Início » Mobile » Os melhores aplicativos para escanear documentos

Os melhores aplicativos para escanear documentos

Veja como digitalizar seus documentos em papel para PDF apenas com o celular

Por
07/08/2017 às 15h32

Nem todo mundo tem um scanner por perto para digitalizar aquele documento para um amigo ou colega de trabalho. Ainda assim, somente tirar uma foto não é o suficiente? O que fazer: use um aplicativo! Nós testamos vários apps para escanear documentos e reunimos os cinco melhores para você não ficar na mão.

Para garantir a precisão dos testes, escaneamos três documentos: uma página de um livro, uma folha impressa de instruções para uma prova e as minhas anotações em uma folha almaço. As folhas foram colocadas em um móvel de cor preta (para fazer contraste com o branco) e os aplicativos foram usados em suas configurações iniciais, sob boas condições de iluminação. Quando necessário, apliquei filtros pré-instalados para garantir uma melhor digitalização.

O melhor: Evernote

Por incrível que pareça, o popular aplicativo para fazer anotações é também o melhor aplicativo para digitalizar documentos. Ao clicar no símbolo de (+) e depois no ícone de câmera, ele já ativa o flash do seu celular e pede para você alinhar a folha. Ele enquadra o conteúdo automaticamente (nem dá para cortar manualmente) e nem dá a opção de filtros.

Ainda assim, o trabalho do Evernote se saiu impecável em nossos testes: todos os documentos ficaram bem legíveis, sem alguma falha e com o corte perfeito. Veja você mesmo:

A má notícia é que o aplicativo não tem OCR – e a falta de configurações adicionais pode ser um ponto negativo quando o aplicativo não reconhecer perfeitamente um documento. Baixe o Evernote para Android e iOS.

Outros

Adobe Scan

Nós já falamos mais detalhadamente sobre o aplicativo da Adobe neste post. Ele tenta cortar o documento automaticamente, mas não se sai muito bem: acabei usando a opção manual para selecionar as bordas das folhas. Ele tem outras opções de edição, como girar o documento e mudar as cores (colorido, tons de cinza ou quadro branco).

O forte dele é o reconhecimento de texto (OCR), mas não pude testar com precisão: você precisa ter assinatura do Acrobat DC para editar o PDF, inserir assinaturas, etc. Sem pagar, o máximo que você consegue fazer é buscar alguma palavra no seu documento – nos meus testes, funcionou bem. Veja o resultado do Adobe Scan:

Baixe o Adobe Scan para Android e iOS.

CamScanner

Um dos apps mais populares da categoria, o CamScanner tem modos para escanear cartões de visita, uma única folha ou em lote (mais de uma, útil para livros). Ele faz o corte do documento automaticamente, mas você pode editar antes de seguir para o próximo passo.

Na hora de editar, ele tem alguns filtros interessantes (apliquei o Aprimoramento) em vários (e o Auto não funcionou tão bem). Também há uma versão paga, que envia os documentos para a nuvem e oferece reconhecimento de texto (OCR). Na versão gratuita, o OCR está disponível apenas em modo leitura. Se você pagar, consegue editar e converter para arquivos de texto. Veja como o CamScanner se saiu em nossos testes:

Baixe o CamScanner para Android e iOS.

Genius Scan

Outra ótima opção é o Genius Scan. O forte do aplicativo é que ele faz o corte automático do documento – e funcionou bem, mas o do Evernote ainda é melhor. Esses filtros de aprimoramento que ele oferece são bons, mas não fizeram muita diferença nos meus testes – usei o preto e branco para todos.

Você também pode digitalizar várias páginas do seu documento sem precisar pagar (contudo, o app tem anúncios). O diferencial do Genius Scan é o recurso de assinar o documento. Sim! Dá para escanear uma folha importante e assinar digitalmente com o app. Legal, né? Veja como ele se saiu em nossos testes:

Baixe o Genius Scan para Android e iOS.

Dropbox

Sim, a ferramenta nativa do famoso serviço de armazenamento em nuvem é boa! No Dropbox, você pode ir em Adicionar (+) e depois em Digitalizar documento para escanear as folhas. Ele reconhece os documentos automaticamente (não muito bem), mas dá para você arrumar depois.

