Início » Mobile » Os melhores aplicativos para escanear documentos

Os melhores aplicativos para escanear documentos

Veja como digitalizar seus documentos em papel para PDF apenas com o celular

Por
18 semanas atrás

Nem todo mundo tem um scanner por perto para digitalizar aquele documento para um amigo ou colega de trabalho. Ainda assim, somente tirar uma foto não é o suficiente? O que fazer: use um aplicativo! Nós testamos vários apps para escanear documentos e reunimos os cinco melhores para você não ficar na mão.

Para garantir a precisão dos testes, escaneamos três documentos: uma página de um livro, uma folha impressa de instruções para uma prova e as minhas anotações em uma folha almaço. As folhas foram colocadas em um móvel de cor preta (para fazer contraste com o branco) e os aplicativos foram usados em suas configurações iniciais, sob boas condições de iluminação. Quando necessário, apliquei filtros pré-instalados para garantir uma melhor digitalização.

O melhor: Evernote

Por incrível que pareça, o popular aplicativo para fazer anotações é também o melhor aplicativo para digitalizar documentos. Ao clicar no símbolo de (+) e depois no ícone de câmera, ele já ativa o flash do seu celular e pede para você alinhar a folha. Ele enquadra o conteúdo automaticamente (nem dá para cortar manualmente) e nem dá a opção de filtros.

Ainda assim, o trabalho do Evernote se saiu impecável em nossos testes: todos os documentos ficaram bem legíveis, sem alguma falha e com o corte perfeito. Veja você mesmo:

A má notícia é que o aplicativo não tem OCR – e a falta de configurações adicionais pode ser um ponto negativo quando o aplicativo não reconhecer perfeitamente um documento. Baixe o Evernote para Android e iOS.

Outros

Adobe Scan

Nós já falamos mais detalhadamente sobre o aplicativo da Adobe neste post. Ele tenta cortar o documento automaticamente, mas não se sai muito bem: acabei usando a opção manual para selecionar as bordas das folhas. Ele tem outras opções de edição, como girar o documento e mudar as cores (colorido, tons de cinza ou quadro branco).

O forte dele é o reconhecimento de texto (OCR), mas não pude testar com precisão: você precisa ter assinatura do Acrobat DC para editar o PDF, inserir assinaturas, etc. Sem pagar, o máximo que você consegue fazer é buscar alguma palavra no seu documento – nos meus testes, funcionou bem. Veja o resultado do Adobe Scan:

Baixe o Adobe Scan para Android e iOS.

CamScanner

Um dos apps mais populares da categoria, o CamScanner tem modos para escanear cartões de visita, uma única folha ou em lote (mais de uma, útil para livros). Ele faz o corte do documento automaticamente, mas você pode editar antes de seguir para o próximo passo.

Na hora de editar, ele tem alguns filtros interessantes (apliquei o Aprimoramento) em vários (e o Auto não funcionou tão bem). Também há uma versão paga, que envia os documentos para a nuvem e oferece reconhecimento de texto (OCR). Na versão gratuita, o OCR está disponível apenas em modo leitura. Se você pagar, consegue editar e converter para arquivos de texto. Veja como o CamScanner se saiu em nossos testes:

Baixe o CamScanner para Android e iOS.

Genius Scan

Outra ótima opção é o Genius Scan. O forte do aplicativo é que ele faz o corte automático do documento – e funcionou bem, mas o do Evernote ainda é melhor. Esses filtros de aprimoramento que ele oferece são bons, mas não fizeram muita diferença nos meus testes – usei o preto e branco para todos.

Você também pode digitalizar várias páginas do seu documento sem precisar pagar (contudo, o app tem anúncios). O diferencial do Genius Scan é o recurso de assinar o documento. Sim! Dá para escanear uma folha importante e assinar digitalmente com o app. Legal, né? Veja como ele se saiu em nossos testes:

Baixe o Genius Scan para Android e iOS.

Dropbox

Sim, a ferramenta nativa do famoso serviço de armazenamento em nuvem é boa! No Dropbox, você pode ir em Adicionar (+) e depois em Digitalizar documento para escanear as folhas. Ele reconhece os documentos automaticamente (não muito bem), mas dá para você arrumar depois.

Ele não tem muitos filtros – só as opções P&B, Quadro branco e Original – mas a preto e branco funcionou bem comigo. O controlador de contraste também é uma ótima adição para ajustar a visibilidade do documento. Olha só como o Dropbox se saiu:

Baixe o Dropbox para Android e iOS.

