Início » Telecomunicações » SBT, Record e RedeTV! entram em guerra com operadoras de TV por assinatura

SBT, Record e RedeTV! entram em guerra com operadoras de TV por assinatura

Lucas Braga Por

As emissoras Record, SBT e RedeTV! entraram em uma disputa com as operadoras de TV por assinatura e devem retirar suas programações da grade dos clientes. O motivo: uma falta de acordo sobre o custo de exibição por cliente. Seria hora de dizer tchau para o Balanço Geral, A Praça é Nossa e programas do João Kléber?

Imagem: Divulgação/Simba Content

As operadoras afetadas são NET, Claro e Sky. Atualmente, elas não pagam nada para Record, SBT e RedeTV!, mas mantêm acordos com as emissoras Band e Globo. Até agora, as operadoras eram obrigadas a carregar os canais abertos em sua grade de programação, mas essa exigência está prestes a acabar.

A lei da TV paga requer o must carry apenas enquanto houver TV analógica - e ela está passando por um processo do desligamento no Brasil. No Distrito Federal, só há sinal digital; e a partir desta quarta-feira (29), todas as TVs analógicas de São Paulo e de 38 municípios na região metropolitana deixarão de sintonizar.

É importante notar que, até o momento, assinantes da Vivo TV ou Oi TV não serão afetados. E boa parte dos receptores de alta definição (inclusive da Sky) possui receptor embutido de canais abertos, bastando que a instalação da parabólica também contenha uma antena UHF. Os demais clientes poderão acessar os canais se utilizarem uma antena adicional em seu televisor ou conversor digital.

A fim de aumentar a receita, as emissoras excluídas criaram uma joint-venture chamada Simba, que além de participar dessas negociações com as operadoras de TV, também articula a disponibilização em serviços de streaming, como a Netflix e Amazon Prime Video.

Em bastidores, comenta-se que as três emissoras querem um valor de aproximadamente R$ 10 por cliente, o que é considerado abusivo pelas operadoras — visto que os canais são gratuitos na TV aberta.

A situação talvez seja ruim para as operadoras, mas pode ser pior para as emissoras: embora a TV paga esteja em constante queda, o serviço está presente em mais de 18 milhões de lares. Anunciar nos canais do Simba ficaria menos atrativo se eles estiverem fora desse mercado, especialmente porque a TV por assinatura concentra clientes com maior poder aquisitivo.

As operadoras alegam que teriam que repassar o valor cobrado ao consumidor. E, cá entre nós, você pagaria mais caro pelo "privilégio" de assistir canais abertos, cheios de propagandas compre Jequiti e que estão disponíveis de graça ao plugar uma antena?

Com informações: TeleSíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roberto M da Silva
acho que as operadoras de canais por assinatura tem de pagar a mesma coisa para o Simba, que pagam para a globo e Band - senão seria injusto
Nicolas
Um grande foda-se
Maicon Castro
ganancia da porra essas emissoras já ganham um absurdo empurrando propagandas no rabo do telespectador ai de certa forma você vai pagar pra ver comercias. tchau record,sbt e redetv vão pela sombra.
Batistacoin.net

Já vão tarde!

Felten Elder
se voce não foi informado vivemos uma democracia capitalista , isso aqui não é a Venezuela , faço negocio com quem eu achar melhor e quiser . Eu entendo as Operadoras sbt , record e rede tv são tres lixos O Grupo Globo tem contudo de qualidade reconhecida mundialmente , lider absoluto de audiencia , pagar 10 reais por cliente . Essa Simba esta se fazendo de vitima mais são um bando de chantagista inescrupuloso . A Record esta no meio isso para mim não é novidade ,
Roger

Nem lei, nem leri

Roger Martins
Nem lei, nem leri
José Budasz
Bicho burro, rs...PAGA PAU DA IURD? rs
José Budasz
Prova máxima da idiotice de evanjegues. Contratam TV paga para assistir apenas canal aberto. rs
Alessandro S Moraes
Isso ai
Heitor Marques
o compre jequiti tachado foi ótimo hahahaha
Carlos A. G. Silva
parabéns,Peterson M. Campos,isso mesmo,
Rocky Olivier
Vamos por partes: Rede Tv nem lembrava mais que existia esse canal. Record: péssima programação vou sentir falta do quê? Do Fala que eu te escuto??? SBT pena ter entrado nesta empreitada respeito por ter o mestre Silvio Santos mas perdeu vários pontos no meu conceito por ter imposto algo, olhem para o País tudo que é imposto não presta. Sky fique firme e não paguem um centavo para esses mercenários em tempos de crise.
Frédson Frailan
Finalmente uma pessoa que chegou no "X" da questão. Ou seja, apesar das operadores dizerem que esses canais são "bonus", ou seja, "gratuito", eles são bloqueados quando não há pagamento. O povo que diz que "não vai fazer falta", ou não tem TV por assinatura, ou usa TV pirata, só pode.
Guilherme Brcontainer
Pelo que entendi, eu não estou afirmando nada, a globo e a band tem o outros canais fechados, por exemplo a Band tem um canal fechado que está incluso na TV por assinatura e então a propria Band aberto vai como "brinde" (como o Emerson disse), o mesmo é com a Globo que tem um bom numero de canais fechados (de conteúdos diversificados) e o sinal da Globo propriamente dito vai como extra/brinde, eu ainda não tenho certeza de nada, mas toda essa história destes 3 canais (record e cia) esta me parecendo estranha.
Exibir mais comentários