Início » Computador » Surface Laptop bate recorde (ao contrário) no iFixit: impossível de abrir sem destruí-lo

Surface Laptop bate recorde (ao contrário) no iFixit: impossível de abrir sem destruí-lo

Nota 0 de 10

Paulo Higa Por

A Apple ficou marcada por dificultar a abertura, manutenção e upgrade de seus MacBooks, mas a Microsoft conseguiu fazer pior com o Surface Laptop. O iFixit, conhecido por destrinchar eletrônicos, deu nota 0/10 para o notebook no teste de reparabilidade. Segundo a publicação, a máquina não pode ser aberta sem ser danificada e “não é um laptop, é uma monstruosidade cheia de cola”.

O Surface Laptop foi revelado em maio. Ele é o primeiro notebook a rodar o Windows 10 S e tem design de alumínio, hardware potente e bateria que aguenta até 14,5 horas longe da tomada. Os reviews da mídia estrangeira foram em sua maioria positivos, destacando o bom desempenho, a autonomia acima da média e a qualidade da tela sensível ao toque de 13,5 polegadas.

Só não espere substituir um componente defeituoso por conta própria ou fazer upgrade de RAM, SSD ou processador depois da compra, já que todos os componentes são soldados. O acabamento de tecido em volta do teclado precisa ser descolado para dar acesso a uma placa de metal que possui bastante cola para grudar todo o resto do notebook; não há como colocar tudo de volta depois da desmontagem.

Segundo o iFixit, é difícil e perigoso substituir a bateria, o que limita a vida útil do Surface Laptop; e o conector de fone de ouvido, embora seja modular, só pode ser acessado depois de remover a ventoinha, o dissipador de calor, a tela e a placa mãe (ou seja, tudo). “Não há nada aqui que seja atualizável ou duradouro, e ele literalmente não pode ser aberto sem ser destruído”, diz o site.