Ele não tem muitos filtros – só as opções P&B, Quadro branco e Original – mas a preto e branco funcionou bem comigo. O controlador de contraste também é uma ótima adição para ajustar a visibilidade do documento. Olha só como o Dropbox se saiu:

Baixe o Dropbox para Android e iOS.

Qual aplicativo para digitalizar documentos você usa?

  • Otávio

    E o Google Drive?

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    E o Office Lens da Microsoft? A qualidade é muito boa.

    Algum desses apps faz ICR (reconhecimento de escrita manual?)

    • Sei que o OneNote faz, mas acho que só no aplicativo completo para PC.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Queria tentar escanear uns documentos da época do império rsrs

    • O Evernote reconhece naturalmente. Basta salvar a “foto” em uma nota e ter a versão premium. Quando você faz uma pesquisa ele encontra palavras dentro de fotografias, pdfs, word, excel, mesmo que seja escrito a mão.

    • Eu testei para fazer o post, mas não gostei dos resultados então nem incluí.

  • Mago Erudito®

    Até hoje eu não consigo entender como as pessoas conseguem usar o Evernote e eu não. Deve ser pq para poder usar tem que assinar um plano, mas me nego a isso. De toda forma vou tentá-lo novamente.

    • Aline Maciel

      Não necessariamente, sou usuária do Evernote há mais de um ano e meio, e uso o plano free. Já usei o premium por um tempo, mas no momento o plano free me atende bem. Vai depender de cada um.

      • Paulo Santos

        Verdade, até biometria já tem no Free, então pra quê pagar?

      • Mago Erudito®

        Humm, interessante. Vou testar de novo então!

      • CaioAC

        Então, tenho tentado usar ele, mas tem algumas funções que faltam no plano gratuito. O OneNote funciona muito bem, mas não consigo engolir o lance de pastas e páginas, sinto falta das boas e velhas tags.

        Mas o Evernote é que scaneia melhor, mas não salva em PDF. Tenho usado para salvar certificados e documentos da vida acadêmica.

    • HelbinK

      tb não consigo usar. hahaha

  • Guilherme Andrade

    Eu testei alguns e escolhi usar o Office Lens, o reconhecimento dele é muito bom e as fotos saem com um enquadramento ótimo. Senti falta dele no comparativo. :/

    • Tiago Albuquerque

      Para tirar foto de quadro em sala de aula eu não conheço melhor.

    • Igor Costa

      Eu o utilizava em sua versão para Windows 10 Mobile e era bem melhor do que a que uso atualmente (Android). Não sei o motivo, mas no Android as fotos saem mais escuras (no W10m ele sai até melhor do que a versão real após ajustar automaticamente o brilho, contraste e afins) e não tem a opção de criar um arquivo com várias páginas! Este ultimo é o que está mais me chateando. Espero que a Microsoft conserte isso.

    • Fred

      Também uso o Office Lens, e já testei vários outros. Ele é o melhor disparado.

    • Amarildo

      Eu também uso o Office Lens, é prático e muito eficiente. Pra mim é o melhor da categoria.

    • O Office Lens estava nos meus testes quando fiz o post, mas não gostei dos resultados então acabei nem incluindo.

  • Luciano

    O cara coloca o ícone do Office Lens na primeira imagem da matéria, mas nem analisa o aplicativo. Hum

  • Yan Donadi

    Na minha opinião e experiência, o melhor que já usei é o MDScan. É pago, porém até a versão Lite já cumpre bem o papel.

  • Cadê o Office Lens e o Google Drive??

  • Filipe

    O melhor: scanbot.io

  • Tálison De Paiva Ribeiro

    Eu costumo escanear fotos, e para isso uso o App do Google, PhotoScan. É excelente, e ele funciona muito bem também para escanear folhas. Recomendo!

  • querido77

    o que melhor me atendeu foi o Office Lens da Microsoft, tá na foto mas nao tá no comparativo

  • Rafael

    Eu utilizo o Scanner Pro da Readdle e não tenho do que reclamar. Escaneia muito rápido, faz o corte perfeito, reconhece OCR, permite regulagem de contraste etc.

  • Wang

    Incrível que o melhor aplicativo mesmo pra escanear documentos vocês deixaram de fora, que é o SCANBOT. Sem dúvida é o melhor de todos que vocês postaram aqui.

