Início » Aplicativos e Software » Android 8.0 vai permitir atualizações de sistema mesmo se você tiver só 100 KB de espaço

Android 8.0 vai permitir atualizações de sistema mesmo se você tiver só 100 KB de espaço

Paulo Higa Por

Quando uma atualização de sistema chega a um dispositivo com Android, a primeira reação de muita gente é: “nossa, será que estou acordado?”. E a segunda é: “tenho espaço livre para fazer o download?”. Normalmente, uma grande atualização pode ocupar temporariamente mais de 1 GB de armazenamento. Mas isso muda no Android 8.0.

O Ars Technica descobriu que a versão mais atual da documentação do Android descreve um recurso chamado “atualizações por streaming”. Basicamente, ele permite que uma nova versão do Android seja instalada diretamente na partição de sistema, sem exigir um download prévio de todo o pacote. Na prática, isso diminui o requisito de espaço livre da casa do gigabyte para apenas 100 KB.

Android O

Como você sabe, o Android 7.0 Nougat chegou com um recurso que permite atualizar o sistema de uma forma mais transparente. Funciona assim: existem duas partições de sistema no seu smartphone; uma é a A (você pode guardar o que quiser aqui, e ela contém a versão atual do Android em funcionamento), e a outra é a B (um local reservado onde os arquivos originais do Android são guardados).

Hoje, para atualizar o Android, é preciso baixar um grande pacote no A, reiniciar o aparelho e depois esperar alguns minutos até que os arquivos sejam substituídos no B. Com as atualizações por streaming, você poderá continuar utilizando o smartphone normalmente no A enquanto os arquivos de sistema são baixados e atualizados em background diretamente no B. Depois é só reiniciar e usar a nova versão.

A documentação do Google também informa que a novidade será liberada para aparelhos com Android 7.0 por meio de uma atualização do Google Play Services — então é provável que vejamos a novidade até mesmo antes do lançamento do Android O.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Franco Luiz
Legal as piadas mas meu j5 ta aki no 7.1.2 com patch de agosto , se o update n vem ate vc vá ate ele via custom rom
Kodos Otros ? ? ?
NooooooOOoooOOO Eu desejo a morte mais horrenda e sofrível pro MD.
Alex
Só faltou instalar o Baidu para ficar perfeito...
Baidu feat MC Brinquedo
MD + Dark Theme S2
Kodos Otros ? ? ?
ahhaahahh Porra, infantil é o Android Puro! Ela é BEM menos colorida do que o Android Puro. Só que a versão 7 era bem mais elegante, a 8 resolveu introduzir a desgraça do Material Design.
phsodre
kkkkkkkkk! Vlw. Vou testar ele mais tarde!
Baidu feat MC Brinquedo
Bicha, não sei como a senhora aguenta aquela rom infantil... Deve te trazer recordações do teu planeta, não é?
Baidu feat MC Brinquedo
Amigo, pare de sofrer agora mesmo! Baixe o poweramp (recomendo depois comprar a versão full) e siga os procedimentos abaixo: 1 - http://i.imgur .com/XJ8TC1e.png 2 - http://i.imgur .com/uh74gQT.png 3 - http://i.imgur .com/eEE1xoS.png 4 - http://i.imgur .com/got0GGF.png Eu separei as urls pra não poluir o tópico, mas basta juntar e pronto. Basta escolher a pasta (no passo 4), onde você guarda as músicas e nunca mais vai ouvir gemidão do zap enquanto ouve música.
Amoeba
Pior que alguns aplicativos (como o facebook, whatsapp, banco do brasil) não permitem ser instalados no cartão de memória (somente na memória interna do smartphone).
phsodre
Muitas sdds. Cara até uma coisa simples, o player da Nokia permitia tu escolher tocar somente as musicas que estivessem no microsd, ou a partir de uma pasta que vc escolhesse. No Android não tem um mísero app que faça isso, aí fica tocando até audio que tu recebe no whatsapp!
Kodos Otros ? ? ?
É por isso que gosto da Xiaomi. Além de atualizar toda a sua linha de aparelhos (alguns bem antigos), a atualização da Miui é mais importante que a do próprio Android, por isso nem me preocupo. Meu MiNote vai receber a Miui 9 e nem me preocupo com a versão do Android.
Baidu feat MC Brinquedo
Saudades Nokia, realmente mandava bem nesse quesito.
PPKX XD ?????????
Sim, é justamente das fabricantes que estou falando, elas não querem gastar para atualizar aparelhos velhos, se mantivesse tudo compatível com Android nativo como as linhas Nexus e Pixel poderia ser mais fácil, vamos ver com essas novas iniciativas do Android de separar as camadas, talvez nas próximas versões isso seja realidade.
phsodre
Isso é muito relativo. A Cyanogen já provou que existe condições de atualizar muito um aparelho, principalmente os de linha média pra cima. Os de entrada realmente é mais complicado. O problema é que todo ano sai uma versão com hardware atualizado. As fabricantes preferem que vc compre um novo, pra cobrir os gastos do que atualizar um antigo e deixar as prateleiras mais cheias que o esperado.
phsodre
Pra mim o da Samsung inclusive, é o melhor, de todas as marcas que já usei ou testei. Ele chega próximo dos gerenciadores da Nokia, que pra mim até hj, eram os mais completos em termos de recursos!
Exibir mais comentários