de R$ 599,00 em um celular NUNCA. E olhe que estou sendo generoso quanto à etiqueta de preço. Tanto que choro até hoje a morte prematura do Windows Phone, que era um SO honesto com aparelhos a preços honestos e nada dessa bagunça do Android ou a exigência de ser VIP da Apple. Enquanto isso vou sobrevivendo com um iPhone 4 que é uma sobra de gaveta de um amigo e me cedeu. iOS 7 que praticamente não roda mais nenhum programa mas serve pro básico: telefonar e usar o Telegram. Confesso desconsolado que ele até roda o Waze, mas de forma precária e limitada e precisaria de um upgrade de aparelho. MAS enquanto smartphone que presta continuar sendo artigo de luxo E houver a obsolência programada de 12 meses de aparelho barato (ou menos), prefiro continuar onde estou: olhando o mercado cada vez mais se tornando refém do marketing dos fabricantes em detrimento do respeito.

          • Julio da Gaita

            brother você chegou a instalar alguma rom cyanogem/lineage em algum android (supondo que você tenha android)?

            Caso sua resposta seja não, pare de falar asneiras amigo, qual o modelo do teu cel? te passo um link com rom customizada…

            Tenho um Moto Z Play e ele tem me servido muito bem, mas se continuar com ele daqui a alguns anos e não tiver updates, vou tranquilamente flashear com uma custom rom.

            Parece mais que você quer mesmo é falar abobrinha amigo…

          • Trovalds

            Vamos lá: Xperia Mini, Xperia Walkman, LG Prime 4G. Acha lá e me passa… no aguardo.

          • Julio da Gaita

            Mas então você ficou esse tempo todo falando mal sem nunca ter instalado uma rom customizada? Porque não fico surpreso não é mesmo?

            Atitude típica de bostão, falando muito sem saber porra nenhum, quanto ao link vá procurar no google pra deixar de ser otário.

          • Trovalds

            Surpresa é você partir pra baixaria, típico de gente sem argumento que não consegue se recolher à própria insignificância. Sabe porque nunca usei ROM customizada? Porque elas NÃO foram lançadas pros aparelhos que eu citei. MAS o burrão aqui sou eu, não é mesmo?

            MAS pode deixar que da próxima vez vou usar minha “bola de cristal” e prever qual aparelho vai receber ROM customizada daqui 2 anos e comprar um.

            Cada um que me aparece…

          • Julio da Gaita

            Se você fosse tão esperto quanto diz ser, saberia que processadores mediatek (LG Prime G4) geralmente não são suportados pelas comunidades de custom rom devido a fabricante não disponibilizar o código-fonte ou cobrar uma fortuna por isso.

            Mas claro é bem mais fácil sair por aí falando mal, sem nem pesquisar a respeito e claro comprar algo e exigir que a comunidade forneça algo sem nem ao menos se informar.

            Aliás a baixaria (bostão) é porque você é um mesmo, todo arrogante e prepotente e todo ignorante.

          • Trovalds

            Tá aí: você mesmo se enterrou no próprio argumento. Bradou, bradou, bradou e mostrou que o Cyanogen não salva o Android da obsolência programada precoce que eu falei o tempo todo. Obrigado. Fique bem.

          • Julio da Gaita

            claro afinal android é só LG e com processador mediatek né o retardado… e sim estou sendo grosseiro pq cara, seu raciocínio está bem comprometido heim amigo,

            Falou, falou, falou e só falou bosta…

          • Trovalds

            Obsolência programada precoce. Volte ano que vem no lançamento do Android 9.

          • Julio da Gaita

            claro que obsolescência programada é só no android né Einstein… ,mas é cada i-fag que a gente vê por aqui viu…

          • Trovalds

            iOS funciona em aparelhos com até 3 anos de idade. E se você lesse os comentários ao invés de ficar destilando ódio gratuito ia ver que eu já falei isso, que sou fã do Windows Phone pela sua honestidade tanto no SO como no valor dos aparelhos, que nunca que pago mais que R$ 499 em um smartphone e que o Android tem obsolência programada precoce.

            Vou deixar tudo na área de transferência da próxima vez, me economiza ficar digitando de novo.

          • Julio da Gaita

            Vamos lá, seja sincero:

            -Você já usou um iphone? E um iphone no 3 ano de vida atualizado com a nova versão do IOS?

            -E a experiência como foi? foi fluida? tudo okay sem engasgos ou problemas com aplicativos “atulizados??

            Então você novamente está falando “bosta”, qual a novidade? até colei a palavra “bosta” aqui, olha ela de novo…

            Tente não ser cuzãozinho, just try, ok?

          • Trovalds

            Uso um iPhone 4 com sua última atualização, a 7.x. É usável na medida do possível pra um celular com essa idade toda. Meu velho usa um 5S com o iOS 10, roda fluidamente e sem enrosco nenhum (tenho contato com o aparelho com bastante frequência). Os aplicativos que ele costuma usar funcionam perfeitamente bem. Não testo aplicativos 3D (jogos e vídeos) porque o aparelho não é meu. Então isso não posso parametrizar. Uma coisa que eu dava como enrosco certo era o destravamento por biometria. Qual nada. Destrava o aparelho sem problemas e sem engasgos.

