Início » Brasil » Você ganhou um e-book por causa de uma polêmica criada pela Amazon Brasil

Você ganhou um e-book por causa de uma polêmica criada pela Amazon Brasil

Por
1 ano e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Ei, você: quer ganhar um e-book? É cortesia da Amazon, após uma campanha publicitária criar uma reação fora do esperado.

O vídeo #MovidosPorHistórias começa com a pergunta “Cobriram a cidade de cinza?”, e mostra alguns dos muros na cidade de São Paulo cujos grafites foram apagados este ano. Isso faz parte do programa Cidade Linda, criado pelo prefeito João Dória (PSDB).

Então, são projetados trechos de livros como 1984, Harry Potter e a Pedra Filosofal e 50 Tons de Cinza em muros e calçadas da cidade, para terminar com a frase “A gente cobriu o cinza de histórias”. A ideia era divulgar o Kindle.

A campanha publicitária repercutiu bastante nas redes sociais, alguns elogiando a atitude da Amazon e muitos rechaçando o que parece ser uma crítica ao programa Cidade Linda. No YouTube, o vídeo acumula 85% de dislikes e centenas de comentários negativos.

Dória aproveitou a repercussão para pedir à Amazon que doasse livros e computadores para a cidade. Ele diz no Facebook: “já que a Amazon gosta tanto de São Paulo, gosta tanto do Brasil, ajude a nossa cidade. Ajude a quem precisa. Se vocês gostam realmente, doem livros para as bibliotecas, doem computadores para as escolas públicas municipais”.

Ele também sugeriu “patrocinar um dos MARs – Museus de Arte de Rua”, programa que patrocinará grafites em áreas públicas da capital paulista, pagando até R$ 40 mil aos projetos selecionados.

A concorrente Kabum logo respondeu que estava disposta a fazer doações:

Horas depois, a Amazon respondeu em um vídeo no Facebook: “vamos doar centenas de dispositivos Kindle para instituições que promovem cultura e educação (fiquem ligados)”.

E para conter o impacto negativo da propaganda, a empresa está oferecendo um e-book de graça para todo mundo. Não é preciso ter Kindle: basta acessar amazon.com.br/amamosSP, fazer login (ou criar uma conta) e pegar seu livro digital. É possível ler no smartphone, computador ou tablet, além do próprio Kindle. A lista de títulos disponíveis está no final do post.

Uma das táticas de Dória para conseguir recursos para a prefeitura é através de doações vindas de empresas privadas. Esta semana, a Microsoft liberou acesso gratuito ao Office 365 Educacional – que inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote – a todas as escolas municipais de São Paulo.

Concordando ou não com a propaganda da Amazon, você pode levar um e-book de graça por causa da polêmica. Qual você vai pegar?

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Laranja mecânica

2001: uma odisseia no espaço

O Planeta dos Macacos

STAR WARS – Marcas da Guerra

A história do mundo para quem tem pressa

O Pequeno Príncipe

Os melhores contos de H.P. Lovecraft

O Hobbit

As Crônicas de Nárnia

Não falta nada

Onze Reis: Principia

Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Mistborn – Nascidos da Bruma: o império final

Histórias da gente brasileira – vol. 1

Guia politicamente incorreto da história do mundo

A filosofia explica grandes questões da humanidade

A Startup Enxuta

Guia politicamente incorreto da história do Brasil

Crash – 2.ª edição

Wayne de Gothan

A Segunda Guerra Mundial: os 2.174 dias que mudaram o mundo

Os últimos dias de Krypton

A menina que não sabia ler

A Joia

D. Pedro: a história não contada

Marvel Comics: a história secreta

Wicked

Churchill: uma vida – Vol. 1

Memórias de um sargento de milícias

O ateneu

O jardim secreto

A época da inocência

O alienista

Quincas Borba

Memórias póstumas de Brás Cubas

Com informações: Folha, IDG Now.