Será que a Microsoft dá um notebook novinho em folha se uma peça der problema?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ussantos
Te entendo e concordo com você. Mas veja: Comprei um laptop que não é oferecido no mercado brasileiro e que não tem suporte e nem garantia local, então assumi o risco de quebrar ou ser roubado sem poder substitui-lo facilmente, desde o primeiro momento que o vi. Fiz isso consciente, pois entendo que os lugares que ando e o meu cuidado são satisfatórios. Eu troquei a "segurança" de uma garantia e suporte por uma "experiência" de um equipamento premium, e que por isso não me deu dores de cabeça. Mas entendo que nem todos estão dispostos a fazer o mesmo. Quem não tem essa disposição, pode comprar um Dell ou HP aqui no Brasil e problema resolvido! Ou então, se mudar para os EUA. Quanto ao roubo, não vejo jeito, pode acontecer com qualquer um e qualquer laptop, só nos resta fazer um seguro. O importante é fazer as coisas de forma consciente! Abraços
Caio
Embora acho que com sem partes móveis internas os computadores tendem a ter menos problema, sem falar no avanço tecnológico.
Matheus Mohr
"Quatro a Cinco anos é mais do que satisfatório para mim, pois independente de bateria é o tempo que eu gosto de trocar de PC" é exatamente disso que eu estou falando, assim como você, gosto de trocar de note com essa média de 5 anos. O problema é que, com o novo surface, eu não tenho essa opção, esse tempo não é definido pelo meu cuidado com o aparelho, mas sim pela sorte. Se acontecer qualquer tipo de problema, por mais besta e simples que seja, eu não tenho opção a não ser trocar (não estou considerando o tempo de garantia). Se por acaso eles resolverem fazer como outras fabricantes e oferecerem 3 anos de garantia, já faz sentido, mas com 1 ano de garantia o surface vai ser uma roleta-russa. E não estou tentando te convencer de que "O Surface é ruim", eu nem posso falar isso, nunca utilizei um, mas defender essa postura de "vamos lacrar o notebook inteiro" não faz sentido pra mim, parece retrocesso.
ussantos
Lá nos EUA eles devem seguir política parecida com a da Apple, creio eu. Comprar lá fora e trazer para o Brasil, como eu fiz com o meu, é correr risco, já que ele não é vendido ou suportado em nosso mercado. Mas eu fiz isso de forma consciente.
ussantos
Claro que devem ter surfaces com problemas, mas não é a maioria! Se fosse certamente teríamos o publico reclamando... Quatro a Cinco anos é mais do que satisfatório para mim, pois independente de bateria é o tempo que eu gosto de trocar de PC, trocaria até antes se pudesse e, como eu disse anteriormente, ano que vem pegarei outro Surface! Enfim, é um produto de muita qualidade, vos fala um dono satisfeito.
Caio
Não imaginei que isso acontecia, mas se a qualidade da bateria continuar assim no Surface Laptop já é um problema a menos. Mas ainda me pergunto como problemas de hardware podem ser solucionados fora da garantia. Seria bacana se a pessoa possa pagar uma fração do valor original e ter o aparelho trocado por conta de um problema técnico.
Matheus Mohr
Da mesma forma que meu avell não deu problema nenhum enquanto o que meu colega comprou deu problema até no teclado (pode pesquisar que não é algo comum). Não podemos nos basear nos casos de sucesso apenas, aparelhos eletrônicos podem dar problema, e o Surface vai impedir que seja "apenas um problema" e vai forçar a troca do laptop. (E como ele está, não tenho dúvida que a bateria ira durar a vida útil, visto que quando der problema na bateria, vai ter que jogar fora kkkk)
ussantos
Leia minha resposta nos comentários acima e abaixo, por favor.
ussantos
Tenho um Surface Pro 3 desde julho de 2014, são 3 anos, e a bateria dele não está viciada. Usei ele diariamente pra trabalhar até fevereiro desse ano, tive que parar pois a empresa proibiu o uso de laptop pessoal, nos últimos meses só tenho usado o surface na faculdade e em casa. Imagino que o Surface Laptop tem a mesma qualidade de construção ou superior, já que é mais recente. Enfim, a bateria deles duram a vida útil da maquina, pretendo trocar o meu Surface Pro 3 no ano que vem, depois que ele fizer 4 anos e, com certeza, será por outro Surface, estou extremamente satisfeito, até agora foi o laptop de melhor qualidade e mais bem construído que já tive.
ussantos
Tenho Surface Pro 3 desde julho de 2014, são 3 anos, e a bateria dele não está viciada. Imagino que o Surface Laptop tem a mesma qualidade de construção ou superior, já que é mais recente. Enfim, a bateria deles duram a vida útil da maquina, pretendo trocar o meu Surface Pro 3 no ano que vem, depois que ele fizer 4 anos e, com certeza, será por outro Surface, estou extremamente satisfeito, até agora foi o laptop de melhor qualidade e mais bem construído que já tive.
André G
Mesmo pra quem ganha em euro e dólar ele é caro sim! US$999,00 a US$1.199,99 não é um preço baixo para um produto que é praticamente descartável. E essa proposta de pagamento só é válida para um novo Surface? Vamos supor que em 2019 meu Surface deu problema, mas eu não quero pegar outro Surface pois tem um Dell ou Lenovo bem mais interessante que foi lançado em 2018, me fodi, certo?! Já que essa proposta pelo que entendi só seria válida em um novo Surface.
André G
Mas só dentro da garantia, acabou a garantia, pode jogar fora.
André G
Não.
Cristiano Hahn
sim...sim...os novos a maioria tem que quase desmontar completamente, porém podem ser desmontados sem grande dificuldade, não é preciso um formão e um martelo como no surface kkkkkkkkkkkk
Carlos Pacheco
E se fosse um produto da Apple seria perfeito, né? ? Ê laia...
Exibir mais comentários