            E curiosamente constatei o seguinte nessa sua dúvida: na verdade a Apple mantém atualizados seus aparelhos por 4 anos, já que o iOS 10 (o mais recente) é compatível com o iPhone 5, que tem 4 anos e pouco de idade.

            PS: estou nesse iPhone 4 depois de lamentavelmente quebrar a tela de um Lumia 730 (e o reparo se tornar impraticável) e perder um Lumia 435.

            PPS: Android = Obsolência Programada Precoce. Aparelho de R$ 4.000,00 depois de 6 meses não valem a metade disso e depois de 1 ano ninguém quer comprar.

          • Douglas

            Neste post eu descobri que meu Zenfone 2 Laser, que eu paguei 700 conto numa promoção, é flagship pois está rodando o Android 7.1 com uma ROM custom. kkkk

            Amigão, vamos nos informar mais? Da mesma forma que é fato o iOS ter 3 anos de suporte, é fato que ROMs custom como a CyanogenMod e mais recentemente LineageOS costumam ser melhores e mais estáveis que ROMs oficiais, além de estarem disponíveis pra centenas de aparelhos (não é 20 não, viu?). Quer defender as palhaçadas anti consumidor da Apple ok, cada um faz o que quiser, mas vir debochar de um projeto open source com argumentos risíveis como esse é tenso.

          • Trovalds

            Chegou tarde pra conversa. A discussão já rolou e os fatos são claros: Android = Obsolência Programada Prematura. Pode ser o melhor SO do mundo mas os fabricantes não estão nem aí pra você e o Cyanogen/LineageOS malemá cobre 1% da base de aparelhos lançados. Ou seja: você tem que “adivinhar” qual o próximo lançamento que vai ser abandonado sem atualizações que a turma do LineageOS vai adotar.

            Só porque você deu sorte de ter um aparelho com ROM customizada seu argumento não mudou. Você apenas ganhou uma sobrevida na mão de um terceiro que não concorda com a forma em que os fabricantes de Android trabalham e tentam salvar o mercado.

            PS: Android = obsolência programada prematura.

      • Yusuke

        Um SII rodando o 7.1.1? Sem engasgos ou travamentos? Isso é realmente bacana.
        Pena que isso não é padrão né? Invariavelmente, aparelhos com iOS tendem a receber muito mais atualizações do que os android. O iphone 4s recebeu várias, o 5… O 5S (ainda vai receber mais uma). No android ou você é nexus(ou pixel) ou vai se aventurando nas roms.
        Comecei a fazer isso no nexus 4 e não parei mais, mas para o usuário normal, isso é inviável.

      • Nathan

        TOMA

      • Nathan

        TOMA @Trovalds

      • Jorge Luis

        Na época que eu tinha um Galaxy s2 eu colocava tudo que era ROM e nunca ficou perfeito. Na época diziam que era problema dos drivers que a Samsung não disponibilizava. Que bom que agora já é possível.

    • Mago Erudito®

      No meu Nexus 5X tá funcionando bem.

      Android só nexus ou pixel, infelizmente essa é a realidade.

    • tuneman

      não me preocupo com isso.

    • Vinicius Araujo

      Vejo esperança na Nokia. Espero não me decepcionar.

    • Paulo Henrique

      Estou utilizando o LineageOS no redmi 2 ~celular de 500~700 reais~ com o android 7.1.1 e o ultimo security patch tranquilamente 🙂

  • Jack Silsan

    “Ainda falando em vídeo, o Android O será otimizado para múltiplas telas. Isso deve ser útil para quem conecta o smartphone ou tablet a um ou mais monitores externos – você poderá mover um aplicativo entre as várias telas disponíveis, e os aplicativos poderão escolher em qual tela exibirão determinado conteúdo. A primeira coisa que pensei foi em um Continuum para Android. Será?” Praticamente, sim. Mas eu esperava também algo relacionado a implantação da adormecida freeform window

  • Antony

    Android OneCupTwoGirls

  • “você precisa abrir o 1Password, LastPass, Dashlane ou outra alternativa, tocar no site desejado, copiar a senha para a área de transferência e depois colá-la no formulário de login”

    No Lastpass não precisa desse caminho todo. Basta estar com o autopreenchimento ativado e “clicar” sobre o campo da senha, no site ou no aplicativo. O Lastpass vai mostrar as opções disponíveis.

  • Rod

    Quero ver o uso de energia em standby do Android rivalizar com o iOS.

  • Uso o LastPass há tempos e não fico copiando e colando senhas n. Ele preenche tudo sozinho e a autenticação é pela digital.

    • Uso o Lastpass no iOS e ele funciona tanto no Safari e Firefox quanto no Deezer, Spotify e outros.

    • h1ghland3r

      Tmb uso o LastPass, muito útil autenticar com a digital.