Qual aplicativo para digitalizar documentos você usa?

  • Otávio

    E o Google Drive?

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    E o Office Lens da Microsoft? A qualidade é muito boa.

    Algum desses apps faz ICR (reconhecimento de escrita manual?)

    • Sei que o OneNote faz, mas acho que só no aplicativo completo para PC.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Queria tentar escanear uns documentos da época do império rsrs

    • O Evernote reconhece naturalmente. Basta salvar a “foto” em uma nota e ter a versão premium. Quando você faz uma pesquisa ele encontra palavras dentro de fotografias, pdfs, word, excel, mesmo que seja escrito a mão.

    • Eu testei para fazer o post, mas não gostei dos resultados então nem incluí.

  • Mago Erudito®

    Até hoje eu não consigo entender como as pessoas conseguem usar o Evernote e eu não. Deve ser pq para poder usar tem que assinar um plano, mas me nego a isso. De toda forma vou tentá-lo novamente.

    • Aline Maciel

      Não necessariamente, sou usuária do Evernote há mais de um ano e meio, e uso o plano free. Já usei o premium por um tempo, mas no momento o plano free me atende bem. Vai depender de cada um.

      • Paulo Santos

        Verdade, até biometria já tem no Free, então pra quê pagar?

      • Mago Erudito®

        Humm, interessante. Vou testar de novo então!

      • CaioAC

        Então, tenho tentado usar ele, mas tem algumas funções que faltam no plano gratuito. O OneNote funciona muito bem, mas não consigo engolir o lance de pastas e páginas, sinto falta das boas e velhas tags.

        Mas o Evernote é que scaneia melhor, mas não salva em PDF. Tenho usado para salvar certificados e documentos da vida acadêmica.

    • HelbinK

      tb não consigo usar. hahaha

  • Guilherme Andrade

    Eu testei alguns e escolhi usar o Office Lens, o reconhecimento dele é muito bom e as fotos saem com um enquadramento ótimo. Senti falta dele no comparativo. :/

    • Tiago Albuquerque

      Para tirar foto de quadro em sala de aula eu não conheço melhor.

    • Igor Costa

      Eu o utilizava em sua versão para Windows 10 Mobile e era bem melhor do que a que uso atualmente (Android). Não sei o motivo, mas no Android as fotos saem mais escuras (no W10m ele sai até melhor do que a versão real após ajustar automaticamente o brilho, contraste e afins) e não tem a opção de criar um arquivo com várias páginas! Este ultimo é o que está mais me chateando. Espero que a Microsoft conserte isso.

    • Fred

      Também uso o Office Lens, e já testei vários outros. Ele é o melhor disparado.

    • Amarildo

      Eu também uso o Office Lens, é prático e muito eficiente. Pra mim é o melhor da categoria.

    • O Office Lens estava nos meus testes quando fiz o post, mas não gostei dos resultados então acabei nem incluindo.

  • Luciano

    O cara coloca o ícone do Office Lens na primeira imagem da matéria, mas nem analisa o aplicativo. Hum

  • Yan Donadi

    Na minha opinião e experiência, o melhor que já usei é o MDScan. É pago, porém até a versão Lite já cumpre bem o papel.

  • Cadê o Office Lens e o Google Drive??

  • Filipe

    O melhor: scanbot.io

  • Tálison De Paiva Ribeiro

    Eu costumo escanear fotos, e para isso uso o App do Google, PhotoScan. É excelente, e ele funciona muito bem também para escanear folhas. Recomendo!

  • querido77

    o que melhor me atendeu foi o Office Lens da Microsoft, tá na foto mas nao tá no comparativo

  • Rafael

    Eu utilizo o Scanner Pro da Readdle e não tenho do que reclamar. Escaneia muito rápido, faz o corte perfeito, reconhece OCR, permite regulagem de contraste etc.

  • Wang

    Incrível que o melhor aplicativo mesmo pra escanear documentos vocês deixaram de fora, que é o SCANBOT. Sem dúvida é o melhor de todos que vocês postaram aqui.

    • HelbinK

      melhor? eleito por quem? rs

      • Wang

        Tem centenas de sites falando sobre o Scanbot, eleito vários anos o melhor app da categoria. Se quiser mais informação, é só baixar e testar, é de graça…

  • Aline Maciel

    Eu uso o Google Drive para escanear documentos longos para pdf quando preciso, mas o meu favorito é o Evernote para recibos ou papéis soltos.

