A Wikipedia é atualmente a maior enciclopédia do mundo. Além de ser aberta à contribuição de qualquer um, o conteúdo ali disponibilizado pode ser reutilizado sem custo algum. O único problema é que há muito texto, mas em multimídia ela ainda é bastante fraca. Devido a isso, os responsáveis pela Wikipedia agora pedem que usuários enviem vídeos para ilustrar os artigos.

Já faz mais de um ano desde que a Wikipedia anunciou que teria suporte a vídeo. No entanto, só agora a organização dá mais detalhes sobre como essa participação poderá ser feita. A começar pela descrição dos vídeos: têm que ser “enciclopédicos” (o que quer que isso queira dizer…).

“Vídeos devem ser curtos, leves (menos de 100MB), editados de forma cuidadosa, e definitivamente enciclopédicos. O que seria enciclopédico? A resposta varia de acordo com o tipo de vídeo. (…) Porque tudo na Wikipedia é grátis para compartilhar e reusar, suas contribuições devem ser oferecidas sob licença Creative Commons ou licença equivalente.” (Video on Wikipedia)

Bastante esclarecedor, não?

O mais legal dessa história é que a Wikimedia Foundation diz claramente que, ao enviar vídeos para a Wikipedia, o usuário estará colaborando com a difusão do HTML5. Isso porque o player de vídeo utilizará esse novo formato, de que Steve Jobs tanto gosta.

Com informações da Folha.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
A Wikipedia tem de tudo, o problema é confiar em tudo que é escrito, e agora, exibido :(
tplayer
Não colaboro mais com a Wikipedia, me baniram após eu adicionar fotos no artigo de zoofilia. :(
Andrei
estamos um passo mais próximo da encyclopedia galactica