    • Vinicius Araujo

      Eu uso o LastPass e observo isso também! Porém ter uma API específica para gerenciadores de senhas vai fazer com que todos os aplicativos desse estilo tenham uma forma centralizada de operar.

      E o LastPass não vai precisar se comportar, no ponto de vista do sistema, como um serviço de acessibilidade para ser um gerenciador de senhas. Ele vai poder ser um gerenciador de senhas. Isso tornará o código mais simples para os desenvolvedores e uma experiência de uso final mais refinada.

  • Jefferson Rodrigues

    Parece o Chrome com as promessas de consumir menos bateria a cada nova atualização. Porra! Por quê não faz logo um sistema que não consome tanta bateria logo de uma vez? Fica diminuindo o consumo a cada atualização.

    • Eles pensam no modo de otimizar com o tempo ‘-‘

      • Jefferson Rodrigues

        É assim mesmo! Kkk

  • brunossn

    A maioria me parece já existir no iOS há anos hein…

  • Jack Silsan
  • Pablo Geovane

    Que tal androide Optimus Prime

    • Eu quero, mesmo o optimus não sendo um doce.

      • Antony

        Magina, gente finíssima

  • Souza

    OooooooO

    Mais fragmentação.

    Faz parte, pois o principal que são os aplicativos funcionam bem até em versões antigas do Android.

  • “Analogamente, seria possível permitir que o WhatsApp enviasse qualquer
    notificação de mensagem individual, mas bloquear todos os alertas de
    chats em grupo (fica a dica, WhatsApp).”

    Esse lance com WhatsApp eu já faço há muito tempo na MIUI (não sei se é só nela que dá). Desativo notificações de grupos nas config. do WhatsApp e “silencio” os grupos para não notificações.
    Talvez o que se referiu o texto seja desativar “tudo” duma vez num lugar só… boa!!!

    • tuneman

      eu tive que bloquear todas as notificações do whatsapp. mesmo desabilitando as notificações ele ainda apitava e exibia “há mensagens não lidas”

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Homer’s Donut.

  • Android OLHA A EXPLOSÃO

    • nada a ver..

    • Ramon Gonzalez

      Veesh…

  • Thiago Krebs

    LastPass não precisa de tudo isso não, basta clicar no campo da senha que um popup aparece, escolhe a senha e pronto.

  • Android Oco by Paulo Guina e Jailson Mendes.

  • Carlos Taylor

    Acho que se sentiram forçado a limitar os aplicativos em segunda plano, pois com certeza as novas funções, juntas, irão exigir um tanto a mais do celular..

  • Assim como o Facebook copiou as coisas boas do Snapchat o Google copiou muita coisa boa que já existe no Windows Mobile.

    – Continuum
    – Icones animados na home (mesmo conceito de live tiles)
    – Decidir via sistema quais apps vão vibrar e aparecer mais ou menos na barra de notificações.

    Outra coisa que eu venho notando. Toda melhoria de tempo de carga de bateria vem do… software. Isso mesmo. Sempre há uma melhoria no software que permite mais tempo de carga. Foi assim no modo doze no Android 6, e agora seu aprimoramento no Android O.

  • Wagner

    Usandon Windows Mobile até o android prestar

  • Wagner

    Nem metade dos smartphones tem a última versão e já vem outra aí, maior paia não poder atualizar.

  • Meu Nexus 6 ficou de fora. :'(

    • h1ghland3r

      Já era esperado, ano de lançamento foi 2014 😉 Próximo ano 5X e 6P recebem seu último update e assim continua o ciclo.

  • Ramon Gonzalez

    Agora aguentem a mesma ladainha de sempre: “o modelo X vai ser atualizado?”, “quando meu modelo será atualizado?”, “droga, vou mudar de sistema, o meu ficou de fora”, “será que meu velho de guerra vai rodar bem esse novo Android?”, “droga, o meu ficou de fora, vou instalar Cyanogen Mod”…

    • Trovalds

      Isso SE rolar ROM paralela pro seu aparelho. Lançam 100 modelos no mercado, com sorte 5 deles ganham essa sobrevida.

  • MacielLucas

    Como ganhei um Moto G5
    Me pergunto… Ele vai receber esse O ?

    • Islan Oliveira

      Quase certo que sim, seria uma filha da putagem sem precedentes se não recebesse.

  • Keaton

    A Sony doou seu codec proprietário LDAC para o Android

    Ninguém doa uma coisa dessas sem nada em troca… :I

    • Ricardo – Vaz Lobo

      Pois é: até onde eu sei, vivemos num mundo capitalista selvagem.

  • Daniel Silva

    Todas as músicas que estiverem no android automaticamente irão ficar com o codec LDAC? Ou terei que fazer alguma espécie de conversão? E quanto aos players de música, serão compatíveis?

  • Leo Martins

    Eu gosto de ícones diferentes, melhor do que colocar um fundo branco como os apps do google no ios

  • Igor Antero

    Como é o nome daquele biscoito recheado mesmo? Oreo. Pois é, vai ser esse nome mesmo!