O projeto de lei do Senado 110/2017, que permitirá ao usuário acumular a franquia de internet móvel não utilizada, foi aprovado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). O texto é o mesmo que passou em julho por outra comissão: ele permite utilizar o saldo de dados restante em até dois meses subsequentes.

De autoria do senador Dario Berger (PMDB-SC), o projeto altera a Lei Geral de Telecomunicações e acrescenta o seguinte inciso ao art. 3º, que estabelece os direitos dos usuários: “acumular e usufruir, a qualquer tempo, o saldo do volume de dados de sua conexão à internet em banda larga móvel não consumido no mês contratado”. Uma emenda posterior limitou o acúmulo de “a qualquer tempo” para “em até dois meses”.

Algumas operadoras no Brasil e no mundo já permitem acumular franquia de internet. A Vivo, por exemplo, coloca em seus planos pós-pagos o Vivo Bis, que leva os dados não consumidos para o mês seguinte. Na T-Mobile, a oferta se chama Data Stash e permite acumular até 20 GB de internet por 12 meses.

Caso não haja recurso para ser analisado no plenário, o próximo passo do projeto de lei é seguir para discussão na Câmara dos Deputados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva

Para o usuário médio a apple tem uma ótima linha de produtos, para mim, que quero pagar não muito caro e extrair o máximo do equipamento, ela não serve.

Quanto a velocidade de internet, não é pq ela é boa que não seja uma bagunça as frequências, onde dependendo da combinação de lugar, operadora e modelo do celular tu pode acabar só tendo 1 operadora disponível, a que te vendeu o celular.

Lembre-se que eles já desativaram a TV analógica, só isso libera muita frequência para ser usada nos celulares e outras coisas.

E atualmente 3 operadoras dominam 97% do mercado de telefonia móvel, ou seja, menos concorrentes do que aqui, mas talvez mais concorrência pelo ganho em escala.

Anubis

Perfeito!

tuneman

Sim, eu deveria ter colocado um /s de sarcasmo.

Eu penso que o governo deve dar direitos básicos para toda população. Saúde e educação são essenciais.
Uma pena que o pessoal é egocêntrico e só preocupa-se com o direito individual de portar uma arma.
Educação é a única maneira de melhorar as coisas para o futuro. Vide Japão e os próprios países europeus do pós guerra.

Estamos numa situação similar a México e Índia. Países com qualidades em algumas áreas, potencial para crescer, mas a corrupção enriquece uma minoria e atrasa tudo.

Anubis

Eu fiz a da Vivo fibra e não tem cota. Você pagar pela velocidade e, não, pelo pacote. E ela que é a pioneira desta miséria de cota. Se ela colocar cota, eu estarei protegido pelo contrato.

Anubis

Com educação de qualidade, a violência e o desemprego despenca 90%;

O tripé seria: Educação, Saúde e infraestrutura urbana.

Com este tripé, todo o restante fluiria automaticamente.

Anubis

Então, todos que vão para os USA estão mentindo quando dizem que a internet móvel de lá são quase tão velozes quanto à rede Wi-Fi. Inclusive repórteres elogiando a qualidade da internet móvel estadunidense.

Eu prefiro não acreditar nem em você e nem neles. Eu sempre gostei de ver para crer.

Igual aos produtos da Apple: Falam que é caro e que as pessoas compram apenas por causa da logomarca que oferece status e blá blá blá. Hoje eu uso iPhone, iPad Pro e MacBook. UMA MARAVILHA!!! Qualidade sem igual. Não saio mais deste tripé.

Quando eu for para os USA (se eu for), eu tiro minhas conclusões.

Anubis

Quanto mesmo governo corrupto sim.

Na Noruega tem as mãos do governo. Porém, as mesmas escolas e hospitais públicas que os “pobres” frequentam, são os mesmos que os ricos.

O dinheiro é bem aplicado.

Anubis

Eu tenho 4.5Gb de internet. Mas não consigo consumir mais que 800Mb. Este é o plano mais barato da vivo. Pago R$ 43,00. Se houvesse um plano mais barato com 1Gb, eu faria. Mas eles fazem de propósito. Para você pagar e não consumir.
Mas quando faltam 5 dias para acabar, eu uso o celular como roteador e assisto a Netflix mesmo com internet vivo fibra em casa. Eu faço isso só para fazer valer o meu dinheiro.

Anubis

Eles irão afixar para 10Gb. Quando acumular, ficará em vinte. Dará no mesmo.

Felipe Silva
Fui muito bem doutrinado, por ótimos professores de física e de iniciação cientifica, onde aprendi a buscar informações em diversas fontes, compilar e comparar elas, e chegar a uma conclusão com embasamento técnico. Me mostre um estudo ou exemplo pratico de 2 fontes distintas usando a mesma frequência e não gerando interferência uma na outra e inviabilizando o seu uso?
Felipe Costa Gualberto
Que grosseria, hein? Não vou perder meu tempo mais neste assunto, ainda mais nesse nível. Isso é que nem falar que o efeito de aquecimento global existe. Pelo visto, você foi bem doutrinado.
Juan Luiz
As vezes o cliente se depara com uma franquia maior por causa de custo beneficio, pq operadora nem sempre te da liberdade pra escolher um plano do seu jeito, se não há uma franquia menor e vc acaba contratando uma um pouco maior já é direito seu usar, vc pagou. É como a antiga história dos créditos que depois de algum tempo a operadora consumia, se vc colocou 30 Reais de crédito eles tem uma validade, OK, mas ao colocar mais credito ele se renova. Pra mim isso é super válido. A proposta só reforça algo óbvio que já deveria valer em todas as operadoras, tanto pra Voz ou Internet(pagou é seu).
Meninão Bobo
Acho que nem devia existir franquia, imagina você assina TV a cabo e só pode assistir por algumas horas? Ou você assina o jornal mas só pode ler 1 vez tudo? Absurdo isso tudo... Sorte que a internet fixa da Live TIM não vai ter cota, já as outras da medo.
Felipe Silva
Parabéns, falou muita merda, estude sobre frequências, o site da Telecom tem ótimos matérias. Na maior parte dos EUA se tem 2 ou 3 operadoras por região. O 4g deles é uma bagunça, não tem uma faixa continua de frequência. O 4g pra funcionar bem precisa de 20 MHz por operadora em banda 7, e somente temos disponível 60 MHz (talvez 70mhz contando com umas pontas), então fixaram a gambiarra de deixar 2 operadoras com 10mhz e 2 com 20 MHz, por isso muitas vezes o 4g em banda 7 não chega a toda velocidade possível, mas em vez de estudarem ficam culpando só as operadoras. Por isso a Tim começou a usar a banda 3 que era 2g para 4g, para complementar a pouca largura disponível em 4g, além de aproveitar a frequência mais baixa, que tem menor perda. Quando entrar a banda 28, aí teremos o lte advancet, juntando as 3 frequências, e com velocidade e estabilidade de sinal bem melhor. Ou podemos usar essa frequências para termos umas 10 operadoras diferentes todas com uma tecnologia capenga por falta de banda. Volto a perguntar, da onde vai tirar frequência pra ter mais operadoras? Sendo que as frequências atualmente usadas no mundo para 4g o ideal era ter 3 operadoras?
Caleb Enyawbruce
Aheuahuahducjejsjskendjfr!!! ???
Exibir mais comentários