Início » Aplicativos e Software » Android 8.0 vai permitir atualizações de sistema mesmo se você tiver só 100 KB de espaço

Android 8.0 vai permitir atualizações de sistema mesmo se você tiver só 100 KB de espaço

Paulo Higa Por

Quando uma atualização de sistema chega a um dispositivo com Android, a primeira reação de muita gente é: “nossa, será que estou acordado?”. E a segunda é: “tenho espaço livre para fazer o download?”. Normalmente, uma grande atualização pode ocupar temporariamente mais de 1 GB de armazenamento. Mas isso muda no Android 8.0.

O Ars Technica descobriu que a versão mais atual da documentação do Android descreve um recurso chamado “atualizações por streaming”. Basicamente, ele permite que uma nova versão do Android seja instalada diretamente na partição de sistema, sem exigir um download prévio de todo o pacote. Na prática, isso diminui o requisito de espaço livre da casa do gigabyte para apenas 100 KB.

Android O

Como você sabe, o Android 7.0 Nougat chegou com um recurso que permite atualizar o sistema de uma forma mais transparente. Funciona assim: existem duas partições de sistema no seu smartphone; uma é a A (você pode guardar o que quiser aqui, e ela contém a versão atual do Android em funcionamento), e a outra é a B (um local reservado onde os arquivos originais do Android são guardados).

Hoje, para atualizar o Android, é preciso baixar um grande pacote no A, reiniciar o aparelho e depois esperar alguns minutos até que os arquivos sejam substituídos no B. Com as atualizações por streaming, você poderá continuar utilizando o smartphone normalmente no A enquanto os arquivos de sistema são baixados e atualizados em background diretamente no B. Depois é só reiniciar e usar a nova versão.