    • HelbinK

      melhor? eleito por quem? rs

      • Wang

        Tem centenas de sites falando sobre o Scanbot, eleito vários anos o melhor app da categoria. Se quiser mais informação, é só baixar e testar, é de graça…

  • Aline Maciel

    Eu uso o Google Drive para escanear documentos longos para pdf quando preciso, mas o meu favorito é o Evernote para recibos ou papéis soltos.

  • Alberto Carneiro

    O que mais gostei foi o Adobe Scan. Comigo foi o único que digitalizou o documento em PDF com texto selecionável e não como uma mera figura, creio que graças ao OCR. O corte automático funcionou muito bem também.

  • Rafael Emerich
  • João Paulo Mesquita

    Eu uso o Scanner Pro, da Readdle. Ela tem apps muito bem construídos. Usava bastante o Office Lens, mas ele tinha bugs irritantes, então desisti.

  • caubejf

    Scanner Pro da Readdle. Excelente.

  • Evernote pode ser bom pra scannear arquivos, mas já não é mais o melhor app pra notas, hahaha.

    Pra mim o Camscanner ganha porque não precisa de conta pra usar, é só instalar e ser feliz, depois você na forma como vai salvar os arquivos.

    Mas o Google Drive só ganha porque tem OCR embutido e dá pra pesquisar pela busca do site texto dentro do scan. <3

    • TunAV

      Qual o melhor para notas e porque?

  • Prefiro o Office Lens.

  • O cara prefere citar um app qlq que quase ninguém conhece (Genius Scan, nunca ouvi falar) mas não menciona o Office Lens, que certamente é mais popular e melhor. Haha. Se é um comparativo de todos os mais populares, pq deicou o Lens de fora? Credo! Ele é tão bom quanto os outros citados aqui.

  • Joe Lira

    Uso o HP Smart. Ele alinha as páginas automaticamente ou manual, permite o compartilhamento nas redes sociais ou nuvem e posso usá-la com qualquer impressora HP com wifi

  • Faltou o Office Lens e o Google Keep.
    O Google Keep não é bem um app pra digitalização de arquivos, mas você pode enviar uma foto e ele tem reconhecimento OCR, que é bem melhor que o do Office Lens, que tbm é muito bom.

  • Eliézer José Lonczynski

    CamScanner e officelens os melhores.

  • Lucio Monteiro

    Deixa ver se entendi… O Evernote não tem controle de corte, não tem reconhecimento OCR, não tem nenhum filtro, não permite edição do texto e é melhor que os outros que tem todos esses itens? E vem me dizer que a matéria não é paga? Não sei o que é pior, se é a tecnoblog fazer uma coisa dessas ou se é achar que alguém acredita…. #CredibilidadeFail

  • O Evernote é muito bom, porém, nem sempre fica perfeitinho. Tem o ponto negativo que não dá para configurar o corte da página e nem salvar em formato PDF. Acho que o Evernote não tem OCR no scan, pois, ele tem um OCR no próprio Evernote que encontra palavras dentro de documentos e até em textos escritos a mão quando buscado.

    O CamScanner eu acho o mais eficiente, pois, dá para fazer o recorte da página, tem modos de brilho e contraste configuráveis, pode salvar em pdf, mandar para nuvem direto do app e tem o OCR, apesar de eu nunca usar essa função.

  • ƦƠƊ Ơ’ƦƠƊ HƛƓƓƖƧ

    CamScanner para digitalização e Text Fairy para OCR.

  • Thiago Torres

    Uso para documentos o Cam Scanner. Pra mim o melhor disparado.

  • Fabio Mendes

    MDScan, conhecido também como Mobile Doc Scanner. De longe o melhor, testei vários e esse foi o que mais valeu a pena pagar. Façam um teste.

  • betacaroteno

    Mais um voto pro Scanbot, o melhor.
    Não falaram tb do Tiny Scan, q é muito bom e tem versões free e paga.
    O Evernote, sinceramente, achei bem fraquinho. E esse negócio de ele salvar como nota, te dando mais trabalho para compartilhar, q seja um mero comprovante de pagamento, não me agradou.

  • Vicente Tuma

    KD o CS CamScanner ?? Pra min é o melhor

  • CaioAC

    O Evernote é ótimo! Pena que não salva em PDF :/ Então fico com o GDrive ou o Office Lens mesmo.