Início » Celular » Os melhores aplicativos para escanear documentos

Os melhores aplicativos para escanear documentos

Veja como digitalizar seus documentos em papel para PDF apenas com o celular

Jean Prado Por

Nem todo mundo tem um scanner por perto para digitalizar aquele documento para um amigo ou colega de trabalho. Ainda assim, somente tirar uma foto não é o suficiente? O que fazer: use um aplicativo! Nós testamos vários apps para escanear documentos e reunimos os cinco melhores para você não ficar na mão.

Para garantir a precisão dos testes, escaneamos três documentos: uma página de um livro, uma folha impressa de instruções para uma prova e as minhas anotações em uma folha almaço. As folhas foram colocadas em um móvel de cor preta (para fazer contraste com o branco) e os aplicativos foram usados em suas configurações iniciais, sob boas condições de iluminação. Quando necessário, apliquei filtros pré-instalados para garantir uma melhor digitalização.

Em vídeo

O melhor: Evernote

Por incrível que pareça, o popular aplicativo para fazer anotações é também o melhor aplicativo para digitalizar documentos. Ao clicar no símbolo de (+) e depois no ícone de câmera, ele já ativa o flash do seu celular e pede para você alinhar a folha. Ele enquadra o conteúdo automaticamente (nem dá para cortar manualmente) e nem dá a opção de filtros.

Ainda assim, o trabalho do Evernote se saiu impecável em nossos testes: todos os documentos ficaram bem legíveis, sem alguma falha e com o corte perfeito. Veja você mesmo:

A má notícia é que o aplicativo não tem OCR – e a falta de configurações adicionais pode ser um ponto negativo quando o aplicativo não reconhecer perfeitamente um documento. Baixe o Evernote para Android e iOS.

Outros

Adobe Scan

Nós já falamos mais detalhadamente sobre o aplicativo da Adobe neste post. Ele tenta cortar o documento automaticamente, mas não se sai muito bem: acabei usando a opção manual para selecionar as bordas das folhas. Ele tem outras opções de edição, como girar o documento e mudar as cores (colorido, tons de cinza ou quadro branco).

O forte dele é o reconhecimento de texto (OCR), mas não pude testar com precisão: você precisa ter assinatura do Acrobat DC para editar o PDF, inserir assinaturas, etc. Sem pagar, o máximo que você consegue fazer é buscar alguma palavra no seu documento – nos meus testes, funcionou bem. Veja o resultado do Adobe Scan:

Baixe o Adobe Scan para Android e iOS.

CamScanner

Um dos apps mais populares da categoria, o CamScanner tem modos para escanear cartões de visita, uma única folha ou em lote (mais de uma, útil para livros). Ele faz o corte do documento automaticamente, mas você pode editar antes de seguir para o próximo passo.

Na hora de editar, ele tem alguns filtros interessantes (apliquei o Aprimoramento) em vários (e o Auto não funcionou tão bem). Também há uma versão paga, que envia os documentos para a nuvem e oferece reconhecimento de texto (OCR). Na versão gratuita, o OCR está disponível apenas em modo leitura. Se você pagar, consegue editar e converter para arquivos de texto. Veja como o CamScanner se saiu em nossos testes:

Baixe o CamScanner para Android e iOS.

Genius Scan

Outra ótima opção é o Genius Scan. O forte do aplicativo é que ele faz o corte automático do documento – e funcionou bem, mas o do Evernote ainda é melhor. Esses filtros de aprimoramento que ele oferece são bons, mas não fizeram muita diferença nos meus testes – usei o preto e branco para todos.

Você também pode digitalizar várias páginas do seu documento sem precisar pagar (contudo, o app tem anúncios). O diferencial do Genius Scan é o recurso de assinar o documento. Sim! Dá para escanear uma folha importante e assinar digitalmente com o app. Legal, né? Veja como ele se saiu em nossos testes:

Baixe o Genius Scan para Android e iOS.

Dropbox

Sim, a ferramenta nativa do famoso serviço de armazenamento em nuvem é boa! No Dropbox, você pode ir em Adicionar (+) e depois em Digitalizar documento para escanear as folhas. Ele reconhece os documentos automaticamente (não muito bem), mas dá para você arrumar depois.

Ele não tem muitos filtros – só as opções P&B, Quadro branco e Original – mas a preto e branco funcionou bem comigo. O controlador de contraste também é uma ótima adição para ajustar a visibilidade do documento. Olha só como o Dropbox se saiu:

Baixe o Dropbox para Android e iOS.

Qual aplicativo para digitalizar documentos você usa?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ferreira Antonio

Eu tbm testei alguns e gostei desse aqui, muito bom e o acesso vc pode fazer por aki https://itunes.apple.com/ap...

Nelson Campanha
Boa noite, Eu usei o iscanner no iphone, e ao imprimir a imagem ficou gigante, era uma carta de motorista ela ocupou a folha de sulfite inteira. Gostaria de saber onde foi o erro
CaioAC
Então, tenho tentado usar ele, mas tem algumas funções que faltam no plano gratuito. O OneNote funciona muito bem, mas não consigo engolir o lance de pastas e páginas, sinto falta das boas e velhas tags. Mas o Evernote é que scaneia melhor, mas não salva em PDF. Tenho usado para salvar certificados e documentos da vida acadêmica.
CaioAC
O Evernote é ótimo! Pena que não salva em PDF :/ Então fico com o GDrive ou o Office Lens mesmo.
TunAV
Qual o melhor para notas e porque?
Jean Prado
Eu testei para fazer o post, mas não gostei dos resultados então nem incluí.
Jean Prado
O Office Lens estava nos meus testes quando fiz o post, mas não gostei dos resultados então acabei nem incluindo.
Vicente Tuma
KD o CS CamScanner ?? Pra min é o melhor
Amarildo
Eu também uso o Office Lens, é prático e muito eficiente. Pra mim é o melhor da categoria.
betacaroteno
Mais um voto pro Scanbot, o melhor. Não falaram tb do Tiny Scan, q é muito bom e tem versões free e paga. O Evernote, sinceramente, achei bem fraquinho. E esse negócio de ele salvar como nota, te dando mais trabalho para compartilhar, q seja um mero comprovante de pagamento, não me agradou.
Lostguybrazil
Também uso o Scanner Pro! Há também uma versão gratuita dele, porém limitada: https://itunes.apple.com/us/app/scanner-mini-pdf-document-scanner-with-ocr/ O único problema do Scanner Pro é não ter uma versão para Android...
Fabio Mendes
MDScan, conhecido também como Mobile Doc Scanner. De longe o melhor, testei vários e esse foi o que mais valeu a pena pagar. Façam um teste.
Thiago Torres
Uso para documentos o Cam Scanner. Pra mim o melhor disparado.
Fred
Também uso o Office Lens, e já testei vários outros. Ele é o melhor disparado.
??? ?'??? H?????
CamScanner para digitalização e Text Fairy para OCR.
Exibir mais comentários