A documentação do Google também informa que a novidade será liberada para aparelhos com Android 7.0 por meio de uma atualização do Google Play Services — então é provável que vejamos a novidade até mesmo antes do lançamento do Android O.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Franco Luiz
Legal as piadas mas meu j5 ta aki no 7.1.2 com patch de agosto , se o update n vem ate vc vá ate ele via custom rom
Kodos Otros ? ? ?
NooooooOOoooOOO Eu desejo a morte mais horrenda e sofrível pro MD.
Alex
Só faltou instalar o Baidu para ficar perfeito...
Baidu feat MC Brinquedo
MD + Dark Theme S2
Kodos Otros ? ? ?
ahhaahahh Porra, infantil é o Android Puro! Ela é BEM menos colorida do que o Android Puro. Só que a versão 7 era bem mais elegante, a 8 resolveu introduzir a desgraça do Material Design.
phsodre
kkkkkkkkk! Vlw. Vou testar ele mais tarde!
Baidu feat MC Brinquedo
Bicha, não sei como a senhora aguenta aquela rom infantil... Deve te trazer recordações do teu planeta, não é?
Baidu feat MC Brinquedo
Amigo, pare de sofrer agora mesmo! Baixe o poweramp (recomendo depois comprar a versão full) e siga os procedimentos abaixo: 1 - http://i.imgur .com/XJ8TC1e.png 2 - http://i.imgur .com/uh74gQT.png 3 - http://i.imgur .com/eEE1xoS.png 4 - http://i.imgur .com/got0GGF.png Eu separei as urls pra não poluir o tópico, mas basta juntar e pronto. Basta escolher a pasta (no passo 4), onde você guarda as músicas e nunca mais vai ouvir gemidão do zap enquanto ouve música.
Amoeba
Pior que alguns aplicativos (como o facebook, whatsapp, banco do brasil) não permitem ser instalados no cartão de memória (somente na memória interna do smartphone).
phsodre
Muitas sdds. Cara até uma coisa simples, o player da Nokia permitia tu escolher tocar somente as musicas que estivessem no microsd, ou a partir de uma pasta que vc escolhesse. No Android não tem um mísero app que faça isso, aí fica tocando até audio que tu recebe no whatsapp!
Kodos Otros ? ? ?
É por isso que gosto da Xiaomi. Além de atualizar toda a sua linha de aparelhos (alguns bem antigos), a atualização da Miui é mais importante que a do próprio Android, por isso nem me preocupo. Meu MiNote vai receber a Miui 9 e nem me preocupo com a versão do Android.
Baidu feat MC Brinquedo
Saudades Nokia, realmente mandava bem nesse quesito.
PPKX XD ?????????
Sim, é justamente das fabricantes que estou falando, elas não querem gastar para atualizar aparelhos velhos, se mantivesse tudo compatível com Android nativo como as linhas Nexus e Pixel poderia ser mais fácil, vamos ver com essas novas iniciativas do Android de separar as camadas, talvez nas próximas versões isso seja realidade.
phsodre
Isso é muito relativo. A Cyanogen já provou que existe condições de atualizar muito um aparelho, principalmente os de linha média pra cima. Os de entrada realmente é mais complicado. O problema é que todo ano sai uma versão com hardware atualizado. As fabricantes preferem que vc compre um novo, pra cobrir os gastos do que atualizar um antigo e deixar as prateleiras mais cheias que o esperado.
phsodre
Pra mim o da Samsung inclusive, é o melhor, de todas as marcas que já usei ou testei. Ele chega próximo dos gerenciadores da Nokia, que pra mim até hj, eram os mais completos em termos de recursos!
PPKX XD ?????????
Aparelhos tem uma vida útil, quem compra aparelho velho ou barato e reclama que não atualiza é burro, é a mesma coisa que pedir pra Apple lançar um celular de 800 reais e manter na última versão
Anderson
Usuários donos de dispositivos de entrada e intermediários da Samsung devem retirar a palavra update do seu vocabulário.
Anderson
Pena que nem todo usuário meia boca tem um amigo como você.
Anderson
A melhor opção que você tem, é desinstalar o app do seu aparelho é utilizar a versão web. Fiz isso há uns dois anos e não me arrependo.
Marcus Araújo
Não adiantará muito essa medida se o update não vem (ou chegam para aparelhos que tem mais do que espaço de sobra pra receber, por serem tops). Linha J da Samsung, Zenfones e LGs vão continuar sem update.
Macgyver Freitas
Não instalo o app do Facebook, come muita bateria e espaço, uso pelo navegador.
Gedson Junior
Ué, é só olhar a porcentagem de aparelhos em cada versão.
Herlon Philipp
Nem recebi 7 no moto G4 play.. Imagina o 8 daqui uns 20 anos pelo jeito
Alessandro Souza de OIiveira
Estou tranquilo com meu OP3T ???
Rod
Texturas
Rod
Mas é geral.
Burnerman_X
Samsung tá parado no Android 7.0, mas recebe os patches de segurança direitinho.
PPKX XD ?????????
Venho usando Motorola ou linha Nexus faz tempo, tá sempre atualizado, agora o povo chora pq só atualiza por sei lá, 18 meses, ok, pega seu iPhone 4S com iOS 10 e tenta fazer alguma coisa nele sem perder a paciência.
Baidu feat MC Brinquedo
Não é? Eu uso Motorola desde o início da linha Moto e estou bem habituado com updates regulares. Atualmente rodando o 7.1.1 com patch de segurança de julho. Agora o povo que compra Samsung, Asus e LG nem deve se preocupar com updates, pois quando vem é só para os top de linha.
Felipe
Volta e meia eu olho lá e o Facebook tem 1GB de dados salvos. Eu fico tipo Oi??????
Guilherme Macêdo da Cruz
Eu tenho jogos grandes, mas 8GB de cache num celular é demais..
PPKX XD ?????????
Quando uma atualização de sistema chega a um dispositivo com Android, a primeira reação de muita gente é: “nossa, será que estou acordado?” Que piada... generalizar é fácil...
Islan Oliveira
Até tem, mas é bem basicão, como toda ferramenta nativa.
Islan Oliveira
Tem um jogo que gosto muito, mas ele ocupa 3 fucking GB de espaço. Como tenho bastante espaço livre, não me incomodo, mas me pergunto pra que raios o jogo precisa disso tudo.
Guilherme Macêdo da Cruz
Esses dias mesmo meu Moto X Play tava lento demais.. Quando vi tinha 8GB's de cache.. 8 FODENDO GIGAS DE CACHE...
Baidu feat MC Brinquedo
Um amigo meu reclamou que o S6 dele estava lento, e olha que mesmo tendo 2 anos de idade ele ainda é um put.a celular. Peguei pra dar uma olhada e encontrei mais de 120 processos (apps) rodando em segundo plano. Instalei o Greenify e configurei pra encerrar os apps do sistema em background, inclua aí todos os apps desnecessários que a Samsung inclue no aparelho, e alguns que não necessariamente precisam ficar em segundo plano constantemente. Pronto! O celular voltou a 'voar' outra vez.
Baidu feat MC Brinquedo
O Android puro vem com um escondido nas configurações. Nos Samsungs e demais eu não faço a menor ideia, mas partindo do princípio que tem fabricante (olar, Asus) instalando Antivírus (puts!) de fábrica, então com certeza a maioria já deve vir com algum gerenciador.
Leandro Ruel
o android devia vir com um file explorer, ai nós temos que ficar instalando apps de terceiros.
Abraão Caldas
Um amigo meu reclamando que o celular dele estava lento, que não prestava, ai eu dou uma olhada e está quase sem espaço, deleto os 8GB de pornozão do "zap" e pronto o celular fica normal de novo....