  • Alberto Carneiro

    O que mais gostei foi o Adobe Scan. Comigo foi o único que digitalizou o documento em PDF com texto selecionável e não como uma mera figura, creio que graças ao OCR. O corte automático funcionou muito bem também.

  • Rafael Emerich
  • João Paulo Mesquita

    Eu uso o Scanner Pro, da Readdle. Ela tem apps muito bem construídos. Usava bastante o Office Lens, mas ele tinha bugs irritantes, então desisti.

  • caubejf

    Scanner Pro da Readdle. Excelente.

  • Evernote pode ser bom pra scannear arquivos, mas já não é mais o melhor app pra notas, hahaha.

    Pra mim o Camscanner ganha porque não precisa de conta pra usar, é só instalar e ser feliz, depois você na forma como vai salvar os arquivos.

    Mas o Google Drive só ganha porque tem OCR embutido e dá pra pesquisar pela busca do site texto dentro do scan. <3

    • TunAV

      Qual o melhor para notas e porque?

  • Prefiro o Office Lens.

  • O cara prefere citar um app qlq que quase ninguém conhece (Genius Scan, nunca ouvi falar) mas não menciona o Office Lens, que certamente é mais popular e melhor. Haha. Se é um comparativo de todos os mais populares, pq deicou o Lens de fora? Credo! Ele é tão bom quanto os outros citados aqui.

  • Joe Lira

    Uso o HP Smart. Ele alinha as páginas automaticamente ou manual, permite o compartilhamento nas redes sociais ou nuvem e posso usá-la com qualquer impressora HP com wifi

  • Faltou o Office Lens e o Google Keep.
    O Google Keep não é bem um app pra digitalização de arquivos, mas você pode enviar uma foto e ele tem reconhecimento OCR, que é bem melhor que o do Office Lens, que tbm é muito bom.

  • Eliézer José Lonczynski

    CamScanner e officelens os melhores.

  • Lucio Monteiro

    Deixa ver se entendi… O Evernote não tem controle de corte, não tem reconhecimento OCR, não tem nenhum filtro, não permite edição do texto e é melhor que os outros que tem todos esses itens? E vem me dizer que a matéria não é paga? Não sei o que é pior, se é a tecnoblog fazer uma coisa dessas ou se é achar que alguém acredita…. #CredibilidadeFail

  • O Evernote é muito bom, porém, nem sempre fica perfeitinho. Tem o ponto negativo que não dá para configurar o corte da página e nem salvar em formato PDF. Acho que o Evernote não tem OCR no scan, pois, ele tem um OCR no próprio Evernote que encontra palavras dentro de documentos e até em textos escritos a mão quando buscado.

    O CamScanner eu acho o mais eficiente, pois, dá para fazer o recorte da página, tem modos de brilho e contraste configuráveis, pode salvar em pdf, mandar para nuvem direto do app e tem o OCR, apesar de eu nunca usar essa função.

  • ƦƠƊ Ơ’ƦƠƊ HƛƓƓƖƧ

    CamScanner para digitalização e Text Fairy para OCR.

  • Thiago Torres

    Uso para documentos o Cam Scanner. Pra mim o melhor disparado.

  • Fabio Mendes

    MDScan, conhecido também como Mobile Doc Scanner. De longe o melhor, testei vários e esse foi o que mais valeu a pena pagar. Façam um teste.

  • betacaroteno

    Mais um voto pro Scanbot, o melhor.
    Não falaram tb do Tiny Scan, q é muito bom e tem versões free e paga.
    O Evernote, sinceramente, achei bem fraquinho. E esse negócio de ele salvar como nota, te dando mais trabalho para compartilhar, q seja um mero comprovante de pagamento, não me agradou.

  • Vicente Tuma

    KD o CS CamScanner ?? Pra min é o melhor

  • CaioAC

    O Evernote é ótimo! Pena que não salva em PDF :/ Então fico com o GDrive ou o Office Lens mesmo.

  • Nelson Campanha

    Boa noite,
    Eu usei o iscanner no iphone, e ao imprimir a imagem ficou gigante, era uma carta de motorista ela ocupou a folha de sulfite inteira.
    Gostaria de saber onde foi o erro