Início » Software » iOS 11 remove suporte a apps de 32 bits e não funciona no iPhone 5 e 5c

iOS 11 remove suporte a apps de 32 bits e não funciona no iPhone 5 e 5c

Por
06/06/2017 às 12h37
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O iOS 11 virá com algumas mudanças na interface, uma App Store repaginada, app de câmera com novos recursos, e mais. Ele também perderá suporte a apps de 32 bits e também a integração com redes sociais.

Ao atualizar o sistema e abrir um app incompatível, você se depara com uma mensagem dizendo que “o desenvolvedor deste aplicativo precisa atualizá-lo para que funcione com o iOS 11”. Você pode ver uma lista dos apps de 32 bits indo em Ajustes > Geral > Sobre > Apps > Compatibilidade de Apps.

Este aplicativo do Enem não está disponível na App Store e foi atualizado pela última vez em outubro de 2013.

Entre os apps incompatíveis com o iOS 11, temos o Google Earth (que deve ser atualizado em breve), o Office Mobile (substituído pelos apps individuais do Word, Excel e PowerPoint) e jogos como Ridiculous Fishing e o Flappy Bird original.

Isso não é surpresa: o iOS 10.3 já avisava que aplicativos de 32 bits “não vão funcionar em futuras versões do sistema”. E, desde 2015, todos os aplicativos enviados para a App Store precisam ter compatibilidade com instruções de 64 bits.

Além disso, o iOS 11 não é compatível com dispositivos que têm processador de 32 bits. Isso inclui o iPhone 5, iPhone 5c e o iPad de quarta geração, que não serão atualizados. Esta é a lista de dispositivos compatíveis:

  • iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

A Apple também quer eliminar apps de 32 bits no Mac. Ela avisou aos desenvolvedores que o macOS High Sierra será a última versão a ter suporte “sem comprometimentos”.

A partir de janeiro de 2018, todos os novos apps enviados para a Mac App Store deverão ter suporte a 64 bits; e a partir de junho de 2018, a mesma regra valerá para atualizações de apps.

Integração com redes sociais

O iOS 11 também remove a integração no sistema de redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, Flickr e Vimeo. Isso permitia ao usuário fazer login em apps usando a conta do Facebook, por exemplo — algo usado em apps de namoro e no Instagram.

Redes sociais integradas no iOS 10; o recurso foi eliminado no iOS 11.

“Contas sociais foram removidas dos ajustes no iOS 11. Apps de terceiros não terão mais acesso a essas contas logadas”, dizem as notas para desenvolvedores. Daqui para a frente, ao tocar no botão de login por rede social, você será redirecionado ao Safari para inserir suas credenciais.

A Apple habilitou a integração do Twitter no iOS em 2011, e fez o mesmo para o Facebook em 2012. Isso se tornou desnecessário com as versões posteriores do sistema, que ganharam suporte a compartilhamento entre apps.

Com informações: 9to5Mac, Ubergizmo.

  • ja temos aquela lista do que funciona/não nos iphones e ipads? ou o 11 é full em todas (exceto pelas limitações de hardware, é claro)

  • Eduardo Martins

    Enem precisa ser atualizado

    • John Maverick

      Concordo

  • Ed. Blake

    O controle que a Apple tem sobre sua loja e sobre a experiência do usuário em geral é sensacional. Todo sistema proprietário deveria ter este controle. Só não entendi a parte de gerenciamento de logins pois enquanto o Google facilita ao usuário o gerenciamento de Logins nas novas versão do Android a Apple dificulta. Será que esta medida afeta apps como o LastPass e Enpass?

    • Usa o 1Password no iOS, pra mim é o melhor que tem

      • Christian Hartung

        Acho que a pergunta dele também envolvia o 1Password

        • Pois é, pelo que entendi, o que ele quer, recomendo o 1Password, nele eu consigo de dentro do aplicativo integrar com o 1Password e autenticar direto no dedão na biometria. Se era isso que ele perguntou.

          • Christian Hartung

            Enpass também tem isso, e acho que o LastPass também.

          • Então a pergunta dele está equivocada, todos fazem o que o camarada quer.

          • Christian Hartung

            Com a Apple removendo essa parte de gerenciamento de logins das configurações do iOS, aplicativos gerenciadores de senhas continuam a funcionar?

      • Vitor Fernandes

        infelizmente 1Password é pago mensal 🙁

        • Petró

          Eles vendem ainda a licença única, estou usando a versão 6.7 no Mac e iOS.

        • Paguei um fixo no pacote pra MAC, iPhone, Windows e nunca mais paguei.

    • Christian Hartung

      Acho que vi em um dos slides uma API de “Autofill”, que ACHO que seria usada no caso desses aplicativos, mas não tenho certeza.

  • Ryan Costa

    Fim de linha pro meu iPad 4 :/
    Tô aqui pensando quanto tempo resta até deixarem de desenvolver novos apps e depois deixarem de suportar os apps existentes em 32 bits de devices antigos…

    • Alessandro Tavares

      Possuo um iPad air, mas pq vc pensa assim? iPad (no meu caso) é mais para uso de filmes, produtividade, lazer, ou seja, não necessariamente carrega-lo 24 horas por dia/indispensáveis para a vida.

      iPad é muito forte (do 3 pra cima), acho que questão de iOS não será problema.

      • Artur Benchimol

        Digamos que a netflix não distribua atualização para 32 bits, depois de algum tempo essa versão do app não funcione mais. É mais ou menos assim que vai ser, só que até lá acho que já eu tempo de muita gente trocar, costumam demorar pra desativar um app antigo.

  • Nandico

    Aí eu olho o PC do trabalho e a um monte de aplicativo no Windows 10 ainda é 32bits… tá eu sei que a Apple tem muuuito mais controle e base instalada menor mas a inércia da Microsoft quanto ao 64 bits é no mínimo feia.

    • Keaton

      Mas tem muito software antigo que ainda é usável. :I
      Seria um senhor contra se a Microsoft fizesse o mesmo. haha

    • Paul

      A Apple pode fazer o que ela quiser que ñ afetará ninguém.
      A MS infelizmente ñ tem o msm ”luxo”, tudo em relação ao Windows a msm tem sido cautelosa desde o fracasso do Windows 8.

  • Valerio de Vito

    ja vi q vou ter q esperar um tempinho antes de atualizar pro iOS11, uso varios apps antigos q o desenvolvedor acho q até esqueceu q existe.

  • Resultado de uma longa jornada, desde a primeira versão 64-bit do iOS 15 anos atrás, quando todos os PCs com Windows já forem 64-bit há quase uma década a Microsoft poderá se dar a esse luxo… Não, pera!

    Para apps legados existe o modo de compatibilidade, o Windows não impõe restrições aos apps de 32-bit por pura falta de vontade mesmo